sábado, 22 de fevereiro de 2014

Great Bands Great Songs - 30. Talisman

TALISMAN : Uma Fantástica Banda de Hard com músicos excepcionais !


O Talisman foi uma banda sueca de Hard Rock, com um som caracterizado por um som melódico e muito forte.
Foi formado pelo baixista Marcel Jacob, que já havia tocado, entre outros, com o Rising Force, John Norum Grupo e o Power.  Enquanto Jacó estava tocando com John Norum , ele começou a trabalhar tocando em algumas faixas, e pensava que iria tocar junto a ele no segundo disco solo de Norum. 


A cantora nessas faixas foi Göran Edman , também da banda de John Norum naquele momento.  Norum rejeitou as músicas e, nesse meio tempo, Göran foi convidada a participar da banda de Yngwie Malmsteen. Por um capricho, Marcel foi contactado por Jeff Scott Soto, que também estava na banda de Yngwie Malmsteen em anos anteriores. Ambos, Soto e Jacob, tinha tocado no disco de Yngwie Malmsteen's " Marching Out ", em 1985, em turnê em apoio do álbum durante 1985-1986.  


Soto ficou extremamente interessado no que Marcel tinha feito e uma vez que as músicas foram feitas e mxadas, Marcel mudou o nome de trabalho para seu projeto solo, Guitar On Fire, para um novo nome chamado Talisman. 


Em fevereiro de 1989 partem para as gravações do primeiro álbum, que teve lugar em Estocolmo com Christopher Ståhl (Power) e Mats Lindfors (Norum, Grand Slam) nas guitarras, Peter Hermansson (220 Volt, Norum) tocando bateria em algumas faixas e Mats Olausson ( Yngwie Malmsteen ) nos teclados. Jacob programou o resto da bateria e tocou todas as guitarras ritmo com a ajuda do produtor Mats Lindfors.


Em 19 de dezembro de 2006, Jeff Scott Soto foi trazido oficialmente como cantor permanente para  o Journey, mas foi demitido no ano seguinte. O Talisman planejava fazer suas últimas apresentações na Primavera de 2007, e a banda seria posteriormente dissolvida, devido ao estado de saúde de Jacob. 


Jacob cometeu suicídio em 21 de julho de 2009 (com 45 anos), depois de sofrer de problemas pessoais e de saúde, efetivamente acabando com qualquer chance da banda retornar.


TALISMAN : Mysterious Live At Sweden Rock Festival


TALISMAN : Standin’On Fire Alive


TALISMAN : Just Between Us


TALISMAN : Marcel Jacob Solo Live At Biebob 2007


TALISMAN : Comin’Home


TALISMAN : Mysterious Video Music


TALISMAN : Standing On Fire Video Music


TALISMAN : Marcel Jacob Tribute Part 1


TALISMAN : Marcel Jacob Tribute Part 2



O Talisman foi uma excepcional banda, que tinha músicos de altíssima qualidade, e que tinha em sua configuração músicos de extraordinária qualidade. Pena que não tenha seguido seu caminho por mais tempo, em virtude do ocorrido com o Magnífico Marcel Jacob.
Mas mesmo assim, a banda está garantida no Hall da Fama das Grandes Bandas de Rock de toda história.
Longa Vida ao Talisman !
Longa Vida ao Rock And Roll !



Quando da morte de Marcel Jacob, Jeff Scoto Soto enviou um comunicado à imprensa extremamente emotivo, e abaixo coloco a nota oficial assinada por ele:

“É com profundo pesar e remorso que eu, juntamente com outros membros do Talisman, estou anunciando que o nosso irmão, amigo de longa data e um dos maiores músicos com quem já tocamos, Marcel Jacob, já não está conosco a partir de hoje, terça-feira, 21 de julho de 2009. Marcel tirou sua própria vida depois de muitos anos de questões pessoais e de saúde que ele estava lutando. 
Estávamos a poucos dias de começar o que seria nosso 8º álbum de estúdio do Talisman juntos, celebrando o aniversário de 20 anos da banda. Falei com ele ontem acerca da finalização de detalhes para começarmos e tenho a notícia nesta tarde que meu amigo desistiu.
Gostaria que ele fosse lembrado por tudo aquilo que já me referi anteriormente, mas mais ainda, pela ajuda e influência de tantos músicos e compositores. Ele era uma alma quieta e gentil com uma paixão muito intensa pela sua arte. Estive ligado a ele desde 1984, ma sfoi quando nós começamos com o Talisman que realmente ele se tornou um irmão, um dos amigos mais queridos.
É muito cedo para dizer qualquer coisa, mas eu pretendo organizar um memorial pelo seu legado, apesar de não ser conhecido pelo grande público, para os que vêem-no como o gênio que eu sei que ele era.
Descanse em paz meu amigo, você fará falta, você estará no meu coração para sempre e eu vou te ver do outro lado... espero que agora você realize seu sonho e toque com Phil Lynott!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário