domingo, 8 de fevereiro de 2015

Women's In Rock - 27. Birtha

BIRTHA : Uma banda feminina setentista de muita qualidade !


Birtha foi uma banda americana de Rock só de mulheres do início dos anos 70. Formada em Los Angeles, a banda era formada por Shele Pinizzotto (guitarra), Rosemary Butler (baixo), Sherry Hagler (teclados) e Olivia "Liver" Favela (bateria). Todos os membros da banda contribuíam nos vocais e harmonias.


Pinizzotto, Butler, e Hagler cresceram em Los Angeles e tocaram juntas em várias bandas durante os anos do ensino médio. Elas se juntaram a Favela em 1968, momento em que o grupo começou a tocar em clubes ao longo da Costa Oeste da Califórnia ao Alasca. Ao longo dos próximos três anos, Birtha trabalhou muito para melhorar as músicas e em 1971 elas começaram a escrever seu próprio material. A maioria das canções da banda foram compostas por todos os membros do grupo, mas ocasionalmente eram auxiliadas nas letras por Mark Wickman e Gabriel Mekler. 


Birtha assinou um contrato com a gravadora Dunhill Records em 1972 e lançou seu álbum auto-intitulado de estréia, produzido por Mekler, no final daquele ano. Após o lançamento do álbum, Birtha percorreu os EUA, Canadá e Europa. O grupo conseguiu alguma notoriedade quando, durante uma turnê pelo Reino Unido abriu os shows do The Kinks. Quando Birtha retornou a Los Angeles, fez vários shows no Whisky a Go Go e no The Troubadour, bem como num clube em Glendale chamado The Sopwith Camel. 


Em 1973, Birtha lançou seu segundo álbum, “Can’t Stop The Madness”, produzido por Christopher Huston.  A banda continuou em turnê e estava na estrada há mais de 250 dias por ano, tocando com bandas como Fleetwood Mac, Alice Cooper, Poco, Black Oak Arkansas, Cheech & Chong, BB King, Three Dog Night, James Gang e outras mais.  


A banda se separou em 1975.

Álbuns de estúdio

Birtha - 1972 
   1. Free Spirit
   2. Fine Talking Man
   3. Tuesday
   4. Feeling Lonely
   5. She was Good to Me
   6. Work On a Dream
   7. Too Much Woman for a Hen Pecked Man
   8. Judgement Day
   9. Forgotten Soul


Can’t Stop The Madness - 1973
 
  1. Can't Stop The Madness
   2. My Pants Are Too Short
   3. Freedom
   4. Let Us Sing
   5. Don't Let It Get You Down
   6. (When Will Ya) Understand
   7. Rock Me
   8. All This Love
   9. Sun
   10. My Man Told Me


BIRTHA : Birtha Full Album




BIRTHA : Can't Stop The Madness Full Album



Birtha foi uma banda com ótimas canções, que conseguiram deixar dois registros maravilhosos, e tinha tudo para dar continuidade nos trabalhos, mas o destino não queria assim.
Longa Vida a Birtha !
Longa Vida ao Rock And Roll !

Nenhum comentário:

Postar um comentário