domingo, 2 de agosto de 2015

The Rock's Hidden Treasures - 74. Blakulla

BLAKULLA : Uma Fantástica Banda Prog Sueca dos Anos 70 !


Blakulla foi uma banda Sueca de Prog Rock dos meados anos anos 70, formado por um quinteto vindo de Gotemburgo. Junto com Atlas e Kaipa, eles eram uma das poucas bandas suecas que tocavam Rock Sinfônico naquela época. Eles tinham influências claras vindas de bandas da década, como o Cream e Deep Purple, mas tinham uma sonoridade própria, sem traços de cópia de suas influências. 


Seu único legado, um álbum homônimo lançado em 1975, é uma mistura de sons melancólicos e ríspidos, típico do Rock Escandinavo da época, com Hammond e Guitarra bastante salientes, dominando toda a música, e com peças musicais acústicas com discretos sabores folclóricos. 


O som da guitarra, que varia de agressivo para melódico, é altamente reminiscente de Steve Howe, mas mais distorcido; os teclados são também muito parecidos com os do Yes, mas menos extravagante que os de Rick Wakeman. Todos os vocais são cantados em sueco.


A Banda
   Bo Ferm – teclados
   Dennis Lindegren – vocal
   Tomas Olsson – bateria
   Hannes Rastam – baixo
   Mats Ohberg – guitarra


Origem do Nome
Blockula (Blåkulla em sueco moderno ) foi um local ao ar livre lendário onde o Diabo realizazava sua corte terrestre durante o Ritual Sabbathico das Bruxas. Este lugar só poderia ser alcançado por um vôo mágico. Ele foi descrito como "um grande prado delicado e extenso, do qual você não consegue ver o fim dele". 
Dizia se que havia um grande portão localizado nesse prado que levava a um prado menor.  No prado menor havia uma casa; “em um enorme quarto nesta casa [...] lá havia uma enorme mesa na qual as Bruxas se sentavam, e [...] após essa sala havia outra câmara, onde haviam camas lindas e muito delicadas". 
O Diabo estava vestido "em um casaco cinza com meias vermelhas e azuis: Ele tinha uma barba vermelha, e um chapéu no formato de uma coroa alta". O Diabo então "os acompanharia a uma câmara, onde ele exercia atos venerosos com eles; e confessadamente, que tinha relações carnais com eles, e que o Diabo teve filhos e filhas com eles". 


Blockula desempenha um papel importante na caça às bruxas, descritos num livro escrito por Joseph Glanvill em 1682 chamado Sadducismus Triumphatus. Este livro detalha Blockula em um apêndice intitulado: "A verdade sobre o que ocorreu no Reino da Suécia nos anos 1669, 1670, e mais: em relação a algumas pessoas que foram acusadas de bruxaria, e que foram executadas pelos comandados do Rei ". 
Blockula é, também, chamado como sendo o mesmo lugar conhecido como a Ilha Blå Jungfrun, em que outrora fora chamado de Blåkulla, sendo que existem rumores de que, desde os tempos medievais, que o local seja usado por Bruxas em suas reuniões. A primeira vez talvez Blockula foi mencionado como sendo um lugar de bruxarias foi em 1597, mas, na realidade, por volta de 1668-1676 o lugar já era tido como de suma importância na perseguição às bruxas.


BLAKULLA : Blakulla 1975 Full Álbum



O Blakulla foi uma banda de apenas um registro, mas de altíssima qualidade, figurando entre as grandes bandas suecas de Rock Prog Sinfônico de toda história do Rock.
Longa Vida ao Blakulla !
Longa Vida ao Rock And Roll !


Nenhum comentário:

Postar um comentário