terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Special Edition - 47. WattStax

WATTSTAX : O Woodstock Negro !


WattStax é um documentário de 1973 dirigido por Mel Stuart que incidiu sobre o Festival de Música Wattstax 1972 e da comunidade afro-americana de Watts, em Los Angeles, Califórnia. O filme foi indicado para o Globo de Ouro de melhor filme documentário em concerto 1974. O show foi realizado no Los Angeles Memorial Coliseum em 20 de agosto de 1972, e organizado pela gravadora Stax de Memphis para comemorar o sétimo aniversário dos distúrbios de Watts. Wattstax foi visto por alguns como "a resposta afro-americana à Woodstock..."


Em minha pesquisa sobre o festival, encontrei na Internet no site Ideafixa uma matéria sobre o festival escrita por Eddu Ferreira, absolutamente fantástica, e resolvi coloca-la na íntegra.


Abaixo vai a história do festival, por Eddu Ferreira, ao qual antecipadamente agradeço pela permissão da transcrição de seu texto no Planet Caravan:


SE CONSELHO FOSSE SOM : WATTSTAX, O WOODSTOCK NEGRO ?
Por Eddu Ferreira
Publicado na Internet em 18.08.2013
http://www.ideafixa.com/wattstax-woodstock-negro

Em agosto de 1965, um incidente entre policiais de trânsito e civis motivou dez dias de tumultos no bairro de Watts, em Los Angeles, California. Discriminação vinda da policia aos negros e latinos do bairro, especulação imobiliária e desemprego também estavam entre os principais motivos do que ficou conhecido como a Revolta de Watts. A população do bairro pegou em armas, saqueou lojas, enfrentou tanques nas ruas. Segundo os números oficiais, 34 pessoas morreram, mais de 3 mil pessoas foram presas, milhares ficaram feridos e mais de 40 milhões de dólares foram gastos na recuperação dos danos.

HISTORIC STOCK FOOTAGE : Watts Riots Los Angeles 1965


A ideia, vinda da Stax, clássica gravadora de soul, era armar um show para arrecadar fundos para o Festival de Verão de Watts, relembrar o sétimo aniversário da Revolta, e criar um sentimento de orgulho nos cidadãos de Watts e na comunidade negra como um todo.


Em 20 de agosto de 1972, o Festival Wattstax tomou o estádio Los Angeles Memorial Coliseum. Entre os músicos estavam os maiores nomes da Stax no momento: Isaac Hayes, Albert King, The Staple Singers, Rufus Thomas, Jonnie Taylor e outros. Um dólar por cabeça de cada um dos 112 mil participantes e foram conseguidos milhares de dólares para causas locais. Wattstax é as vezes chamado também de Woodstock negro, mas é um paralelo que vale apenas para que mais gente o conheça. As motivações, o formato e o momento eram outros. O que vale são os bons músicos no palco e a história ali feita.


Um desses momentos clássicos é esse logo abaixo. Quando Rufus Thomas fez Breakdown e Funky Chicken, o público ficou louco e invadiu o gramado. Mais loucos ainda ficaram os proprietários do estádio. No contrato de locação havia uma cláusula de multa caso o gramado fosse danificado, pois no dia seguinte aconteceria um jogo ali, que seria transmitido pela televisão.

RUFUS THOMAS : Breakdown & Funky Chicken Live WattStax 1973


Tudo foi filmado e lançado como o filme que você pode ver inteiro logo abaixo, dirigido por Mel Stuart, o mesmo cara que, anos antes, havia  feito a Fantástica Fábrica de Chocolate. Nele, há depoimentos e entrevistas que abordam política, questões raciais, violência, religião, o blues, humor e, claro, momentos marcantes de apresentações do festival.

WATTSTAX : Woodstock Negro 1973


Aqui, uma playlist com músicas que aparecem na trilha sonora do filme e gravações do festival que não aparecem nele, como Isaac Hayes fazendo uma versão pesada de Ain't no Sunshine, do Bill Withers, e mais de duas horas de muita coisa boa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário