sábado, 24 de novembro de 2012

Movie Rock - 1. Easy Rider ( Sem Destino )

EASY RIDER : Em busca da liberdade total.



Easy Rider, Road Movie Americano lançado em 1969, equivocadamente com título traduzido no Brasil para “Sem Destino”, é um filme que fez história no cinema. Ele faz uma clara associação entre o Rock e a aventura, a liberdade e o amor.
Foi escrito por Peter Fonda, Dennis Hopper e Terry Southern, e dirigido por Dennis Hopper, tem um enredo e uma história aparentemente simples e, em certos momentos, até inocente, conta a história de dois motociclistas que planejam e executam uma viagem através do sul e do sudoeste dos Estados Unidos, com a finalidade de chegarem em Nova Orleans, na Luisiana, a tempo de participarem da festa do Mardi Gras (claramente esse enredo é simbólico, pois o filme, na realidade, mostra a busca da “Liberdade Pessoal”).


O filme é considerado um Cult Movie, e marco na filmografia da contracultura, que serviu como ponto de partida para que toda uma geração buscasse as modificações necessárias para o encontro de sua liberdade. O filme explora as paisagens sociais, discorre sobre assuntos e tensões que ocorriam na América na década de 60, e entrou em sintonia com a ascensão do movimento Hippie, acompanhado do uso de drogas e do aparecimento do estilo de vida em comunidades.
Um dos grandes momentos do filme, extremamente simbólico, é quando os dois chegam à beira da rodovia que os levará ao seu destino, e Fonda simplesmente tira seu relógio e o joga fora, entrando na estrada a música “Born To Be Wild” do Steppenwolf aparece de fundo.


Os protagonistas são dois motociclistas de nome Wyatt ou Capitão América ( Fonda ) e Billy (Hopper), sendo que esses nomes fazem referência a Wyatt Earp e Billy The Kid. Pode-se verificar a indumentária de ambos: Wyatt veste-se inteiro com os símbolos americanos onde se destaca o desenho da bandeira americana no tanque de combustível da motocicleta, enquanto que Billy se veste com roupa ao estilo dos nativos americanos.
Protagonistas:
    Dennis Hopper .... Billy
    Peter Fonda .... Wyatt
    Jack Nicholson .... George Hanson
    Karen Black .... Karen
    Phil Spector... The Connection
    Toni Basil .... Mary

EASY RIDER : Official Trailer Movie


EASY RIDER : The Fantastic "Born To Be Wild"


EASY RIDER : If You Want To Be A Bird - Holy Modal Rounders


Um maravilhoso filme, que todo Rockeiro deve conhecer, e se não conhece ... assista e delicie-se com a trilha sonora deste grande filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário