domingo, 13 de dezembro de 2015

Great Bands Great Songs - 50. School's Out

SCHOOL'S OUT : Uma das mais rebelde e provocativa música do Rock !
 
School's Out também conhecida pelo nome de "School's Out for Summer" é uma música continda no quinto álbum da carreira de Alice Cooper e que tem o mesmo nome da música e foi lançado em 1972.
Cooper disse que se inspirou para escrever a música ao responder a pergunta : Quais foram os três melhores minutos de sua vida ?  Cooper disse : Ele ocorre duas vezes ao ano, um deles é quando chega a manhã de Natal quando você está se preparando para abrir os presentes, e o outro momento é quando faltam apenas três minutos para acabar o último dia de aula, você esta lá sentado e é como se fosse um paviuo queimando-se lentamente, ai eu disse se nós pudéssemos traduzir esses três minutos numa música seria uma grande música.


Cooper também disse que foi inspirado por um momento de um filme do Bowery Boys. Em seu programa de rádio "Night’s with Alice Cooper" , ele brincou dizendo que o riff principal da canção foi inspirada por uma canção de Miles Davis. Cooper admitiu que o guitarrista Glen Buxton, foi quem criou riff de abertura da canção.
A letra de "School’s Out" indica que não é só o ano escolar terminou para o início das férias de verão , mas que terminou para sempre, e que a própria escola foi explodida . Ele incorpora a rima de infância: "Não mais lápis , não mais livros , não mais olhares de reprovação dos professores" em suas letras.


Ele também incluiu crianças que contribuem em alguns backing vocals.
School’s Out se tornou o primeiro grande hit single de Alice Cooper, alcançando o lugar de nº 7 na Billboard Hot 100 de singles pop o que impulsionou o álbum para o nº 2 na parada de álbuns pop da Billboard Top 200.
A Billboard classificou-o como a canção No. 75 para 1972. No Canadá , o single foi para o nº 3 no RPM Top Singles Chart, na sequência o álbum alcança o nº 1.
Na Grã-Bretanha a canção foi para o nº 1 no UK Singles Chart durante três semanas em agosto de 1972. Ele também marcou a primeira vez que Alice Cooper tornou-se considerado como mais do que apenas um músico teatral.
A versão single da canção é uma mistura mono ligeiramente acelerada da versão do álbum com uma grande diferença - o efeito "turn-off ", utilizada sobre o sino da escola e efeitos sonoros no final da versão do álbum a qual não é usada no versão single, permitindo que o sino da escola e os efeitos simplesmente desaparecem.
Algumas estações de rádio proibiram a canção em sua programação, afirmando que a música deu aos estudantes uma impressão negativa e de rebeldia contra a educação infantil. Professores, pais , diretores , conselheiros e psicólogos também evitavam essa música e exigiram que várias estações de rádio fossem proibias detocar a música em sua programação.
Em 2004, School’s Out foi classificado como nº 319 na lista da Rolling Stone das 500 Maiores Músicas de Todos os Tempos. Em 2009, foi nomeada a melhor música de Hard Rock de todos os tempos pela VH1, e a música apareceu no programa de TV American Idol em 2010.
Alice Cooper nas últimas performances dessa música incorporou partes do primeiro verso da música Another Brick on the Wall Part2, uma música do Pink Floyd.


O Álbum
School's Out é o quinto álbum de Alice Cooper.
A primeira edição desse disco lançada no brasil em 1972 vinha originalmente com uma calcinha branca de algodão como brinde. Foram vendidas mil cópias com esse curioso brinde. As calcinhas que envolviam a bolacha do disco eram disponíveis nos tamanhos P, M e G.

Faixas
   1. School's Out
   2. Luney Tune
   3. Gutter Cat vs. the Jets
   4. Street Fight
   5. Blue Turk
   6. My Stars
   7. Public Animal #9
   8. Alma Mater
   9. Grande Finale

Músicos
   Alice Cooper – voz
   Glen Buxton – guitarra (solo)
   Michael Bruce – guitarra (base), teclado
   Dennis Dunaway – baixo
   Neal Smith – bateria
Convidado
   Dick Wagner - guitarra (solo) na faixa "My Stars"




School’s Out é o quinto álbum de Alice Cooper. Lançado em junho de 1972, antes das férias escolares daquele ano, o álbum antecipava a liberdade tão ansiosamente aguardada.
Por Neimar Secco

School´s Out for summer
School's Out forever
(My) school's been blown to pieces
Em tradução livre:
Chegaram as férias de verão
Chegaram as férias para sempre
(Minha) escola explodiu em pedaços

Essa comemoração tão enfática certamente refletia (e ainda reflete para boa parte dos alunos de hoje) a alegria de uma libertação. A partir daquele minuto em que soa o sinal do fim das aulas pela última vez no ano letivo, só resta sair em disparada para fora da escola.
School´s Out é um álbum conceitual. A rebeldia juvenil e as traquinagens típicas da adolescência, como admitir que colou na prova de matemática, na faixa Public Animal # 9:

Me and GB we ain´t never gonna confess
We cheated at the math test
(Eu e o GB¹, a nunca vamos confessar
(Que)a gente colou na prova de matemática)

Nos álbuns anteriores Alice Cooper havia percorrido um caminho um tanto sinuoso: os dois primeiros (Pretties For You - 1969, e Easy Action - 1970)-- gravados no selo Straight Records, de Frank Zappa -- ainda não contavam com o "sexto integrante" da banda, o (mago) produtor Bob Ezrin.
Ezrin, juntamente com a banda, moldou, lapidou a sonoridade peculiar do Alice Cooper Group. Se em Love It To Death, terceiro álbum da banda, de 1971, apareceu o primeiro grande hit, a até hoje clássica I´m Eighteen e, também, a primeira "materialização" do personagem de Alice Cooper na épica Ballad Of Dwight Fry, o álbum seguinte, Killer, lançado em novembro de 1971, dava um passo adiante, tanto na boa qualidade de banda de "garage rock" com "Under My Wheels", You Drive Me Nervous e Yeah, Yeah, Yeah, Yeah como nas faixas épicas e mais teatrais (Halo Of Flies, Dead Babies e Killer), sem esquecer da belíssima homenagem a Jim Morrison, Desperado.
Mas essa resenha é sobre School’s Out, o álbum definitivo quando se pensa tanto em temática quanto na qualidade musical e interpretativa da banda e de Alice Cooper, respectivamente. Alice se mostra um exímio "contador de histórias" em forma de rock.
O álbum abre (ou seria melhor dizer arromba, invade) a mesmice ou a calmaria com o riff marcante da introdução e o vocal nervoso, agressivo de Alice nessa música super marcante, que é School´s Out, uma verdadeira assinatura da banda, obrigatória em todos os shows de Alice Cooper até hoje.
Luney Tune, a segunda faixa, narra a sina de um personagem preso que de nada se arrepende e que questiona se é tudo realidade, se é tudo necessário ou se é uma piada.
Gutter Cat Vs. The Jets tem uma introdução fantástica e soturna, apenas com o contrabaixo de Dennis Dunaway antecipando o que está por vir. Essa faixa narra a rivalidade entre duas gangues (personificadas como gatos de rua) e tem como música incidental Jet Song, do musical West Side Story. "Gutter Cat" é "complementada" por uma faixa solo sensacional de DD (Dennis Dunaway): Street Fight. Só ouvindo mesmo para entrar no clima e ter cuidado para não querer quebrar alguma coisa à sua volta. Não a escute sem estiver com muita raiva).
Blue Turk vale mais pelo arranjo e levada jazzísticos. Novamente o contrabaixo de Dennis Dunaway se destaca e dá o clima da música que tem uma longa parte só instrumental até fechar com os últimos versos cantados por Alice e o contrabaixo (violoncelo) de Dunaway fechando em grande estilo o lado 1 do LP.
My Stars traz um piano super climático ao longo de toda a faixa, executado pelo guitarrista e tecladista Michael Bruce. Essa faixa conta, também, com a participação não creditada no álbum, do guitarrista Dick Wagner. Essa música narra os delírios de um ser dominador que, entre outras coisas, acha que pode derreter a torre Eiffel e transformar a Esfinge em areia.
Public Animal # 9 retoma o clima puramente escolar do álbum. É a faixa em que Alice admite ter colado na prova de matemática juntamente com Glen Buxton, (GB), lembram? Nessa música também se fala de bebedeiras com vinho barato e da sensação de ser um prisioneiro perpétuo, um preço que se paga por ser um animal público.
Alma Mater... o fim do ano letivo, do curso inteiro, momento de recordar traquinagens. A introdução com som de chuva e trovão é uma segunda homenagem ao vocalista do The Doors (Jim Morrison) e, em particular, ao clássico da banda, Riders On The Storm.


Hey, remember that time, ´member that time
We´d take that snake and we
We put it down little Betty's dress?
Now I don't think Miss Axelrod was much impressed

(Ei, lembra daquela vez, lembra da vez
Que a gente pegou aquela cobra e...
E a gente colocou ela descendo pelo vestido da Bete?
Agora, eu não acho que a Srta. Axelrod ficou muito impressionada).

O final diz tudo:

Hey, goodbye, guys
Maybe I'll see -
Maybe I'll see you around some time, uh?
'Ey, don't make a stranger of yourself, uh?
Remember the Coop, uh?
May -
I ho -
I hope - you don't - forget me or nothin'
Goodbye

(Ei, Adeus, galera
Talvez eu veja -
Talvez eu veja vocês por aí, hein?
Ei,não se faça de estranho, hein?
Lembrem-se do The Coop², hein?
Talv -
Espe -
Espero que vocês não se esqueçam de mim ou qq coisa...
Adeus)

Grande Finale é uma faixa orquestrada que resume o épico que é esse clássico dos álbuns temáticos do rock.
Merece ser ouvido, lembrado, guardado entre os grandes clássicos.

Notas:
A primeira prensagem de SCHOOL´S OUT trazia o LP envolto por uma calcinha.
GB é o apelido do falecido guitarrista da banda, Glen Buxton.
DD é apelido do baixista Dennis Dunaway.
The Coop é apelido de Alice Cooper
A faixa título conta com a participação de um coro de crianças, alunos de uma escola primária.
Em Alma Mater Alice menciona o colégio onde ele e a banda, (exceto o baterista Neal Smith) estudavam:
"Cortez, I'll miss you" Cortez, sentirei sua falta"
e, a pedido de Neal, cita também a escola onde ele estudava:
"Camelback, my high school" (Camelback, meu colégio)
No lançamento do álbum, a banda fez um show no Hollywood Bowl, para o qual contratou um piloto de avião para que fossem jogadas calcinhas sobre o local durante o show. Mesmo sabendo que seria multado e até, possivelmente preso, o piloto aceitou o desafio. Ficou preso por um ano e a banda ajudou financeiramente a família do piloto durante o período em que ficou na cadeia.

Fonte:
Wihiplash
http://whiplash.net/materias/cds/193457-alicecooper.html#ixzz3uEVjluCz
  

ALICE COOPER : School's Out Live 1972


ALICE COOPER : Schools Out Live At The Muppet Show 1978


ALICE COOPER : School's Out & Another Brick In the Wall Pt.Live Merrillville 2014


ALICE COOPER : School's Out Live At Arena Vienna 2015



FOO FIGHTERS : School's Out Live Boston 2015




School's Out é uma das Obras Primas do Rock, já esta eternizada na Galeria das Grandes Mùsicas do Rock.
Longa Vida a Alice Cooper !
Longa Vida ao Rock And Roll !


Nenhum comentário:

Postar um comentário