terça-feira, 20 de novembro de 2012

The Rock's Hidden Treasures - 8. Birth Control

BIRTH CONTROL



O Birthcontrol é uma banda de Krautrock alemã, formada em meados de 1968 em Berlim, a partir da junção de outras duas bandas; Earls e Os Gents. Sua sonoridade é a de um Hard Rock com um pronunciamento marcante do Hammond, o que a faz ter uma sonoridade semelhante ao som que encontramos em bandas como o Uriah Heep e Deep Purple.
Seus membros originais foram: Bernd Koschmidder (baixo), Reinhold Sobotta (teclados), Rolf Gurra (saxophone e vocais), Fritz Groeger (vocais), Klaus Orso (guitarra), Reiner Borchert (guitarra), e Hugo Egon Balder (percussão).
Em 1970 lançam o disco “Birth Control”, o qual traz, em certos momentos, um forte apelo ao Jazz-Rock pelas influências de Sobotta, em outros um som mais Hard Rock.
A capa do disco refletiria o título da banda (referindo-se a uma declaração do papa, que anticoncepcionais são pecaminosos), onde os membros da banda estão estampados, numa caixa de pílulas anticoncepcionais. O disco não chega a ser um dos melhores momentos do grupo, em parte pela gravação de má qualidade.
Em 71, lançam o fantástico “Operation”, onde a “massa sonora do grupo” parece ter encontrado seu ponto ideal. 
Grande destaque para as duas primeiras faixas: “Stop Little Lady” e “Just Before the Sun Will Rise”, que já demonstram um melhor entrosamento entre os colegas de grupo, com uma sonoridade mais madura e organizada. A capa mais uma vez provocativa traz um inseto gigante devorando crianças.

Capa do disco "Operations" lançado em 1971.

BIRTH CONTROL : Gamma Ray Live WDR - 1973


Na tentativa de alçar vôos maiores fora do país, lançam “Rebirth”. Isso provoca uma série extensa de turnês, o que acaba resultando em material suficiente para lançarem um disco duplo ao vivo.
E, 1975 lançam, o disco “Plastic People” francamente progressivo, de extraordinário conteúdo musical, com músicas leves e com instrumental muito bem elaborado. Isso os faz distanciarem do estilo Hard Rock.

BIRTH CONTROL : The Work Is Down Live Lorsch 2004 Underground Live Tv recording


Após isso lançam uma série de discos sem grandes repercussões, quando são abalados pela morte de Bruno Frenzel, que era um de seus principais compositores. E a banda se separa.
No final dos anos 90 a banda retorna à atividade, baseando sua sonoridade no rock progressivo. 

BIRTH CONTROL : Back From Hell


O Birth Control é uma banda excepcional, vinda da Alemanha, e que compôs o quadro do Krautrock alemão da década de 70 com virtuosismo, nos brindando com grande discos. Eu destaco o disco ao vivo de 1975 onde encontramos músicas que ficarão para sempre na história do Rock.
Longa Vida ao Birth Control ! Longa Vida ao Rock And Roll !

Nenhum comentário:

Postar um comentário