sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Special Edition - 3. Pink Floyd


PINK FLOYD : O maior Espetáculo do Universo – A música que nos aproxima do Criador !


Falar do Pink Floyd é uma coisa extraordinariamente difícil, pois a coisa é tão complexa, e tão intensa que apenas palavras não conseguem falar muita coisa sobre a banda e seu som. A importância do Pink Floyd ? É astronômica ! Suas influências transcendem a música puramente, invadindo a eletrônica e a tentativa de se atingir todos os sentidos, que é o que a música do Pink Floyd faz: ela te atinge em todos os sentidos. A sensação ao ouvir sua música é indescritível, tem que apenas “sentir”.
O Pink Floyd foi uma das coisas mais significativas que já existiu em termos de música, pela objetivação dessa transcendência, pois torna a música mais completa, e consequentemente mais complexa, o que acaba selecionando quem a tenta seguir. Mas mesmo assim deixou muitas outras bandas com sede em seguir seus passos, e, com sua música, nos alivia e nos faz sentir vivos, e como parte viva e integrante deste Universo.
Longa Vida ao Pink Floyd !

Formação original do Pink Floyd com Syd Barret

O Pink Floyd foi uma banda inglesa de Rock Progressivo, formada em Cambridge no ano de 1965, seguindo um rumo musical eminentemente psicodélico e progressivo, com letras filosóficas, experimentações musicais, capas de álbuns inovadoras, e encenações no palco onde executavam encenações com visual que acompanhava o enredo da música que estava sendo executada. Teve vários nomes até chegar no definitivo: Sigma 6, The Meggadeaths, Tea Set e The Abdabs, The Screaming Abdabs, e The Architectural Abdabs. Após isso foi sugerido, por Barret, o nome The Pink Floyd Sound, em homenagem  a dois músicos de blues admirados por ele: Pink Anderson e Floyd Council. Posteriormente o nome fixou-se apenas como “Pink Floyd”.

Formação do Pink Floyd já com David Gilmour no apoio a guitarra

Originalmente a banda consistia em Syd Barret ( guitarra e vocal ), Roger Waters ( baixo e vocal ), Nick Mason ( bateria ) e Richard Wright ( teclados e vocais ). 
A banda iniciou realizando shows no circuito underground londrino, tocando em casas como UFO Club, The Marquee Club e The Roundhouse, onde se tornaram famosos pelas performances e músicas um tanto quanto “inovadoras”.
Os dois primeiros singles foram “Arnold Lane” e “See Emily Play”, e seu primeiro álbum foi “The Piper At The Gates Of Down” lançado em 1967.  Esse disco é considerado como uma obra prima da música psicodélica inglesa, tendo recebido grandes elogios por parte da crítica da época.

Capa do disco Atom Heart Mother – 1970 : o famoso disco da vaca.

Durante esse período, a banda excursionou com Jimi Hendrix, o que ajudou a aumentar sua popularidade. Um fato notável sobre o disco é que ele foi gravado simultaneamente ao aclamado Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band dos Beatles, no estúdio da Abbey Road, e os integrantes das bandas frequentemente se encontravam no corredor e conversavam sobre influencias musicais. Ambos álbuns são hoje citados como o início do rock progressivo.

ERA SYD
Syd, desde o início da banda, apresenta uma estado progressivo de deterioração mental devido ao uso excessivo de drogas, o que o tornara imprevisível, sendo que as vezes ele ficava “encarando” algum ponto, enquanto a banda tocava, e em outras ocasiões, ele somente tocava um acorde o concerto inteiro, ou aleatoriamente desafinava a sua guitarra. Num determinado momento, os demais membros da banda resolveram por simplesmente não levar mais Syd para os shows, o que leva a chamarem outro guitarrista para acompanhá-los, e daí surge David Gilmour ( já conhecido de Barret e Waters, e responsável por ter ensinado Barret a tocar guitarra ), que se integra à banda a partir de 1968. O último show de Barret com a banda foi em 20 de janeiro de 1968 em Hastings Píer. Depois de gravar dois álbuns solo (The Madcap Laughs e Barrett) em 1970 (co-produzido por, e as vezes com participações de Gilmour, Waters e Wright) com sucesso razoável, Barrett então foi para reclusão, ideia muitas vezes rebatida por sua família, que disse não ter sido exatamente assim. Novamente chamado pelo nome oficial, Roger Keith "Syd" Barrett, viveu uma vida pacata em sua cidade natal, Cambridge, até sua morte em 7 de Julho de 2006.

O Globo : a cada ano ele aparecia em um lugar diferente do show, 
e sempre aparecia quando tocavam Comfortably Numb

NOVOS CAMINHOS
A partir da saída de Syd, a banda entra numa era de experimentações musicais, que iria solidificar o conceito musical da banda que marcaria seus rumos do futuro. Cada um de seus integrantes dava sua contribuição nas composições; Waters escrevia canções mais lentas e introspectivas, com linhas de baixo complexas inspiradas no Jazz , enquanto Gilmour focava as jams de blues na guitarra, e Wright voava em melodias psicodélicas pesadas nos teclados. Desse período temos as músicas mais experimentais da banda como “A Saucerful Of Secrets”, onde ouvimos bastante barulho, feedback (realimentação), percussões, osciladores, loops; e "Careful With That Axe, Eugene" (que foi chamada por vários outros nomes também), uma faixa levada por Waters, com baixo e um pesado improviso de teclado, culminando em uma bateria forte, e gritos de Waters.

Capa do disco Wish You Were Here – 1975 : homenageado
no final dos Jogos Olímpicos de Londres de 2012

O álbum “A Saucerful Of Secrets” foi lançado em junho de 1968, e é um primor da psicodelia e da música experimental.
O próximo álbum foi o duplo “Ummagumma”, com um disco ao vivo e outro de estúdio. Interessante que cada lado do vinil ( quatro ao todo ), foi gravado por um membro da banda como um projeto solo. Este disco teve maior aceitação da crítica do que os anteriores.
Em 1970 lançam o “Atom Heart Mother”, o famoso disco da vaca ( Lullubelle III ), o primeiro disco da banda junto a uma orquestra sinfônica. As experimentações continuam em grande furor, associado ao som orquestrado. Essas misturas seriam a base musical do futuro da banda.

Live At Pompeii – 1972

A partir desse disco, a banda toma um novo rumo musical, compondo musicas mais suaves, calmas, o que culmina com dois álbuns que entraram para a história do Rock como sendo dos maiores discos de toda história do Rock; “The Dark side Of The Moon” e “Wish You Where Here”.
O som passou a ser mais trabalhado, onde todos os elementos da banda contribuíam com seus sentimentos e entendimentos musicais. Os corais femininos e o saxofone de Dick Parry passaram a fazer parte constante da banda, agregando muita qualidade e sonoridade ao som da banda.

Capa do disco The Dark Side Of The Moon – 1973

É dessa época, também, o disco Meddle de 1971, o qual tem uma faixa inteira do lado A do vinil chamada Echoes; uma das músicas mais maravilhosas da banda, que conta como se deu a origem da vida na Terra ... simplesmente magnífica em todo seu esplendor.
O álbum Obscured By Clouds foi lançado em 1972 como parte da trilha sonora do filme “La Valle”, o qual recebeu quase nenhuma atenção por parte da crítica.
Em 1973 lançam aquele que foi um dos maiores sucessos da banda; The Dark Side Of The Moon. Ele fez com que a banda atingisse seu momento maior de popularidade, e que fosse aclamado pela crítica, que considerou esse álbum como sendo essencial para todos os que gostam de Rock. Em pouco tempo atingiu o primeiro lugar nas paradas de sucesso, onde permaneceu por muito tempo. Em todo mundo, esse disco superou a casa dos 40 milhões de cópias vendidas, ficando 1094 semanas no Top 200 da Bilboard, incluindo 591 semanas consecutivas de 1976 a 1988; um feito sem precedentes na história da música.
O álbum “Wish You Where Here” foi lançado em 1975, e traz mensagens claras sobre a ausência de humanidade na indústria fonográfica e, principalmente, sobre a ausência de Syd Barrett ( o álbum traz uma música em sua homenagem que fala sobre seu declínio mental chamada “Shine On You Crazy Diamond”, e o sentimento sobre sua ausência na banda com a música “Wish You Where Here”.


Os shows do Pink Floyd eram de uma beleza visual absolutamente inesquecível

ERA ROGER WATERS
Após esse período, Roger Waters acaba assumindo o controle do trabalho e dos caminhos musicais da banda. Os problemas de relacionamento começam a afetar a união da banda. Neste período Wright é “demitido” da banda.
A maioria das músicas dos discos produzidos nesse período são secundários em relação à letras, onde observamos uma exploração exaustiva sobre os sentimentos de Waters em relação à morte de seu pai durante a Segunda Grande Guerra Mundial, e sua crescente aversão a figuras políticas europeias. A música sofre modificações importantes, que meio que descaracterizam a sonoridade do início da banda.

Capa do disco Animals – 1977 - um dos maiores discos
de Rock Progressivo da história

O álbum Animals é lançado, tendo sua capa inspirada na Battersea Power Station de Londres, sendo que sua música foi totalmente guiada pela guitarra, muito mais que nos álbuns anteriores. Ele contém músicas longas que seguem um tema principal, e foi inspirada, em parte, pelo livro “Animal Farm” de George Orwell, que usou os bichos como sendo metáforas dos membros da sociedade contemporânea. A crítica, de uma forma geral, não recebeu bem o álbum. Eu o considero uma verdadeira obra prima da banda e do Rock Progressivo. Dessa fase que se começou a usar o porco inflável nos shows, o que o tornou uma marca registrada da banda e presença obrigatória em todos os shows da banda desde então.


The Wall : os desenhos magistrais de Gerald Scarfe

Roger Waters : The Wall Live In São Paulo 2012

Em 1979 lançam a Ópera Rock “The Wall”, totalmente escrita por Roger Waters, cujo tema tem a Segunda Guerra Mundial como pano de fundo, mas fala essencialmente de solidão e da falta de comunicação entre as pessoas.
Neste disco a música se torna mais pesada, em que pese umas orquestrações em algumas músicas, contrastando com algumas passagens bastante melódicas e calmas.
O disco acabou gerando a gravação de um filme, dirigido por Alan Parker e estrelado por Bob Geldorf no papel principal. Os desenhos do filme foram feitos por Gerald Scarfe.
Tanto o disco como o filme foram grandes sucessos de crítica e de venda.
Em 1983 lançam o disco “The Final Cut”, inteiramente devotado ao pai de Roger Waters, Eric Fletcher Waters. O disco é muito mais sombrio que o The Wall, suas músicas abusam das notas melancólicas e compasso marcantemente lento em alguns momentos. Chega-se a dizer que este disco deveria ter sido um disco solo de Warters. A banda não realizou turnê para este disco.
Em seguida a banda se desfaz, e seus elementos tomam rumos diferentes dando início a sua carreiras solo.

Pink Floyd : Live In Venice 1989 - o show foi realizado num dos canais da cidade
em um palco flutuante, e a platéia assistiu ao show em gôndolas.

ERA GILMOUR
Depois de alguns projetos solos de seus integrantes, por volta de 1986, Gilmour e Mason dão início a um novo disco com a marca Pink Floyd ( depois de várias batalhas judiciais sobre o uso da marca ). O disco tem a participação quase que integral de Gilmour, cabendo aos demais integrantes pouca participação, e aqui cabe, também, a observação de que este disco poderia ter sido um disco solo de Gilmour.
O disco finalmente sai com o nome “A Momentary Lapse Of The Reason”, que alcançou o topo das paradas de sucesso. Sem Waters para escrever as letras, se utilizaram de escritos amigos, que fizeram o trabalho.

Pink Floyd Live 8 : Roger e David juntos novamente

Um ano após a banda lança o disco ao vivo “Delicate Sound Of The Thunder”, o primeiro disco oficial ao vivo da banda.
O próximo disco, “The Divisin Bell”, foi lançado em 1994, e neste ocorre um trabalho mais conjunto de seus integrantes. Este disco teve mais receptividade por parte de crítica e dos fãs que o anterior.
Em 1995 a banda lança outro disco ao vivo, P.U.L.S.E., que alcançou enorme sucesso de venda e de crítica.
Daí, a banda se desfaz novamente.

Roger Waters The Dark Side Of The Moon Tour Live In São Paulo 2012

DUAS MÚSICAS ESPECIAIS DENTRE TANTAS ESPECIAIS
Duas músicas que aqui faço referência em especial, mostram a criatividade e genialidade da banda, que ousa criar, através do som, imagens, que tentam “explicar” a música, como se quisessem que o ouvinte estivesse vendo um filme onde todas as idéias fossem absolutamente claras.
Essas músicas estão nos primeiros álbuns da banda; Alan’s Psychedelic Breakfast e Grantchester Meadows.

Syd Barrett : o gênio que deu início a tudo - 06.01.46 # 07.07.06

Alan’s Psychedelic Breakfast
Alan's Psychedelic Breakfast" (ou, em português, "café-da-manhã psicodélico do Alan") é um instrumental de três partes do Pink Floyd, do álbum Atom Heart Mother. A canção é o Pink Floyd tocando de fundo enquanto Alan Stiles (um roadie da banda, que aparece na contracapa do álbum Ummagumma, e é sempre confundido com Alan Parsons, que foi engenheiro de som do Dark Side of the Moon e também do próprio Atom Heart Mother) fala sobre o café-da-manhã que ele está preparando e comendo, também como cafés-da-manhã que ele teve no passado ("Breakfast in Los Angeles, macrobiotic stuff..."). A canção têm paradas significativas antes do primeiro, e entre todas as três partes instrumentais, onde se têm somente os movimentos e falas do Alan, com ocasionais sons exteriores que são ouvidos.
A maioria das falas do Alan foi regravada durante a música num gradual eco; por exemplo, a frase "Macrobiotic stuff" é repetida durante dois segundos, cada vez mais silenciosa.
Além da fala e os barulhos do Alan preparando o café-da-manhã – como acendendo o forno, fritando bacon, despejando e comendo cereal, bebendo leite ou suco – há outros sons de fundo, que acrescentam um ar conceitual para a faixa. Alan pode ser ouvido entrando na cozinha, separando os ingredientes no começo da faixa, e lavando a mão e saindo da cozinha no final; e pingos de água podem ser ouvidos em ambas partes.

Richard Wright : um mago nos teclados - 28.07.43 # 15.09.08

Ao Vivo
Alan's Psychedelic Breakfast, nas execuções ao vivo, chegava a ser engraçada, a platéia ria por diversas vezes. A única execução ao vivo que foi gravada pode ser conferida no bootleg "Alan's Psychedelic Christmas" (o "Christmas" se deve ao fato do show ter sido feito na época do Natal). Na faixa, é possível ouvir o bacon fritando e alguém fazendo sua higiene pessoal. A música só foi interpretada uma vez ao vivo, tendo a banda, no palco, fritado o bacon e tomado café em frente a um incrédulo público.

Rise and Shine
A peça consiste em piano, órgão, guitarra slide, chimbal, e guitarra (realimentada por um alto falante Leslie) Durante a abertura da seção, Alan pode ser ouvido falando consigo mesmo, decidindo o que fazer, enquanto se prepara para começar o café-da-manhã. Ele pode ser ouvido dizendo o seguinte: "Oh... Er... Me flakes... Scrambled eggs, bacon, sausages, tomatoes, toast, coffee... Marmalade, I like marmalade... Yes, porridge is nice, any cereal... I like all cereals... Oh, God."

Sunny Side Up
A peça foi escrita e tocada inteiramente por David Gilmour com dois violões e uma guitarra slide.

Morning Glory
A peça foi tocada inteiramente pela banda. O principal instrumento é o piano de Rick Wright, que foi regravado (overdub) 3 vezes diferentes (uma no canal esquerdo, uma no centro, e outra no canal direito). A peça também apresenta um baixo bastante promeniente, guitarra, bateria (ADT) e órgão Hammond.

Grantchester Meadows
Grantchester Meadows é uma canção do experimental álbum Ummagumma do Pink Floyd. Ela foi escrita e apresentada inteiramente por Roger Waters. A canção apresenta as letras de Waters acompanhada por um violão, enquanto um loop de um barulho de mosca fica de fundo durante o resto da música. No final da música, aparece um som de algo que aparentemente persegue e ataca essa mosca. As letras descrevem um cena pastoral e sonhada no Grantchester meadows do condado de Cambridge, Inglaterra. Ali foi onde o companheiro de banda David Gilmour cresceu e onde Syd Barrett morou. Esse tipo de balada pastoral era comum nas composições de Roger Waters no final dos anos 60 e começo dos 70. Foi um estilo que ele continuou no seu primeiro álbum solo – Music From “The Body” e “If” do álbum Atom Heart Mother.
“Grantchester Meadows” foi incorporada no concerto “The Man and the Journey” do Pink Floyd como “Daybreak”.
Essa canção foi considerada para participar da coletânea Echoes: The Best Of Pink Floyd, e seria a única música do Ummagumma que estaria inclusa.

O LEGADO
Indiscutivelmente o Pink Floyd foi uma banda que nos deixa um legado musical extraordinário, no quer diz respeito a sua musicalidade e ao aliar conceitos a ela, entremeado por letras que nos obrigam ao exercício do raciocínio, dando um tom exuberante e altamente poético a todas as suas canções.
Definitivamente o Pink Floyd não pode ser visto apenas como um grupo musical, pois sua música ultrapassa os limites musicais, alcança um vôo que invade o nosso imaginário e nos faz sentir em um mundo diferente, nos faz ter sensações diferentes.
Seus shows extremamente complexos nos fazem ter sensações diferentes e intensas; as cores emanadas pelos spots e leds, além do laser, associado a toda riqueza de detalhes do palco causam forte impressão em nossas retinas, tornando-os inesquecíveis; seu som sensibiliza nossos ouvidos e nos leva a regiões inimagináveis, nos colocando como que dentro da música, tornando-nos parte dela; e o som deslocado sensibiliza nossos corações e mentes, através da pele, e tornam o Pink Floyd um ícone que serve de instrumento para esta viajem alucinante rumo a novos lugares e novas sensações. 
A música do Pink Floyd extrapola todas as fronteiras, e a maior prova disso é que suas músicas são tocadas em várias formas e em vários estilos, prova inconteste do efeito mágico de sua música.


PINK FLOYD : Astronomy Domine Live At The Look Of The Week 1967


PINK FLOYD : Alan’s Psychedelic Breakfast Studio Version


PINK FLOYD : Grantchester Meadows Studio Version


PINK FLOYD : Grantchester Meadows Live ( Rare Video )


PINK FLOYD : Summer 66 - Comercial do Banco Nacional


PINK FLOYD : Echoes Live At Pompeii Part 1 1972


PINK FLOYD : Echoes Live At Pompeii Part 2 1972


PINK FLOYD : Wish You Were Here Live Pulse


PINK FLOYD : Comfortably Numb Live Pulse


PINK FLOYD : The Great Gig In The Sky Live At Venice 1989


PINK FLOYD : Us And Them – Piano Solo Version


PINK FLOYD : Us And Them - Small Clip Taken From Live At Pompeii – Making Of 1972


CONSERVATÓRIO MUSICAL DE PARIS : Atom Heart Mother


ROGER WATERS : Sheep Live 2006


MANDOLIN ORCHESTRA : Shine On The Crazy Diamond


PINK FLOYD : Goodbye Blue Sky Clip From The Wall Movie


GOV’T MULE : Money Live At Mountain Jam VII 2011


ROGER WATERS : Perfect Sense Live In The Flesh Tour 1999


PINK FLOYD : Learning To Fly Official Video Music Clip


ROGER WATERS & ERIC CLAPTON : Wish You Were Here Live At American Tsunami Appeal 2005


THE STRING QUARTET : A Classic Rock Tribute To Pink Floyd


PINK FLOYD : The Trial Animation


REVIJSKI ORKESTER : Another Brick In The Wall Live At Gimnazija Kranj Great Spring Concert


ALICE COOPER : School’s Out & Another Brick On The Wall Live At Star Plaza 2011


OFFICINA MUSICALE ORAZIO TUCCELA : Us And Them Live


GREGORIAN : Wish You Were Here Live


TRINITY ORCHESTRA : The Dark Side Of The Moon + Time + Breathe Live


EUROPE : Wish You Were Here Live At Almost Unplugged 2008


SYMPHONY ORCHESTRA WITH JOHN PAOLILLI JR : Great Gig In The Sky Live


ROGER WATERS : Reunião das Nações Unidas sobre o Dia de Solidariedade com o povo da Palestina


PINK FLOYD : Abertura dos Jogos Olímpicos de Londres de 2012


PINK FLOYD : Encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres de 2012


IN MEMORY OF SYD BARRETT : Um Grande Gênio ( Música: Into Dust )


Into Dust ( Em Pó )
Mazzy Star

Still falling
Breathless and on again
Inside today
Beside me today
Around broken in two
´Till you eyes shed
Into dust
Like two strangers
Turning into dust
´Till my hand shook with the way I fear
    Ainda caindo
    Sem respiração de novo
    Dentro hoje
    Ao meu lado hoje
    Um circulo quebrado em dois
    Até seus olhos verterem
    Em poeira
    Como dois estranhos
    Virando pó
    Até minha mão tremer com o jeito que eu temo
I could possibly be fading
Or have something more to gain
I could feel myself growing colder
I could feel myself under your fate
Under your fate
    Ou poderia possivelmente desvanecer-se
    Ou ter algo mais pra ganhar
    Eu poderia me sentir ficando mais frio
    Eu poderia me sentir sob seu destino
    Sob seu destino
It was you breathless and tall
I could feel my eyes turning into dust
And two strangers turning into dust
Turning into dust
    Foi você sem respiração e alto
    Eu poderia sentir meus olhos virando pó
    E dois estranhos virando pó
    Virando pó

PINK FLOYD : Breathe Live 8 2005


ROGER WATERS & DAVID GILMOUR : Comfortably Numb Live At O2 Arena 2011


RICHARD WRIGHT : Us And Them Solo At Piano


ROYAL PHILHARMONIC : Richard Wright Tribute - The Great Gig In The Sky


PINK FLOYD : Run Like Hell Live Pulse


FONTES DE PESQUISA
    Wikipedia
    Pink Floyd The Official Site
    Wiplash



2 comentários: