segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Great Bands Great Songs - 9. Status Quo


STATUS QUO : Uma Grande Festa do Rock And Roll !


Status Quo nasceu da banda "The Spectres" (formada em 1962) , que somente em 1966, após assinar  com a Pye Records , realizou seus 3 primeiros singles. Já com o nome Traffic Jam a formação da banda era Francis Rossi (vocais/guitarra), Alan Lancaster (baixo/vocais), Roy Lynes (teclados), e John Coghlan (bateria). Em 1967, Rossi chamou um grande amigo seu (a primeira vez que haviam se encontrado foi em 1965) para integrar a banda. Rick Parfitt (guitarra/vocais) aceitou o convite e a banda passou a se chamar The Status Quo!


A amizade entre Francis Rossi e Rick Parfitt passou a ser a própria história da banda, pois até mesmo o tempo da banda, que poderia ser contado a partir de 1962, oficialmente é reconhecido como de 1965 para frente, ou seja, desde o primeiro contato entre os dois - oficialmente Status Quo está em seu ano de número 33.
Seu primeiro sucesso foi uma música tipicamente psicodélica, como a maioria no final dos anos 60: Pictures Of Matchstick Men (atingiu o número 7 nas paradas inglesas); Ice In The Sun ( atingiu o No. 8), e assim possibilitou o lançamento do primeiro álbum da banda. Apesar de um bom início, comercialmente falando, o segundo album da banda (1969) produziu apenas um sucesso nas paradas, sem muita expressão.


Ao mesmo tempo, a banda começou a ficar insatisfeita com a abordagem pop que representavam; iniciou-se a grande mudança de imagem e som: a imortal cena das cabeças para baixo e os famosos três acordes que receberam o nome de boogie. O primeiro passo para a mudança foi o album Ma Kelly's Greasy Spoon que teve 2 singles, Down The Dustpipe (No.12), e In My Chair (No.21). Lynes deixou a banda devido ao som ter se tornado mais pesado; era o que faltava para a banda assumir sua imagem "hard" - fim aos cabelos curtos e roupas cheias de alegorias - jeans e cabelos longos tornaram-se marca registrada do Quo.


Os próximos 6 ou 7 anos representaram a era de grandeza: Dog Of Two Head, último album pela Pye, (a partir daí se tornaram artistas da Polygram), Piledriver, Hello!, Quo , On The Level, Live, Rockin' All Over The World. Todos estes albuns tiveram altas vendagens e produziram uma extensa lista de sucessos na parada inglesa atingindo o topo quando Down Down alcançou o número 1 em Janeiro de 1975. Cada música desta fase é um clássico! O Quo se tornou uma banda de 5 membros incorporando um tecladista (Andy Bown).
Os albuns seguintes If You Can't Stand The Heat, Whatever You Want, Just Supposin, Never Too Late foram todos muito bons, mas a banda estava tendenciando a um estilo mais suave , o chamado "soft rock". O baterista, Coghlan, deixou a banda, sendo substituído por Peter Kircher e 1+9+8+2, que continuou esta tendência, foi lançado. Em 1983 Back To Back dava sinais de que a banda não estava mais conseguindo se renovar; uma grande turnê foi realizada em 1984, e a banda, cansada, anunciou que estava encerrando suas atividades.


Bobby Geldof conseguiu reunir a banda de novo, em 1985 para tocar no "Live Aid" o que eles fizeram com grande alegria. A recepção à banda foi magnífica, e a volta era inevitável... Contudo, Rossi e Lancaster não concordavam com mais nada, musicalmente falando. Parfitt tomou o partido de Rossi e Alan saiu da banda. O "novo" Quo incluia 2 novos membros, Jeff Rich na bateria e John "Rhyno" Edwards no baixo; e produziu cada vez mais músicas leves ao invés do estilo pesado dos anos 70.. Apesar disto, In The Army Now e Ain't Complaining foram muito bem recebidos e tiveram boa venda, mas Perfect Remedy foi um fracasso.
Em 1991 Rossi produziu um grande album, que lembra, e muito, o Quo dos bons tempos, Rock Till You Drop, que comemorou 25 anos da amizade de Rossi e Parfitt . Seguiram-se mais alguns albuns na década de 90, inclusive um excelente ao vivo Live Alive Quo (1992). Em 1996, Don´t Stop celebrou os 30 anos de Rossi e Parfitt e da banda.


Em 1999 saiu o álbum Under The Influence, 26º de uma carreira de 31 anos. A formação da banda continua a mesma desde 1986, com Francis Rossi e Rick Parfitt à frente. O album foi muito bem recebido pelos fãs. A turnê se iniciou com 34 shows realizados em pubs, com no máximo 200 pessoas permitidas para a audiência; agora, o Quo parte para os grandes shows, em festivais e próprios, que sempre culminam com o mês de dezembro onde tocam o mês todo na Inglaterra.
Fonte:
Whiplash
Gustavo Menoncin Pereira e Fernando Vieira

O Status Quo é uma das maiores bandas de toda a história do Rock, tendo influenciado muita banda por aí, com seu som maravilhoso. Eles serão eternos na memória do Rock.
Longa Vida ao Status Quo ! 
Longa Vida ao Rock And Roll !


STATUS QUO : Gotta Go Home Live In 1970


STATUS QUO : Roadhouse Blues Live In 1970


STATUS QUO : Slow Train 1974


STATUS QUO : Rockin’ All Over The World Live At Knebworth 1990


STATUS QUO : Proposin’ Medley Live At Avo Session 2005


STATUS QUO : Whatever You Want Live At Avo Session 2005


STATUS QUO : Claudette Live


STATUS QUO : Rain


STATUS QUO : The Wanderer Live At Montreaux 2009


Nenhum comentário:

Postar um comentário