sábado, 14 de março de 2015

Special Edition - 51. Monster Of Rock Moscow 1991

MONSTER OF ROCK MOSCOW 1991 : Um dos mais significativos Show de Rock da história


O Monster Of Rock é uma série de concertos de Rock que se originaram na Inglaterra, e normalmente é feito anualmente próximo ao mês de agosto em Donington Park. Os mais famosos foram os dos anos 1980 e 1996, pois nesses anos o festival se realizaou em outros países europeus, com o mesmo line up do evento original na Inglaterra.


Em 1980 o promotor de eventos Paul Loasby planejou um festival que tivesse a duração de um dia durante o verão, dedicado especialmente a bandas de Rock que tocassem o gênero Hard Rock e Heavy Metal. A banda que ele definiu como sendo a representante dessa idéia foi o Ritchie Blackmore Rainbow com o fantástico Graham Bonnet nos vocais.

O Cenário Mundial nos Anos 90
A União Soviética foi fundamental para a vitória dos Aliados na Segunda Guerra Mundial. Contudo, foi um dos países que mais sofreram os abalos econômicos do conflito. Todavia, o governo de Joseph Stálin, "braço direito" do líder da Revolução de 1917, Lênin, foi capaz de realizar um eficiente planejamento, colocar a URSS no caminho do desenvolvimento e transformá-la em uma das grandes potências mundiais, ao lado dos Estados Unidos. 


Entretanto, após 29 anos de poder, Stálin morreria em 1953, deixando uma herança de autoritarismo, burocracia e corrupção. Seu sucessor, Nikita Krushev, assumiu o governo disposto a acabar com o autoritarismo e melhorar as relações com o bloco capitalista, no que ficou conhecido na política internacional como "Coexistência Pacífica", termo cunhado pelo próprio líder soviético. 
Em 1964, Krushev foi deposto, sob a acusação de abuso de poder, dando lugar a Leonid Brejnev, o qual governaria até 1982. Foi justamente nessa época, década de 70 principalmente, que os problemas sócio econômicos se acentuaram. O isolamento da URRS em relação a maior parte do mundo, provocou o atraso de sua industrialização, desencadeando uma série de problemas sociais, especialmente o desemprego, além da crescente crise agrícola, o que gerou uma necessidade urgente de importar alimentos. 
Em meio a esse contexto de crise, tem-se o golpe fatal no regime socialista russo: Mikhail Gorbatchev assume o poder em 1985 adotando dois planos: a perestroika (reestruturação) e a glasnost (transparência). A Perestroika funcionaria como uma abertura econômica, permitindo o surgimento de empresas privadas e a entrada gradual de multinacionais, enquanto a Glasnost seria uma abertura política, isto é, uma diminuição do poder de atuação do Estado sobre o indivíduo, garantindo as liberdades civis. 


A partir dessas mudanças era evidente que a URSS estava em contagem regressiva para seu fim, o que levou as demais repúblicas a exigir o direito à soberania. Em 8 de dezembro de 1991, as três repúblicas eslavas, Rússia, Bielorrússia e Ucrânia formaram a Comunidade de Estados Independentes (CEI), aberta para o resto das repúblicas, o que acabou, na prática, pondo fim ao estado soviético. No dia 21 de dezembro, 11 das 15 repúblicas soviéticas, em Alma Ata, capital do Casaquistão, endossaram a CEI, decretando o fim da União Soviética. Gorbatchov governou sem apoio durante mais quatro dias e em 25 de dezembro de 1991, renunciou e declarou que a União Soviética deixaria de existir oficialmente em 31 de dezembro de 1991.

Monster Of Rock Moscow
Bem no meio desse tenso cenário político aconteceu um dos festivais mais simbólicos da história do Rock n` Roll. No dia 21 de setembro de 91, aproximadamente dois milhões de jovens soviéticos se espremiam no Tushino Airfield, em Moscou, para assistir a apresentação de cinco grandes monstros da música, era o “Monsters of Rock Moscow”. O festival foi um grito, preso há muito nos pulmões daquele público, que cantou “Cownboys from Hell”, “Enter Sandman” e “For Those about to Rock” com a intensidade de quem canta hinos de liberdade.


Phil Anselmo, líder do Pantera, primeira banda a subir no palco naquele dia, resumiu bem o que era estar cantando naquele festival, “Isso é outro sonho, é incrível tocar em um show como esse”, e era mesmo; era uma banda americana, cantando rock, em um país que estava saindo de um regime, que de socialista só tinha o nome. O Pantera não seria a única banda americana a estar ali, e o rock, que na ocasião poderia ser reconhecida como um símbolo do “capitalismo”, estava sendo ecoada em um local que serviu para demonstrações da força aérea soviética.
O evento ocorreu no Aeroporto Internacional de Tushino, nos arredores de Moscou, e teve a presença de cerca de 11.000 militares ( dizem que esse número poderia ter cehgado até em 25.000 soldados ), que asseguraram a “ordem” e “paz” do evento. Cerca de 53 pessoas morreram durante o concerto. Embora fosse para fazer parte da turnê européia do "Monsters of Rock", este concerto foi especial pelos fatos que tinha acabado de o anteceder, o evento era gratuito - aberto a todos. Pela primeira vez, havia bandas ocidentais, especialmente americanos, que tocavam na Rússia para saudar o espírito dos jovens e que eles haviam se libertado.


O público estimado que compareceu ao festival foi de mais de 2.000.000 pessoas. Sobre forte repressão militar o público teve a oportunidade de assistir shows memoráveis.

Sobre as Apresentações
E foi o Pantera a primeira banda a subir no palco naquele dia, com um show brutal e pesado, expressou exatamente o que o público sentia naquele momento. Foi um show curto porém histórico. No set list apenas 4 músicas: Domination, Psycho Holiday, Cowboys From Hell e Primal Concrete Sledge.


A segunda banda a subir no palco naquela tarde foi o E.S.T, banda local. Parte da apresentação, assim como todas as do festival ficaram registradas em vídeo na produção “For Those About to Rock”, disponível em DVD. No filme são mescladas cenas dos shows e de momentos de violência vividos entre o público e a polícia. 


Depois do E.S.T, foi a vez do The Black Crowes tentar acalmar a galera, tocando canções do primeiro e ótimo disco, Shake Your Money Maker.
A noite já caia sobre o Tushina Airfield quando o Metallica abriu seu show com “Enter Sandman”, levando o público a transformar sentimento em canto.
Com chave de ouro o festival foi encerrado com a apresentação do AC/DC; no setlist, clássicos como “Highway to Hell”, “Back in Black”, Wolla Lotta Rosie e, claro, “For Those About to Rock”.
Os canhões ao final da música se despediam daquelas pessoas, que presenciaram um dos momentos mais significativos e emocionantes do Rock’n`Roll.


Ficha do Evento
Local : Russia
Onde : Moscow - Tushino Airfield
Quando : 28 de Setembro de 1991
Bandas:
AC/DC
Metallica
The Black Crowes
E.S.T.
Pantera

Set List
Pantera
   Domination
   Cowboys From Hell
   Primal Concrete Sledge
   Psycho Holiday
E.S.T.
   Bully
The Black Crowes
   Stare It Cold
   Rainy Day Woman
Metallica
   Enter Sandman
   Creeping Death
   Fade To Black
AC/DC
   Black in Black
   Highway to Hell
   Whole Lotta Rosie
   For Those About To Rock… We Salute You


Fontes Consultadas
http://www.collectorsroom.com.br/2012/10/monsters-of-rock-moscow-o-festival-que.html
http://rockhistoria54.blogspot.com.br/2012/05/da-implosao-da-urss-explosao-do-rock.html#!/2012/05/da-implosao-da-urss-explosao-do-rock.html
http://www.novotopico.com/viewtopic.php?t=30929
http://pt.wikipedia.org/wiki/Monsters_of_Rock
http://rocksgarage.blogspot.com.br/2010/05/monsters-of-rock-1991-moscow.html
http://rock-ladies.blogspot.com.br/2011/05/os-maiores-concertos-de-rock-de-todos.html
https://metalposts.wordpress.com/2011/03/17/um-milhao-e-seiscentas-mil-pessoas-monsters-of-rock-1991-moscou/4


E.S.T. : Intro Live Monster At Rock Moscow 1991


ACDC : Thunderstruck Live At Monster Of Rock Moscow 1991


METALLICA : Live At Monster Of Rock Moscow 1991


ACDC : Back In Black Live At Monster Of Rock Moscow 1991


PANTERA : Cowboys From Hell Live At Monster Of Rock Moscow 1991


ACDC : Hells Bells Live At Monster Of Rock Moscow  1991


E.S.T. : Live At Monster Of Rock Moscow 1991


BLACK CROWES : Live At Monster Of Rock Moscow 1991


ACDC : For Those Abou To Rock Live At Monster Of Rock Moscow 1991



A Edição de 1991 do Monster Of Rock em Moscow, além de ter sido histórico pelas reais condições politicas da região à época, nos mostra o quanto o Rock é importante, não só para os jovens, mas para o mundo. Em que pese os mortos, certamente ocasionados pelos excessos da milícia russa que não desejava a realização do festival, o festval mostrou a força do Rock, enquanto se deseja a paz e o amor.
Longa Vida ao Rock And Roll !



Nenhum comentário:

Postar um comentário