segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Great Bands Great Songs - 26. Rare Earth

RARE EARTH : Uma Banda com Grande Swing !


Rare Earth é uma banda americana de Rhythm And Blues e Blues Rock afiliada à Gravadora Motown Rare Earth’s (que foi nomeado após a banda), e que prosperaram em 1970-1972.  Apesar de não ser a primeira banda de brancos a assinar contrato com a Motown, Rare Earth foi o primeiro grande sucesso da Motown, que consistia apenas de membros brancos.  (as bandas The Rustix, The Dalton Boys and The Underdogs assinaram anteriormente mas não tiveram nenhum sucesso ).


O grupo foi formado em 1960 como The Sunliners e mudou seu nome para Rare Earth, em 1968. Depois de gravar um álbum de estréia bem-sucedida, o Dream/Answers pelo selo Verve em 1968, o grupo assinou contrato com a Motown em 1969. A banda foi a primeira a assinar para um, novo selo da Motown, dedicado exclusivamente a bandas de Rock de pessoas brancas.  A gravadora não tinha um nome para o novo rótulo ainda ea banda de brincadeira sugeriu a Motown que se chamasse o novo rótulo de "Rare Earth".  Para a surpresa da banda, a Motown decidiu fazer exatamente isso. 
Os principais elementos do grupo foram: Gil Pontes ( saxofone , flauta e vocal ), Peter Hoorelbeke aka Pedro Rivera (levar vocais e bateria ), John Parrish aka John Persh ( guitarra baixo , trombone e vocal ), Rod Richards (nascido Rod Cox , guitarra , vocais) e Kenny James (nascido Ken Folcik, teclados ). 
No final de 1969 Edward "Eddie" Guzman ( congas e instrumentos de percussão variados) foi adicionado ao grupo. 


Durante 1969, o grupo contribuiu com uma música para o filme Generation estrelado por David Janssen e Kim Darby, mas um álbum com a trilha sonora foi cancelado depois que o filme fracassou comercialmente e muitas das canções apareceriam no próximo álbum da banda, Ecology, em 1970. 
O Rare Earth conseguiu uma série de Top 40 hits no período 1970-1971, incluindo covers da banda The Temptations "(I Know) I'm Losing You" ( que foi usado num documentário chamado It’s time ) e "Get Ready”. Ambas as versões foram mais bem sucedidos do que os originais dos Temptations, com "Get Ready" sendo o seu maior hit, atingindo o número quatro no Billboard Hot 100 chart nos Estados Unidos. Este disco vendeu mais de um milhão de cópias e recebeu um disco de ouro atribuído pela Recording Industry Association of America. O grupo ganhou um pouco de notoriedade quando foi mencionado com desdém nas letras de Gil Scott-Heron 's 1970 poema "A Revolução Não Será Televisionada", que incluía a frase "O tema [da revolução] não será escrito por Jim Webb , Francis Scott Key , nem cantada por Glen Campbell , Tom Jones, Johnny Cash , Engelbert Humperdinck , ou o Rare Earth. 
Em 1971, Richards deixou a banda após diferenças musicais e James, cansado de sua crescente agenda de shows, também partiu. Ray Monette (guitarra) e Mark Olson (teclados, vocais) juntaram-se para substituí-los. 


Outros sucessos em 1971 foram " I Just Want to Celebrate ", que alcançou a posição #7 nas paradas pop, e "Hei, Big Brother", que alcançou a posição #19. Eles não foram muito bem sucedidos significativamente após 1971.  No entanto, a banda continuou a gravar na década de 1990. 
Em 1972 Motown decidiu mudar de Detroit para Los Angeles e o Selo Rare Earth logo seguiu o exemplo.  Persh, no entanto, decidiu não se mudar e foi sucedido na banda por Mike Urso (Persh morreu mais tarde em um hospital infecção estafilocócica em 27 de Janeiro, 1981). 
Seu álbum de 1973, Ma, escrito e produzido por Norman Whitfield , é considerado um dos seus melhores trabalhos em geral, e apresenta a sua versão de " Hum Along and Dance ". Infelizmente, não vendeu tão bem e não produziu sucessos. 


O Rare Earth abriu o Califórnia Jam Festival, em Ontário, Califórnia , em 6 de abril de 1974.  O festival atraiu mais de 250.000 pessoas, ea banda apareceu ao lado de outras grandes bandas de Rock da década de 70 como Black Sabbath , Emerson, Lake & Palmer , Deep Purple , Earth, Wind & Fire , Seals e Crofts , Black Oak Arkansas e The Eagles. Partes do show foram transmitidos pela ABC Television em os EUA, expondo a banda para um público mais amplo. 
Em 1974, o grupo começou a trabalhar com o produtor da Motown Frank Wilson em seu próximo projeto. 


Mas, em julho de 1974, o grupo se dividiu após Hoorelbeke ter grandes desentendimentos pessoais e empresariais com o seu gerente, Ron Strasner. Mike Urso deixou o grupo, juntamente com Hoorelbeke e eles formaram uma nova banda, HUB, juntamente com o Co-Produtor do Rare Earth nos anos 70-72, Tom Baird, usando as iniciais de seus sobrenomes (Hoorelbeke, Urso e Baird).  HUB gravou dois álbuns para a Capitol Records , mas chegou a um fim abrupto em novembro de 1975 depois de Baird foi morto em um acidente de barco. 
Os outros (menos Olson, que deixou para se juntar à banda de apoio de Jennifer Warnes ) decidiu continuar o Rare Earth e trouxe novos musicos: Jerry LaCroix (vocais, sax, gaita, ex- White Trash de Edgar Winter e Blood, Sweat & Tears ) , Paul Warren (guitarra, vocais), Bartolomeu ("Frosty") Eugene Smith-Frost (anteriormente com Sweathog e Lee Michaels , bateria), Reggie McBride (ex- Stevie Wonder , baixo) e Gabriel Katona (teclados). 


No final de 1976, um ex-vice-presidente da Motown, Barney Ales, voltou à empresa para chefiar um dos seus novos rótulos a Pródigo Records.  Ele fez uma oferta para o grupo se reunir com Peter Hoorelbeke. Os membros da banda (Hoorelbeke, Pontes, Urso, Olson, e Monette Guzman) ficaram de gravar um novo álbum por essa gravadora. Depois de alguns problemas, o álbum foi lançado em 1977 sem nenhum sucesso.
Mais tarde, em 1977, o grupo se reuniu novamente para trabalhar em dois novos álbuns.  Desta vez, e Monette Olson concordaram em participar e os dois discos foram gravados; Band Together e Grand Slam, ambos lançados em 1978.


Em junho de 1979, Urso deixou a banda novamente. 
Daí em diante a banda teve várias tentativas de se manter nas paradas, mas todas foram sem sucesso.
Em 27 de outubro de 2007, o Metallica tocou "I Just Want to Celebrate" durante suas performances acústicas de Neil Young 's Bridge School Benefit show.


RARE EARTH : Big Brother Live California Jam 1974


RARE EARTH : I Just Want To Celebrate Live California Jam 1974


RARE EARTH : Get Read


RARE EARTH : I Just Want To Celebrate Stickybuds Remix


RARE EARTH : Tobacco Road


RARE EARTH : Get Ready Live In concert 1999


METALLICA : I Just Want To Celebrate Live At Mountain View 2007


GLENN HUGUES : I Just Want A Celebrate



O Rare Earth foi uma banda de Rock feita por brancos, mas que soava como uma banda de negros, em virtude do swing e do balanço de suas músicas. Isso é incrível !
Uma Grande Banda que ficará para sempre na Galeria dos Grandes do Rock !
Longa Vida ao Rare Earth !
Longa Vida ao rock And Roll !


Nenhum comentário:

Postar um comentário