domingo, 5 de setembro de 2021

Southern Rock



Southern Rock é um subgênero da música Rock e um gênero da cultura americana. Ele se desenvolveu no sul dos Estados Unidos a partir do Rock and Roll, música country e Blues e concentra-se geralmente em guitarras elétricas e vocais. O autor Scott B. Bomar especula que o termo "Southern Rock" pode ter sido cunhado em 1972 por Mo Slotin, escrevendo para o jornal underground de Atlanta, The Great Speckled Bird, em uma resenha de um show da Allman Brothers Band.


1. Visão geral

O apogeu do Rock sulista na década de 1970 começou com o lançamento em 1973 do álbum Allman Brothers Band 's Brothers and Sisters, com seu grande sucesso "Ramblin' Man" e outras músicas com inflexão sulista, como "Jessica". Este álbum foi uma partida do trabalho anterior dos Allman Brothers, que até a morte do líder da banda Duane Allman no final de outubro de 1971 tinha sido puramente Blues Rock.

Capa do disco "Brothers and Sisters" do The Allman Brothers Band

A canção "Blue Sky" de Dickey Betts, que apareceu no disco Eat a Peach de 1972, foi a única música gravada durante a era Duane Allman que poderia, em retrospecto, ser vista como uma ponte para o Rock sulista. A ascensão de Betts como líder da banda após a morte de Allman e então Berry Oakley, o baixista original da banda, mudou a direção da banda - e da música pop americana em geral - em direção a um som mais sulista.

The Allman Brothers Band

A Marshall Tucker Band também era conhecida por incorporar instrumentos como a flauta e o saxofone em seu som country Rock. Outros atos associados à primeira onda de Southern Rock foram Elvin Bishop, Wet Willie, ZZ Top e Lynyrd Skynyrd. No início dos anos 1970, outra onda de grupos de hard Rock sulista emergiu. Sua música enfatizava ritmos boogie e guitarra rápida com letras exaltando os valores, aspirações - e excessos - dos jovens adultos da classe trabalhadora do sul. A música em si é fortemente influenciada pela cena do Rock elétrico do final dos anos 60.
A década de 1990 também viu a influência do Rock sulista. Os Black Crowes, que eram de Atlanta, Geórgia, misturaram o som de bandas como Led Zeppelin e Rolling Stones com o toque sulista da Allman Brothers Band. Além disso, grupos de Rock alternativo como Kings of Leon combinam Rock sulista com Rock de garagem, country alternativo e Rock de Blues. Vários dos grupos de Rock sulista de hard Rock originais do início dos anos 1970 ainda estão se apresentando hoje, como Lynyrd Skynyrd, The Marshall Tucker Band, Molly Hatchet, ZZ Top e Wet Willie. Os membros da Allman Brothers Band decidiram parar de tocar em 2014 e continuar com diferentes projetos como Government Mule e Tedeschi Trucks Band. Desde cerca de 2017, a Allman Betts Band com Devon Allman e Duane Betts, filhos dos membros originais da Allman Brothers Band Gregg Allman e Dickey Betts começaram a fazer turnês, assim, o bastão foi passado para a próxima geração.


2. História

a) 1950 e 1960: origens

As origens da música Rock residem principalmente na música do sul dos Estados Unidos, e muitas estrelas da primeira onda do Rock and Roll dos anos 1950, como Bo Diddley, Elvis Presley, Little Richard, Buddy Holly, Fats Domino e Jerry Lee Lewis vieram do Deep Sul. No entanto, a invasão britânica e a ascensão do Folk Rock e do Rock psicodélico em meados dos anos 1960 mudaram o foco da nova música Rock do sul rural para grandes cidades como Liverpool , Londres , Los Angeles, Nova York e São Francisco . No início dos anos 1960, o fundador do Blues-Rock, Lonnie Mack, mesclou perfeitamente uma série de gêneros musicais de raiz em preto e branco dentro da estrutura do Rock. O historiador musical Dick Shurman considera as gravações de Mack daquela época "um protótipo do que mais tarde poderia ser chamado de Southern Rock". No final dos anos 1960, bandas de Blues Rock como Canned Heat (de Los Angeles), Creedence Clearwater Revival (de El Cerrito, Califórnia) e The Band (canadense, embora o baterista Levon Helm fosse natural de Arkansas) estavam sob a influência do Blues sulista, boogie e música country.

b) 1970: pico de popularidade

The Allman Brothers Band, com sede em Macon, Geórgia, fez sua estreia nacional em 1969 e logo ganhou seguidores leais. Seu som de Blues Rock, por um lado, incorporou longas jams informados pelo jazz e música clássica, e por outro lado se inspirou em elementos nativos do country e do Folk. Eles também foram contemporâneos em sua entrega de guitarra elétrica e teclado. Gregg Allman comentou que "Southern Rock" era um termo redundante, como "Rock Rock". The Marshall Tucker Band, de Roebuck, Carolina do Sul, abriu muitos dos shows da The Allman Brothers Band e criativamente parecido com a The Allman Brothers Band, usando elementos de Blues, country Rock e Blues Rock em sua música. "Can't You See" e "Heard it in a Love Song" incorporaram a flauta em sua música.
Vagamente associados à primeira onda do Rock sulista estavam bandas como Barefoot Jerry e Charlie Daniels da Carolina do Norte. Charlie Daniels, um violinista barbudo com um talento especial para canções novas , deu ao Rock sulista seu hino que se identificava com seu sucesso de 1975 "The South's Gonna Do It", cuja letra mencionava todas as bandas acima, proclamando: "Tenha orgulho de você ser um rebelde / Porque o Sul vai fazer isso de novo. " Um ano antes, Daniels havia fundado o Volunteer Jam, um show anual com tema Southern Rock realizado no Tennessee. Os Outlaws de Tampa, Flórida, trouxeram licks de bluegrass para sua música.

Charlie Daniels

A apresentação de Duane Allman nos dois álbuns do Hour Glass e em uma sessão do Hour Glass no início de 1968 no FAME Studios em Muscle Shoals, Alabama, chamou a atenção de Rick Hall, proprietário do FAME. Em novembro de 1968, Hall contratou Allman para tocar em um álbum com Wilson Pickett. O trabalho de Allman nesse álbum, Hey Jude (1968), conseguiu que ele fosse contratado como músico de sessão em tempo integral na Muscle Shoals e chamou a atenção de vários outros músicos, como Eric Clapton, que mais tarde relatou como ouviu a versão de Pickett de "Hey Jude"e ligou para a Atlantic Records para descobrir quem era o guitarrista: "Até hoje", disse Clapton, "nunca ouvi uma guitarra de Rock melhor tocando em um disco de R&B. É o melhor." A performance de Allman em "Hey Jude" surpreendeu o produtor e executivo da Atlantic Records, Jerry Wexler, quando Hall tocou por telefone para ele. Wexler imediatamente comprou o contrato de gravação de Allman com Hall e queria usá-lo em sessões com todos os tipos de artistas de R&B da Atlantic.

Duanne Allman

Conforme o distinto som de aço de gargalo elétrico de Duane Allman começou a amadurecer, ele evoluiu com o tempo para a voz musical do que viria a ser conhecido como Southern Rock, sendo captado e redefinido em seus próprios estilos por guitarristas de slides que incluíam o colega de banda Dickey Betts (após Morte de Allman), Rory Gallagher, Derek Trucks e Gary Rossington do Lynyrd Skynyrd. Duane Allman morreu em um acidente de motocicleta em 1971.
No início de 1970 outros grupos de Rock do sul surgiram, influenciado pelo Rock britânico e hard Rock som de guitarra: nomeadamente, o som de Keith Richards de Rolling Stones, exemplificadas por seu riff em "Brown Sugar", e o guitarrista do Free Paul Kossoff tocar guitarra em " All Right Now ". A música dos grupos de Rock mais pesado do Sul enfatizava ritmos boogie e guitarra rápida com letras exaltando os valores, aspirações - e excessos - dos jovens adultos da classe trabalhadora sulista, como o movimento country fora da lei. Lynyrd Skynyrd de Jacksonville, Flórida dominou este gênero até a morte do cantor principal Ronnie Van Zant e dois outros membros do grupo em um acidente de avião em 1977. Após este trágico acidente de avião, os membros Allen Collins e Gary Rossington começaram a Rossington Collins Band. BloodRock combinou Southern Rock, hard Rock, heavy metal e Rock psicodélico.

Paul Kossoff

Nem todos os artistas do Southern Rock se encaixam nos moldes acima. A Atlanta Rhythm Section (antigo Classics IV), os Amazing Rhythm Aces e também Orleans eram mais focados em harmonias vocais, e Le Roux da Louisiana variava de Southern boogie com sabor Cajun no início a um som de Rock de arena mais tarde, enquanto o Dixie O desdobramento Sea Level de Dregs e Allman Brothers explorou o crossover e a fusão de jazz. Wet Willie, Molly Hatchet , Blackfoot , ZZ Top , Johnny Winter e Black Oak Arkansas também eram músicos populares de Southern Rock na década de 1970.

c) 1980 e 1990: influência contínua

No início da década de 1980, a Allman Brothers Band e o Lynyrd Skynyrd se separaram e a Capricorn Records foi à falência. Atores principais do gênero (em particular, 38 Special) se enredaram no Rock de arena corporativa. Com a ascensão da MTV, new wave, R&B e glam metal, a maioria dos grupos de Southern Rock sobreviventes foram relegados a locais secundários ou regionais. Bandas como Molly Hatchet, Outlaws, Georgia Satellites , Widespread Panic e Kentucky Headhunters surgiram como bandas populares do sul no sudeste dos Estados Unidos durante as décadas de 1980 e 1990.
Durante a década de 1990, os Allman Brothers se reuniram e se tornaram uma forte presença em turnês e gravações novamente, e a cena das bandas de jam reavivou o interesse por música improvisada extensa. Encarnações de Lynyrd Skynyrd também se fizeram ouvir. Grupos de hard Rock com toques de Rock sulista, como Jackyl, renovaram algum interesse no Rock sulista.

Lynyrd Skynyrd

O REM da Geórgia lançou o álbum Fables of the Reconstruction, que invoca explicitamente a Era da Reconstrução no título e é considerado um álbum gótico sulista.
A década de 1990 também viu The Black Crowes ganhar popularidade com os lançamentos de Shake Your Money Maker (3x disco de platina), Southern Harmony e Musical Companion (estreia em #1 na Billboard 200 e certificado 2x platina) e Amorica (certificado Gold). Várias bandas do sul dos Estados Unidos (particularmente New Orleans com sua cena do metal), como Eyehategod, Acid Bath, Soilent Green, Corrosion of Conformity e Down, influenciado pelos Melvins, misturando metal do estilo Black Sabbath, hardcore punk e Southern Rock para dar forma ao que seria conhecido como sludge metal. As bandas de metal mais notáveis vêm do sudeste dos Estados Unidos. A maioria das bandas que tentaram este estilo perderam a popularidade, mas ainda existem algumas que pertencem ao gênero, como Maylene e Sons of Disaster , Pumpjack, Black Label Society e ocasionalmente Hellyeah .

d) 2000 até o presente

Kid Rock se inspirou no Rock sulista para seu single " I Am the Bullgod " e os álbuns Cocky (2001) e Rebel Soul (2012), assim como Uncle Kracker em seu álbum de 2002 No Stranger to Shame.
Em 2005, o cantor Bo Bice levou uma sensibilidade e aparência explicitamente do Rock sulista a um segundo lugar no programa de televisão American Idol normalmente orientado para o pop, com uma apresentação de " Whipping Post " de Allmans e mais tarde tocando " Free Bird " do Skynyrd e, com Skynyrd no palco com ele, "Sweet Home Alabama".
Southern Rock atualmente toca nas rádios dos Estados Unidos, mas principalmente em estações antigas e clássicas de Rock. Embora essa classe de música seja pouco tocada no rádio, ainda há seguidores de bandas mais antigas, como Lynyrd Skynyrd e os Allman Brothers, que tocam em locais com multidões consideráveis.
Bandas pós-grunge como Shinedown, Saving Abel, Thing, Saliva, 3 Doors Down, 12 Stones, Default, Black Stone Cherry e Theory of a Deadman incluíram um toque de Southern Rock em suas canções e gravaram versões cover de Southern clássicos do Rock como "Simple Man" e "Tuesday's Gone". O Metallica também fez um cover de "Tuesday's Gone" em seu álbum Garage Inc. Banda de Blues Rock / stoner Rock Five Horse Johnson também têm uma influência do Southern Rock em seu som.

Drive-By Truckers

Além disso, grupos de Rock alternativo como Drive-By Truckers, Bottle Rockets, Band of Horses, My Morning Jacket, Hester, State Line Mob, Steepwater Band, Greasy Grapes e Kings of Leon combinam o Rock sulista com gêneros mais brutos, como o garage Rock, country alternativo e Blues Rock. Muito do Rock sulista antigo (assim como outro Rock clássico) fez sua transição para o gênero country, estabelecendo-se ao longo das linhas de país fora da lei nos últimos anos. A influência do Rock sulista também pode ser vista nos gêneros metal e punk hardcore. Isso é apresentado por bandas como Maylene and the Sons of Disaster, Rebel Meets Rebel, He Is Legend, Nashville Pussy, the Showdown, Alabama Thunderpussy, Every Time I Die, Cancer Bats, Clutch, Once Nothing, Memphis May Fire, Àcid Bath, Down, e Of Mice & Men.

Alabama Thunderpussy

Vários dos grupos de Rock sulista de hard Rock originais do início dos anos 1970 ainda estão se apresentando em 2020. Esta lista inclui Atlanta Rhythm Section (ARS), Marshall Tucker Band, Molly Hatchet, Outlaws, Lynyrd Skynyrd, ZZ Top, Canned Heat, Black Oak Arkansas, 38 Betts Special e Dickey. Novos grupos como Dixie Witch, The Marcus King Band, Widespread Panic, The Black Crowes, Gov't Mule, Blackberry Smoke, JJ Gray & Mofro, a Derek Trucks Band e Allman Betts Band estão dando continuidade à forma de arte do Rock sulista.

Widespread Panic

Um número de livros na década de 2000 têm narrou a história do Sul do Rock, incluindo Randy Poe Skydog - O Duane Allman História e Rolling Stone escritor Mark Kemp 's Dixie Lullaby: A Story of Music, Race & New Beginnings em New South. Mais recentemente Turn It Up foi lançado por Ron Eckerman (ex-manager e sobrevivente do acidente de avião do Lynyrd Skynyrd). O sociólogo Jason T. Eastman analisa o Rock sulista contemporâneo para ilustrar as mudanças na identidade sulista de hoje em seu livro The Southern Rock Revival: The Old South in a New World.
Bandas mais novas como Deadstring Brothers, Fifth on the Floor e Whitey Morgan e os 78 combinam o som do Southern Rock com country, bluegrass e Blues. Isso foi impulsionado por gravadoras como Bloodshot Records e Lost Highway Records.


3. Lista das Principais bandas de Southern Rock

Esta é uma lista de bandas de Southern Rock que se enquadram em uma das quatro categorias a seguir, com um sinal indicando-as como tal após a descrição.

(1) Bandas de Rock sulista tradicionais ou mainstream

(2) Bandas de Southern Metal

(3) Bandas (Rock ou hard Rock) que citam a influência do Rock sulista 

(4) Bandas que podem não ser necessariamente Rock sulista tradicional, mas fundem qualidades do Rock sulista com outro gênero, formando uma espécie de sub-subgênero Alt. Southern Rock. Essas fusões incluem, mas não estão limitadas a: country, bluegrass, punk, indie, etc.


0–9
38 Special (1)


A
A Thousand Horses (1)
Alabama (1)
Alabama Shakes (1)
Allen Collins Band (1)
Allman Brothers Band (1)
Artimus Pyle Band (1)
Atlanta Rhythm Section (1)
The Avett Brothers (4)


B
Band of Horses (4)
Barefoot Jerry (1)
Bellamy Brothers (1)
Black Oak Arkansas (1)
The Black Crowes (1)
Blackberry Smoke (1)
Blackfoot (1)/(2)
BlackHawk (4)
Black Stone Cherry (2)
Bo Bice (4)
Bottle Rockets (1)


C
The Cadillac Three (1)
Charlie Daniels Band (1)
Chris Robinson Brotherhood (1)
Confederate Railroad (1)
Corrosion of Conformity (2)
Cowboy (1)
Creedence Clearwater Revival (1)
Cross Canadian Ragweed (1)


D
Danny Joe Brown (1)
David Allan Coe (3)
The Derek Trucks Band (1)
Dickey Betts (1)
Doobie Brothers (3)
Down (2)
Drive-By Truckers (3)


E
Eagles (3)
Elvin Bishop (1)


F
The Fabulous Thunderbirds (1)


G
The Georgia Satellites (1)
Gov't Mule (1)
Grant Lee Buffalo (1)
Gregg Allman Band (1)
Grinderswitch (1)


H
Henry Paul Band (2)


J
J.J. Cale (1)
JJ Grey & Mofro (1)
Jason Isbell & the 400 Unit (1)
Jimbo Mathus (1)
Junkyard (1)


K
The Kentucky Headhunters (1)
Kings of Leon (1)
Kid Rock (1)


L
Leon Russell (1)
Little Feat (1)
Little Texas (1)
Lonnie Mack (1)
Lynyrd Skynyrd (1)


M
Mama's Pride (1)
Marcus King Band (1)
Marshall Tucker Band (1)
Maylene and the Sons of Disaster (2)
Molly Hatchet (1)/ (2)


N
Nantucket (1)
Needtobreathe (1)
Norma Jean (2)
North Mississippi Allstars (1)


O
Omar & The Howlers (1)
Once Nothing (2)
Outlaws (1)
Ozark Mountain Daredevils (1)


P
Pantera (2)
Point Blank (1)
Potliquor (1)


R
The Radiators (1)
Raging Slab (1)
Ram Jam (1)
REO Speedwagon (1)
The Rossington Band (1)/ (2)
The Rossington-Collins Band (1)
The Rounders (1)
Royal Southern Brotherhood (1)
Ruby Starr (1)


S
Saving Abel (2)
Sea Level (1)
Silvertide (2)
Sister Hazel (1)
The Sheepdogs (1)
Shooter Jennings (1)
The Showdown (2)
Southern Culture on the Skids (4)
Steve Gaines (1)
Stevie Ray Vaughan & Double Trouble (1)
Stillwater (1)
Sweet Georgia Brown (1)
The Supersuckers (1)
The Steel Woods (1)


T
Texas Hippie Coalition (2)
Third Day (1)
Tom Petty and The Heartbreakers (1)
Tony Joe White (1)
Toy Caldwell (1)


V
Van Zant (1)


W
Warren Haynes (1)
Wet Willie (1)
Webb Wilder (1)
Whiskey Falls (1)
Whiskey Myers (1)
Widespread Panic (1)
Will Hoge (1)
Hank Williams Jr (1)
The Word (1)


Z
ZZ Top (1)



38 Special - Live at Sturgis



The Allman Brothers Band - Ramblin' Man



The Allman Brothers Band - Ramblin' Man Live Capitol Theatre - 12/16/1981



The Charlie Daniels Band - The South's Gonna Do It Again



Greatest Rock Guitar Playing: Duane Allman on Wilson Pickett's "Hey Jude"



Black Oak Arkansas - Hey Ya'll Live Charlotte Motor Speedway 1974



The Black Crowes - Live at Hard Rock Calling 



Blackberry Smoke - One Horse Town Live at Farm Aid 2017



Blackfoot - Highway Song 1979



Blackstone Cherry - Waiting For The Thunder - Later… with Jools Holland - BBC Two



Creedence Clearwater Revival "Fortunate Son" on The Ed Sullivan Show



The Derek Trucks Band - Live I'd Rather Be Blind, Crippled And Crazy



Tedeschi Trucks Band - Midnight in Harlem Live



The Dickey Betts Band - Ramblin Man Live at the St. George Theatre



Doobie Brothers - Long Train Running HD (Live)



Drive By Truckers - OPBmusic Live Sessions



The Fabulous Thunderbirds - Tuff Enuff Live at Farm Aid 1986



Gov't Mule - Bad Little Doggie



Gov't Mule - War Pigs Live



Kentucky Headhunters - Spirit In The Sky Live at Farm Aid 1992



Leon Russell - Stranger in a Strange Land Live 1972



Lynyrd Skynyrd - Freebird Live Oakland Coliseum Stadium 7/2/1977



The Marshall Tucker Band - Can't You See Live Grand Opera House - 9/10/1973



Molly Hatchet - Dreams I'll Never See / Flirtin' With Disaster



Outlaws - Green Grass And High Tides Live Capitol Theatre - 11/10/1978



Point Blank - My Soul Cries Out Live at the Granada Theater



Raging Slab - Live Belfast 2004



Ram Jam - Right on the money



The Sheepdogs - I Don't Know



Shooter Jennings - Walk Of Life



Stevie Ray Vaughan & Double Trouble - Texas Flood Live From Austin, TX



The Four Horsemen - Tired Wings



Tony Joe White - Polk Salad Annie



Wet Willie - That's All Right 09/10/1973



Webb Wilder & The Beatnecks - Baby Please Don't Go



Widespread Panic - Ride Me High - Charleston, SC - 10.04.2013



Hank Williams, Jr. - A Country Boy Can Survive (Official Music Video)



ZZ Top - Gimme All Your Lovin' (Official Music Video)



ZZ Top - Sharp Dressed Man (Official Music Video)



ZZ Top - Legs (Official Music Video)



ZZ Top - Rough Boy (Official Music Video)







4 comentários:

  1. Mais uma vez, obrigado, Walter.
    Que artigo top of the tops!

    ResponderExcluir
  2. Waltão ... obrigado pelo apoio e incentivo. Você é demais brother!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Sensacional!! um ótimo artigo sobre Southern Rock. Parabéns..

    ResponderExcluir