quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Deep Purple no California Jam 1974

Deep Purple incendiário e destruidor!

Por Geoff Barton - Classic Rock - 03 de março de 2021


Em 1974, o Deep Purple tocou em um dos mais loucos festivais de rock'n'roll americano, o Californian Jam, em um set que terminou com Ritchie Blackmore atacando um cinegrafista. David Coverdale e Glenn Hughes se lembram bem

Ritchie Blackmore olha para o cinegrafista do California Jam 
(Crédito da imagem: Fin Costello / Getty Images)

O California Jam foi provavelmente o último grande festival de rock'n'roll americano louco pra cacete - como David Coverdale vai te dizer. Ele jogou lá com um cheque de um milhão de dólares enfiado no bolso de trás da calça jeans.


O California Jam aconteceu no Ontario Speedway na Califórnia (natch) em 6 de abril de 1974, na frente de 200.000 fãs de rock raivosos. Pelo menos esse foi o comparecimento oficial.


Extraoficialmente, provavelmente havia o dobro de pessoas lá. Deep Purple - que recentemente havia indicado Coverdale como seu vocalista - foi o álbum que mais vendeu nos Estados Unidos na época. Eles estavam no meio de uma grande turnê promovendo Burn - o primeiro álbum gravado pela formação Mk III da banda: Ritchie Blackmore (guitarra), Jon Lord (teclados), Ian Paice (bateria) e os novos garotos Glenn Hughes (baixo) e Coverdale. Os dois últimos substituíram Roger Glover e Ian Gillan, respectivamente, em 1973.


O California Jam foi um evento colossal. Grande parte dele foi transmitido ao vivo pela rede de televisão americana ABC, que também foi patrocinadora do programa. Outras bandas incluídas no projeto incluem Black Sabbath, Black Oak Arkansas, The Eagles, Emerson Lake & Palmer, Earth Wind & Fire , Rare Earth e Seals & Crofts. Mas o Purple era a atração principal.






Deep Purple - Live at the California Jam 1974 - Full Concert







Nenhum comentário:

Postar um comentário