sábado, 14 de dezembro de 2019

Cold Chisel

Outra Banda Australiana das boas ... e desconhecida!



Cold Chisel é uma banda australiana de Pub Rock, formada em Adelaide em 1973 por Ian Moss na guitarra e nos vocais, Steve Prestwich na bateria e Don Walker no piano e teclados. Logo eles se juntaram a Jimmy Barnes nos vocais principais e, em 1975, Phil Small se tornou seu baixista. O grupo se desfez no final de 1983, mas posteriormente se reformou várias vezes. O musicólogo Ian McFarlane escreveu que eles se tornaram "um dos grupos mais amados da Austrália", bem como "uma das melhores bandas ao vivo", fundindo "uma combinação de rock'n'roll, hard rock e soul'n'blues rock-house que era desafiadoramente australiano. em perspectiva ".
Sete de seus álbuns de estúdio alcançaram o top cinco da Austrália, Breakfast at Sweethearts (fevereiro de 1979), East (junho de 1980), Circus Animals (março de 1982, nº 1), Twentieth Century (abril de 1984, nº 1), The Last Wave of Summer (outubro de 1998, nº 1), No Plans (abril de 2012) e The Perfect Crime (outubro de 2015). Seus dez primeiros singles são " Forever Now " (1982), " Hands Out of My Pocket " (1994) e " The Things I Love in You " (1998). 


No ARIA Music Awards de 1993, eles foram incluídos no Hall of Fame. Em 2001, a Australasian Performing Right Association (APRA) listou seu single " Khe Sanh " (maio de 1978), no 8º lugar entre as melhores músicas australianas de todos os tempos. Circus Animals foi listado no número 4 do livro, 100 melhores álbuns australianos (outubro de 2010), enquanto East apareceu no número 53. Eles ganharam o Ted Albert Award por excelentes serviços de música australiana no APRA Music Awards de 2016. A popularidade do Cold Chisel é amplamente restrita à Austrália e Nova Zelândia, com suas músicas e musicalidade destacando a vida da classe trabalhadora. O seu baixista (1973-75), Les Kaczmarek, morreu em dezembro de 2008; Steve Prestwich morreu de um tumor no cérebro em janeiro de 2011.
Cold Chisel originalmente se formou como Orange em Adelaide em 1973 como uma banda de heavy metal de Ted Broniecki nos teclados, Les Kaczmarek no baixo, Ian Moss na guitarra e vocais, Steve Prestwich na bateria e Don Walker no piano. Seu material inicial incluía versões de músicas do Free e do Deep Purple. Broniecki saiu em setembro de 1973 e o cantor de dezessete anos, Jimmy Barnes - ligou para Jim Barnes durante sua carreira inicial - juntou-se em dezembro.


O grupo mudou de nome várias vezes antes de se estabelecer no Cold Chisel em 1974, após uma música de Walker com esse título. O relacionamento de Barnes com os outros era volátil: ele freqüentemente brigava com Prestwich e deixou a banda várias vezes. Durante esses períodos, Moss lidaria com os vocais até Barnes retornar. Walker emergiu como o compositor principal do grupo e passou 1974 em Armidale, completando seus estudos em mecânica quântica. O irmão mais velho de Barnes, John Swan, era membro do Cold Chisel nessa época, fornecendo vocais e percussão. Após vários incidentes violentos, incluindo espancar um roadie, ele foi demitido. Em meados de 1975, Barnes partiu para se juntar à Fraternity como substituto de Bon Scott nos vocais principais, ao lado de Swan na bateria e nos vocais. Kaczmarek deixou o Cold Chisel em 1975 e foi substituído por Phil Small no baixo. Em novembro daquele ano, sem Barnes, eles gravaram suas primeiras demos.
Em maio de 1976, o Cold Chisel se mudou para Melbourne, mas "frustrado com a falta de progresso", eles se mudaram para Sydney em novembro. Em maio do ano seguinte, Barnes disse a seus colegas que ele iria embora novamente. A partir de julho, ele se juntou a Feather por algumas semanas, nos vocais co-liderados com Swan - eles eram um grupo de hard rock de Sydney, que evoluiu de Blackfeather. Uma apresentação de despedida de Cold Chisel, com Barnes a bordo, correu tão bem que o cantor mudou de idéia e voltou. No mês seguinte, o Warner Music Group assinou o grupo.

Nos primeiros meses de 1978, o Cold Chisel gravou seu primeiro álbum com seu gerente e produtor, Peter Walker (ex- Bakery). Todas as faixas foram escritas por Walker, exceto "Juliet", onde Barnes compôs sua melodia e Walker a letra. Cold Chisel foi lançado em abril e incluía músicos de estúdio convidados: Dave Blight na gaita (que se tornou um convidado regular no palco) e saxofonistas Joe Camilleri e Wilbur Wilde (de Jo Jo Zep & The Falcons). O musicólogo australiano Ian McFarlane descreveu como "[falhou] em capturar o renomado poder de fogo ao vivo da banda, apesar da presença de artistas favoritos como 'Khe Sanh', 'Home and Broken Hearted' e 'One Long Day'". Chegou ao top 40 do Kent Music Report e foi certificado como um disco de ouro para o envio de 35000 unidades.



Em maio de 1978, " Khe Sanh ", foi lançado como seu single de estréia, mas foi declarado ofensivo demais para o rádio comercial devido à implicação sexual da letra: "Suas pernas estavam frequentemente abertas / Mas suas mentes estavam sempre fechadas". No entanto, foi tocado regularmente na estação de rádio juvenil de Sydney, Double J, que não estava sujeita às restrições, pois fazia parte da Australian Broadcasting Corporation (ABC). Outro programa da ABC, os produtores da Countdown pediram que mudassem a letra, mas eles recusaram. Apesar de tais contratempos, "Khe Sanh" alcançou a 41ª posição na parada de singles do Kent Music Report. Tornou-se a música de assinatura do Cold Chisel e era popular entre seus fãs. Mais tarde, eles remixaram a faixa, com vocais regravados, para inclusão na versão internacional de seu terceiro álbum, East (junho de 1980).
O próximo lançamento da banda foi uma música estendida ao vivo de cinco faixas, You're Thirteen, You're Beautiful e You're Mine, em novembro de 1978. McFarlane observou: "Capturou a banda a seu favor, disparado por versões estridentes de 'Carrossel' de Walker e 'Coisa Selvagem' de Chip Taylor." Foi gravado no Regent Theatre de Sydney em 1977, quando eles tiveram o Midnight Oil como um dos atos de apoio. O escritor australiano Ed Nimmervoll descreveu uma apresentação típica de Cold Chisel: "Todo mundo estava falando sobre eles de qualquer maneira, atraídos pelas músicas, e a presença de Jim Barnes no palco, agachada, suando, enquanto ele rugia seus vocais no microfone no topo. dos pulmões ". O EP chegou ao 35º lugar na parada de singles do Kent Music Report. 

"Merry Go Round" foi regravada para seu segundo álbum de estúdio, Breakfast at Sweethearts (fevereiro de 1979). Isso foi gravado entre julho de 1978 e janeiro de 1979 com o produtor Richard Batchens, que já havia trabalhado com Richard Clapton, Sherbet e Blackfeather. Batchens suavizou as arestas da banda e tentou dar às músicas um som sofisticado. Com relação a essa abordagem, a banda estava insatisfeita com o produto final. Ele alcançou o número 4 e foi o álbum mais vendido na Austrália por um artista local naquele ano; foi certificado em platina para envio de 70000 cópias. A maioria de suas faixas foi escrita por Walker, com Barnes e Walker no single principal, "Goodbye (Astrid, Goodbye)" (setembro de 1978), e Moss contribuíram para "Dresden". "Goodbye (Astrid, Goodbye)" se tornou um favorito ao vivo e foi coberto pelo U2 durante turnês australianas na década de 1980. 


O Cold Chisel obteve sucesso nas paradas nacionais e aumentou a popularidade de seus fãs sem o uso significativo de rádio comercial ou apoio da Countdown. Os membros desenvolveram reputação de comportamento selvagem, principalmente Barnes, que alegou ter feito sexo com mais de 1000 mulheres e que consumia mais de uma garrafa de vodka todas as noites durante a apresentação. No final de 1979, cortando seu relacionamento com Batchens, Cold Chisel escolheu Mark Opitz para produzir o próximo single, " Choirgirl " (novembro). É uma composição de Walker que lida com a experiência de uma jovem mulher com aborto. Apesar do assunto, alcançou o número 14.
"Choirgirl" abriu o caminho para o terceiro álbum de estúdio do grupo, East (junho de 1980), com a produção de Opitz. Gravado durante dois meses no início de 1980, East, alcançou o segundo lugar e é o segundo álbum mais vendido por um artista australiano naquele ano. Gregg Flynn, do Australian Women's Weekly, observou: "[elas são] uma das poucas bandas australianas nas quais cada membro é capaz de escrever canções de sucesso". Apesar do domínio contínuo de Walker, os outros membros contribuíram com mais faixas para sua playlist, e este foi o primeiro álbum a ter músicas escritas por cada um. McFarlane descreveu como "um trabalho confiante e totalmente realizado, de enorme alcance". Nimmervoll explicou como: "Desta vez, tudo se encaixou, o som, as músicas, a reprodução ... O Oriente foi um triunfo. [O grupo] agora era a banda de rock número um na Índia."
O álbum variou de faixas de rock em frente, "Standing on the Outside" e "My Turn to Cry", a exercícios com sabor de rockabilly ("Rising Sun", escrito sobre o relacionamento de Barnes com sua então namorada Jane Mahoney) e canções de amor pop-atadas (" My Baby ", com Joe Camilleri no saxofone) a uma pungente balada de piano sobre a vida na prisão, "Four Walls". A arte da capa mostrava Barnes reclinada em uma banheira usando um lenço kamikaze em uma sala cheia de lixo e foi inspirada na pintura de Jacques-Louis David, em 1793, The Death of Marat. O álbum de Ian Moss, "Never Before", foi escolhido como a primeira música a ser transmitida na estação de rádio juvenil da ABC, Triple J, quando mudou para a banda FM naquele ano. Apoiando o lançamento do Oriente, o Cold Chisel embarcou na Juventude na Ásia em maio de 1980, que recebeu o nome de uma letra de "Star Hotel".


As apresentações do Youth in Asia Tour foram usadas para o álbum duplo ao vivo do Cold Chisel, Swingshift (março de 1981). Nimmervoll declarou: "[o grupo] abalou o que eles faziam com [este álbum]". Em março de 1981, a banda venceu sete categorias: Melhor Álbum Australiano, Realização Extraordinária, Melhor Compositor Gravado, Melhor Produtor Australiano, Melhor Design de Capa de Registro Australiano, Grupo Mais Popular e Mais Popular, na contagem regressiva / Semana da TV pop prêmios de música para 1980. Eles participaram da cerimônia no Sydney Entertainment Centre e deveriam se apresentar: no entanto, como protesto contra o envolvimento de uma revista de TV, eles se recusaram a aceitar qualquer troféu e terminaram a noite com "My Turn" chorar". Após um verso e refrão, eles destruíram o cenário e deixaram o palco.
O Swingshift estreou no nº 1, demonstrando seu status como o ato local mais vendido. Com uma lista de faixas um pouco diferente, East, foi lançada nos Estados Unidos e eles realizaram sua primeira turnê nos EUA em meados de 1981. Antes da turnê que eles lançaram, "My Baby", para o mercado da América do Norte e alcançou o top 40 na parada da Billboard, Mainstream Rock. Eles eram geralmente populares como um show ao vivo por lá, mas a filial americana de sua gravadora fez pouco para promover o álbum. De acordo com o biógrafo de Barnes, Toby Creswell, em um ponto eles foram levados a um escritório para ouvir a fita mestra dos EUA e descobriram que ela apresentava sibilos substanciais e outros ruídos ambientais, o que tornava quase impossível sua liberação. Não obstante, o álbum alcançou a região mais baixa da Billboard 200 em julho. O grupo foi vaiado do palco depois de uma performance sem brilho em Dayton, Ohio, em maio de 1981, abrindo para Ted Nugent. Outros slots de suporte foram para Cheap Trick, Joe Walsh, Heart e Marshall Tucker Band. O público europeu aceitou mais a banda australiana e desenvolveu uma base de fãs na Alemanha. 


Em agosto de 1981, Cold Chisel começou a trabalhar em um quarto álbum de estúdio, Circus Animals (março de 1982), novamente com a produção de Opitz. Para lançar o álbum, a banda se apresentou sob uma tenda de circo no Wentworth Park, em Sydney, e excursionou pesadamente mais uma vez, incluindo um show em Darwin que atraiu mais de 10% da população da cidade. Ele alcançou o primeiro lugar na Austrália e na parada oficial da Nova Zelândia. Em outubro de 2010, foi listado no número 4 do livro, 100 melhores álbuns australianos, pelos jornalistas de música Creswell, Craig Mathieson e John O'Donnell.
Seu single principal, " You Got Nothing I Want " (novembro de 1981), é uma faixa agressiva de hard rock escrita por Barnes, que atacou a indústria americana por lidar com a banda em sua recente turnê. A música causou problemas para Barnes quando mais tarde ele tentou entrar no mercado americano como artista solo; executivos seniores de música continuaram a segurá-lo contra ele. Como seu antecessor, Circus Animals, continha canções de estilos contrastantes, com faixas mais difíceis como "Bow River" e "Hound Dog" ao lado de baladas mais amplas, como os próximos dois singles, " Forever Now " (março de 1982) e " Quando a guerra acabou " (agosto), ambos são escritos por Prestwich. "Forever Now" é o single mais alto em dois mercados da Austrália: o número 4 no Kent Music Report Singles Chart e o número 2 no Official New Zealand Music Chart.
"When the War Is Over" é a faixa mais coberta do Cold Chisel - Uriah Heep incluiu uma versão em seu álbum de 1989, Raging Silence; John Farnham gravou enquanto ele e Prestwich eram membros da Little River Band em meados da década de 1980 e novamente para seu álbum solo de 1990, Age of Reason. A música também foi o hit número 1 do ex - concorrente do Australian Idol, Cosima De Vito, em 2004 e foi interpretada por Bobby Flynn durante a temporada de 2006 do programa. "Forever Now" foi coberto, como uma valsa campestre, pela banda australiana Reels.
O sucesso fora da Australásia continuou a iludir o Cold Chisel e o atrito ocorreu entre os membros. Segundo McFarlane, "[as] tentativas fracassadas de invadir o mercado americano representaram um grande golpe ... [sua] rocha terrestre e de alta energia foi ignorada". No início de 1983, eles fizeram uma turnê pela Alemanha, mas os shows foram tão ruins que, no meio da turnê, Walker levantou o teclado e saiu do palco durante um show. Depois de retornar à Austrália, Preswtich foi demitido e substituído por Ray Arnott, ex- roqueiro progressivo da década de 1970, Spectrum e country, Dingoes.
Depois disso, Barnes solicitou um grande avanço da administração. Agora casado e com uma criança pequena, gastos exorbitantes o deixaram quase sem dinheiro. Seu pedido foi recusado, pois havia um acordo permanente de que qualquer adiantamento a um membro da banda teria que ser pago a todos os outros. Após uma reunião em 17 de agosto, durante a qual Barnes deixou a banda, foi decidido que o grupo se separaria. Uma série de concertos de despedida, The Last Stand, foi planejada e um álbum de estúdio final, Twentieth Century (fevereiro de 1984), foi gravado. Prestwich retornou para a turnê, que começou em outubro. Antes dos últimos quatro shows programados em Sydney, Barnes perdeu a voz e essas datas foram adiadas para meados de dezembro.


As apresentações finais da banda ocorreram no Sydney Entertainment Centre de 12 a 15 de dezembro de 1983 - dez anos desde sua primeira aparição ao vivo como Cold Chisel em Adelaide - o grupo então se desfez. Os shows de Sydney formaram a base de um filme de concerto, The Last Stand (julho de 1984), que se tornou o documentário de concerto lançado pelo cinema por uma banda australiana mais vendida na época. Outras gravações da turnê foram usadas em um álbum ao vivo, The Barking Spiders Live: 1983 (1984), o título é uma referência ao pseudônimo que o grupo ocasionalmente usava quando fazia shows de aquecimento antes das turnês. Alguns também foram usados ​​como b-sides para um pacote de três CDs, Three Big XXX Hits, lançado antes do lançamento de seu álbum de compilação de 1994, Teenage Love.
Durante os intervalos da turnê, o século XX, foi gravado. Foi um processo fragmentário, espalhado por vários estúdios e sessões, pois os membros individuais frequentemente se recusavam a trabalhar juntos - tanto Arnott (em dez faixas) quanto Prestwich (em três faixas) são gravados como bateristas. O álbum alcançou o primeiro lugar e forneceu os singles "Saturday Night " (março de 1984) e "Flame Trees" (agosto), os quais continuam sendo os principais rádios. "Flame Trees", co-escrito por Prestwich e Walker, recebeu o título da série da BBC, The Flame Trees of Thika, embora tenha sido liricamente inspirado pela cidade natal do organista, Grafton. Barnes mais tarde gravou uma versão acústica para seu álbum solo de 1993, Flesh and Wood, e também foi coberto por Sarah Blasko em 2006.


Barnes lançou sua carreira solo em janeiro de 1984, que já forneceu nove álbuns de estúdio número um na Austrália e vários singles de sucesso, incluindo " Too Much Ain't Enough Love ", que alcançou o primeiro lugar. Ele gravou com o INXS, Tina Turner, Joe Cocker e John Farnham para se tornar um dos cantores de rock mais populares do país. Prestwich ingressou na Little River Band em 1984 e apareceu nos álbuns Playing to Win e No Reins, antes de partir em 1986 para se juntar à banda de Farnham. Moss, Small e Walker fizeram longas pausas na música.
Small manteve um perfil discreto como membro de uma variedade de grupos menores, Pound, Earls of Duke e Outsiders. Walker formou o Catfish em 1988, ostensivamente uma banda solo com membros variáveis, que incluía Moss, Charlie Owen e Dave Blight às vezes. O Catfish tocou um aspecto moderno do jazz e as gravações durante esta fase atraíram pouco sucesso comercial. Durante 1988 e 1989, Walker escreveu várias faixas para Moss, incluindo os singles "Tucker's Daughter" (novembro de 1988) e "Telephone Booth" (junho de 1989), que apareceram no álbum solo de estreia de Moss, Matchbook (agosto de 1989). Tanto o álbum como "Tucker's Daughter" alcançaram o primeiro lugar. Moss ganhou cinco troféus no ARIA Music Awards de 1990. Seus outros álbuns solo tiveram menos sucesso nas paradas ou prêmios.  
Ao longo da década de 1980 e na maior parte da década de 1990, o Cold Chisel foi cortejado, mas recusou-se, a certa altura recusando uma oferta de US $ 5 milhões para fazer um único show em cada uma das principais capitais estaduais da Austrália. Moss e Walker frequentemente colaboraram em projetos, nem trabalharam com Barnes até que Walker escreveu "Stone Cold", para o sexto álbum de estúdio da cantora, Heat (outubro de 1993). O par gravou uma versão acústica para Flesh and Wood (dezembro). Graças principalmente ao airplay de rádio contínuo e ao sucesso solo de Barnes, o legado de Cold Chisel permaneceu solidamente intacto. No início dos anos 90, o grupo havia ultrapassado 3 milhões de vendas de álbuns, a maioria vendida desde 1983. O álbum de compilação de 1991, Chisel, foi reeditado e reembalado várias vezes, uma vez com o EP de 1978, deletado há muito tempo, como um disco bônus e uma segunda vez em 2001 como um álbum duplo. O álbum da trilha sonora Last Stand foi finalmente lançado em 1992. Em 1994, foi lançado um álbum completo de demo inédita e rara de gravações ao vivo, Teenage Love, que produziu três singles.


Cold Chisel se reuniu em outubro de 1997, com a formação de Barnes, Moss, Prestwich, Small e Walker. Eles gravaram seu sexto álbum de estúdio, The Last Wave of Summer (outubro de 1998), de fevereiro a julho com os membros da banda coproduzindo. Eles o apoiaram em uma turnê nacional. O álbum estreou no número um na tabela de álbuns da Aria. Em 2003, eles se reorganizaram para a turnê de Ringside e em 2005 novamente para se apresentar em benefício das vítimas do tsunami do Boxing Day no Myer Music Bowl, em Melbourne. O baixista fundador, Les Kaczmarek, morreu de insuficiência hepática em 5 de dezembro de 2008, aos 53 anos. Walker o descreveu como "um homem maravilhoso e sedutor em todos os aspectos".
Em 10 de setembro de 2009, a Cold Chisel anunciou que iria se reformar para uma apresentação única no evento Sydney 500 V8 Supercars em 5 de dezembro. A banda se apresentou no ANZ Stadium para a maior multidão de sua carreira, com mais de 45.000 fãs presentes. Eles fizeram um único show ao vivo em 2010: no Deniliquin ute muster em outubro. Em dezembro, Moss confirmou que o Cold Chisel estava trabalhando em um novo material para um álbum.


Em janeiro de 2011, Steve Prestwich foi diagnosticado com um tumor cerebral; ele foi operado em 14 de janeiro, mas nunca recuperou a consciência e morreu dois dias depois, aos 56 anos. Todos os seis álbuns de estúdio do Cold Chisel foram relançados em formatos digital e CD em meados de 2011. Três álbuns apenas digitais foram lançados, Never Before, Beyond e Covered, além de um novo álbum de compilação, The Best of Cold Chisel: All for You, que alcançou o número 2 no ranking Aria. A turnê Light the Nitro, de trinta dias, foi anunciada em julho, juntamente com a notícia de que o ex-baterista do Divinyls e Catfish, Charley Drayton, havia substituído Prestwich. A maioria dos shows esgotou em poucos dias e novas datas foram anunciadas mais tarde para o início de 2012.
No Plans, seu sétimo álbum de estúdio, foi lançado em abril de 2012, com a produção de Kevin Shirley, que alcançou o segundo lugar. O australiano Stephen Fitzpatrick classificou-o como quatro e meia de cinco e encontrou sua faixa principal, "All for You", "fala de redenção; da capacidade de um homem de fazer algo de si mesmo através do amor". A faixa, "I Got Things To Do", foi escrita e cantada por Prestwich, que Fitzpatrick descreveu como "o final agridoce" e tinha "uma faixa vocal que os outros membros da banda não sabiam que existia até depois de sua morte. "No meio de 2012, eles fizeram uma curta turnê pelo Reino Unido e tocaram com Soundgarden e Mars Volta no Hard Rock Calling no Hyde Park de Londres.


O oitavo álbum de estúdio do grupo, The Perfect Crime, apareceu em outubro de 2015, novamente com a produção de Shirley, que alcançou o segundo lugar. Martin Boulton, do The Sydney Morning Herald, classificou-o em quatro em cinco estrelou e explicou: "[eles] trabalham incrivelmente duro, não pegam nenhum atalho e tocam o inferno das músicas" onde o álbum "se aprofunda ainda mais nas raízes do rock'n'roll, com o compositor principal [Walker] esculpindo o teclas, o guitarrista [Moss], tanto corajoso quanto sublime, e a sala de máquinas [Small / Drayton] disparando em cada cilindro. A voz de Barnes parece gasta, maravilhosa e melhor do que nunca."




As músicas de Cold Chisel eram sobre experiências distintamente australianas, um fator frequentemente citado como um dos principais motivos da falta de apelo internacional da banda. "Saturday Night" e "Breakfast at Sweethearts" foram observações da experiência urbana do distrito de Kings Cross, em Sydney, onde Walker viveu por muitos anos. "Misfits", que apareceu no lado b de "My Baby", era sobre crianças sem-teto nos subúrbios em torno de Sydney. Músicas como "Shipping Steel" e "Standing on The Outside" eram hinos da classe trabalhadora e muitos outros apresentavam personagens presos em existências cotidianas e mundanas, ansiando pelos bons tempos do passado ("Flame Trees") ou por algo melhor da vida (Rio Bow).
Ao lado de contemporâneos como The Angels e Midnight Oil, Cold Chisel foi reconhecido como um dos mais dinâmicos shows ao vivo de seus dias e, desde o início de sua carreira, os concertos rotineiramente se tornaram eventos esgotados. Mas a banda também era famosa por seu estilo de vida selvagem, particularmente Barnes, que bebia muito, que desempenhou seu papel como um dos homens selvagens do rock australiano, nunca visto no palco sem pelo menos uma garrafa de vodka e muitas vezes tão bêbado ele mal conseguia ficar de pé. Apesar disso, em 1982 ele era um homem de família dedicado que se recusou a fazer turnê sem a esposa e a filha. Todos os outros membros da banda também foram estabelecidos ou casados; Ian Moss teve um relacionamento de longo prazo com a atriz Megan Williams, (ela até cantou no século XX), cuja persona pública dificilmente poderia ter sido mais diferente.
Era a imagem pública da banda que frequentemente os comparava menos favoravelmente com outros atos importantes como Midnight Oil, cuja música e política (embora um pouco mais evidentes) eram frequentemente semelhantes, mas cuja imagem e reputação eram mais claras. O Cold Chisel permaneceu imensamente popular, no entanto, e em meados da década de 1990, eles continuaram a vender discos a uma taxa tão consistente que se tornaram a primeira banda australiana a alcançar vendas mais altas após sua divisão do que nos anos ativos.
No ARIA Music Awards de 1993, eles foram incluídos no Hall of Fame. Enquanto reembalagens e compilações foram responsáveis ​​por grande parte dessas vendas, o Teenage Love de 1994 forneceu dois de seus singles, que foram os dez principais hits. Quando o grupo finalmente se reformou em 1998, o álbum resultante também foi um grande sucesso e a turnê de acompanhamento esgotou quase imediatamente. Em 2001, a Australasian Performing Right Association (APRA) listou seu single "Khe Sanh" (maio de 1978), no 8º lugar entre as melhores músicas australianas de todos os tempos.
Cold Chisel foi um dos primeiros artistas australianos a se tornar objeto de um grande álbum de homenagem. Em 2007, Standing on the Outside: The Songs of Cold Chisel foi lançado, apresentando uma coleção de músicas da banda executadas por artistas como The Living End, Evermore, Something for Kate, Pete Murray, Katie Noonan, You Am I, Paul Kelly, Alex Lloyd, Thirsty Merc e Ben Lee, muitos deles crianças quando o Cold Chisel se separou pela primeira vez e alguns, como os membros do Evermore, nem nasceram. Circus Animals foi listado no número 4 do livro, 100 melhores álbuns australianos (outubro de 2010), enquanto o leste apareceu no número 53. Eles ganharam o prêmio Ted Albert por excelentes serviços de música australiana no APRA Music Awards de 2016.

Membros atuais
     Ian Moss - guitarra, vocal (1973-1984, 1998, 2003, 2009-presente)
     Don Walker - teclados, vocais de fundo (1973–1984, 1998, 2003, 2009-presente)
     Jimmy Barnes - vocais, guitarra (1973–1984, 1998, 2003, 2009 – presente)
     Phil Small - baixo, vocal de apoio (1975–1984, 1998, 2003, 2009-presente)
     Charley Drayton - bateria, vocal de apoio (2011-presente)

Membros antigos
     Steve Prestwich - bateria, vocais de fundo (1973–1983; faleceu em 2011)
     Les Kaczmarek - baixo (1973-1975; falecido em 2008)
     John Swan - percussão, backing vocal (1975)
     Ray Arnott - bateria (1983-1984)

Músicos adicionais
     Dave Blight - gaita
     Billy Rodgers - saxofone
     Jimmy Sloggett - saxofone
     Andy Bickers - saxofone
     Renée Geyer - vocal de acompanhamento
     Venetta Fields - vocal de acompanhamento
     Megan Williams - vocal de apoio
     Peter Walker - violão
     Joe Camilleri - saxofone
     Wilbur Wilde - saxofone

Álbuns


Cold Chisel (1978)



Breakfast at Sweethearts (1979)



East (1980)



Circus Animals (1982)



Twentieth Century (1984)



The Last Wave of Summer (1998)



No Plans (2012)



The Perfect Crime (2015)



Blood Moon (2019)
 



Cold Chisel: Getting The Band Back Together [Official Video]



Cold Chisel: Buried Treasure




Cold Chisel: Accident Prone




Cold Chisel: Cheap Wine [Official Video]



Cold Chisel: Cheap Wine (Live)



Cold Chisel: Flame Trees










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