sexta-feira, 17 de maio de 2013

Great Bands Great Songs - 20. IQ


I.Q. : A essência do Neo Progressivo inglês


IQ é uma banda britânica de Rock Progressivo fundada por Mike Holmes em 1982, seguido do término da banda The Lens (1976-1981). Apesar da banda nunca ter tido sucesso comercial, construiram um legado de fãs ainda ativo. O estilo musical da banda, especialmente no início da carreira era bastante similar à era do Genesis com Peter Gabriel e Steve Hackett, devido as semelhanças no vocal e presença de palco de Peter Nicholls.


O IQ foi uma das poucas bandas britânicas durante o início da década de 1980, incluindo Marillion, Pendragon, Twelfth Night e Pallas, que continuaram com o rock progressivo das bandas da década de 1970 que ou terminaram ou mudaram seu estilo (como o Genesis e o Yes por exemplo). A mídia utilizou o termo neo-progressivo para descrever tais bandas, frequentemente acusando-as de cópias de seus antecessores.


Certamente, o IQ é uma das bandas mais significativas do movimento Neoprog, a segunda geração do rock progressivo e juntamente com Pendragon, Marillion, Pallas, Citizen Cain, Glass Hammer e algumas outras, mantiveram acesa, a chama do espírito e da essência do movimento progressivo iniciado na década de setenta. 


Essas bandas tiveram uma importância muito grande, pois permitiram que os grandes nomes do passado continuassem vivos e ativos, sendo que alguns até hoje, pois serviram de ponte para as novas gerações que não viveram os anos setenta e viam nestes grupos, o motivo e a origem da criação de novas bandas, como por exemplo, o IQ. 


Mas o mais importante disto tudo, é que, o IQ tem personalidade própria, fazendo uma música muito vibrante e contagiante, com letras bem elaboradas e arranjos inteligentes e sofisticados que podem ser facilmente identificados neste álbum.

Formação
Peter Nicholls - vocal
Mike Holmes - guitarra e teclado
Martin Orford - teclado e vocal de apoio
John Jowitt - baixo e vocal de apoio
Andy Edwards - bateria

IQ : Human Nature Live At The Stadthalle in Kleve Germany 1993


IQ : The Darkest Hour Live At The Stadthalle In Kleve Germany


IQ : The Last Human Gateway Live In London 2001


IQ : Harvest Of Souls Live At Nearfet USA 2005


O IQ é mais uma fantástica banda de Rock Progressivo Inglês, cujo berço saíram bandas absolutamente mágicas.
Longa Vida ao IQ !
Longa Vida ao Rock And Roll !

Nenhum comentário:

Postar um comentário