segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

The Unforgettably Rock Music - 5. Procol Harum


PROCOL HARUM : A Whiter Shade Of Pale

A formação original do Procol Harum na década de 60.

Procol Harum é uma banda britânica de rock progressivo formada no início dos anos 60. Eles são mais conhecidos por seu compacto "A Whiter Shade of Pale", número um nas paradas de sucesso inglesas.
Formada das cinzas de um grupo chamado "Paramounts" liderado por Gary Brooker e Robin Trower, a estreia ao vivo do Procol foi abrindo um concerto de Jimi Hendrix em 1967, o que levou a recém-lançanda "A Whiter Shade of Pale" ao topo das paradas. Um LP e outros compactos seguiram-se, mas sem alcançar o sucesso daquela primeira gravação.

A formação atual do Procol Harum.

Durante os anos 70 o grupo Procol Harum permaneceu mais popular do que outras bandas de rock progressivo mais sofisticadas, como Emerson, Lake & Palmer. O grupo continuou apesar das diversas mudanças na formação, mas o declínio das vendas decretou o fim do grupo em 1977.

Capa do álbum A Salty Dog lançado em 1969; maravilhoso disco de Rock Progressivo.

A banda reuniu-se em 1991 para o lançamento de Prodigal Stranger, que não obteve muita repercussão. Uma nova encarnação do Procol, liderada por Brooker, está na estrada em turnê pelos EUA desde 1992.
O nome da banda foi escolhido por seu empresário, inspirado no nome do gato de um amigo seu. Traduzido do latim, significa algo como "Através dessas coisas".
O asteróide 14024 Procol Harum tem esse nome em homenagem à banda.

A WHITER SHADE OF PALE
"A Whiter Shade of Pale" é a canção de estréia da banda britânica Procol Harum, lançada em 12 de maio de 1967. O single alcançou a primeira colocação no UK Singles Chart em 8 de junho de 1967, e permaneceu por seis semanas. Sem muita promoção, atingiu a quinta posição nas paradas americanas.
Mais de 900 gravações por outros artistas são conhecidas. A música foi incluída em inúmeras compilações sobre os sucessos da década e ainda é usada em trilhas sonoras de muitos filmes, como The Big Chill, Purple Haze, Breaking the Waves, The Boat That Rocked e, com direção de Martin Scorsese, New York Stories. Outras versões da canção são utilizadas em alguns filmes como, por exemplo, por King Curtis em Withnail and I e por Annie Lennox em The Net.

Gary Brooker; a voz de A Whiter Shade Of Pale.

Os créditos de composição originais foram somente para Gary Brooker e Keith Reid. Em 30 de julho de 2009, Matthew Fisher ganhou direito aos créditos de co-autoria da música em decisão unânime do Law Lords.
Fonte: Wikipedia.

PROCOL HARUM : A Whiter Shade Of Pale Live In Studio From BBC4Music 1969


HAMMOND : A Whiter Shade Of Pale – Fantástica Melodia !


THE HOLLIES : A Whiter Shade Of Pale Live 1990


HSAS : A Whiter Shade Of Pale Live


GOV’T MULE : A Whiter Shade Of Pale Live At Columbus 2012


DORO PESCH & WARLOCK : A Whiter Shade Of Pale


PROCOL HARUM : A Whiter Shade Of Pale Live At The Union Chapel 2003


A Whiter Shade Of Pale é uma música imortal do Rock de todos os tempos.
Longa Vida a Whiter Shade Of Pale !
Longa Vida ao Procol Harum !
Longa Vida ao Rock And Roll !

Nenhum comentário:

Postar um comentário