quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Great Bands Great Songs - 45. Love It To Death

LOVE IT TO DEATH : Alice Cooper – Um dos maiores discos de toda história do Rock !


Love It to Death é o terceiro álbum de Alice Cooper , lançado em 1971. Foi o primeiro álbum de sucesso comercial da banda, e é considerado o disco onde a banda consolidou seu som Hard-Rock Agressivo.  A faixa mais conhecida é  “I’m Eighteen” que foi lançada como single para testar a viabilidade comercial da banda antes do álbum foi gravado. 


A banda foi formada em meados de 1960, e adotou o nome de Alice Cooper em 1968, tendo se tornado conhecido por seus extravagantes shows teatrais.  O Rock solto e psicodélico de seus primeiros discos não conseguiram encontrar uma audiência significativa.  A banda mudou-se para Detroit em 1970 e foi influenciado pela cena do Hard Rock Agressivo de lá.  O grupo recrutou um jovem, Bob Ezrin, como produtor e passou dois meses ensaiando dez a doze horas por dia, com Ezrin incentivando a banda a aperfeiçoar as suas composições.  Logo depois, o single "I’m Eighteen" alcançou o sucesso Top-Quarenta, atingindo um máximo no lugar de número 21. Isso convenceu a Warner Bros. que Alice Cooper tinha o potencial comercial para lançar um álbum.  Após o seu lançamento, em março de 1971, Love It to Death alcançou o número 35 na Billboard e desde então foi subindo até atingir o Disco de Platina .  O segundo single do álbum, "Caught in a Dream ", alcançou o número 94. 


A capa original do álbum mostrava Alice Cooper posando com seu polegar saliente para que ele parecia ser o pênis, a Warner Bros. Proibiu a capa, substituindo-a pela versãso conhecida.
The Love Of To Death Tour apresentou um elaborado show de Rock: durante "Ballad of Dwight Fry" Alice Cooper seria preso por dois elementos, que o tirariam de palco, voltando logo a seguir envolrto em uma camisa de força, eo show atingiria seu clímax com a execução simulada do Cooper em uma simulação de cadeira elétrica durante "Black Juju". Ezrin e Alice Cooper continuaram a trabalhar juntos por uma série de álbuns de sucesso até dissolução da banda em 1974. O álbum chegou a ser visto como uma influência fundamental sobre o Hard Rock , do Punk e Heavy Metal ; várias faixas tornaram-se clássicas de Alice Cooper ao vivo e são frequentemente tocadas por outras bandas.


Backgrounds
O vocalista Alice Cooper, nascido em Detroit com  nome de Vincent Furnier, co-formou os Earwigs em meados dos anos 1960, em Phoenix, Arizona, com o guitarrista Glen Buxton , guitarrista e tecladista Michael Bruce , o baixista Dennis Dunaway , eo baterista Neal Smith .  A banda lançou alguns singles em 1967 depois de mudar os nomes para The Spiders. Em 1968, a banda mudou de nome novamente para Alice Cooper, um nome posteriormente adotado por Vincent, esse nome, segundo consta, teria vindo de uma bruxa do Século 17, cujo nome eles conheceram numa sessão de Ouija. 


Em algum momento, Buxton apareceu pintado com círculos sob os olhos com cinzas de cigarro, e logo o resto da banda seguiu usando maquiagem preta com tons macabros e roupas extravagantes. A banda mudou-se para Los Angeles e tornou-se conhecida por seu Rock Pesado e suas encenações teatrais chocantes e provocantes no palco. Em um incidente que provocou manchetes espalhafatosas na mídia, onde durante uma performance no Toronto Rock and Roll Revival em 1969, Cooper jogou uma galinha viva para a platéia, a qual foi literalmente despedaçada pela plateia, gerando a idéia de que Alice gostava de beber sangue. Isso impulsionou o marketing da banda. 


Os dois primeiros álbuns do grupo, Pretties For You (1969) e Easy Action (1970) foram gravados prlo selo Frank Zappa Straight Records, e não conseguiu ter uma grande audiência.  A banda mudou-se, então, para Detroit onde se deparou no meio da cena de Rock onde predominavam bandas como o MC5, Iggy Pop com os Stooges , ea teatralidade de George Clinton 's Parlamento e Funkadelic .  A banda de Alice Cooper passou a incorporar essas influências, resultando em um som apertado, Hard-Rock dirigido com uma ultrajante teatralidade nos shows ao vivo.


Enquanto no Strawberry Fields Festival no Canadá em abril de 1970 o empresário da banda Shep Gordon contactou o produtor Jack Richardson , que produziu singles de sucesso para o Guess Who, para que ele produzisse a banda, o mesmo desinteressou-se e recomendou que a banda procurasse um garoto de 19 anos de idade para isso, seu nome; Bob Ezrin.

Bob Ezrin e Alice Cooper

Alice Cooper recorda-se de que, em seu primeiro encontro com Ezrin, o qualificou como sendo  um produtor júnior hippie judeu, o qual reagiu, assim que conheceu a banda, como se estivesse de frente a uma das coisas mais estranhas que já teria visto, como se tivesse acabado de abrir um pacote de surpresa e encontrasse uma caixa cheia de vermes.
Ezrin inicialmente recusou trabalhar com a bandas, mas mudou de opinião após vê-la ao vivo no Max Kansas City , em New York City em outubro seguinte ao encontro. Ezrin ficou impressionado com a participação do público com o desempenho da banda, e a devoção de fãs Cult que se vestiam iguais a Alice e cantavam todas as músicas junto com a banda.
Ezrin retornou a Toronto para convencer Richardson a assumir a banda, e Richardson não queria trabalhar diretamente com esse grupo, mas concordou com a condição de que Ezrin assumisse a liderança.


Gravação e Produção
A banda e Ezrin fizeram a pré-produção do álbum em Pontiac, Michigan , em novembro e dezembro de 1970, ea gravação foi feita no Centro de Gravação RCA Mid-americano em Chicago em dezembro.  Richardson foi o produtor executivo, e Richardson e Ezrin produziram o álbum pela Richardson Nimbus 9 Productions.  


Ezrin, por sua formação clássica e folclórica, tentou fazer com que a banda tivesse liberdade na criação do arranjo das músicas, porém que a executassem e melhorassem até a exaustão, tomando várias horas por dia de ensaios.  A banda resistiu no início, mas chegou a ver as coisas à maneira de Ezrin, e dez a doze horas por dia de ensaio resultou em um conjunto de canções de Hard Rock com um pouco do Psychedelic dos dois primeiros álbuns.  De acordo com Cooper: Ezrin, após montadas as músicas, acertou nota a nota, dando-lhes a coloração e a personalidade. Ezrin reorganizou a música “I1m Eighteen” a partir de um pedaço de uma jam de oito minutos chamado "I Wish I Was 18 Again" para um Hard Rock de três minutos.

Alice Cooper Band & Frank Zappa

Buxton e Bruce, ambos, utilizavam Guitarras Gibson SG e frequentemente dobravam as notas, tocando peças semelhantes com dferenças sutis em fraseado e tom. A parte do baixo de Dunaway é muitas vezes um movimento contra-melodia em vez de seguir a estratégia típica de Rock apenas servindo de base para  desenvolvimento da música. 
Zappa tinha vendido a Straight Records para a Warner Bros. , em 1970, por US $ 50.000. Em novembro daquele ano o grupo lançou um single de "I’m Eighteen" no lado A e com "Is It My Body" no lado B, e a Warner Bros. concordou que se vendesse bem o grupo poderia ir para a frente com um álbum.  A banda posou com fãs e fez centenas de chamadas para estações de rádio para pedir a música, e Gordon disse ter pago mais alguns um dólares por uma edição no rádio.  Logo que a canção soou pelas ondas de rádio por todo país, mesmo não sendo através de uma hgrande emissora por rádio AM, a música avabou chegando ao número 21 nas paradas. O sucesso do single convenceu a Warner a chamar Richardson para produzir o disco.


Uma curiosidade sobre uma música: Dwight Frye era um ator de filme de terror da vida real, apelidado de "o homem com o olhar de mil watt". 
Ezrin, classicamente treinado, tinha a intenção de desenvolver um som coeso para a banda, e sua seriedade foi uma fonte de humor para a banda. Numa altura em que a reputação dos Beatles faziam parecer além da crítica, a música “Second Coming” era intencional como um soco na faixa recentemente lançada “The Long and Winding Road” e na elaborada produção que Phil Spector deu a isso. A aclamação hiperbólica recebida atingiu a banda como se fosse a Segunda Vinda de um compositor mestre da ordem de um Beethoven, com as tentativas de Ezrin para trazer esses valores de produção para a música de Alice Cooper.  Quando da gravação de "I wanna get out of here”, seqüência de "Ballad of Dwight Fry”, Ezrin fez Alice Cooper deitar no chão cercado por uma gaiola feita por cadeiras de metal. "Black Juju" foi a única faixa gravada ao vivo no estúdio.

Lançamento e Recepção
"I’m Eighteen" foi o primeiro do top 40 nos EUA, um sucesso que levou a um contrato de gravação com a Warner Bros Records. Ele passou oito semanas nas paradas dos EUA, chegando ao número 21. No Canadá ele quebrou o top ten, atingindo o máximo no Sétimo Lugar.
Love It to Death foi lançado em 8 de março de 1971, na Inglaterra o disco saiu em  junho do mesmo ano. Love It To Death foi o primeiro álbum de uma banda no qual os membros receberam os créditos individuais no selo do disco, ao invés de creditar as músicas simplesmente para a banda. Embora originalmente o disco fora produzido pela Straight Records esta já tinha sido comprada pela Warner, por isso nós rótulos e créditos a gravação dicou para a aWarner Bros. O álbum alcançou o pico nas paradas de álbuns dos EUA no número 35, número 28 na Grã-Bretanha, e número 34 no Canadá. A RIAA conferiu ao disco o “Disco de Ouro” em 6 de novembro de 1972, e “Disco de Platina” em 30 de julho de 2001. 


Alice Cooper foi a primeira banda da Warner Music do Canada a vender mais de 100.000 cópias, sendo que em 1973 a banda foi premiada com o prêmio “Álbum de Platina”, além de “Killer”, “School’s Out” e “Billion Dollar Babies”. O álbum apareceu pela primeira vez em CD em outubro de 1990.
A capa original tem os membros de cabelos compridos e vestidos e maquiados, e Alice Cooper segurando uma capa em torno dele com o polegar saindo para dar a ilusão de um pênis exposto. Isto levou a Warner Bros a censurá-la-em dezembro, cobrindo-o com tiras brancas, e em seguida a foto sofreu retoques com tinta nas prensagens em 1972. Tanto a foto da frente do álbum como a de trás foram feitas por Roger Prigent, creditado como "Prigent", eo gatefold caracteriza uma foto de close-up por Dave Griffith dos olhos de Cooper fortemente maquiados com cílios parecidos como patas de aranha. 


"Caught in a Dream "foi lançada como um single com suporte de" Hallowed Be My Name" em 27 de abril de 1971, e atingiu o pico nos EUA até o número 94. O grupo promoveu o álbum com uma extensa turnê.  "Ballad of Dwight Frye" foi uma peça dramatizada no show ao vivo, com uma atriz vestida como uma enfermeira que arrasta Alice Cooper pelo palco, trazendo-o de volta envolto numa camisa de força a tempo da execução do segundo verso da música que fala: Sleepin' don't come very easy / In a strait white vest. No clímax da canção, Cooper iria libertar da camisa de força e atirá-la para o público. A Love It to Death Tour de 1971 contou com uma cadeira elétrica na qual se encenava a excução de Alice. Estas execuções eram para se tornar uma atração dos shows da banda, e acabaram se tornando cada vez mais extravagantes e sofisticadas. Os shows da Billion Dollar Babies Tour de 1973 ocorre a execução de Alice numa guilhotina. A The Love It To Death Tour arrecadou tanto dinheiro que a banda comprou uma mansão de quarenta e dois quarto de Ann-Margret em Greenwich, Connecticut, o qual acabou sendo sua residência para os  próximos anos.
O álbum recebeu críticas de várias espécias: a Billboard chamou o álbum de "artisticamente absurdo de um Rock da Terceira Geração" e do grupo "as primeiras estrelas do Rock do Futuro", John Mendelsohn deu ao álbum uma crítica favorável na revista Rolling Stone, onde escreveu: "representa um oásis modesto no deserto do triste distanciamento blue-jeaned servido em concerto pela maioria das bandas de Rock Americana. No entanto, referindo-se a "Black Juju", ele também afirmou que "a única chatice sobre este álbum é tão grande que poderia neutralizar todo o efeito insinuante das outras faixas. Robert Christgau classificou o disco assim; nunca teria imaginado esse tipo de teatro para chegar a isso, e faloiu sobre I’m Eighteen como arquétipo do único Hard Rock audível e apreciável neste ano fraco e flácido no Rock. 


A banda teve um enorme crescimento de popularidade ao longo dos próximos álbuns. Killers, seguido, em novembro de 1971, que alcançou o número 21 nas paradas dos EUA, e a banda finalmente superou essas paradas em 1973 com seu sexto álbum, Billion Dollar Babies.  Unreleased demos de Love It To Death têm circulado entre os fãs;  destaques incluem outtakes de "Ballad of Dwight Fry" com letras alternativas e as primeiras versões de "You Drive Me Nervous", que não têm uma versão oficial, até que ela apareceu no álbum Killers.

Conteúdo
A música dark, agressiva, com uma guitarra pesada e distorcidar, com um Rif Matador de guitarra em Mi menor, "I’m Eighteen" foi o primeiro hit da banda.  Os vocais soam roucos, com arpejos de guitarra no fundo, as letras falam da angústia existencial de ser no auge da idade adulta, contendo, em cada verso as palavras "no meio", "de vida" ou "de dúvida", caracterizando excepcionalmente a condição do adolescente que se prepara para, ao mesmo tempo, sair da juventude para adentyrar a vida adulta. O coro muda para uma série de batidas de Power Chord com base no acorde de Lá, e os vocais proclamando: "Eu tenho dezoito anos / E eu não sei o que eu quero ... Eu tenho que sair deste lugar / Eu vou correndo para o espaço sideral.  A canção termina, entrelaçando todos esses conceitos, quando ele diz: "Eu tenho dezoito anos e eu gosto disso".
“I’m Eighteen" é colocada entre duas músicas: "Long Way to Go" e "Caught in a Dream".  Ambas seguem fórmulas simples de Hard Rock, a presença e conversa entre riffs pesados com preenchimentos de vários liks e solos de guitarra. O álbum título deriva de letras encontradas em "Long Way to Go" e "Caught in a Dream", foi a do segundo single do álbum e apresenta irreverentes letras como "Eu preciso de tudo o que o mundo me deve / Eu digo para mim mesmo e eu concordo". O primeiro lado fecha com "Black Juju" composta pelo baixista Dunaway, uma faixa longa que segue a veia misteriosa do The Doors e do Pink Floyd ( lembra muito a música Interstellar Overdrive ). Curiosamente, a banda de Alice Cooper já havia aberto shows para essas duas bandas. Os teclados dessa música foram inspirados nos teclados da música Set The Controls To The Heart Of The Sun do Pink Floyd. 


"Is It My Body", abre o lado B do dsico. Os versos da música fazem as seguintes questões: "O que eu tenho / Que faz você querer me amar / É o meu corpo?" E declarar no refrão: "Você tem o tempo para descobrir / Quem sou eu realmente ? " "Hallowed Be My Name" segue com letras como "Gritos às mães / Xingamentos a Bíblia". "Second Coming" continua com letras com temas religiosos: "Não terás outros deuses diante de mim / Eu sou a luz / O diabo fica mais esperto o tempo todo" 
"The Ballad of Dwight Fry" é uma peça dramática sobre um homem insano em um asilo para doentes mentais.  Ela abre com a voz de uma garota perguntando se ela "Daddy" vai "sempre voltar para casa", contra um pano de fundo de piano com intenção infantil.  A música muda para um violão suave com Alice cantando presumivelmente na personalidade do pai da menina, sendo este canto oscilando em volume até quase um sussurro.  Sua voz aumenta de intensidade com o aumento da instabilidade do personagem, rompendo em gritos e em coro com a guitarra tocando uma Hard Metal: "Ver a minha mente apenas explodir / Desde que eu fui embora".  Após o segundo refrão há um clima mais suave, quebrado por um teclado pesado e assustador tocado por Buxton, e, quando os vocais reaparecer, eles repetem "Eu quero sair daqui", caindo numa primeira tentativa suplicante, culminando na quebra total da sanidade do personagem, retornando ao coro. O nome do personagem principal da canção é retirada de Dwight Frye, um ator de Hollywood apelidado de "o homem com o olhar de mil watt" e que retratou Renfield , o escravo lunatico do Vampiro principal do filme Dracula estrelado por Bela Lugosi em 1931.
O álbum fecha com um cover de "Sun Arise " do músico australiano Rolf Harris .  Essa canção pop otimista tinha sido feita para as aberturas dos shows para a banda durante todo ano de 1970, e representa um contraste dramático com a escuridão do resto do álbum.


Legado
Love It to Death é visto como um dos álbuns fundamentais de todo Heavy Metal, juntamente com as músicas do Black Sabbath , Led Zeppelin , Deep Purple , entre outros. 
A descrição dada pela revista britânica Melody Maker fala; "um álbum para o Punk e para sua multidão espinhenta ", isso alguns anos antes do Punk Rock se tornar um fenômeno. 
Grupos Punks, como os Ramones, encontraram inspiração na música de Alice Cooper e no disco Love It to Death em particular. O vocalista Joey Ramone baseou muitas de suas músicas  iniciais nesse disco, e disse: "Eu não me importo", sobre os acordes do riff principal de "I’m Eighteen". John Lydon escreveu a canção "Seventeen" para o álbum do Sex Pistols “Never Mind the Bollocks” em resposta ao "eu" de I’m Eighteen. Love It to Death inspirou Pat Smear para pegar o guitarra aos doze anos de idade, quando ainda era da banda Germs, passando a atuar como segundo guitarrista da banda Foo Fighters. 
A Hit Parader incluíu Love It to Death em seu Heavy Metal Hall Of Fame em 1982, e classificou o álbum no vigésimo primeiro na lista dos "100 Maiores Álbuns de Metal", em 1989. Em 2003, foi classificado como # 452 na Revista Rolling Stone nos 500 Maiores Álbuns de Todos os Tempos. Greg Prato declarou que Love It to Death era "incrivelmente consistente de ouvi-lo do começo ao fim". 



Diz a lenda que John Lydon fez o teste para os Sex Pistols por mímica para "I’m Eighteen". 
 A banda ficou tão satisfeita com a colaboração de Ezrin, que ele permaneceu com o produtor até o primeiro álbum solo de Cooper, Welcome to My Nightmare em 1975. Love It to Death lançou a carreira de produção de Ezrin, que passou a incluir álbuns de destaque, como Aerosmith 's Get Your Wings (1974), Kiss's Destroyer (1976), e Pink Floyd The Wall (1979).
As músicas de Love It To Death continuam a ser frequentemente pedidas muito tempo depois após Alice Cooper seguir carreira solo. Em resposta, ao escrever material para o seu álbum de 1989, Trash , Cooper e o produtor Desmond Child, passaram um tempo ouvindo Love it to Death e o disco Greatest Hits da banda de 1974, para "encontrar essa vibe e combiná-la com um estilo mais apropriado para a década de 1990. 
A banda de Thrash Metal Anthrax incluiu um cover de "I’m Eighteen" em seu álbum de estréia Fistful of Metal em 1984. Bandas de Metal Alternativo como os Melvins também fizeram covers de “Second Coming” e "Ballad of Dwight Fry" em seu álbum Lysol em 1992. 
A música "Dreamin” do disco do Kiss “Psycho Circus” de 1998 tem uma tal semelhança com "I’m Eighteen" que um mês após o lançamento do álbum a Promotora deAlice Cooper entrou com uma ação de plágio, resolvido fora do tribunal em favor de Cooper. 
AS banda sueca de Death Metal Entombed lançou um EP em 1999 intitulado Black Juju que inclui um cover de "Black Juju".  
A banda de Rock Alternativo Sonic Youth gravou covers de "Ballad of Dwight Fry", "Hallowed Be My Name" (como "Hallowed Be Thy Name"), e "Is It My Body", sendo esta última uma das interpretações vocais favoritas deo baixista Kim Gordon. O título da canção é o título de um ensaio de 1993 por Gordon sobre o artista Mike Kelley , onde ela descreveu Alice Cooper como "um anti-hippie deleitando-se com a estética do feio ". O ensaio foi publicado em 2014, em uma coleção de ensaios por Gordon também intitulado Is It My Body?

Faixas
Lado Um
1 Caught in a Dream ( Michael Bruce ) 03:10
2 I’m Eighteen ( Bruce, Cooper, Dunaway, Smith, Buxton ) 03:00
3 Long Way to Go ( Bruce ) 03:04
4 Black Juju ( Dunaway ) 09:09
Lado dois
1 Is It My Body ( Cooper, Dunaway, Bruce, Smith, Buxton ) 02:39
2 Hallowed Be My Name ( Smith ) 02:29
3 Second Coming ( Cooper ) 03:04
4 Ballad of Dwight Fry ( Bruce, Cooper ) 06:33
5 Sun Arise ( Harry Butler , Rolf Harris ) 03:50

A Banda 
   Alice Cooper - vocais , harmônica
   Glen Buxton - guitarra
   Michael Bruce - guitarra rítmica , teclados , backing vocals
   Dennis Dunaway - contrabaixo , backing vocals
   Neal Smith - bateria , backing vocals

Musicos Adicionais
    Bob Ezrin - teclados em "Caught in a Dream", "Long Way to Go", "Hallowed Be My Name", "Second Coming", e "Ballad of Dwigth Fry" (creditado como "Bob Ezrin Toronto")

O pessoal técnico 
    Jack Richardson e Bob Ezrin - Produtores
    Jack Richardson - Podutor Executivo
    Brian Christian - Engenheiro de Gravação
    Randy Kring - Engenheiro de Masterização
    Bill Conners - Técnico de Gravação


ALICE COOPER : I’m Eighteen Special TV


ALICE COOPER : Is It My Body Live


ALICE COOPER : I’m Eighteen Live Reelin’In The Years Archives 1971


ALICE COOPER : Ballad Of Dwight Fry Studio Filming 1971


ALICE COOPER : Is It My Body Live At New Jersey Nightclub 1971


ALICE COOPER : Caught In A Dream


ANTHRAX : I’m Eighteen


THE HELLACOPTERS : I’m Eighteen


DON DOKKEN : I’m Eighteen


TESLA : Is It My Body


SONIC YOUTH : Is It My Body


GOV’T MULE : Is It My Body Live At Charlotte 2012


THE 69 EYES : Is It My Body


ALICE COOPER : I’m Eighteen Live Shoreline Amphitheatre 2014


ALICE COOPER : Is It My Body Live Montreaux




O disco Love It To Death é um dos principais discos de toda história do Rock, e que serviu e serve, ainda, de inspiração para muitas bandas pelo mundo a fora.
Longa Vida a Alice Cooper !
Longa Vida ao Rock And Roll !



Nenhum comentário:

Postar um comentário