segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

The Magic Guitar - 4. Peter Frampton


PETER FRAMPTON : Um dos Grande Guitarrista do Rock.


Peter Frampton (Beckenham, Kent, 22 de abril de 1950) é um músico britânico mais conhecido por seu trabalho solo nos anos 70 como roqueiro de arena (Album-oriented rock). Ele tornou-se famoso, entretanto, como integrante do The Herd quando se transformou num ídolo das adolescentes na Grã-Bretanha. Frampton ficou famoso por ser o primeiro guitarrista a utilizar do recurso da guitarra falada, que seria anos depois imitado por Slash (Guns n' Roses), Richie Sambora (Bon Jovi) e Dave Grohl (Foo Fighters). Ele então passou a trabalhar com Steve Marriott (dos The Small Faces) na banda Humble Pie, assim como em álbuns de Harry Nilsson, Jerry Lee Lewis e George Harrison. Sua estreia solo foi em 1972 com Wind of Change.

Formação original do Humble Pie com PeterFrampton ( esquerda ) 
e o magnífico Steve Marriot ( direita ).

A explosão solo de Frampton veio com Frampton Comes Alive, seis vezes platina e que incluía os sucessos "Do You Feel Like We Do", "Baby, I Love Your Way" e "Show Me the Way".


Frampton e sua Gibson Les Paul com dois Captadores Double Coin
que davam grande peso e ataque em suas músicas.

Foi o álbum "ao vivo" mais vendido de todos os tempos. Depois que o álbum seguinte I'm in You foi lançado, Frampton envolveu-se em um sério acidente de carro nas Bahamas. Enquanto se recuperava, ele atuou em 1978, com os Bee Gees, no filme Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, um fracasso retumbante. Nos anos 80, Frampton voltou a gravar, mas só retornou às paradas de sucesso mundiais com "Breaking all the rules". Seu último álbum é Thank You Mr. Churchill, lançado em 2010.
Depois do atentado ao World Trade Center em Nova Iorque, Frampton decidiu tornar-se um cidadão americano. Ele teve papel ativo na campanha eleitoral de 2004 do candidato John Kerry. Recentemente Peter Frampton ganhou o seu primeiro Grammy pelo seu álbum totalmente instrumental "Fingerprints", lançado no fim de 2007 que conta com integrantes do Pearl Jam, Rolling Stones, Allman Brothers Band e outros.

FRAMPTON COMES ALIVE
Frampton Comes Alive! É um duplo álbum ao vivo gravado por Peter Frampton lançado em 1976, e um dos álbuns mais vendidos vivos nos Estados Unidos. Depois de quatro álbuns solo com pouco sucesso comercial, Frampton Comes Alive! Foi um avanço para o artista. 

Capa do disco como fora lançado originalmente para dois LPs.

Foi lançado em 06 de janeiro de 1976, o álbum alcançou o número um na Billboard 200 em 10 de abril de 1976, e ficou no topo por um total de 10 semanas. Ele foi o álbum mais vendido de 1976, vendendo mais de 6 milhões de cópias em os EUA e se tornou um dos álbuns mais vendidos ao vivo até hoje. Frampton Comes Alive! Foi eleito o "Álbum do ano" em 1976 pela Rolling Stone numa enquete feita através dos leitores . Ele permaneceu na tabela durante 97 semanas e ainda estava na posição # 14 na Billboard até o final do ano de 1977. 

Capa do disco lançado em CD.

As músicas mais conhecidas do álbum são " Show Me the Way "," Baby, I Love Your Way "e" Do You Feel Like We Do ", os quais foram lançadas como singles. 
Em janeiro de 2001, um lançamento especial do disco; 25 º aniversário Deluxe Edition do álbum foi lançado, contendo quatro faixas adicionais que não foram incluídos na versão original (embora um deles foi gravado em um estúdio de rádio, como parte de uma transmissão, e não fez parte do programa do concerto principal). A seqüência de faixa também é significativamente diferente, para refletir com mais precisão o set list usado nos concertos originais. Frampton produziu o álbum totalmente remixado e sampliado, e teve um desempenho improvisado ao vivo com a banda original do álbum na Tower Records, em Los Angeles para ajudar a promover o lançamento.
Fonte: Wikipedia

Peter Frampton em show recente em São Paulo.

HUMBLE PIE : Walk On Gilded Splinters Live 1969


PETER FRAMPTON : Baby I Love Your Way Live 1977


PETER FRAMPTON : Do You Feel Like We Do Live 1977


PETER FRAMPTON : I’m In You Official Video Music Clip 1977


PETER FRAMPTON : Breaking The Law Live At Corinthians São Paulo 1983


PETER FRAMPTON & HUMBLE PIE : I Want To Love Me Live


PETER FRAMPTON : Show Me The Way Live At Miami 2003


PETER FRAMPTON & HUMBLE PIE : No Doctor Live Astoria Memorial Concert 2001


PETER FRAMPTON & HUMBLE PIE : Shine On Live Astoria Memorial Concert 2001


PETER FRAMPTON : While My Guitar Gently Weeps Live At Pavilion Gilford USA 2008


Peter Frampton é um grande guitarrista, marcado eternamente na história do Rock.
Longa Vida a Peter Frampton !
Longa Vida ao Rock And Roll !

Nenhum comentário:

Postar um comentário