domingo, 18 de maio de 2014

The Magic Guitar - 8. Warren Haynes

WARREN HAYNES : Um Guitarrista de Excepcional Feeling !


Warren Haynes (6 de abril de 1960) é um guitarrista americano de blues e rock, vocalista, compositor, há muito tempo integrante do The Allman Brothers Band.
Haynes é também o cantor, compositor e guitarrista da banda Gov't Mule, que foi fundada com o companheiro da banda Allman Brothers, Allen Woody. Além do Allman Brothers e do Gov't Mule, Haynes gravou e fez turnes com membros anteriores do Grateful Dead, quando também manteve uma carreira solo. Em 2004, ele se posicionou em 23° na lista dos 100 melhores guitarristas de todos os tempos da revista Rolling Stone, junto com os guitarristas da banda The Allman Brothers Duane Allman, Dickey Betts e Derek Trucks.


Além de cantar e tocar violão e guitarra, Haynes é também um compositor.  Ele passou seus anos de formação em Asheville, Carolina do Norte , onde ele nasceu e viveu com seus dois irmãos mais velhos e seu pai, Edward Haynes.  Warren começou a tocar violão aos 12 anos. Sua guitarra principal é uma Gibson Les Paul 58 Reissue.  Sua escolha de uma 58 é, provavelmente, por influência da guitarra usada por Duane Allman, pelos tons que ele conseguia atingir com essa guitarra, ao contrário dos modelos 59 mais popularmente usados por artistas como Eric Clapton e Jimmy Page. 


Haynes se referiu a si mesmo como um "Homem da Gibson", muitas vezes tocando com modelos Gibson Firebird e Gibson ES-335, bem como os modelos Les Paul.  Isto foi motivo de reconhecimento por parte das Indústrias Gibson, que incluiu uma edição limitada de uma Gibson Les Paul Warren Haynes Signature em sua linha de produtos ( construída de acordo com as especificações de Haynes e modelado em seu 58 Les Paul ). Haynes é casado com Stefani Scamardo, uma DJ de rádio e gerente, de longa data, do Gov't Mule. 


Em uma entrevista feita em 2006 no site da Gibson numa edição do Gibson’s Backstage Pass Haynes explica suas primeiras influências: "Quando eu comecei, cronologicamente falando, o primeiro foi Jimi Hendrix, depois Eric Clapton e posteriormente Johnny Winter foram os três primeiros músicos que me causaram forte impacto musical. Então, eventualmente, ouvia o AllmanBrothers e toda a gente daquela época, e deles acabei “roubando” um pouco de suas músicas (risos). Claro, posteriormente, ouvindo essas pessoas, compreendi quais os músicos que eles ouviam e que serviam de base para suas músicas. E todos eles escutavam BB King, Freddie King, Albert King, Howlin Wolf, Muddy Waters e Elmore James, por isso voltei meus sentidos a todo esse pessoal e quis também “descobrir” sua música." 


Durante essa mesma entrevista, Haynes falou sobre sua música, o quanto o blues influenciou sua primeira banda, a banda de David Allan Coe.  "Quando entrei para a banda de Coe, percebi o quanto ele amava blues. Sempre que podia, ficávamos, nós dois, tocando canções de Jimmy Reed, o que acabou causando forte impacto em minha amneira de tocar e de compor".



WARREN HAYNES : With Joe Bonamassa Live At Guitar Center’s King Of The Blues 2011


WARREN HAYNES : I’d Rather Go Blind With Derek Trucks & Susan Tedesche Live


WARREN HAYNES : Old Friend


WARREN HAYNES : One


WARREN HAYNES : River’s Gonna Rise Live Guitar Center’s Kung Of The Blues 2011


WARREN HAYNE BAND : Soulshine Live At The Moody Theatre



Warren Haynes é um dos maiores guitarristas da História do Rock, que conseguiu mesclar, em sua música, todas as influências que acabou recebendo dos Grandes Mestres do Blues, e aliou à isso uma sutileza e uma energia bastante própria, o que faz com que sempre saibamos quando Warren Haynes está tocando uma música.
Longa Vida a Warren Haynes !
Longa Vida ao Rock And Roll !



Nenhum comentário:

Postar um comentário