segunda-feira, 21 de outubro de 2013

The Atomic's Bass : 3. Greg Ridley

GREG RIDLEY: Um Extraordinário e Lendário Baixista que fez escola no Hard Rock!


Greg Ridley chegou a ser um dos mais elogiados baixistas britânicos nos anos 70, como membro fundador do Humble Pie. Ele nasceu em 1947 na Inglaterra e desde cedo foi um rebelde, amante de rock´n roll. Com o apelido de Dino, Greg montou ainda na adolescência o Dino & The Danubes e o Ramrods, na esteira do sucesso dos Beatles e Rolling Stones, em ambos tocando guitarra e baixo. Sua amizade com o amigo de colégio Mike Harrison (que viria a ser o cantor de outra grande banda dos anos 70, o Spooky Tooth) rendeu alguma fama em 1964 com o V.I.P.’s, conjunto de blues muito famoso no circuito underground londrino.


Com a banda, Greg chegou a gravar um disco e foi onde conheceu o guitarrista Luther Grosvenor e o tecladista Gary Wright – na iminência de formar o Spooky Tooth em 1968. Ridley, Harrison, Wright e Grosvenor, mais Mike Kellie na bateria, estouraram na ilha com o Tooth, com dois devastadores álbums – o de estréia, “It´s all about spooky tooth”, e “Spooky two”. Foi quando Ridley conheceu, em 69, o guitarrista e compositor Steve Marriott, recém-saído do Small Faces, grupo liderado agora pelo cantor Rod Stewart. Marriott e um jovem guitarrista que ele havia descoberto no conjunto The Herd, de nome Peter Frampton, queriam montar um nova banda, o Humble Pie. Marriott já havia conseguido seduzir o baterista Jerry Shirley, seu amigo no Small Faces, e agora queria Greg para o baixo. O convite era irrecusável. Juntos, os quatro se tornaram rapidamente a principal banda de hard rock da Inglaterra, rivalizando com o Led Zeppelin e Deep Purple a atenção dos fãs de rock dos dois lados do Atlântico. 



O Humble Pie era uma grande mistura de Rock, Blues, Folk e Boogie, que encheu a imaginação roqueira dos jovens norte-americanos na primeira metade dos anos 70. Nem a saída de Frampton abalou o sucesso. A entrada do até hoje subestimado e soberbo guitarrista Dave Clempson (do Colloseum) se mostrou acertada e abriu ainda mais espaço para o baixo poderoso e o carisma no palco de Ridley.


A essa altura Greg era tão ou mais famoso que John Paul Jones, Roger Glover e John Entwistle. Álbuns como “Smokin’” e “Eat it” venderam milhões de cópias entre 1972 e 1974. Mas a chegada do punk rock, a partir de 1976, ajudou a diminuir as vendas dos discos do Humble Pie, que durou até 1977 (Marriott ainda tentou voltar em 1980, com outra formação, mas os dois álbums que gravou foram um fiasco). Com o fim do Humble Pie em 77, Ridley ficou quase uma década sem rumo, tentando terminar um eternamente incompleto disco de inéditas com Steve e tentando montar outras bandas – geralmente ao lado dos amigos Mike Patto e Ollie Halsall do Boxer. Em 1991, ele chegou a participar do concerto em memória de Steve Marriott, que havia morrido tragicamente em casa em um incêndio. Depois de algumas tentativas de reativar o Humble Pie com Jerry Shirley, foi a vez de Ridley falecer de pneumonia, aos 56 anos, em 2003.


Fonte:
     Igor Soares ( 07.01.11 )
     http://www.ironmaiden666.com.br/2011/04/greg-ridley-anthology-all-i-ever-wanted.html


HUMBLE PIE : Trouble


HUMBLE PIE : Black Coffee Live 1973


HUMBLE PIE : Bang !


HUMPLE PIE : I Don’t Need No Doctor Live 1971


TEA & GREG RIDLEY : Baby, What You Want Me To Do / Stone Cold Fever Live


HUMBLE PIE : For Your Love Live Acoustic


Greg Ridley foi um dos maiores baixistas da história do Rock, que nos deixou um legado extraordinário, em que pese ser muito pouco considerado pela crítica mundial.
Ele estará eternamente na Galeria dos Grandes Músicos da Maravilhosa História de nosso Rock !
Longa Vida a Greg Ridley !
Longa Vida ao Rock And Roll !


Nenhum comentário:

Postar um comentário