sábado, 17 de novembro de 2012

The Magic Guitar - 3. Frank Marino

FRANK MARINO

Frank Marino & Mahogany Rush sua banda por muito tempo.

Frank Marino, cujo nome verdadeiro é Francesco Antonio Marino, nasceu em Montreal no Canadá em 20 de novembro de 1954. É um excepcional guitarrista canadense, líder da banda Mahogany Rush. Muitas vezes foi comparado a Jimi Hendrix ( de quem é fã declarado, o que é muito fácil de se perceber pelo seu estilo e feeling semelhantes a Hendrix ).
Iniciou sua vida musical tocando bateria desde os cinco anos de idade, porém em torno dos 14 anos passou para a guitarra de quem nunca mais se separou ( para nossa sorte ).

Frank Marino e sua Gibson SG na década de 70

Frank Marino é notável na interpretação de músicas de Jimi Hendrix, dando a elas vivacidade, principalmente nos clássicos “Purple Haze” e “All Along The Watchtower”. Frank Marino diz que não escolheu o estilo de Hendrix, foi ele quem o escolheu, sendo que esse estilo veio naturalmente.
Sua banda foi popular na década de 70, atingindo bons lugares na Billboard.

FRANK MARINO : All Along The Watchtower Mahogany Rush Live 1979


Em 1993 Frank Marino decidiu parar de tocar, retornando em 2001 por força do tamanho de um fansite: “Eu sempre soube que tinha fãs, eu só não sabia que iria encontrar meio milhão deles na web”, disse Frank numa entrevista para a Revista Guitar Player em 2005. Por força disso lançou o disco “Eye Of Storm”, um de seus melhores trabalhos onde a música “He’s Calling” postamos aqui no blog ( fantástica música, que mostra o quanto Frank dominava os pedais de efeito tal como fazia Hendrix ).

FRANK MARINO : Purple Haze Mahogany Rush Live Cal Jam II


Continua ativo, atualmente, excursionando por toda parte.

FRANK MARINO : He’s Calling Mahogany Rush Real Live 2004


Frank Marino é uma dos maiores guitarristas de toda história do Rock, muito pouco conhecido infelizmente, mas tem lugar reservado no panteão dos Grandes Guitarristas.

FRANK MARINO : Entrevista de Frank Marino a uma Rádio de Montreal Parte 1


FRANK MARINO : Entrevista de Frank Marino a uma Rádio de Montreal Parte 2


Poucos guitarristas tiveram êxito em construir um estilo próprio, baseando-se em modelos consagrados de outros guitarristas, e Frank Marino é um desses exemplos de grandeza que deve servir de exemplo.

Longa Vida a Frank Marino ! Longa Vida ao Rock And Roll !

Nenhum comentário:

Postar um comentário