segunda-feira, 31 de agosto de 2015

The Brazil's True Rock - 8. Algaravia

ALGARAVIA : Uma Super Banda Progressiva com som altamente viajante !



Grupo de Recife, lançou seu primeiro CD batizado Breve e Interminável pelo selo Progressive Rock Worldwide de São Paulo.
Começaram tocando covers de Iron Maiden, Black Sabbath, Saxon e Manowar em meados de 1993. 
Após algum tempo de ensaios, novas influências foram sendo incorporadas ao som da banda, podemos citar como influência maior King Crimson em sua fase pós Lark´s Tongues in Aspic !
Músicas como Crimsoniana e Lamento, de seu primeiro disco demonstram a feliz inspiração Crimsoniana sobre os membros da banda.
Com uma fita "demo" gravada em apenas 4 canais em Janeiro de 95, conseguiram contrato com a gravadora brasileira independente Progressive Rock Worlwide de São Paulo. 
 O CD de estréia intitulado "Breve e Interminável" foi lançado em Março de 1996 sendo bem recebido pela crítica especializada.


O lançamento oficial deste disco ocorreu no dia 20 de janeiro de 1996, no Recife, num show que contou com outro grande expoente do rock progressivo brasileiro, o grupo Quaterna Réquiem, especialmente convidado para abrir o evento.
Mereceram elogios de publicações nacionais como Rock Brigade e internacionais, Harmonie (França), Exposé (EUA), Strike Magazine, entre outras. 
Apesar da boa acolhida por parte do público, foram ignorados pela imprensa e pelos produtores locais.
Em virtude de sucessivas mudanças em sua formação, o grupo acabou se dissolvendo em meados de 1997. 
Sua proposta musical baseava-se na criação de música autentica, completamente desvinculada de modismos e capaz de expressar a universalidade da Música Progressiva, a qual não teria razão de ser, se não fosse absolutamente livre e atemporal. 
O trabalho do grupo caracteriza-se pela diversidade de contrastes, no uso de dissonâncias, improvisos marcados por forte estrutura rítmica alternando-se com trechos acústicos, onde vocais.são utilizados com parcimonia. 


Podemos traçar um paralelo entre a musicalidade dos grupos suecos Anglagard e Anekdoten com o trabalho desenvolvido pelo Algaravia.
Após o término do grupo, Fred Herbaud e Albert Pimenta decidiram seguir em frente porém, dentro de uma nova proposta musical. Para tanto, chamaram o baixista Renato Matos e como um power-trio voltaram as origens metálicas.
No final de 1997 gravam uma fita demo com 4 músicas de seu novo repertório.

Fonte:
http://members.tripod.com/~progressive_egg/a/algaravia.htm

Músicos
 Fred Herbaud - guitarra, teclados e voz
 Sidney Jaires - guitarra e violão
 Jean-Jacques Herbaud - baixo
 Vladimir Ricardo - Percussão
 Albert Pimenta - Bateria

Discografia
Breve e Interminável - 1996


ALGARAVIA : Breve e Interminável Full Álbum 1996



O Algaravia é outra banda de Rock Progressivo Brasuca de ótima qualidade, lamentável que tenha terminado, ainda teriam muito a dar a nós.
Longa Vida ao Algaravia !
Longa Vida ao Rock And Roll !


Nenhum comentário:

Postar um comentário