domingo, 28 de abril de 2013

Great Bands Great Songs - 19. Led Zeppelin


LED ZEPPELIN : O Monstro Eterno Sagrado do Rock


Led Zeppelin foi uma banda britânica de rock, formada em Londres em setembro de 1968. A banda consistia no guitarrista Jimmy Page, o vocalista Robert Plant, o baixista e tecladista John Paul Jones e no baterista John Bonham. Com o seu som pesado de guitarra, e o som de blues rock de seus dois primeiros álbuns, o Led Zeppelin é frequentemente reconhecido como um dos progenitores do hard rock e heavy metal. O estilo único da banda criou uma grande variedade de influências, e eles são amplamente considerados um dos grupos de rock de maior sucesso, inovação e influencia na história.


Depois de mudar seu nome de New Yardbirds, o Led Zeppelin assinou um acordo favorável com a Atlantic Records, que ofereceu-lhes uma considerável liberdade artística. O grupo não gostava de lançar suas canções como singles, pois eles viam os seus álbuns como indivisíveis e uma completa experiências de escuta. Embora inicialmente impopular com os críticos, o grupo conseguiu um impacto comercial significativo nas vendas de Led Zeppelin, Led Zeppelin II, Led Zeppelin III, o seu quarto álbum sem título, Houses of the Holy, e Physical Graffiti. Estes álbuns foram acompanhados por extensos recordes e os concertos onde a banda ganhou uma reputação pelo seu estilo de vida e seus excessos. 



Como produtor da banda, Page ajudou a contribuir para som pesado do Led Zeppelin com suas técnicas de gravação inovadoras. Depois de seu contrato com a gravadora Atlantic expirar, o grupo lançou sua própria gravadora, Swan Song Records, em 1974. Embora eles permanecessem comercialmente e criticamente bem sucedidos, na década de 1970 mais tarde, o rendimento da banda e agenda de shows foram limitadas pelas dificuldades e circunstâncias pessoais dos membros. O Led Zeppelin se separou após a morte repentina de Bonham, em 1980.


Desde a morte do baterista John Bonham, em 1980, que colocou um fim na banda, o Led Zeppelin reuniu-se apenas em ocasiões especiais. A primeira delas foi em 1985, quando participaram do concerto beneficente Live Aid - com Phil Collins e Tony Thompson (Chic) na bateria. Três anos depois, com Jason Bonham na bateria, tocaram no aniversário de 40 anos da gravadora Atlantic. Em 10 de dezembro de 2007, os três membros originais do Led Zeppelin e Jason Bonham reuniram-se para um tributo a Ahmet Ertegün, fundador do selo Atlantic (morto em 2006), na O2 Arena, em Londres.


Led Zeppelin é um dos artistas que mais venderam na história da música, diversas fontes estimam que as vendas do grupo estejam em mais de 200, ou mesmo 300, milhões de álbuns em todo o mundo. As 111,5 milhões de unidades certificadas nos Estados Unidos o classificaram como a segunda banda mais vendida nos Estados Unidos.


Cada um de seus nove álbuns de estúdio alcançou o top 10 dos gráficos da Billboard nos Estados Unidos. A revista Rolling Stone os descreveu como "a maior banda de todos os tempos", "a maior banda dos anos 70" e "sem dúvida, uma das bandas mais duradouras da história do rock". 


Da mesma forma, o Rock and Roll Hall of Fame afirmou que a banda estava "tão influente na década de 70 como os Beatles na década anterior".

LED ZEPPELIN : Stariway To Heaven Live


LED ZEPPELIN : Immigrant Song Live


LED ZEPPELIN : Kashmir Live


LED ZEPPELIN : Going To California Live


LED ZEPPELIN : The Rain Song Live


LED ZEPPELIN : The Song Remains The Same Live


LED ZEPPELIN : All My Love


GREGORIAN : Stairway To Heaven Live In Praga



LED ZEPPELIN : The Kennedy Center Honors 2012


O Led Zeppelin é uma das mais importantes bandas de toda a história do Rock.
Ele será eterno em nossos corações, e sempre uma escola de Heavy Metal.
Longa Vida ao Led Zeppelin !
Longa Vida ao Rock And Roll !

Nenhum comentário:

Postar um comentário