domingo, 21 de outubro de 2012

The Atomic's Bass - 2. Andy Fraser

ANDY FRASER : Mr. Big - Free Alive



Andy Fraser é um compositor e baixista inglês, nascido em Londres em 3 de julho de 1952, tem uma carreira que passa dos 40 anos, sendo que o seu início foi também seu apogeu, quando formou, junto com Paul Rodgers e Paul Kossof, a extraordinária banda Free.
Quando criança, seu pai lhe deu formação musical clássica no piano, até os 12 anos de idade, quando passou para o violão. Logo estava tocando em bandas pequenas e em bares e pubs.
Aos 15 anos de idade, quando estudava no Hammersmith FE College, conhece um amigo que o apresenta a seu pai; um dos pioneiros do Blues, músico e compositor, de nome Alexis Korner. Alexis o ajuda e, pouco após receber um telefonema de John Mayall ( um dos gigantes do Blues de todos os tempos, com sua banda John Mayall & The Bluesbrakers, onde até Eric Clapton tocou ), lhe dizendo que estava a procura de um baixista, Alexis indica Andy, e o garoto de apenas 15 anos, passa a fazer parte de uma das maiores bandas de blues do mundo. Isto só já diz da qualidade e do groove que esse talentoso músico já tinha, aos 15 anos.
Andy Fraser é considerado um inovador das linhas de baixo, um músico que colocava muito balanço, muito groove em suas músicas, modificando a estrutura e a posição do baixo nas músicas, conforme poderemos verificar na música que aqui postamos: Mr. Big. Nesta música, a banda, em determinado momento, coloca a guitarra e a bateria para fazer toda a base, para que o baixo faça o solo. Isso foi extremamente inovador: um baixo ser usado como instrumento de solo.
Essa música, por causa desse solo, acabou inspirando Billy Sheehan a dar esse nome para sua banda ( nosso primeiro post sobre os baixistas trouxe um solo de Billy ).
Extraordinário baixista, Andy sempre figurará na galeria dos gigantes do Rock.

Nenhum comentário:

Postar um comentário