sábado, 17 de janeiro de 2015

The Rock's Hidden Treasures - 55. Cain

CAIN : Outra banda setentista com qualidade atemporal !


Ao longo da década de 1970, o Hard Rock prosperou  no meio-oeste americano como em nenhum outro lugar na Terra.  Tanto é assim, que não era incomum para bandas como o Kiss, Bob Seger e Ted Nugent, virtualmente ignorado na costas leste e oeste, mas que tinham platéias que lotavam as arenas por onde passavam registrando as maiores bilheteria do país.  Como resultado disso, foram criadas centenas de bandas formadas na sua esteira, ansiosas para abrir seus shows em uma tentativa de abrir suas próprias rodovias interestaduais para a fama e glória, incluindo bandas como o Cain. 
As raízes do Cain estava numa duple de bandas do final dos anos 60, chamadas de Grasshoppers e os Bananas ( sem brincadeira! ), que serviu como campo de provas para o vocalista Jiggs Lee , o guitarrista Lloyd Forsberg, eo baixista Dave Elmeer , antes que eles decidissem juntar forças num projeto comum. A procura de um novo começo, conforme os anos 70 foram amanhecendo, o trio, conectado com o tecladista Al Dworsky eo baterista Mike Mlazgar antes de adotar o nome de Cain, certamente como um emblema para uma nova forma musical.  


E assim, vários anos de trabalho de base seguidos, com a banda aperfeiçoando seu som enquanto a construção de uma forma de divulgar seus trabalhos através de shows em clubes, que iam desde a sua base em Twin Cities até o sul de Chicago, batendo em cada ponto no meio desse caminho  ... uma e outra vez.  Durante esse período, Cain compartilhou o palco com outras bandas aspirantes de Hard Rock do Centro-Oeste, como o Styx e o Cheap Trick , enquanto numerosos bateristas e tecladistas iam e vinham, mas em 1975, com o baterista Kevin DeRemer gravam seu primeiro disco; A Pound Of Flesh. Lançado através de uma pequena gravadora independente chamada ASI, o LP ostentava canções que lembram as duas bandas que eram adoradas pelos seus elementos, como Deep Purple e Queen, bem como aqueles contemporâneos do Centro-Oeste ainda relativamente desconhecidos, como Styx e Kansas. 


Então a bandas pega a estrada para divulgação do álbum, passando por todo Texas, mas a gravadora ASI simplesmente não tinha os recursos de marketing e de distribuição sufiicentes para levar a carreira da banda para o próximo nível.  Tampouco tinha a capacidade de enxergar a xtrema qualidade de suas músicas, pois acabam lançando o álbum com uma capa simplesmente horrorosa e de extremo mau gosto. Embora a banda tinha músicas com temáticas de Shakespeare e O Mercador de Veneza, que ficou preso com uma lata de carne crua. No entanto, Cain iria cumprir seu contrato com a ASI através de um álbum de 1977 em seu segundo ano, Stinger , antes de sair da gravadora, mas eles iriam sucumbir a desilusão e desespero de montagem no meio das sessões para o seu terceiro álbum no ano seguinte. Lee e Elmeer saem da banda, deixando Forsberg e DeRemer levarem sozinhos a banda por um longo ano, para acabarem definitivamente com a banda.


Mas ainda assim a banda não foi totalmente esquecida, mas como forma de um reconhecimento tardio, tiveram seu primeiro disco reeditado em CD em 2003 pela Monster Records.
Mais uma banda excepcional que ficou no merio do caminho por detalhes, e nos privou de mais material de qualidade, embora o A Pound Of Flesh seja um disco excelente.



Formação
   Bass – Dave Elmeer
   Drums – Kevin DeRemer
   Guitar – Lloyd Forsberg
   Keyboards – Dave Elmeer
   Vocals – Jiggs Lee

Discografia
   A Pound of Flesh - 1975
   Stinger - 1977



CAIN : If The Right Don't Get You The Left One Will


CAIN : Queen Of The Night


CAIN : Take A Little Time


CAIN : Hees The Call


CAIN : Badside


CAIN : Heed The Call Live At Wilebsky's Blues Salloon 2011


CAIN : Leave It All Behind Live At Wilebsky's Blues Salloon 2011


CAIN : Stinger 1977





O Cain foi outra banda absolutamente fantástica, que não prosperou por fatores muito pequenos, uma pena !
Mas é uma das grandes bandas de toda história do Rock.
Longa Vida ao Cain !
Longa Vida ao Rock And Roll !


Nenhum comentário:

Postar um comentário