domingo, 28 de junho de 2015

The Rock's Hidden Treasures - 70. The Four Horsemen

THE FOUR HORSEMEN : Uma Banda de Hard Blues com destino trágico !


O Four Horsemen era uma banda americana de Hard Rock, que desfrutou de um breve popularidade no final de 1980 e início de 1990.  Seu estilo foi de um Blues influenciado fortemente pelo Hard Rock, mas sua fama foi um tanto fugaz e marcada por tragédias.


The Four Horsemen foi formado no final de 1980 por Welsh apelidade de Haggis – guitarrista cujo nome verdadeiro era Stephen Harris, que tinha sido um membro da Zodiac Mindwarp e baixista em turnê para The Cult. Haggis formou a banda em Hollywood, Califórnia , quando ele decidiu deixar o Cult, e mudar do Baixo para a Guitarra Ritmo. Ele já havia trabalhado com Rick Rubin, o produtor do álbum Electric do Cult, que apresentou Haggis para o vocalista Frank Starr. Rubin também sugeriu o baterista Ken "Dimwit" Montgomery para Haggis.  Dimwit era o irmão de Charles Montgomery, também conhecido como Chuck Biscuits , então baterista com Danzig que também estavam trabalhando com Rubin.


Seu primeiro lançamento foi um disco auto-intitulado com quatro faixas formando um EP em 1989, sendo influenciado pelo som de AC / DC e o som de início do Status Quo.


Seu álbum de estréia, Nobody Said it Was Easy, produzido por Rubin, foi lançado em 1991, após um atraso de dois anos quando Starr foi preso por porte de drogas e passou seis meses na prisão. O álbum gerou a faixa-título como um single, seguido do hit "Rockin’Is My Business".  No entanto, Starr foi preso novamente e desta vez passou um ano na prisão sob a acusação de porte drogas. Isto, combinado com as vendas de álbuns pobres em virtude da cena grunge estar tomando conta do mercado fonográfico, causou a ruptura da gravadora que os abandonou em 1992.


Em 1994, a banda, menos Haggis e Pape, que estava saturado pelo comportamento de Starr, começou a montar uma terceira versão da banda, que viria a gravar o álbum Gettin 'Pretty Good ... pelo Selo Barely Getting. Mas a primeira de duas tragédias atingiram em 27 de setembro de 1994, quando o baterista original, Ken Montgomery, morreu de uma overdose de drogas. A banda continuou com a produção do álbum, dedicando-o a Montgomery e com Chuck Biscuits assumindo na bateria para a conclusão do álbum.


Então, em novembro de 1995, Starr foi atropelado por um motorista bêbado , enquanto dirigia sua motocicleta pela Sunset Strip. Starr sofreu uma lesão grave na cabeça que o deixou em coma. Dave Lizmi continuou com a banda como o único membro original remanescente, liberando Gettin 'Pretty Good ... em 1996 pelo Selo Magnetic Air e embarcaram em uma turnê com o vocalista Ron Young, ex- Little Caesar, substituindo Starr. Apesar de ter sido inicialmente uma boa turnê, esperava-se que Starr iria se recuperar, quando ele finalmente veio a morrer em 18 de junho de 1999. Após a morte de Starr, a banda se dissolveu.


Músicos
   Frank C. Starr (vocals)
   Dave Lizmi (guitar)
   Haggis (guitar)
   Ben Pape (bass)
   Ken "Dimwit" Montgomery (drums)

Outros Músicos
   Ron Young (vocals)
   Tim Beattie (vocals)
   Pharaoh (bass)
   Chuck Biscuits (drums)
   Randy Cooke (drums)
   Mike Valentine (guitar)
   Mike Lavoie (guitar)
   Rick McGee (guitar)
   Derek Young (bass)


Discografia
   The Four Horsemen (EP) (1989
   Nobody Said it Was Easy (1991)
   Gettin' Pretty Good... at Barely Gettin' By (1996)
   Left For Dead (Box set) (2005) - Self-released DVD, live CD and booklet
   Daylight Again (2009)



THE FOUR HORSEMEN : Rockin' Is Ma Business


THE FOUR HORSEMEN : Nobody Said It Was Easy


THE FOUR HORSEMEN : Tired Wings


THE FOURHORSEMEN : Drunk Again




O The Four Horsemen foi uma banda excepcional, de grande som, uma pena que nos tenha deixado poucos resgistros. Mas ela jamais será esquecida.
Longa Vida ao The Four Horsemen !
Longa Vida ao Rock And Roll !


Nenhum comentário:

Postar um comentário