quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Great Bands Great Songs - 6. The Rolling Stones

THE ROLLING STONES : Um dos maiores espetáculos da Galáxia



Os Rolling Stones é uma banda de rock inglesa, formada em 12 de julho de 1962 por Brian Jones, Keith Richards, Mick Jagger, Billy Wyman e Charlie Watts, e fundamentava sua sonoridade no Blues e no Rock And Roll Clássico.
É considerada como sendo uma das maiores bandas do planeta, e teve importância superlativa quando, na década de 60, promoveu a grande invasão britânica nas paradas de sucesso norte-americanas junto com outras bandas, e que acabou causando uma enorme influência nos rumos da música pop de todo o mundo.
A banda já vendeu mais de 200 milhões de discos no mundo todo.
O início da banda ocorreu em 1960, quando os dois amigos de infância, Mick e Keith, se reencontraram em um trem na estação de Dartford, Inglaterra, e descobriram um interesse em comum por Blues e Rock and Roll. Foram convidados pelo guitarrista Brian Jones em 1962 a montar a definitiva banda de R&B branca, que se chamaria The Rolling Stones, inspirado no nome de uma canção de Muddy Waters, Rollin' Stone, cujo nome foi utilizado oficialmente, pela primeira vez, em sua apresentação no Marquee Club de Londres em 12 de julho de 1962.

A formação clássica da banda

O primeiro disco da banda, com o nome de “The Rolling Stones”, saiu em 1964, com apenas uma música própria.
Em 1969 Brian Jones sai da banda, sendo substituido por Mick Taylor, e poucos dias depois, Brian seria encontrado morto afogado na piscina de sua casa em Sussex, em circunstâncias que jamais forma bem esclarecidas.

Brian Jones um dos membros fundadores

Em 6 de dezembro de 1969, resolvem fazer um concerto em Altamont, e chama os Hell’s Angels de São Francisco para realizarem a segurança do show, e durante a execução da música “Under My Thumb” no momento em que Mick finalizava a canção, um jovem hippie negro de nome Meredith Hunter,ataca os seguranças, que desde muito antes tratavam o público com hostilidade e violência, em contrapartida, um Hell Angel apunhala o jovem pelas costas, matando-o. Os Stones tinham noção de que alguma coisa havia acontecido, embora do palco fosse difícil dizer exatamente o quê. No dia seguinte é que os Rolling Stones descobriram que quatro pessoas (incluindo Meredith Hunter) haviam morrido naquele dia. Há versões de que Meredith foi agredido pelos Hell`s Angels por estar acompanhado de uma linda loira, mas ele estava armado com um revolver e o assassino, Alan Passaro, foi julgado alguns anos depois e inocentado por legítima defesa. O que aconteceu naquele dia fatídico está registrado no filme Gimme Shelter, de 1970. 
Depois de mais três álbuns de sucesso: Exile On Main Street, Coat´s Head Soup e It´s Only Rock´n´roll, Mick Taylor deixa a banda, sendo substituído por Ron Wood, na turnê de 1975.


Na década de 80, os Stones passaram a trabalhar mais individualmente, dedicando-se a projetos; e retornaram às paradas em 1986, com Dirty Work. Os anos seguintes serão marcados pelas desavenças entre Jagger e Richards, que por pouco não provocam o fim da banda.
Steel Wheels marca a volta dos Rolling Stones ao cenário pop. O disco chega ao terceiro posto da parada norte-americana. E então começam as grandes turnês, com shows gigantescos cheios de efeitos de luz.
Em 2002 é lançada a coletânea dupla Forty Licks, com algumas músicas inéditas como Keys To Your Love e Stealing My Heart. O último disco, A Bigger Bang, saiu depois de oito anos sem gravações em estúdio, e tem uma faixa polêmica, Sweet Neo Con, que conteria críticas ao presidente George W. Bush. Mas a faixa principal do trabalho é Back of My Hand.
Apesar de todas as brigas, os Rolling Stones deixaram seu nome marcado. E ao contrário da previsão de Jagger, que em 1964 disse que dava aos Rolling Stones mais uns dois anos de vida, a banda fez história em fãs de muitas gerações.
Em 2012 os The Rolling Stones completaram 50 anos de trabalho, e são considerados uma das bandas mais velhas em atividade. Como parte das comemorações, lançaram em junho de 2012 o livro The Rolling Stones: 50 e organizaram um retorno aos palcos em novembro e dezembro de 2012.
Fontes: Wikipedia & Revista Bizz

THE ROLLING STONES : Time Waits For No One Clip


THE ROLLING STONES : You Can’t Always Get What You Want Live In London 2003


THE ROLLING STONES : Satisfaction Live


THE ROLLING STONES : Miss You Live 1998


THE ROLLING STONES : Going To A Go-Go Live Official Promo


THE ROLLING STONES : Till The Next Goodbye Official Promo


THE ROLLING STONES : One Hit ( To The Body ) Official Promo


THE ROLLING STONES : Harlem Shuffle Official Promo


THE ROLLING STONES : Mixed Emotions Official Promo


THE ROLLING STONES : Rock And A Hard Place Live At The Tokyo Dome 1990


THE ROLLING STONES : It’s Only Rock’n’Roll ( But I Like It ) Live


Uma das maiores bandas do planeta, e a ela devemos nossos cumprimentos e respeito por terem levado o Rock And Roll para o mundo todo.
Longa Vida aos Stones ! Longa Vida ao Rock And Roll !


Nenhum comentário:

Postar um comentário