domingo, 27 de outubro de 2013

Special Edition - 29. Lou Reed

LOU REED : R.I.P. O Rock está de Luto ! O Poeta do Underground nos deixou !


Aos 71 anos, morre guitarrista Lou Reed, líder do Velvet Underground.
Morreu neste domingo, aos 71 anos, o guitarrista e compositor norte-americano Lou Reed, de acordo com informações da revista Rolling Stone. A causa da morte ainda não foi divulgada, mas o músico se submeteu a um transplante de fígado em maio deste ano.
Em março, Laurie Anderson, mulher do músico, falou sobre a condição de saúde do marido. "É tão sério quanto parece. Ele estava morrendo. Você não quer isso como diversão", afirmou.
"Não acho que ele vá se recuperar totalmente disso, mas certamente ele estará fazendo as coisas dele em breve", completou.


Vida e carreira
Lewis Allan Reed nasceu no dia 2 de Março de 1942 no bairro do Brooklyn em Nova York mas cresceu na região de Long Island. De família de origem judaica, Reed aprendeu a tocar guitarra ouvindo rádio ainda na década de 1950 quando estava no colegial. Foi nessa época que ele sofreu uma de suas experiência mais traumáticas e que seria tema de canções ao longo de sua carreira: bissexual assumido, os pais de Lou Reed submeteram o filho a um tratamento de choque para tentar supostamente curá-lo.
Após deixar o colégio e casa do pais, Reed foi para a Universidade de Syracuse e cursou jornalismo. Nesta época ele passou a apresentar um programa de rádio que tocava predominantemente  doo wop, rhythm and blues e jazz. O gosto por esse estilo musical definiria muitas das técnicas de guitarra desenvolvidas por Reed ao longo de sua vida. Em 1964 ele se formou e logo iniciou sua carreira artística.


The Velvet Underground
Após um curto período trabalhando como compositor da Pickwick Records, uma pequena gravadora de Nova York, Reed foi apresentado a John Cale, um músico galês que acabara de se mudar para Manhattan com a intenção de aprender música clássica. Cale ficou impressionado com uma música composta por Reed em que ele tinha afinado todas as cordas da guitarra na mesma nota.


A amizade com Cale fez com que dividissem uma casa em Manhattan e inciassem um processo criativo que seria responsável por uma das bandas mais importates para a origem do punk rock nos Estados Unidos: o Velvet Underground.


Fonte: Site Terra Brasil


LOU REED : Sweet Jane Alive


LOU REED & DAVID BOWIE : Transformer Alive


METALLICA & LOU REED : Sweet Jane Alive


LOU REED : The Kids


LOU REED : Walk On The Wild Side


Lou Reed cantou, como ninguém, sobre as ruas, as pessoas, o sofrimento, as drogas, a miséria, sobre a vida que a mídia e os governantes teimam em não mostrar.
Fará muita falta, mas sua memória ficará eternizada no lugar mais alto da história do Rock.
Longa Vida a Lou Reed !
Longa Vida ao Rock And Roll !


Nenhum comentário:

Postar um comentário