sábado, 20 de novembro de 2021

Canterbury Scene


Cena de Canterbury (ou Som de Canterbury) é um termo utilizado para descrever um grupo de bandas e músicos que praticam um subgênero do Rock que unia Rock Progressivo, Música Psicodélica e Jazz. A nomenclatura se deve ao fato de que grande parte dos músicos que deram início a esse estilo musical (durante o final da década de 1960 e começo da década de 1970) vinham da região de Canterbury. No entanto, a classificação também é usada para se referir à grupos de outras regiões da Inglaterra, e até mesmos de outros países.

Steve Hillage


1. Definição

A cena de Canterbury é amplamente definida como sendo um grupo de bandas com constante compartilhamento de integrantes entre si. Não possuíam muitas similaridades em termos de composição musical, mas tinham como elementos em comum em seus trabalhos elementos de música psicodélica, improvisações (derivado do jazz, estilo que serviu como base na carreira de muitos dos músicos) e a presença de humor nonsense em letras ou títulos de composições.


Há variações dentro da cena, percebidas em diferenças entre o pop/rock do Soft Machine em seus primeiros anos de atividade e do Caravan, as composições de vanguarda do National Health e o jazz improvisado do In Cahoots. Didier Malherbe (do Gong) definiu a cena como tendo "certas progressões de acordes, em particular no uso de acordes em semi-tom, certas combinações harmónicas e uma grande noção de estética, e um modo de improviso que é bem diferente do que é feito no jazz."


Muito se debateu sobre o uso do termo, ou mesmo da existência dele. Dave Stewart, fundador do Egg argumenta que essa nomenclatura se aplica a muitas pessoas, incluindo ele, que não têm nada a ver com Canterbury, o local. O ex-baixista do Soft Machine, Hugh Hopper, que mora em Whitstable, próximo à Canterbury, disse: "Eu penso nisso como sendo um rótulo artificial, uma coisa de jornalista… eu não me importo, mas pessoas como Robert Wyatt, ele de fato odeia a idéia, porque ele nasceu em outro lugar e por acaso estudou lá. Quando começamos com o Wilde Flowers, nós nem sequer havíamos trabalhado em Canterbury. Foi só quando Robert e Daevid foram para Londres para formarem o Soft Machine que tudo aconteceu. Eles nem eram uma banda de Canterbury [...] se isso ajuda as pessoas compreenderem ou ouvirem a música, então está tudo bem."



2. Origens

Os músicos da cena não possuiam muitas similaridades em composição musical, mas compartilhavam elementos da música psicodélica e grande improvisação (derivado do jazz) em suas composições. Foi iniciada no Wilde Flowers, banda formada em 1964 e que foi o início de músicos do Soft Machine e Caravan, bandas que por sua vez também foram celeiro de músicos para outras muitas bandas do gênero.


O início do som Canterbury pode ser definido em 1960, quando o australiano Daevid Allen se hospedou na casa dos pais de Robert Wyatt em Lydden, próximo à Canterbury. Allen comprou com Wyatt uma extensa coleção de gravações de jazz, e o baterista de jazz George Niedorf ensinou sobre o instrumento à Wyatt posteriormente. Em 1963 Wyat, Allen e Hugh Hopper formaram o Daevid Allen Trio (em Londres), que se transformou em Wilde Flowers quando Allen deixou a banda para morar na França.


A cena também é conhecida por um conjunto de músicos que constantemente alternavam em diferentes bandas do gênero. Richard Sinclair, por exemplo, esteve em bandas como Wilde Flowers, Camel, Caravan e Hatfield and the North. Robert Wyatt foi membro do e Wilde Flowers, Soft Machine, Matching Mole e também trabalhou como artista solo. Outra base da cena foi a banda Delivery, cujos membros inseriram-se na cena Canterbury nos anos 1970, fundando bandas como Matching Mole e Hatfield and the North.


3. Bandas e músicos

   Kevin Ayers
   Camel
   Caravan
   Comus
   Delivery
   Egg
   Gong
   Daevid Allen
   Steve Hillage
   Hatfield and the North
   Henry Cow
   Lindsay Cooper
   Chris Cutler
   Fred Frith
   John Greaves
   Tim Hodgkinson
   Matching Mole
   National Health
   Quiet Sun
   Short Wave
   Soft Machine
   Hugh Hopper
   Wilde Flowers
   Robert Wyatt


4. Gravadoras

   Burning Shed Records
   Cuneiform Records
   Recommended Records
   Virgin Records
   Caroline Records
   Harvest Records
   Vertigo Records
   Voiceprint Records



Caravan - In the Land of Grey and Pink



Robert Wyatt - Sea Song



Hatfield and The North - Mumps Live The Rotters' Club, 1975



Gong - Radio Gnome Invisible Vol. 3 - You



Khan - Space Shanty



National Health - Of Queues And Cures



The Soft Machine - Third



Supersister - To The Highest Bidder



Egg - The Polite Force



Moving Gelatine Plates - The World Of Genius Hans







Nenhum comentário:

Postar um comentário