domingo, 8 de novembro de 2015

The Brazil's True Rock - 15. Black Zé

BLACK ZÉ : Outra Grande Banda de Rock Clássico Setentista


Disco Fundamental
Black Zé: uma joia raríssima do rock nacional
Márcia Tunes

Banda de rock foi formada no Rio de Janeiro em 1973; mesclava letras e melodias de seu vocalista com uma levada latina e brasileira, além de muita guitarra e percussão.
Este álbum além de ser uma joia raríssima do rock nacional é também parte de minha adolescência. Frequentava Petrópolis nas férias do colégio e fins de semana e os meninos da banda também frequentavam a cidade e alguns até moraram lá. 


Então, não só conheci o trabalho da banda, mas fui amiga, fã, frequentava a casa do Inglês e do Thomas, era amiga do Peçanha (que namorava uma louca e grande amiga) e acompanhava os shows, tinha 17 anos. Bons tempos! Em 2008 publiquei o álbum no meu blog, o “Contramão”. Então é com muita emoção que digo este é um "Disco Fundamental"!

Guilherme Valle

História do grupo
A banda de rock Black Zé foi formada no Rio de Janeiro em 1973. Sua proposta era mesclar letras e melodias de seu vocalista Luiz Roberto Peçanha com uma levada latina e brasileira, além de muita guitarra e percussão. 

Luiz Roberto Peçanha

O Black Zé fez dezenas de shows por todo o Brasil, mas se firmou em Petrópolis, no Estado do Rio de Janeiro, na casa de shows Senzala e no Hotel Quitandinha. Também se apresentou na PUC de São Paulo e no Museu de Arte Moderna, além do Teatro Casa Grande, no Rio. 

Marcio Aguinaga

Nos década de 70, muito antes da abertura democrática e do nascimento de rádios mais voltadas para o rock nacional, o Black Zé já tinha instrumentos, equipamento e uma estrutura de produção de primeiro mundo. Porém, devido à falta de espaço e apoio para o rock no Brasil pelas gravadoras, a banda foi praticamente ignorada pelas grandes gravadoras, produzindo um disco independente somente na década de 80. Na década de 90, a banda excursionou pelo Brasil com alguns dos integrantes e músicos contratados. 

Mauro Sant'Anna

Integrantes 
Luiz Roberto Peçanha: Vocalista e compositor do Black Zé e autor de "Só para os loucos", morreu em 1999. Na década de 80 fez algumas gravações com o guitarrista Lufe Lima, que provavelmente se perderam. Sua música "Só para os loucos" foi usada sem autorização no filme "Com licença, eu vou à luta" (estrelado por Fernanda Torres), numa novela da TV Globo e gravada por vários artistas, como Sodré e Ventania (cantor), que assumiram sua autoria, apesar de a música estar devidamente registrada na Escola Nacional de Musica do Rio de Janeiro sob os seus devidos autores. No único disco do Black Zé, usou o nome artístico Roberto Planta (numa ironia com o cantor da banda Led Zeppelin). Em 1999, morreu vítima de um câncer de pulmão. 

Richard Brokaw

Richard Brokaw: Considerado líder do Black Zé, era guitarrista, flautista e produtor. Nascido na Bahia, filho de pai americano e mãe baiana, Richard cresceu ao som dos atabaques do candomblé e do rock psicodélico dos anos 60. Também conhecido como O Inglês, atualmente é uma atração local da noite de Búzios, RJ. 

Thomas Brokaw

Márcio Aguinaga: Guitarrista e compositor foi um dos fundadores do Black Zé. Com Peçanha compôs algumas de suas melhores músicas. Atualmente continua em sua carreira com o projeto MPB Blues, inclusive, ele veio me entregar em mãos o seu CD "Vida que segue". 

Thomas Brokaw: Irmão de Richard Brokaw, era o baixista da banda. Atualmente continua em sua carreira como músico, tocando com o Trio Celta. 


Mauro Sant’Anna: Baterista da banda, era conhecido por saber tocar um variado número de instrumentos diferentes. Assumiu o baixo na gravação do LP. 

Guilherme Valle - Bill Valley: Guitarrista, fez parte da segunda formação do Black Zé ainda bem novo, e depois tocou no México e em cruzeiros pelo Caribe.

Fonte:
Márcia Tunes
marciatunes@gmail.com
Site Olho Vivo – 13.02.2013
http://www.olhovivoca.com.br/musica/795/black-ze-uma-joia-rarissima-do-rock-nacional/



BLACK ZÉ : Só Para os Loucos ... So Para os Raros


BLACK ZÉ : Só Para os Loucos Ao Vivo


BLACK ZÉ : Só Para os Loucos ... Só Para os Raros Acústico


BLACK ZÉ : Cilada


BLACK ZÉ : Sai Dessa


BLACK ZÉ : Suíte Presidencial



O Black Zé foi uma banda de Rock Clássico de excelente qualidade, realmente uma pena que tenha acabado tão cedo.
Longa Vida ao Black Zé !
Longa Vida ao Rock And Roll !


Nenhum comentário:

Postar um comentário