quinta-feira, 8 de maio de 2014

Pelas Galáxias do Rock - 1. Lynyrd Skynyrd


PELAS GALÁXIAS DO ROCK Com Fabiano Oliveira
Lynyrd Skynyrd -  Pronounced-Leh-Nerd-Skin-Nerd
MCA Records – 1973


Notavelmente, um disco de estréia é sempre muito decisivo, para qualquer banda. De uma forma geral, é com esse trabalho que o grupo desenvolve técnicas de gravação, que lança suas primeiras grandes composições, que põe à prova todas as suas convicções, enfim, que se mostra para o mundo.
No caso do Lynyrd Skynyrd e de seu Pronounced-Leh-Nerd-Skin-Nerd não foi tão diferente, mas por estarem na estrada há anos e por já terem tido ótimas experiências em estúdios, esse processo ocorreu de uma forma mais tranquila e ao mesmo tempo avassaladora.
Contando com a produção especial do ilustre Al Kooper, o Lynyd Skynyrd demonstrava uma garra incrível e mais do que isso, um entrosamento pouco visto para uma banda estreante.  Tudo está em seu devido lugar, apesar de algumas dificuldades pontuais que tiveram, como por exemplo, a saída temporária do baixista Leon Wilkeson, que não estava seguro para registrar as linhas de baixo, deixando o trabalho para o guitarrista Ed King e o próprio Al Kooper, sob o pseudônimo de Roosevelt Gook.
Praticamente todas as canções tinham sido criadas ainda na época que gravaram no Muscle Shoals Studios (dois anos antes) e por conseqüência, estavam mais do que ensaiadas. Isso explica a imponência e o vigor de “Gimme Three Steps”, “I Ain´t The One”, “Things Goin´On” e das belas baladas “Tuesday´Gone”, “Simple Man” e principalmente, “Free Bird”. Essa última tornou-se o principal sucesso comercial e virou um hino do Rock Sulista, com as três guitarras duelando entre si atingindo o apogeu no final. Após “Free Bird”, qualquer grupo sulista que surgia precisaria criar algo no mesmo formato até para ser ouvido com atenção. Clássico absoluto!!
Letras que falam sobre a liberdade, bebedeira e o orgulho de ter nascido no sul, que tão bem representam a obra do Lynyrd Skynyrd, se fazem presentes nas ótimas “Poison Whiskey” e “Mississippi Kid”, que foram as últimas a entrarem no álbum.
Após Pronounced-Leh-Nerd-Skin-Nerd, a banda mostrou que tinha chegado para ficar e mais, que tinha valido a pena os anos e anos de luta, tocando em pequenos clubes e para poucas pessoas. Nesse momento, tinha fãs por todos os lugares do mundo e entre eles, Pete Townshend do The Who, que inclusive, convidou a rapaziada para abrirem a turnê Quadrophenia.
Obviamente, o Lynyrd ainda tinha muito a conquistar e os anos seguintes mostraram que eram de fato gigantes do Rock. Mesmo a tragédia que abateu o mundo no fatídico 20 de Outubro de 1977 não apagou o brilho de sua obra, muito pelo contrário, só fez aumentar a curiosidade e o prazer ao “degustar” a magia de suas músicas.
Constatar que essa história de sucesso começa com o Pronounced-Leh-Nerd-Skin-Nerd (um dos melhores discos de Rock de todos os tempos) é algo realmente gratificante.

Por Fabiano Oliveira


LYNYRD SKYNYRD : Simple Man


LYNYRD SKYNYRD : Tuesday´s Gone


LYNYRD SKYNYRD : Free Bird Live Southern By The Grace of God 1987


Nenhum comentário:

Postar um comentário