O Rock ´n` Roll é uma das chaves, uma das muitas, muitas chaves de uma vida complexa. Não fique se matando tentando todas as outras chaves. Sinta o Rock ´n` Roll, e então provavelmente você vai descobrir a melhor chave de todas - Pete Townshend
BAND OF LIGHT : Outro Tesouro Australiano com Sangue Blueseiro.
Band Of Light foi uma banda Australiana de Heavy Blues com estilo baseado nas bandas de mesmo estilo do início da década de 70, foi fundada em outubro de 1972 e se separou no final de 1974. Phil Key foi o membro fundador, trazendo com ele Peter Roberts, ambos foram músicos da banda A De La Das. Ian Rilen (baixo) substituiu Roberts depois de três shows, com Norm Roue (guitarrista slide) e Buettel Tony (baterista) se juntar para completar a formação. A banda teve Phil como principal letrista, cujas letras explorou temas de igualdade racial, justiça social, harmonia espiritual e esclarecimento cósmico.
A música era enérgica e com uma base muito funky, entrelaçada por um blues pesado com intenso trabalho de slides de guitarra. No início de 1973 eles assinaram um contrato com a gravadora WEA, lançando dois LP, um EP e quatro singles. Eles trabalharam de forma consistente em turnê de Sydney para Melbourne fazendo shows e concertos pub enquanto jogando ao lado de bandas como Billy Thorpe & the Aztecs, Carson, Coloured Balls, Jail, dentre outras. Destacaram-se durante o Festival de Música de Sunbury em 1973, e foram incluídos no LP do concerto ao vivo, lançado como um LP triplo chamado "The Great Australian Rock Festival Sunbury 1973" com a faixa "Messin 'com o Kid".
O Grande Músico Phil Key.
Phil Key dissolveu o grupo no final de 1974 e morreu em maio de 1984 de uma doença cardíaca congênita.
Line-up:
Tony Buettel - Drums
Phil Key - Guitar, Vocals
Ian Rilen - Bass
Norman Roue - Guitar
BAND OF LIGHT : Destiny' Song 1973
BAND OF LIGHT : My First Home From Álbum Total Union
Apesar de curta duração, a qualidade foi intensa, e isso só ocorre com as grandes bandas, como a Band Of Light.
Longa Vida a Band Of Light !
Longa Vida ao Rock And Roll !
VON HERTZEN BROTHERS : Um Poderoso Hard Prog Finlandês.
Von Hertzen Brothers é uma finlandesa de Rock Prog composta dos irmãos Von Hertzen, que têm como base musical e inspiração bandas como Led Zeppelin , Deep Purple , Pink Floyd e Kingston Wall. A banda lançou seu primeiro álbum “Experience” em 2001.
Seu segundo álbum “Approuch” foi lançado na Primavera de 2006, que alcançou status de disco de ouro na Finlândia e também ganhou o prêmio Grammy (Emma), na Finlândia, como Melhor Álbum de Rock do ano de 2006. O terceiro álbum de estúdio “Love Remains The Same” foi lançado em 14 de maio de 2008.
O grande disco Nine Lives lançado em 2013.
O disco “Nine Lives” foi lançado este ano em 15 de março, e é constituído de 12 faixas, e é o quinto álbum de estúdio da banda, onde combinam seu som progressivo com outros estilos, criando uma mistura e ambiente próprios e diferente.
O disco segue um ritmo com base progressiva muito original, criando sonoridades ora suaves ora mais pesada, o que faz com que o disco seja de excelente qualidade.
Faixas:
1. Insomniac
2. Flowers and Rust
3. Coming Home
4. Lost In Time
5. Separate Forevers
6. One May Never Know
7. World Without
8. Black Heart’s Cry
9. Prospect For Escape
10. The Climb (Bonus Track)
11. Do What You Want With Me (Bonus Track)
12. Between The Lines (Bonus Track)
Músicos:
Mikko Von Hertzen - vocal e guitarra
Kie Von Hertzen - guitarra e vocal
Jonne Von Hertzen - baixo e vocal
Mikko Kaakkuriniemi - bateria
Juha Kuoppala - teclados
VON HERTZEN BROTHERS : Nine Live Preview
VON HERTZEN BROTHERS : Flowers And Rust Unplugged
VON HERTZEN BROTHERS : Kiss A Wish Live At Helsinki
VON HERTZEN BROTHERS : In Your Arms ( Queen Of Gypsies )
VON HERTZEN BROTHERS : Let Thy Will Be Done
Von Hertzen Brother é uma grande banda, com uma sonoridade própria, que mostra bem a qualidade e os objetivos da banda.
Longa Vida ao Von Hertzen Brothers !
Longa Vida ao Rock And Roll !
Gotthard é uma banda de rock originária de Lugano, Tessino, na Suíça.
A história do Gotthard começa em 1989 na cidade de Lugano, Suíça, quando o vocalista Steve Lee e o guitarrista Leo Leoni deixam o Forsale e montam a banda Krak, gravando um álbum que permanece na gaveta até hoje. O amigo e baixista Marc Lynn completa o time e depois de algumas trocas de baterista, Hena Habegger assume o posto.
Banda estabilizada, começam a trabalhar com o propósito de fazer um som que pudesse ultrapassar as fronteiras suíças para ganhar a Europa. Os integrantes não estavam contentes com o nome "Krak", pois tinha muita semelhança com o Krokus, outra banda suíça. Leo Leoni sugere o nome "Gotthard", que é uma referência a uma grande e rochosa montanha suíça.
No início de 1992 a banda lança o single "Firedance" e na metade do ano sai o primeiro álbum, auto-intitulado, com a produção de Chris von Rhor (baixista do Krokus), gravado e mixado por Pat Regan. O álbum trazia o Santo Sudário na capa e permaneceu por quinze semanas no topo dos charts suíços.
Com o sucesso do álbum, a banda gravou clipes para "Hush" e "All I Care For" que passaram na MTV e outros canais de TV suíços. A banda tocou em vários festivais pela Europa. Em 1993 a banda foi indicada ao World Music Awards e foi vencedor de dois prêmios suíços, o Rete 3 Award e o Golden Reel.
No ano seguinte lançam "Dial Hard", novamente produzido por Chris Von Rhor. Realizam uma extensa turnê, tocando em vários festivais incluindo o de Mountreux, transmitido ao vivo para toda a Europa.
Em 1996 veio G., que ganhou status de platina na Suíça, e permaneceu por várias semanas como o álbum suíço nº 1 no Top 50 da Alemanha.[carece de fontes?] No final do mesmo ano a banda apresenta seu mais novo guitarrista, Mandy Meyer, que já havia passado pelo Krokus e Asia entre outras bandas.
No começo de 1997, a banda lança o single "One Life One Soul" com a cantora lírica Montserrat Caballé. A música permaneceu por várias semanas nas paradas suíças[carece de fontes?], fazendo com que a banda aparecesse ao lado de Montserrat em programas de TV da Suíça, Alemanha e Espanha. Neste mesmo ano lançam um álbum acústico chamado Live & Acoustic D'Frosted.
Em 1999 chega o quinto álbum, Open, um trabalho diferente dos anteriores, mais leve e melódico. No ano seguinte, mais um lançamento: Homerun, que aumentou ainda mais o prestígio da banda por toda a Europa.[carece de fontes?] Em março de 2002 o Gotthard lançou um DVD ao vivo chamado More Than Live. Também é de 2002 o álbum Human Zoo, gravado no próprio estúdio da banda, na Suíça.
Após um longo tempo, a parceria com a gravadora BMG terminou. A banda já não estava contente por não ter seus álbuns lançados mundialmente. Atualmente a banda está finalizando o lançamento de um álbum ao vivo, gravado durante a turnê do Human Zoo, em 2003. A escreveu o tema da Equipe Olímpica Suíça para os jogos de Atenas/2004 e lançaram em 2004 o álbum Lipservice. Em 2007 e 2009 vieram os álbuns Domino Effect e Need to Believe, respectivamente.
No dia 05 de outubro de 2010, morreu o vocalista Steve Lee, em um acidente que um caminhão desgovernado lançou uma moto de encontro ao artista, em no estado de Nevada, Estados Unidos. A banda ficou em hiato até janeiro de 2011 quando divulgou mensagens dos integrantes anunciando que pretendem continuar com banda com um novo vocalista a ser integrado ao grupo.
No dia 20 de novembro de 2011 foi anunciado o novo vocalista da banda, o também Suiço Nic Maeder, que inclusive já gravou algumas músicas em estúdio com o Gotthard, e o videoclipe da canção "Remember It's Me".
GOTTHARD : Mountain Mama Live At Made In Switzerland 2007
GOTTHARD : Nothing Left At All Live At Made In Switzerland 2007
GOTTHARD : You Live Open 1998
GOTTHARD : All We Are Live At Made In Switzerland 2007
GOTTHARD : Heaven Live At Made In Switzerland 2007
GOTTHARD : Firedance Live At Made In Switzerland 2007
GOTTHARD : I Wonder Live At Made In Switzerland 2007
GOTTHARD : In Memorian Steve Lee
O Gotthard é uma excepcional banda com ótimas músicas.
PIRANA : Outra banda mágica progressiva australiana da grande década de 70.
Pirana foi uma banda Australiana de Rock Progressivo com vida muito curta, mas apesar disso participou em mais de 600 concertos de Rock expressivos na Austrália, incluindo turnês onde acompanhou diversas outras bandas.
Nos deixou dois grandes álbuns de extraordinária beleza e criatividade. Seus músicos eram de grande talento.
Suas performances ao vivo eram absoutamente magníficas.
Sua formação inicial era:
Graeme Thomson Bass, vocals, percussion
Jim Duke Yonge Drums, percussion and vocals
Tony Hamilton Guitar and vocals
Keith Greig Hammond Organ and vocals
PIRANA : Stand Back 1971
PIRANA : Here It Comes Again 1971
PIRANA : Elation
PIRANA : Soul Sacrifice
PIRANA : I’ve Seen Sad Days Live At GTK 1972
Pirana foi uma excepcional banda de Rock, com um som inspirado nos Grandes Mestres.
Longa Vida ao Pirana !
Longa Vida ao Rock And Roll !
COLOURED BALLS : Uma grande banda Australiana da fantástica Década de 70
Uma banda que nasceu na área das classes trabalhadoras nos subúrbios ocidentais de Melbourne na Austrália, O Coloured Balls tinha uma plateia predominantemente de homens. A banda era fã do filme cult Laranja Mecânica, tendo também adotado o estilo agressivo 'skinhead' de cabeças raspadas e botas de couro grossas e suspensórios. A banda reflete essa influência em sua música e imagem.
Liderados por Lobby Loyde (nascido John Baslington Lyde, 18 de maio de 1941, Longreach, Queensland, Austrália, morto em 21 de abril de 2007, Box Hill, Melbourne, Victoria, EUA), a banda era um produto da cena de Rhythm And Blues e Rock doa anos 60.
A banda foi composta originalmente por Andrew Fordham ( guitarra e vocal ), Trevor Young ( bateria ), e Janis Miglans ( baixo ). Inicialmente faziam covers de Chuck Berry, além de alguma canções próprias com o mesmo estilo dele, tudo tocado em níveis sonoros ensurdecedores.
Lobby Loyde
A banda teve sucesso principalmente em Melbourne, mas foi de curta duração (1972-74) e aos poucos se dissolveu até acabar logo após essa data.
Enquanto aqui no Brasil se “chora” por pouca coisa, o Rock perde uma de suas lendas: o excepcional guitarrista Alvin Lee da banda Ten Years After.
Alvin ( cujo nome verdadeiro e Graham Alvin Barnes ), morreu ontem aos 68 anos de idade após complicações no pós-operatório de uma cirurgia de rotina.
Alvin Lee ficou mais conhecido após sua aparição no Festival de Woodstock, onde literalmente incendiou a sua guitarra.
Alvin Lee era um virtuose na guitarra, de uma rapidez e perfeição de execução das notas que se tonaram lendárias, e essa sua técnica serviu de inspiração para muitos músicos.
O Ten Years After lançou 11 álbuns, e Alvin, em sua carreira solo, lançou 14 discos.
O último foi em 2012.
TEN YEARS AFTER : I’m Going Home Live At Woodstock 1969
TEN YEARS AFTER : One Of These Days Live At Filmore 1975
TEN YEARS AFTER : Help Me Live At Marquee London 1983
ALVIN LEE : No Limit Live At Night Of The Guitar 1988
ALVIN LEE : The Darkest Night
O céu ganha mais uma guitarra mágica, que se junta a tantos outros, numa sinfonia celestial que certamente chegará até os nossos ouvidos, nos inspirando e aliviando as nossas aflições.
Longa Vida a Alvin Lee !
Longa Vida ao Rock And Roll !
01/03/45 Roger Daltrey (vocalista do The Who)
02/03/42 Lou Reed
02/03/62 Jon Bon Jovi (vocalista do Bon Jovi)
04/03/48 Chris Squire (baixista e vocalista do Yes)
04/03/63 Jason Newsted (baixista do Metallica)
04/03/67 Even Dando (vocalista do Lemmonheads)
04/03/71 Fergal Lawler (baterista do Cranberries)
06/03/47 David Gilmour (vocalista e guitarrista do Pink Floyd)
07/03/46 Peter Wolf (vocalista do J.Geils Band)
08/03/58 Gary Numan
10/03/63 Jeff Ament (baixista do Pearl Jam)
12/03/69 Graham Coxon (Blur)
12/03/57 Steve Harris (baixista do Iron Maiden)
13/03/60 Adam Clayton (baixista do U2)
15/03/55 Dee Snider (vocalista do Twisted Sisters)
15/03/63 Bret Michaels (vocalista do Poison)
15/03/72 Mark Hoppus (Blink 182)
17/03/67 Billy Corgan (vocalista do Smashing Pumpkins)
18/03/66 Jerry Cantrel (guitarrista do Alice In Chains)
19/03/53 Billy Sheehan (baixista do Mr.Big)
21/03/50 Roger Hodgson (vocalista e tecladista do Supertramp)
25/03/47 Elton John
25/03/66 Jeff Healey
26/03/48 Steven Tyler (vocalista do Aerosmith)
26/03/68 James Iha (guitarrista do Smashing Pumpkins)
27/03/51 Tony Banks (tecladista do Genesis)
27/03/59 Andrew Farriss (tecladista e guitarrista do INXS)
30/03/45 Eric Clapton
31/03/59 Angus Young (guitarrista do AC/DC)
PINNICK GALES PRIDGEN : Uma Super Banda Super Talentosa !
Muitas vezes se diz que bandas com apenas 3 elementos representam a unidade mais expressiva e mais equilibrada do mundo do Rock. Cream, The Jimi Hendrix Experience, Rush, Budgie, Blue Cheer, dentre outras servem como exemplo. Essas bandas lendárias são comparadas a proporção correta de musicalidade e composições progressivas, explorando territórios musicais desconhecidos ao destacar os talentos individuais dentro de suas ações coletivas.
A banda Pinnick Gales Pridgen é um trio visionário, e um supergrupo, formado por músicos de extraordinária qualidade, e que mostram algumas de suas influências com uma versão brilhante de Sunshine Of Your Love do Cream.
Se continuarem nessa balada a banda vai garantir um lugar na Galeria dos Imortais do Rock.
O Pinnick Gales Pridgen é formado por:
Dug Pinnick – no baixo e vocal
Eric Gales – na guitarra e vocais
Thomas Pridgen – na bateria
PINNICK GALES PRIDGEN : Talk About Their New Album
PINNICK GALES PRIDGEN : Hang On, Big Brother Official Music Video
PINNICK GALES PRIDGEN : Been So High (The Only Place To Go Is Down)
ERIC GALES : Texas Flood Live At BB Kings 2010
ERIC GALES : Hey Joe Eric Gales Plays Hendrix Live
DUG PINNICK : Life Is What You Make It
THOMAS PRIDGEN : Live At Modern Drummer 2008
PINNICK GALES PRIDGEN : Wishing Well
Os caras têm muito talento e história na música, e formam um trio com uma química enorme, estão com tudo para se firmarem no cenário do Rock e do Blues.
Longa Vida ao Pinnick Gales Pridgen !
Longa Vida ao Rock And Roll !
A banda Code Of Silence apresenta o brasileiro Gus Monsanto (Revolution Renaissance Timo Tolkki, Adagio, Symbolica, Senhor dos Cogumelos ) nos vocais, faz um som baseado no rock Melódico Britânico.
A banda é produzida por Paul Logue ( Eden’s Curse ), o disco de estréia, chamado Dark Skies Over Babylon, foi mixado e masterizado pelo italiano Alessandro Del Vecchio, e tem como tema contos relativos aos Cavaleiros Templários durante as Cruzadas.
Este mês o disco foi lançado por toda Europa.
Ao lado de Monsanto, a banda apresenta o jovem virtuoso guitarrista Bem Randall, que venceu um concurso de guitarra com apenas 17 anos de idade.
A banda é composta pelo tecladista Scott McLean, o baterista John Clelland e o baixista e líder da banda James Murray.
CODE OF SILENCE : Introducing Code Of Silence & Dark Skies Over Babylon
CODE OF SILENCE : Dark Skies Over Babylon Track By Track
CODE OF SILENCE : Sky Is Falling Down Official Video
CODE OF SILENCE : Here To Heaven
O Code Of Silence é uma banda que tem um som diferente, e que se continuarem nessa carreira tem tudo para se tornar uma grande banda.
Longa Vida ao Code Of Silence !
Longa Vida ao Rock And Roll !
FOCUS : Um Holandês Voador que nos levou a grandes e altas viagens !
O Focus é uma banda de rock progressivo holandesa fundada em 1969 pelo organista e flautista Thijs van Leer. Suas extensas e quase exclusivas composições instrumentais e improvisações continham várias referências à música erudita. Um exemplo é a referência a ópera de Monteverdi na canção "Eruption", do álbum Moving Waves. Outra demonstração está na referência à Johann Sebastian Bach em "Carnival Fugue", do álbum Focus 3, ou ainda das referências ao Renascimento de "Anonymus II", do mesmo álbum.
Anos 1970
O Focus surgiu em 1969 pelo organista e flautista Thijs van Leer, pelo baixista Martin Dresden e pelo baterista Hans Cleuver. A ideia inicial era seguir o estilo de Traffic, o que não aconteceu por percalços com a versão holandesa de Hair. Após a temporada do musical o grupo pode produzir seu primeiro álbum, em 1970, já com a presença de Jan Akkerman na guitarra.
A formação clássica do Focus.
Descontente com a falta de sucesso do primeiro álbum, Jan Akkerman deixou a banda para formar outra banda com o baterista Pierre Van der Linden e o baixista Cyril Havermans. Quando soube das notícias sobre a nova banda, Thijs os contactou e eles o convidaram para participar da banda, assumindo somente então o nome Focus. O quarteto gravou o álbum Moving Waves, primeiro álbum de impacto da banda, recebendo críticas positivas em âmbito internacional. O álbum incluía a obra símbolo da banda, "Hocus Pocus". Este clássico do rock consistia na repetição de um riff de guitarra recorrente e interlúdios de vocal falsete.
O fantástico álbum Mother Focus.
No final de 1970, conheceram o produtor Mike Vernon, que ajudou a promover a banda pelo mundo. A expansão começou na Inglaterra em 1972, mesmo ano do álbum Focus 3, um disco duplo que continha o hit "Sylvia". Nesse álbum Bert Ruiter tomou o lugar de Cyril Havermans. Em maio de 1973 a banda fez uma grande apresentação no Rainbow Theatre em Londres, o que resultou no álbum Live at the Rainbow.
O mágico Thijs Van Leer.
Logo após, Pierre Van der Linden deixou a banda após desentendimento com Ruiter sobre a direção da banda. Collin Allen o substituiu, e então a banda gravou Hamburger Concerto, um retorno ao estilo erudito. Gravaram posteriormente Mother Focus, um álbum mais comercial. Durante as gravações do álbum Allen deixou a banda, sendo substituído pelo estaduniense Devid Kemper. Em 1976, após a finalização do álbum, Jan Akkerman também deixou a banda pelas diferenças musicais entre ele e Thijs, iniciando o fim gradual da banda até o anúncio do fim em 1978.
O maravilhoso e talentoso guitarrista Jan Akkerman.
Ainda em 1977 a banda retornou com o vocalista P. J. Proby se integrando à banda, que nessa época contava com Thijs Van Leer, Bert Ruiter, o guitarrista Eef Albers, o também guitarrista Phillip Catherine e o baterista Steve Smith.
Focus Live At The Rainbow é um dos melhores discos de Rock Progressivo ao Vivo.
Reunião nos anos 1980
Os anos 80 foram marcados somente pela reunião temporária da banda em 1985, consistindo em Jan Akkerman e Thijs Van Leer, com as participações de Tato Gomez, Ruud Jacobs, Ustad Zamir Ahmad Khan e Sergio Castillo. A reunião também resultou no álbum Focus, que não atingiu sucesso comercial.
Reunião nos anos 2000
Em 2001, Thys van Leer reformulou a banda com músicos que previamente haviam formado uma banda de tributo ao Focus, incluindo o guitarrista Jan Dumée, o baixista Bobby Jacobs e o baterista Bert Smaak. Realizaram turnê pelo mundo, se apresentando para grandes públicos. As passagens pela América Latina, Estados Unidos, Canadá, Japão e Reino Unido foram bem reconhecidas. Gravaram então o álbum Focus 8. Em outubro de 2004 Bert Smaak deixou a banda, e Pierre van der Linden reassumiu sua posição na bateria da banda. Em maio de 2006, Jan Dumée deixou a banda (para se juntar ao vocalista John Lawton, ex- Uriah Heep e Lucifer's Friend, no novo grupo chamado On The Rocks), entrando em seu lugar o guitarrista Niels van der Steenhoven. Com ele, gravaram o disco Focus 9/New Skin, lançado em 2006.
No início de 2011, Niels van der Steenhoven comunicou seu desligamento da banda, após 5 anos de dedicação. Para seu lugar foi anunciado o nome de Menno Gootjes. No momento, a banda encontra-se em estúdio gravando o novo álbum, Focus 10, e excursionando com a turnê comemorativa de 40 anos de lançamento do álbum Moving Waves. Esta turnê passou pelo Brasil em Março de 2012, em cidades como Campinas, São Paulo, entre outras.
FOCUS : Hocus Pocus Live 1973
FOCUS : Someone’s Crying … What !
FOCUS : Mother Focus
FOCUS : Silvia Live At New Skin Tour
FOCUS : Soft Vanilla
JAN AKKERMAN : Live Montreux 1978
FOCUS : Harem Scarem Live At New Skin Tour
FOCUS : Hard Vanilla
JAN AKKERMAN : In The Mood Live
FOCUS : Eruption Live At New Skin Tour
FOCUS : Focus IV
FOCUS : Silvia Live 1973
O Focus é outra das Imortais Bandas de Rock !
Tem lugar reservado no Panteão das Maiores !
Longa Vida ao Focus !
Longa Vida ao Rock And Roll !