Cargoe é uma banda americana de Tulsa, Oklahoma, originalmente formada no final dos anos 1960 como Rubbery Cargoe , cujo único álbum de estúdio, produzido por Phenom Terry Manning , foi lançado pela Ardent Records de Memphis Tennessee em 1972. Eles se mudaram para Memphis em 1970 com a ajuda de Robert W. Walker e Jim Peters para iniciar sua carreira de gravação com o produtor Dan Penn.
Mais tarde, eles assinaram com a Ardent Records, onde gravaram ao lado de Big Star no local original da National Street Ardent Studios, bem como o novo estúdio construído na Madison Avenue em 1971.
O tecladista, guitarrista, vocalist, compositor Bill Phillips e o guitarrista, baixista, vocalist, compositor Max Wisley formaram o quarteto Pop/Rock Rubbery Cargoe em meados da década de 1960. O grupo de Tulsa passou por várias formações, eventualmente escolhendo o baterista, vocalist, compositor Tim Benton e o guitarrista, vocalist, compositor Tom Richard e mais tarde mudou o nome para Cargoe.
A banda que se tornaria Cargoe estabeleceu raízes importantes na cena musical de Tulsa de meados a final dos anos 1960. Eles se chamavam Rubbery Cargoe, a banda psicodélica de "house" do clube noturno The Machine. Foi lá que Cargoe ficou para sempre ligado a Jim Peters, da rádio local AM radio KAKC, que era o Som, Iluminação e Voz da Máquina.
Como Rubbery Cargoe, eles começaram a escrever um material original, e abriram shows para grandes bandas da época, incluindo The Cowsills , e Eric Burdon and the Animals.
O Rubbery Cargoe foi considerado uma das principais bandas de Tulsa, mas as coisas acabaram sofrendo mudanças, o “The Machine” fechou, e havia poucos lugares que serviam para músicos tocando material original. Bill começou a faculdade em Norman e houve semanas e até meses em que a banda não conseguia se reunir ou, então, quando conseguiam, não tinham shows para fazer.
As coisas estavam ficando ruim, era meados de verão em 1969, e a banda estava livre para o verão, então eles de alguma forma conseguiram um show em Colorado Springs em um clube que lhes permitia fazer seu próprio material. Isso acabou sendo um ponto de virada para a banda. Depois que eles voltaram para Tulsa, Peters organizou uma sessão de gravação no KVOO, onde as primeiras demos do Rubbery Cargoe foram criadas.
O irmão mais novo de Peters, Tim, que era um soprano no coral de meninos e meninos da Igreja da Trindade, ele faz uma canja na fita demo da banda. O Disc Jockey e seu amigo pessoal Robert W. Walker muda-se para Memphis, TN, onde ele vira diretor musical e personalidade de rádio da WHBQ.
Através da ligação de Rob com Dan Penn da The Box Tops , ele criou a oportunidade para a banda fazer seu primeiro álbum no novo estúdio da Beautiful Sounds em Memphis. Rob e Jim iriam co-produzir, projetar e mixar,
Jim e a banda se mudaram para Memphis em 1970, vivendo com Rob, enquanto gravavam o álbum em 4 dias.
Mais tarde naquele ano, todos se mudaram para uma antiga casa em Antebellum em 1972, em Cowden. Para todos os envolvidos, o endereço tinha uma "aura mágica" para eles.
Dan Penn e seu sócio na Beautiful, Eddie Braddock , tinham conexões significativas no negócio de discos, então, quando o álbum estava prestes a ser finalizado, Rob e Jim procuraram por alguém que pudesse distrivuí-los. A Epic Records e a Atlantic Records estavam prontas para assinar o álbum original de Beautiful Sounds que Jim e Rob haviam produzido - ofertas firmes foram feitas -, mas os parceiros de negócios de Penn queriam ter mais dinheiro adiantado. Enquanto isso, eles lançaram um single por conta própria, no selo próprio da Penn, "Beautiful". O original Feel Allright foi para o número 1 da rádio Memphis e começou a se espalhar pelo sul, mas a Beautiful não dispunha da distribuição nacional necessária para torná-lo um grande sucesso. Outra grande oportunidade perdida (precursora de problemas que se espalharia nos próximos anos).
Jim e Rob manejaram a banda todo o caminho de Tulsa e em uma oportunidade que poucas bandas tiveram a chance de experimentar. Como músicos, os membros da banda foram desengajados em termos de negócios. Eles ficaram desencantados de que nada estava acontecendo e as coisas estavam desmoronando novamente. As tensões aumentavam entre todos eles e o espírito da aventura estava desaparecendo. No final de 1970, Rob ganhou um emprego na rádio de Miami e estava pronto para ir. A banda e Peters permaneceram em Memphis. John Fry, proprietário de Ardent, através da introdução de Rob e Jim, emprestou dinheiro à banda para comprar equipamentos, de modo que o relacionamento se desenvolveu nas gravações de Ardent. Lamentavelmente, esse foi o fim do envolvimento de Rob e Jim com Cargoe.
Muitas vezes associado ao gênero Power Pop dado a Ardent Label Mates Big Star , Cargoe projetou mais uma nuance artística estilizada para suas composições e apresentações, com harmonias exibindo uma forte influência cultural americana/sulista das raízes.
A banda gravou seu álbum “Cergoe” com Terry Manning produzindo no Ardent Studios, de John Fry. Eles conseguitram galgar vários níveis da Billboard e da Cashbox Top 100, e resenhas de 1970 a 1973, juntamente com as principais músicas nas rádios de seu primeiro single “Feel Alright” e o acompanhamento “I Love You Anyway”.
A banda começou uma turnê na costa oeste no verão de 1972, mas foi envolvida nos problemas de distribuição e de falência da Stax/Volt, que distribuiu o álbum e detinha a fota master.
A distribuição foi vendida para a Columbia Records, que não incluiu o Cargoe em seu catálogo, o que significa que os ouvintes que ouviram o hit não puderam comprar o disco. “Feel Alright” e seu álbum de estreia Cargoe caiu das paradas instantaneamente.
Os mesmos problemas de rótulo fizeram com que tanto o Cargoe quanto o Big Star se separassem em pouco tempo. Big Star passou a se tornar uma das bandas mais amadas e influentes de toda a década, enquanto Cargoe praticamente desapareceu da memória popular.
Os contratos da Ardent Records para distribuição com a Stax/Volt deram à propriedade da Stax as fitas master. Quando a Stax faliu em meados dos anos 70, a propriedade das masters acabou nas mãos da Fantasy Records Saul Zaentz, e ninguém conseguiu as fitas para o lançamento doméstico.
Depois de quase 40 anos produzindo e produzindo inúmeros álbuns como ZZ Top , Led Zeppelin , George Thorogood , Celine Dion , Björk , Lenny Kravitz , Mariah Carey , Shania Twain e muitos outros, Terry Manning até hoje considera Cargoe como “o grande registro ele ajudou a fazer que ninguém nunca descobriu ”.
Seu único álbum, intitulado CARGOE, lançado em 1972 na Ardent Records, mas agora disponível apenas por uma importação japonesa JVC 2003, não está disponível para os fãs ouvirem por décadas.
Quando a Ardent Records foi lançada em Memphis em 1972, foi Cargoe quem rotulou os proprietários/produtores/engenheiros que John Fry e Terry Manning pensaram que colocariam a Ardent Records no mapa.
Foi Cargoe que ficou conhecida como a banda mais badalada da região de Memphis em 1971-74.
Foi Cargoe quem marcou o primeiro grande sucesso de rádio da Ardent Records.
A última apresentação ao vivo de Cargoe foi na Noite de Halloween, em 31 de outubro de 1972, quando eles abriram para a lendária banda Poco no Overton Park Shell em Memphis, Tennessee . A banda planejou um álbum de acompanhamento, mas o material escrito na época nunca foi gravado ou lançado até agora.
Quase 40 anos depois, três dos membros originais, Bill Phillips, Max Wisley e Tim Benton finalmente se uniram com o produtor/engenheiro de Tulsa. Steve Thornbrugh, para criar o álbum seguinte chamado “Twenty-Ten” que mantem as características básicas da banda.
Membros
Bill Phillips: Hammond B3, Rhodes e Grand Piano, violão, vocal.
Max Wisley: Hofner Bass, violão, vocal.
Steve Thornbrugh: Guitarra Principal, Violão, Vocais.
Tim Benton: bateria, percussão, violão, vocal.
Discografia
1972 - Cargoe
2004 - Live in Memphis
2010 - Twenty-Ten
Cargoe - Cargoe 1972 (Full Álbum)
Cargoe - Live In Memphis! 1972 (Full Álbum)
Agradecimento: Agradeço ao Grande William Kusdra pela indicação desta fantástica banda.
Longa Vida ao Cargoe!
Longa Vida ao Rock And Roll!