domingo, 22 de março de 2015

Great Bands Great Songs - 46. Close To The Edge

CLOSE TO THE EDGE : Um Super Disco Progressivo Histórico !


Close To The Edge é o quinto álbum de estúdio do Inglês rock progressivo da banda Yes, lançado em 13 de setembro de 1972, a Atlantic Records. Depois de seu sucesso com Fragile (1971), o Yes começou a produzir peças estendidas que resultaram em Close to the Edge, um álbum formado por três faixas sendo que a faixa-título tem 18 minutos de durtação e ocupa todo um lado do LP original, e as músicas "And You And Me” e "Siberian Khatru"no lado dois.  Ao terminar a gravação deste álbum, o baterista Bill Bruford estava cansado dos métodos e estilo das músicas da banda e saiu para se juntar King Crimson. 


Lançado três meses após o início de sua turnê, Close To The Edge foi um sucesso comercial e de crítica para a banda. Ele chegou ao número 3 nos Estados Unidos e número 4 no Reino Unido. "And You and I" foi lançada como um single alcançou o número 42 na Billboard Hot 100 chart. O álbum conseguiu o título de Disco de Platina pela Recording Industry Association of America pela venda de mais de um milhão de cópias.


Lançado após seu quarto álbum de estúdio Fragile (1971), o Yes passou a experimentar grande sucesso comercial e de crítica desde a sua formação. Quando a sua bem sucedida turnê de 1971-1972 pela Europa e América do Norte para promover o álbum terminou em março de 1972, a banda já começou a trabalhar o seu próximo álbum. O line-up durante este tempo era o cantor Jon Anderson, o baixista Chris Squire, o baterista Bill Bruford, o guitarrista Steve Howe e o tecladista Rick Wakeman.


Gravação
Depois de ensaios na Billings College Una de Dança de Shepherds Bush , a banda voltou para ADVision Studios para gravar seu próximo álbum. Foi recrutado o Engenheiro de áudio Eddy Offord , que havia trabalhado no disco Fragile (1971) e atuou nas mixagens durante a turnê anterior. Os direitos de produção foram compartilhados entre Offord e a banda. De acordo com Bruford, ele veio com o título do álbum para descrever o estado da banda na época, como ele teve com Fragile.  Bruford se recorda de um sofá barato de veludo preto que havia na parte de trás da sala de controle, onde ele dormiu uma noite, e de como Squire se debruçava sobre um par de botões sobre a mesa, emprrando e puxando os botões, incessantemente, acordando inúmeras vezes o engenheiro, para finalmente concordar com as posições já acertadas pelo Engenheiro. 
Offord fez o pessoal de apoio da banda construir um enorme palco no estúdio, para fazer o álbum soar "mais vivo". Em um incidente, depois que a banda decidiu usar uma edição especial de uma trilha, a banda encontrou um pedaço da fita que continha essa sequência, no lixo, levado lá pelo pessoal da limpeza, o que resultou numa busca intensa no lixo para se descobrir a outra parte que continha a sequência da música.


Composição
O Lado Um do álbum é ocupado por sua faixa-título , de cuja composição pertence a Anderson e Howe. Com uma duração de 18 minutos e 43 segundos, é a música mais longa que a banda já havia gravado até o momento. A música foi montada aos pedaços, como descrito por Bruford; em dez, doze, dezesseis seções de gravação". Anderson baseou o seu tema e letras na leitura do livro Siddhartha escrito pelo alemão Hermann Hesse. Refletindo sobre o conteúdo lírico da canção em 1976, Anderson observou o verso de conclusão que era sobre um sonho que ele tinha "há muito tempo sobre a passagem a partir deste mundo para um outro mundo, ainda se sentindo tão fantástico sobre isso que a morte nunca me assustou desde então". O solo dos teclados de Wakeman era originalmente uma seção escrita por Howe para a guitarra, mas ele pensou que soou melhor nos teclados.


O Lado Dois abre com a faixa de dez minutos "And You and I", escrito por Anderson, Howe, Bruford, e Squire.  As influências espirituais introduzidas por Jon Anderson já são evidentes na música e as letras de todas as três faixas de Close to the Edge. Renovação e repetição são outros temas principais; a faixa-título começa e termina com os mesmos efeitos sonoros de água e pássaros. O álbum fecha com "Siberian Khatru", a única faixa onde Wakeman recebe um crédito de escrita. Anderson descreveu a faixa como "apenas um monte de palavras interessantes, embora se relacione com os sonhos de dias claros de verão".


Sleave Design do Álbum
A capa do disco foi concebida e ilustrada pelo artista Inglês Roger Dean , que também tinha desenhado a capa de Fragile (1971).  É a primeira utilização do logotipo Yes estilo "bolha". Algumas das fotografias usadas foram tiradas por Martyn Adelman que já havia tocado com Squire. Em reflexo do seu trabalho artístico, Dean disse:. "Havia um par de idéias que se fundiram, havia uma cachoeira que constantemente se refrescava, saindo de todos os lados do lago, mas de onde estava a água proveniente dpara a cachoeira ? Eu estava procurando por uma imagem que pudesse retratar isso”.


Lançamento
Close to the Edge foi lançado em 13 de setembro de 1972, três meses após o início da turnê da banda de 1972-1973 pelo mundo para promover o disco.  Foi o seu maior sucesso comercial;  o álbum chegou ao número 3 sobre os EUA Billboard Top LPs gráfico e número 4 no Reino Unido. "And You and I" foi dividida em duas faixas e lançado como um single intitulado "And You and I (Parte I & II) ", que chegou ao número 42 na os EUA Hot 100 Singles Chart. Ganha a premiação de Álbum Platinum pela Recording Industry Association of America pela venda de mais de um milhão de cópias. 


A versão só de promoção do LP foi distribuída às rádios norte-americanas que contou com a faixa-título dividida em segmentos mais curtos. Isso foi feito para aumentar a exposição pelo rádio, devido ao fato de que a maioria das estações de rádio não queriam expor uma música de 18 minutos. A maioria desses “pedaços” tinham entre 3 e 5 minutos de duração.

Recepção
Após o seu lançamento, Close to the Edge recebeu críticas favoráveis entre os críticos.  Em uma avaliação positiva, a Billboard selecionou o álbum em seu semanário "Billboard Pick", observando que o Yes tinha progredido ao ponto onde eles estavam, anos-luz além de seus seguidores, provando que não eram mero fogo de palha. As tapeçarias de som foram tecidas meticulosamente, são como fragmentos de guloseimas, vislumbres de destinos ainda a ser formado, tempos que se desvanecem como gotas de orvalho na indefinição dos desejos lembrados. Todos os envolvidos merecem elogios e agradecimentos, o que não é uma mera experiência de áudio, transcendendo o meio que traz todos os sentidos em jogo.


Em uma edição especial do Q e Mojo revistas publicado em 2005, Close to the Edge entrou no número 3 em sua lista dos "40 Rock Álbuns Cósmicos". O registro também está listado na publicação de referência musical dos 1.001 Álbuns Que Você Precisa Ouvir Antes de Morrer por Robert Dimery.  Na lista de escolha dos leitores das "100 Maiores Álbuns de guitarra de todos os tempos" para Guitar World, o álbum entrou no número 67. Em sua revisão para AllMusic , Dave Thompson escreve: 

Close to the Edge faria o Top Five em ambos os lados do Atlântico, a expedição do Yes na turnê mais longa de sua carreira até agora e, se mostra como um guia, para lançar a banda em patamares mais elevados. Em 1972, Close to the Edge era uma obra-prima sem falhas.

Close to the Edge é classificada como número 1 nos Arquivos do Progressivo e fica no topo da lista dos álbuns, com uma classificação média de 4.65 estrelas.


2013 Definitive Edition em CD
   1."Close to the Edge"
      1."The Solid Time of Change"
      2."Total Mass Retain"
      3."I Get Up, I Get Down"
      4."Seasons of Man"
   2."And You And I" 1."Cord of Life"
      1."Eclipse"
      2."The Preacher, the Teacher"
      3."The Apocalypse"
   3."Siberian Khatru"
   4."America"
   5."Close to the Edge" (early assembly / rough mix)

Pessoal Envolvido na Gravação do Disco
Yes 
Jon Anderson - vocais , produção
Steve Howe - elétricas e violões , vocais , produção
Chris Squire - guitarra baixo , vocais, produção
Rick Wakeman - órgão Hammond , Minimoog , Mellotron , piano de cauda , RMI 368 Electra-Piano e cravo , órgão de tubos em St.  Giles, Cripplegate Igreja
Bill Bruford - bateria , percussão , produção

Pessoal Técnico
Eddy Offord - engenheiro, produção
Bill Inglot - produtor de som, remasterização
Mike Dunne - fitas
Roger Dean - desenho de manga, pintura, fotografia
Martyn Adelman - Fotografia
Brian Lane - coordenador
Steven Wilson - masterização, mistura (2013 Definitive Edition)


YES : Close To The Edge Live 1972


YES : Siberian Khatru Live In Philadelphia 1979


YES : And You And I Live Symphonic 2003


YES : America Recorded In Studio


YES : close To The Edge Full Álbum




O Disco Close To The Edge do Yes é uma dos maiores discos de Rock Progressivo que se tem notícia da história do Rock, e estará na galeria dos grandes.
Longa Vida ao Yes !
Longa Vida ao Rock And Roll !


Nenhum comentário:

Postar um comentário