terça-feira, 27 de outubro de 2015

The Brazil's True Rock - 14. Impacto Cinco

IMPACTO CINCO: Uma Grande Banda de Rock Clássico Setentista.


Era 1975, quando o grupo potiguar Impacto Cinco, conhecido como uma banda de baile, foi parar nos estúdios da gravadora CBS para gravar o LP Lágrimas Azuis. Naquela época o quinto não fazia idéia que estava provocando fortes marcas na história do Rock Brasuca, pois atualmente o álbum é um dos 10 mais cobiçados do rock brasileiro, mencionado em sites especializados e em leilões internacionais. 
Esse foi o segundo e último disco da carreira do grupo que ocupou durante uma semana o estúdio da gravadora. O material já havia sido exaustivamente ensaiado e a direção musical coube a Gileno de Azevedo, Leno (o ex-parceiro de Lílian). Das 11 faixas, apenas cinco são de autoria dos rapazes do grupo (Fuga, Viver Triste, Lágrimas Azuis, Um bom lugar e Muito tempo de som). Leno assinou três canções Tudo vai mudar (amanhã), Carmem, Carmem e Sentado no Arco-Íris que ele compôs em parceria com Raul Seixas. 


A música de abertura foi entregue ao piauiense Piska, compositor de Mãos de seda, coração de ferro. Eles ainda gravaram o cover de Sábado (do guitarrista Frederyko) que também fez parte do álbum de estréia do grupo, lançado em 1970. Lembranças (Raulzinho e C.H.Gonçalves) completa o repertório do LP. 
O grupo era formado por Clauton (bateria, percussão e vocais), Poty Lucena (baixo e vocais), Etelvino (piano elétrico, órgão, sintetizador e vocais), Joca Costa (guitarras) e Lulinha (vocal). Quando o Impacto Cinco chegou ao Rio estava afinado para gravar o repertório, os anos de estrada como banda de baile, tocando durante cinco horas seguidas, davam a eles segurança para realizar o trabalho em um curto período de uma semana. Para o guitarrista Joca Costa, ainda ligado ao meio musical nos dias de hoje, a CBS, que tinha em seu cast nomes internacionais, como Aerosmith, além do próprio Roberto Carlos, estava concedendo uma chance à banda potiguar. A afirmação foi feita durante uma entrevista ao jornalista Rodrigo Hammer, publicada na edição no número 3 da Revista Brouhaha. ‘‘Éramos algo muito à frente para a época’’, declarou o tecladista Etelvino, na mesma matéria. Na capa do álbum, quatro dos cinco componentes do Impacto Cinco aparecem fumando, seguindo o estilo revolucionário da época. 

Fonte:
Texto de Hayssa Pacheco, publicado originalmente no Jornal Diário de Natal

Formação
   Etelvino Caldas – teclados e vocais
   Lulinha - vocais
   Joca Costa - guitarra
   Clauton – bateria, percussão e vocal
   Poty Lucena – contrabaixo e vocal

Discografia
   1973 - Impacto V
   1975 - Lágrimas Azuis
   1983 - Rio Potengi


IMPACTO CINCO : Um Bom Lugar


IMPACTO CINCO : Tudo Vai Mudar Amanhã


IMPACTO CINCO : Lágrimas Azuis Full Álbum 1975




O Impacto Cinco foi outra Grande Banda de Rock Brasuca totalmente ignorada pela mídia.
Longa Vida ao Impacto Cinco !
Longa Vida ao Rock And Roll !


Nenhum comentário:

Postar um comentário