quinta-feira, 4 de junho de 2015

Women's In Rock - 37. Sleater Kinney

SLEATER-KINNEY: Uma Banda Feminina Muito da Pesada !


Sleater-Kinney é uma banda formada em 1994 em Olympia, Washington, Estados Unidos, muito influente no rock alternativo e influenciada pelo movimento Riot Grrrl.
O nome da banda veio da estrada "Sleater-Kinney Road" em Olympia, perto de um dos locais usados no começo da banda para ensaios. A banda esteve fora de atividade desde 2006 até em 2014 quando foi anunciaso a volta da banda com um novo álbum para 2015.


No início, em 1992, o Sleater-Kinney era apenas um projeto paralelo das guitarristas Carrie Brownstein (Excuse 17) e Corin Tucker (Heavens to Betsy) ambas de respeitaveis bandas feministas. Em 1994, conseguiram a primeira baterista fixa, Lora MacFarlane, que 3 anos depois teve seu posto substituído por Janet Weiss (Quasi).


Lançaram em 1995 seu primeiro álbum com título homônimo pelo selo Chainsaw Records, pertencente à baixista da banda Team Dresch, Donna Dresch. O disco foi bem recebido pela crítica e apreciado pela sua abordagem feminista.


Também lançaram os álbuns Call The Doctor (1996), Dig Me Out (1997) - Álbum que marcou a estréia da banda no selo Kill Rock Stars e a entrada da nova baterista Janet Weiss -, Em 1999, lançaram The Hot Rock, e também estrearam seu primeiro video clipe (Get Up), dirigido por Miranda July. Seguem-se All Hands on The Bad One (2000) , One Beat (2002), álbum que foi criticado como o mais acessível e comercial da banda; alem do pesado e cru álbum The Woods (2005).


Carrie Brownstein costuma usar uma guitarra Gibson SG Reissue 72 e Corin Tucker uma guitarra Gibson Les Paul nas gravações/tours, mas o grupo também ja usou guitarras como Jazzmaster e Rickenbacker. Apesar da falta de um baixo na banda, isto é compensado pelos pedais e a afinação com vários semitons para baixo que as duas guitarristas usam.


Em 27 de junho de 2006 foi anunciado no site oficial da banda o rompimento por tempo indefinido da mesma, os últimos shows serão em Agosto e não haviam planos para novas gravações e tours.

Integrantes

Atuais
   Carrie Brownstein - guitarra, vocais
   Corin Tucker- vocais, guitarra
   Janet Weiss - bateria, backing vocals
Anteriores
   Lora MacFarlane - bateria, vocais


Discografia
   The Woods | 2005
   One Beat | 2002
   All Hands on the Bad One | 2000
   The Hot Rock | 1999
   Dig Me Out | 1997
   Call the Doctor | 1996
   Self Titled | 1995


SLEATER-KINNEY : Dig Me Out


SLEATER-KINNEY : Modern Girl


SLEATER-KINNEY : Jumpers Official Video


SLEATER-KINNEY : Get Up Official Video


SLEATER-KINNEY : Live At Lollapalooza 2006




O Sleater-Kinney é uma banda feminina ousada, com um set-up diferente, mas que faz um som bastante pesado.
Longa Vida ao Sleather-Kinney !
Lnga Vida ao Rock And Roll !



Nenhum comentário:

Postar um comentário