quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Special Edition - 38. Rock And Roll & Animação

O ROCK E AS ANIMAÇÕES


O Rock, que teve origem nos campos de algodão dos Estados Unidos da América ( segundo o fantástico e definitivo livro de Roberto Muggiati “Rock, o Grito e o Mito”, quando ele fala que o Rock nasceu de um grito, o primeiro grito de escravos negros ao pisar no solo em sua nova terra a América ),


O Rock é uma mistura musical de manifestações culturais e rítmicas, sendo que da junção do grito com as melodias européias que surge o Blues, os quais são diferenciados segundo a região, sendo o da zona rural e o da zona urbana, um estilo mais rústico e o outro mais sofisticado. 


A palavra rock tem conotações múltiplas, que quer dizer: rocha, balanço, acalanto, embalo. Assim, a palavra rock pode englobar na verdade uma variedade de formas musicais, que vão desde o berro e a batida primitiva do folclore, até os sons eletrônicos mais apurados.


Portanto, podem os conotar que o Rock carrega, dentro de si, uma energia contida, que acaba explodindo justamente “na pele” de quem o ouve, sim, “na pele”, pois o Rock não é ouvido, mas sim sentido.


O Rock acabou, por essas multi-facetas, buscando auxilio nas diversas formas de arte para se manifestar, e por isso que digo que o Rock é uma Forma de Arte ( e não apenas uma forma musical ), pois ele engloba vários estados de arte; a música, a poesia contida nas letras das música, as fotografias usadas nos encartes, nos posters e nas capas de discos, os desenhos utilizados também nas capas e posters, a iluminação do palco, a montagem do palco, a teatralização dos discos, enfim, ele se utiliza de todos os recursos de arte possíveis para se manifestar e passar a sua mensagem. Por isso ele é multi-fatorial.


Modernamente, com o advento dos clipes da era pós-MTV, o Rock também acabou se utilizando dos vídeos clipes. Anteriormente, ele também passou a se utilizar, da dita,  Sétima Arte, e encontramos uma infinidade de filmes que falam sobre ou Rock ou se utilizam de músicas de Rock em sua trilha sonora.


Assim é também nos desenhos animados ou cartoons, onde se fala sobre Rock. Algumas bandas se utilizam desse recurso até nos shows ( como o exemplo da turnê Black Ice do AC DC ), e é isto que procuramos mostrar no post de hoje; abaixo verão alguns cartoons utilizados por bandas, outros que buscam falar sobre Rock e outros que citam bandas, tudo girando em torno do Rock.


Espero que vocês curtam o post assim como eu curti quando o montei.
Longa Vida ao Rock And Roll !

AC DC : Rock And Roll Train Cartoon


WE WILL ROCK YOU – Cartoon By Channel V


BLACK SABBATH : Old Black Sabbath Cartoon


A TALE OF ROCK : Animation


NEI PEART : XYZ Solo Animated


JIMI HENDRIX : Animation


PINK FLOYD : Gerald Scarfe Animation – What Shall We Do Now ?


OCB ROLL N ROCK


ROCK’N ROLL NA MINHA VIDA


PHINEAS E FERB : A História do Rock


OS SIMPSONS : Bandas de Rock que visitaram os Simpsons


MAIDEN CARTOON : The Numnber Of The Beast


THE BEATLES : Rock And Roll Music


MOTORHEAD : Dead Man Tell No Tapes


AVENGED SEVENFOLD : Um Pequeno Pedaço do Paraíso


QUEEN - Save Me Video Music



Só mesmo o Rock And Roll para nos proporcionar momentos tão mágicos como estes.

sábado, 25 de janeiro de 2014

Special Edition - 37. São Paulo City

HAPPY BIRTHDAY SÃO PAULO : 460 Anos de Glórias e Tradição


A povoação de São Paulo de Piratininga surgiu em 25 de janeiro de 1554 com a construção de um colégio jesuíta por doze padres, entre eles Manuel da Nóbrega e José de Anchieta, no alto de uma colina escarpada, entre os rios Anhangabaú e Tamanduateí.21 Tal colégio, que funcionava num barracão feito de taipa de pilão, tinha, por finalidade, a catequese dos índios que viviam na região do Planalto de Piratininga, separados do litoral pela Serra do Mar, chamada pelos índios de "Serra de Paranapiacaba".
O nome São Paulo foi escolhido porque o dia da fundação do colégio foi 25 de janeiro, mesmo dia no qual a Igreja Católica celebra a conversão do apóstolo Paulo de Tarso, conforme disse o padre José de Anchieta em carta à Companhia de Jesus.


A 25 de Janeiro do Ano do Senhor de 1554 celebramos, em paupérrima e estreitíssima casinha, a primeira missa, no dia da conversão do Apóstolo São Paulo e, por isso, a ele dedicamos nossa casa!
José de Anchieta

Museu do Ipiranga 

O povoamento da região do Pátio do Colégio teve início em 1560, quando, na visita de Mem de Sá, governador-geral do Brasil, à Capitania de São Vicente, este ordenou a transferência da população da Vila de Santo André da Borda do Campo, que fora criada por Tomé de Sousa em 1553, para os arredores do colégio, denominado "Colégio de São Paulo de Piratininga", local alto e mais adequado (uma colina escarpada vizinha a uma grande várzea, a Várzea do Carmo, por um lado e, pelo outro lado, por outra baixada, o Vale do Anhangabaú), para melhor se proteger dos ataques dos índios.21 Desta forma, em 1560, a Vila de Santo André da Borda do Campo foi transferida para a região do Pátio do Colégio de São Paulo e passou a se denominar Vila de São Paulo, pertencente à Capitania de São Vicente.


São Paulo permaneceu, durante os dois séculos seguintes, como uma vila pobre e isolada do centro de gravidade da colônia, o litoral e se mantinha por meio de lavouras de subsistência. São Paulo foi, por muito tempo, a única vila no interior do Brasil. Esse isolamento de São Paulo se dava principalmente porque era dificílimo subir a Serra do Mar a pé da Vila de Santos ou da Vila de São Vicente para o Planalto de Piratininga. Subida esta que era feita pelo Caminho do Padre José de Anchieta.26 Mem de Sá, quando de sua visita à Capitania de São Vicente, proibira o uso do "Caminho do Piraiquê" (hoje Piaçaguera), por serem, nele, frequentes os ataques dos índios.

Catedral da Sé

Em 22 de março de 1681, o Marquês de Cascais, donatário da Capitania de São Vicente, transferiu a capital da Capitania de São Vicente para a Vila de São Paulo, que passou a ser a "Cabeça da Capitania". A nova capital foi instalada, em 23 de abril de 1683, com grandes festejos públicos.


Por ser a região mais pobre da colônia portuguesa na América, em São Paulo teve início a atividade dos bandeirantes, que se dispersaram pelo interior do país à caça de índios porque, sendo extremamente pobres, os paulistas não podiam comprar escravos africanos. Saíam, também, em busca de ouro e de diamantes. A descoberta do ouro na região de Minas Gerais, na década de 1690, fez com que as atenções do reino se voltassem para São Paulo. Foi criada, então, em 3 de novembro de 1709, a nova Capitania Real de São Paulo e Minas do Ouro, quando foram compradas, pela coroa portuguesa, a Capitania de São Paulo e a Capitania de Santo Amaro de seus antigos donatários. Em 11 de julho de 1711, a Vila de São Paulo foi elevada à categoria de cidade. Logo em seguida, por volta de 1720, foi encontrado ouro, pelos bandeirantes, nas regiões onde se encontram hoje a cidade de Cuiabá e a Cidade de Goiás, fato que levou à expansão do território brasileiro para além da Linha de Tordesilhas.

Estação da Luz

Quando o ouro esgotou, no final do século XVIII, teve início o ciclo econômico paulista da cana-de-açúcar, que se espalhou pelo interior da Capitania de São Paulo. Pela cidade de São Paulo, era escoada a produção açucareira para o Porto de Santos. Nessa época, foi construída a primeira estrada moderna entre São Paulo e o litoral: a Calçada do Lorena.

Ginásio do Ibirapuera

São Paulo é um município brasileiro, capital do estado de São Paulo e principal centro financeiro, corporativo e mercantil da América do Sul. É a cidade mais populosa do Brasil, do continente americano e de todo o hemisfério sul,6 e a cidade brasileira mais influente no cenário global, sendo considerada a 14ª cidade mais globalizada do planeta, recebendo a classificação de cidade global alfa, por parte do Globalization and World Cities Study Group & Network (GaWC). O lema da cidade, presente em seu brasão oficial, é "Non ducor, duco", frase latina que significa "Não sou conduzido, conduzo".


Fundada em 1554 por padres jesuítas, a cidade é mundialmente conhecida e exerce significativa influência nacional e internacional, seja do ponto de vista cultural, econômico ou político. Conta com importantes monumentos, parques e museus, como o Memorial da América Latina, o Museu da Língua Portuguesa, o Museu do Ipiranga, o MASP, o Parque Ibirapuera, o Jardim Botânico de São Paulo e a avenida Paulista, e eventos de grande repercussão, como a Bienal Internacional de Arte, o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, São Paulo Fashion Week e a São Paulo Indy 300.


O município possui o 10º maior PIB do mundo, representando, isoladamente, 11,5% de todo o PIB brasileiro9 e 36% de toda a produção de bens e serviços do estado de São Paulo, sendo sede de 63% das multinacionais estabelecidas no Brasil, além de ter sido responsável por 28% de toda a produção científica nacional em 2005. A cidade também é a sede da Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&FBovespa), a segunda maior bolsa de valores do mundo em valor de mercado. São Paulo também concentra muitos dos edifícios mais altos do Brasil, como os edifícios Mirante do Vale, Itália, Altino Arantes, a Torre Norte, entre outros.

Bandeira do Município de São Paulo

São Paulo é a sexta cidade mais populosa do planeta e sua região metropolitana, com 19 223 897 habitantes, é a quarta maior aglomeração urbana do mundo. Regiões muito próximas a São Paulo são também regiões metropolitanas do estado, como Campinas, Baixada Santista e Vale do Paraíba; outras cidades próximas compreendem aglomerações urbanas em processo de conurbação, como Sorocaba e Jundiaí. A população total dessas áreas somada à da capital – o chamado Complexo Metropolitano Expandido – ultrapassa 29 milhões de habitantes, aproximadamente 75% da população do estado inteiro. As regiões metropolitanas de Campinas e de São Paulo já formam a primeira macrometrópole do hemisfério sul, unindo 65 municípios que juntos abrigam 12% da população brasileira.


A cidade de São Paulo, além de toda sua grandeza histórica, é o berço do Rock And Roll no Brasil, tendo aqui surgido, ou se consolidado, as maiores bandas deste país.


Longa Vida a São Paulo !
Longa Vida ao Rock And Roll !



SÃO PAULO CITY : Working Class Of São Paulo


MADE IN BRAZIL : Paulicéia Dsvairada no Estúdio Showlivre 2012


U2 : U2 & São Paulo, City Of Blinding Lights


PATRULHA DO ESPAÇO : São Paulo City


SÃO PAULO CITY : Stunning City


JOELHO DE PORCO : Bom Dia São Paulo


SÃO PAULO CITY : São Paulo Big City South America


365 : São Paulo no Estúdio Showlivre 2011


TUBLUES & PERCY WEISS : Paulicéia Desvairada Alive


EDGUY : Save Me Live At São Paulo



Longa Vida a esta Linda Cidade !


quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Special Edition - 36. Hélcio Aguirra

HÉLCIO AGUIRRA : Mais uma Estrêla no Céu junto aos Deuses !


Hélcio Aguirra foi um dos maiores ícones do Hard Rock do Autêntico Rock Nacional, despontou no cenário do Rock Paulistano na banda de Heavy Metal Harppia, que lançou em 1985 o clássico EP A Ferro e Fogo. 


O trabalho trazia a canção Salém (A Cidade das Bruxas), inesquecível para os fãs brasileiros de metal. 


Em seguida, Aguirra deixou o Harppia para integrar o Golpe de Estado, tradicional banda de hard rock que está na ativa até hoje. 


Paralelamente ao Golpe, Aguirra atuou no Mobilis Stabilis, projeto de rock progressivo instrumental que já tem dez anos de estrada. O grupo mistura com naturalidade elementos do rock, música indiana, música erudita e fusion. Em 2009, o Mobilis Stabilis lançou seu terceiro álbum, Andando no Arame. 


Contando com a companhia de João Luiz Braghetta (guitarra e synth), Alaor Neves (bateria), Ney Haddad (baixo) e Nobuga (percussão). O disco contém riffs e melodias envolventes, solos marcantes e os mais diferentes climas sonoros. 


HARPPIA : Salém A Cidade das Bruxas


HARPPIA : Asas Cortadas Ao Vivo Virada Cultural 2008


GOLPE DE ESTADO : Noite de Balada Ao Vivo 1080


GOLPE DE ESTADO : Real Valor ao Vivo CCSP 2007


GOLPE DE ESTADO : Rockstar Video Music


GOLPE DE ESTADO : Caso Sério Alive Estúdio Showlivre 2012


GOLPE DE ESTADO : Ao Vivo Sesc Interlagos



Hélcio Aguirra foi um dos maiores guitarristas do Autêntico Rock Nacional, com uma qualidade sonora e riffs simplesmente matadores. Vai deixar uma lacuna vazia. Mas jamais será esquecido, e tem lugar garantido no lugar mais alto da Galeria dos Grande de nosso Rock Brasuka !
Longa Vida a Hélcio Aguirra !
Longa Vida ao Rock And Roll !


segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Great Bands Great Songs - 26. Rare Earth

RARE EARTH : Uma Banda com Grande Swing !


Rare Earth é uma banda americana de Rhythm And Blues e Blues Rock afiliada à Gravadora Motown Rare Earth’s (que foi nomeado após a banda), e que prosperaram em 1970-1972.  Apesar de não ser a primeira banda de brancos a assinar contrato com a Motown, Rare Earth foi o primeiro grande sucesso da Motown, que consistia apenas de membros brancos.  (as bandas The Rustix, The Dalton Boys and The Underdogs assinaram anteriormente mas não tiveram nenhum sucesso ).


O grupo foi formado em 1960 como The Sunliners e mudou seu nome para Rare Earth, em 1968. Depois de gravar um álbum de estréia bem-sucedida, o Dream/Answers pelo selo Verve em 1968, o grupo assinou contrato com a Motown em 1969. A banda foi a primeira a assinar para um, novo selo da Motown, dedicado exclusivamente a bandas de Rock de pessoas brancas.  A gravadora não tinha um nome para o novo rótulo ainda ea banda de brincadeira sugeriu a Motown que se chamasse o novo rótulo de "Rare Earth".  Para a surpresa da banda, a Motown decidiu fazer exatamente isso. 
Os principais elementos do grupo foram: Gil Pontes ( saxofone , flauta e vocal ), Peter Hoorelbeke aka Pedro Rivera (levar vocais e bateria ), John Parrish aka John Persh ( guitarra baixo , trombone e vocal ), Rod Richards (nascido Rod Cox , guitarra , vocais) e Kenny James (nascido Ken Folcik, teclados ). 
No final de 1969 Edward "Eddie" Guzman ( congas e instrumentos de percussão variados) foi adicionado ao grupo. 


Durante 1969, o grupo contribuiu com uma música para o filme Generation estrelado por David Janssen e Kim Darby, mas um álbum com a trilha sonora foi cancelado depois que o filme fracassou comercialmente e muitas das canções apareceriam no próximo álbum da banda, Ecology, em 1970. 
O Rare Earth conseguiu uma série de Top 40 hits no período 1970-1971, incluindo covers da banda The Temptations "(I Know) I'm Losing You" ( que foi usado num documentário chamado It’s time ) e "Get Ready”. Ambas as versões foram mais bem sucedidos do que os originais dos Temptations, com "Get Ready" sendo o seu maior hit, atingindo o número quatro no Billboard Hot 100 chart nos Estados Unidos. Este disco vendeu mais de um milhão de cópias e recebeu um disco de ouro atribuído pela Recording Industry Association of America. O grupo ganhou um pouco de notoriedade quando foi mencionado com desdém nas letras de Gil Scott-Heron 's 1970 poema "A Revolução Não Será Televisionada", que incluía a frase "O tema [da revolução] não será escrito por Jim Webb , Francis Scott Key , nem cantada por Glen Campbell , Tom Jones, Johnny Cash , Engelbert Humperdinck , ou o Rare Earth. 
Em 1971, Richards deixou a banda após diferenças musicais e James, cansado de sua crescente agenda de shows, também partiu. Ray Monette (guitarra) e Mark Olson (teclados, vocais) juntaram-se para substituí-los. 


Outros sucessos em 1971 foram " I Just Want to Celebrate ", que alcançou a posição #7 nas paradas pop, e "Hei, Big Brother", que alcançou a posição #19. Eles não foram muito bem sucedidos significativamente após 1971.  No entanto, a banda continuou a gravar na década de 1990. 
Em 1972 Motown decidiu mudar de Detroit para Los Angeles e o Selo Rare Earth logo seguiu o exemplo.  Persh, no entanto, decidiu não se mudar e foi sucedido na banda por Mike Urso (Persh morreu mais tarde em um hospital infecção estafilocócica em 27 de Janeiro, 1981). 
Seu álbum de 1973, Ma, escrito e produzido por Norman Whitfield , é considerado um dos seus melhores trabalhos em geral, e apresenta a sua versão de " Hum Along and Dance ". Infelizmente, não vendeu tão bem e não produziu sucessos. 


O Rare Earth abriu o Califórnia Jam Festival, em Ontário, Califórnia , em 6 de abril de 1974.  O festival atraiu mais de 250.000 pessoas, ea banda apareceu ao lado de outras grandes bandas de Rock da década de 70 como Black Sabbath , Emerson, Lake & Palmer , Deep Purple , Earth, Wind & Fire , Seals e Crofts , Black Oak Arkansas e The Eagles. Partes do show foram transmitidos pela ABC Television em os EUA, expondo a banda para um público mais amplo. 
Em 1974, o grupo começou a trabalhar com o produtor da Motown Frank Wilson em seu próximo projeto. 


Mas, em julho de 1974, o grupo se dividiu após Hoorelbeke ter grandes desentendimentos pessoais e empresariais com o seu gerente, Ron Strasner. Mike Urso deixou o grupo, juntamente com Hoorelbeke e eles formaram uma nova banda, HUB, juntamente com o Co-Produtor do Rare Earth nos anos 70-72, Tom Baird, usando as iniciais de seus sobrenomes (Hoorelbeke, Urso e Baird).  HUB gravou dois álbuns para a Capitol Records , mas chegou a um fim abrupto em novembro de 1975 depois de Baird foi morto em um acidente de barco. 
Os outros (menos Olson, que deixou para se juntar à banda de apoio de Jennifer Warnes ) decidiu continuar o Rare Earth e trouxe novos musicos: Jerry LaCroix (vocais, sax, gaita, ex- White Trash de Edgar Winter e Blood, Sweat & Tears ) , Paul Warren (guitarra, vocais), Bartolomeu ("Frosty") Eugene Smith-Frost (anteriormente com Sweathog e Lee Michaels , bateria), Reggie McBride (ex- Stevie Wonder , baixo) e Gabriel Katona (teclados). 


No final de 1976, um ex-vice-presidente da Motown, Barney Ales, voltou à empresa para chefiar um dos seus novos rótulos a Pródigo Records.  Ele fez uma oferta para o grupo se reunir com Peter Hoorelbeke. Os membros da banda (Hoorelbeke, Pontes, Urso, Olson, e Monette Guzman) ficaram de gravar um novo álbum por essa gravadora. Depois de alguns problemas, o álbum foi lançado em 1977 sem nenhum sucesso.
Mais tarde, em 1977, o grupo se reuniu novamente para trabalhar em dois novos álbuns.  Desta vez, e Monette Olson concordaram em participar e os dois discos foram gravados; Band Together e Grand Slam, ambos lançados em 1978.


Em junho de 1979, Urso deixou a banda novamente. 
Daí em diante a banda teve várias tentativas de se manter nas paradas, mas todas foram sem sucesso.
Em 27 de outubro de 2007, o Metallica tocou "I Just Want to Celebrate" durante suas performances acústicas de Neil Young 's Bridge School Benefit show.


RARE EARTH : Big Brother Live California Jam 1974


RARE EARTH : I Just Want To Celebrate Live California Jam 1974


RARE EARTH : Get Read


RARE EARTH : I Just Want To Celebrate Stickybuds Remix


RARE EARTH : Tobacco Road


RARE EARTH : Get Ready Live In concert 1999


METALLICA : I Just Want To Celebrate Live At Mountain View 2007


GLENN HUGUES : I Just Want A Celebrate



O Rare Earth foi uma banda de Rock feita por brancos, mas que soava como uma banda de negros, em virtude do swing e do balanço de suas músicas. Isso é incrível !
Uma Grande Banda que ficará para sempre na Galeria dos Grandes do Rock !
Longa Vida ao Rare Earth !
Longa Vida ao rock And Roll !


quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

The Crazy Drum - 5. Carl Palmer

CARL PALMER : Um dos Maiores Bateristas de Toda História do Rock


Carl Palmer (nascido Carl Frederick Kendall Palmer, em 20 de março de 1950, em Handsworth, Birmingham, Inglaterra) é um percussionista e baterista britânico. É frequentemente creditado como um dos maiores e mais influentes bateristas de rock de todos os tempos. Palmer é veterano em várias bandas britânicas, incluindo The Crazy World of Arthur Brown, Atomic Rooster, Emerson, Lake & Palmer e Asia. Também contribuiu em trabalhos de Mike Oldfield.


Um ponto de confusão em sua carreira é relacionado com seu trabalho no The Crazy World of Arthur Brown. Ele foi baterista durante a turnê do grupo, mas não participou do álbum autointitulado da banda, cargo ocupado por Drachen Theaker. 


Entretanto, o medo em voar de Theaker o impossibilitava em realizar turnês com o grupo, tarefa passada então para Palmer.


Seguido de sua saída do The Crazy World of Arthur Brown, Palmer juntou-se a Vincent Crane para formar o Atomic Rooster. Tocou somente em um álbum antes de sua saída para o Emerson, Lake, and Palmer. Palmer permaneceu na banda até o fim em 1979. Seguiu com uma nova banda P.M. e deixou posteriormente o projeto em favor do Asia, com antigos membros do Yes, King Crimson e The Buggles. Palmer e Emerson reuniram-se novamente, dessa vez com o guitarrista e vocalista Robert Berry, para formar o 3, lançando um álbum sem sucesso em 1987.


Palmer reuniu-se para reformular o ELP em 1992 para Black Moon e In the Hot Seat, uma compilação com vários DVDs de turnês. Seguido do final definitivo do ELP em 1998, Palmer realizou uma turnê com sua própria banda.


Apesar de nenhuma das bandas em que Palmer foi integrante estar no Hall da Fama do Rock and Roll em Cleveland, a bateria de Palmer está presente, após ter sido comprada e doada por Ringo Starr.


CARL PALMER : The Ultimate Collection Drum Solo


CARL PALMER : Awesome Drum Solo Arcada Theater 2013


CARL PALMER : Tank Drum Solo 1977


CARL PALMER : Incredible Drum Solo


CARL PALMER : The Solo



Este post é dedicado a três dos maiores bateristas de nosso Rock Nacional Autêntico:

Rolando Castelo Junior : um ícone do Rock Brasuka e Comandante da Nave da Patrulha do Espaço, um dos maiores baterista do mundo.


Carlinhos Machado : um extraordinário baterista, com feeling apuradíssimo.


Rick Vecchione : a pesadíssima base da Mágica Made In Brazil.


Mas também dedicado ao Eterno Batera da Fábrica Paulista de Rock:

Edu Paice Gonzales

Carl Palmer é um extraordinário baterista, com técnica avançadíssima, mudou o jeito de tocar bateria.
Longa Vida a Carl Palmer !
Longa Vida ao Rock And Roll !