Fanny foi uma banda de Rock americana, ativa no
início dos anos 70. Eles foram um dos primeiros grupos de rock femininos a
obter sucesso comercial e crítico, incluindo dois singles top 40 da Billboard
Hot 100 .
O grupo foi fundado pelo guitarrista June
Millington e sua irmã, baixista Jean, que tocavam juntos desde que se mudaram
das Filipinas para a Califórnia no início dos anos 1960. Depois de tocar em
várias variações da banda, eles atraíram o interesse do produtor Richard Perry,
que as contratou para a Reprise Records em 1969 como Fanny. A banda gravou
quatro álbuns juntos antes de June Millington deixar o grupo, levando à divisão
original da formação. Após um álbum final, Fanny se separou em 1975. As irmãs
Millington continuam a tocar juntos desde a separação, e com uma ex-baterista,
Brie Howard Darling, formou o grupo spin-off Fanny Walked the Earth em 2018.
O grupo continuou a atrair elogios da crítica
por rejeitar os estilos típicos de garotas e as expectativas das mulheres na
indústria do Rock em geral, e enfatizar suas habilidades musicais. Grupos
posteriores, como The Bangles e The Runaways citaram Fanny como uma influência
fundamental.
As irmãs June e Jean Millington se mudaram com
a família das Filipinas para Sacramento, Califórnia, em 1961. Eles começaram a
tocar juntos em ukuleles quando descobriram que isso os ajudava a ganhar
amigos. No ensino médio, eles formaram uma banda feminina chamada Svelts com
June na guitarra, Jean no baixo, Addie Lee na guitarra e Brie Brandt na
bateria. Brandt saiu para se casar e mais tarde foi substituído por Alice de
Buhr. Quando os Svelts se dissolveram, De Buhr e Lee formaram outro grupo
exclusivamente feminino, chamado Wild Honey. As irmãs Millington mais tarde se juntaram
a essa banda, que tocou covers da Motown e acabou se mudando para Los Angeles.
Frustrado com a falta de sucesso ou respeito na
cena do rock dominada por homens, Wild Honey decidiu se separar após uma última
aparição em microfone aberto no Troubadour Club em Los Angeles em 1969. Eles
foram vistos nesse show pela secretária do produtor Richard Perry, que estava
procurando uma banda de Rrock feminina para mentor. Perry convenceu a Warner
Bros. Records a assinar com a banda, ainda conhecida como Wild Honey, para a
Reprise Records. O grupo venceu o contrato sem que a gravadora os ouvisse
tocar, por ser um ato de novidade, apesar de seu genuíno talento musical. Antes
de gravar seu primeiro álbum, a banda recrutou o tecladista Nickey Barclay.
A banda foi renomeada para Fanny, não com
conotação sexual, mas para denotar um espírito feminino. A formação inicial
consistia em June Millington na guitarra, Jean Millington no baixo, de Buhr na
bateria, Barclay nos teclados e Brandt nos vocais principais e percussão. Perry
demitiu Brandt porque queria que o grupo fosse uma banda independente de quatro
integrantes como os Beatles. Os Millingtons e Barclay assumiram todos os papéis
vocais principais em músicas alternadas, enquanto De Buhr cantou ocasionalmente
em álbuns posteriores.
Perry produziu os três primeiros álbuns da
banda, começando com Fanny em 1970. Por causa da conexão com a Perry e a
Reprise Records, Barclay foi convidado a fazer uma turnê com Joe Cocker como
cantor de apoio e, consequentemente, apareceu no álbum Mad Dogs and Englishmen.
O álbum seguinte, Charity Ball, foi lançado no ano seguinte, e sua faixa-título
alcançou a posição # 40 na Billboard Hot 100. Os membros de Fanny também
trabalharam como músicos de sessão e tocaram no álbum de Barbra Streisand, em
1971, Barbra Joan Streisand, depois que Streisand quis gravar com uma pequena
banda. O grupo continuou a atrair fãs conhecidos; David Bowie enviou ao grupo
uma carta admirando seu trabalho e convidou a banda para uma festa pós-show,
onde ele mostrou a eles técnicas de mímica. Com a jovem engenheira Leslie Ann
Jones como gerente de estrada e mixadora de som ao vivo, Fanny fez uma turnê
mundial, abrindo para Slade, Jethro Tull e Humble Pie, ganhando popularidade no
Reino Unido. Um artigo de 1971 na Sounds observou que o grupo "parece que
eles são o grupo de apoio a todos atualmente". O grupo fez várias
aparições ao vivo na televisão durante as turnês, incluindo The Sonny e Cher
Show, American Bandstand, The Old Gray Whistle Test e Beat-Club.
O terceiro álbum do grupo, Fanny Hill (1972),
apresentou o engenheiro dos Beatles, Geoff Emerick, além da produção de Perry.
Ele incluiu uma capa de "Hey Bulldog" e "Ain't That
Peculiar", de Marvin Gaye. Este último contou com o saxofonista regular
dos Rolling Stones, Bobby Keys, e foi lançado como single, alcançando o 85º
lugar na Billboard Hot 100. O companheiro de banda dos companheiros, Jim Price,
também tocou metais no álbum. A Rolling Stone escreveu uma excelente crítica ao
álbum, elogiando as habilidades musicais do grupo e, em particular, a
capacidade de June Millington de tocar guitarra chumbo e rítmica.
Seu quarto álbum, Mother's Pride (1973), foi
produzido por Todd Rundgren. Quando o Orgulho da Mãe foi lançado, June
Millington estava se sentindo constrangida pelo formato do grupo. A gravadora
queria que ela usasse certas roupas de grife e adotasse uma imagem de Hard Rock,
à qual ela resistiu. Ela decidiu deixar o grupo, dizendo mais tarde "Eu
precisava descobrir quem eu era" e colidia regularmente com Barclay, que
tinha uma personalidade diferente para ela. June mudou-se para Woodstock para
estudar budismo, mas insistiu que o grupo continuasse sem ela.
de Buhr também deixou a banda, com Brandt
retornando à bateria. Patti Quatro (irmã de Suzi Quatro) substituiu June no
violão. Esta formação assinou com a Casablanca Records e lançou o último álbum
da Fanny, Rock and Roll Survivors, em 1974. O primeiro single, "I've Had
It" alcançou a posição # 79 na Billboard Hot 100. Brandt deixou o banda
logo após a conclusão do álbum, quando ela se casou com o compositor James
Newton Howard, e foi brevemente substituída por Cam Davis. Barclay deixou o
grupo no final de 1974, pensando que não funcionaria sem June Millington. O
segundo single, "Butter Boy", foi escrito por Jean Millington sobre
Bowie, e se tornou seu maior sucesso, alcançando o 29º lugar na Billboard Hot
100 em abril de 1975. Quando foi lançado, o grupo se separou.
Após o rompimento, em 1975, as irmãs Millington
montaram uma nova formação de Fanny para uma pequena turnê, embora nenhum
material antigo de Fanny tenha sido reproduzido. Esse grupo acabou se
transformando em uma nova banda feminina chamada LA All-Stars, que gerou algum
interesse pelas gravadoras, mas com a estipulação de que a banda fez turnê como
Fanny e tocou apenas músicas antigas da banda, às quais June Millington se
opôs.
June Millington lançou posteriormente três
álbuns solo nos anos 80 e teve uma carreira como produtor de artistas como
Holly Near, Cris Williamson e Bitch and Animal. Ela opera o Institute for
Musical Arts, uma organização sem fins lucrativos que apóia meninas e mulheres
na música. Jean Millington foi casado com o guitarrista de Bowie Earl Slick por
um tempo e depois se tornou um herbalista. Os Millingtons continuaram a gravar
juntos depois de Fanny, mais recentemente no álbum de 2011 Play Like a Girl,
pela gravadora de junho Fabulous Records.
Nickey Barclay lançou um álbum solo intitulado Diamond in a Junkyard em
1976 e depois se retirou da indústria da música. Mais tarde, de Buhr trabalhou
no marketing de várias grandes gravadoras e promoveu o The Go-Go's, que citou a
Fanny como influência. Ela colaborou com o Real Gone Music em um programa de
reedição dos álbuns do grupo.
Patti Quatro continuou a trabalhar como música
de sessão para sua irmã Suzi e participou da reedição de material da banda mais
antiga das quatro irmãs, o Pleasure Seekers. Brie Brandt, mais tarde conhecida
como Brie Howard-Darling e atualmente Brie Darling, teve uma carreira ativa
pós-Fanny, em turnê e gravando com a Electric Light Orchestra em um novo
recorde mundial em 1976. [29] Ela liderou as bandas americanas. Girls, que
lançou um álbum em 1986, [30] e Boxing Gandhis, que lançou quatro álbuns desde
meados da década de 1990. Ela também atuou em filmes como o Android de 1982 e é
mãe da Playboy Playmate Brandi Brandt.
Em 2002, a Rhino Records lançou o conjunto de
caixas de 4 CDs de edição limitada First Time in a Long Time, que coletava os
quatro primeiros álbuns de estúdio de Fanny, juntamente com gravações ao vivo,
outtakes e itens promocionais. Um concerto de reunião com as irmãs Millington e
de Buhr (Barclay se recusou a aparecer por motivos de saúde) foi realizado no
Berklee College of Music em 20 de abril de 2007, onde os membros da banda
receberam o prêmio Rockrgrl Women of Valor por suas realizações. Os quatro
primeiros álbuns originais da Fanny estão disponíveis nos discos Real Gone, com
notas de apresentação atualizadas, fotos e novas mixagens.
Em 2016, Brie Howard participou de uma
apresentação ao vivo pelas irmãs Millington. Isso inspirou a formação de uma
nova banda chamada Fanny Walked the Earth. Um álbum também intitulado Fanny
Walked the Earth foi lançado em março de 2018. O álbum marca a primeira vez em
que junho, Jean e Brie gravam ao mesmo tempo em quase 50 anos.
Embora Fanny não tenha sido a primeira banda
feminina a assinar com uma grande gravadora (depois de Goldie & the
Gingerbreads e Pleasure Seekers), elas foram as primeiras a lançar um álbum em
uma gravadora principal e uma das primeiras a alcançar top 40 de sucesso na
Billboard Hot 100. A música de Fanny foi influenciada pelos Beatles e os Funk
Brothers, o coletivo de músicos de estúdio da Motown.
A banda resistiu às sugestões da gravadora de
se vestir com um estilo típico de girl group, ou enfatizar qualquer apelo
sexual, e ensaiava regularmente, querendo adquirir uma reputação baseada em seu
talento musical. Jean Millington disse mais tarde que Fanny tinha que ter uma
forte presença ao vivo para superar as percepções da platéia de que as mulheres
não podiam tocar bem rock. June acrescentou: "Sabíamos que tínhamos que
provar que podíamos tocar e tocar ao vivo. Caso contrário, ninguém
acreditaria". O grupo teve mais sucesso no Reino Unido e na Europa do que
nos EUA, onde o público apreciou sua música e respeitou seu trabalho. De Buhr
ficou desapontado ao descobrir que alguns executivos da gravadora simplesmente
tratavam Fanny como um artifício e não deveriam ser levados a sério. O promotor
Bill Graham relutou em conceder ao grupo uma vaga de destaque nos locais, por
medo de que o grupo se separasse quando os membros se casassem e tivessem
filhos, embora o grupo tenha enfatizado que isso se devia a pragmática dos
negócios e não ao chauvinismo. Durante as turnês, as fãs perguntavam ao grupo
como formar uma banda. Mais tarde, bandas femininas como The Runaways e The
Bangles citaram Fanny como uma influência fundamental.
Uma revisão retrospectiva da carreira do grupo
em Rebeat sublinhou que Fanny era simplesmente uma boa banda, independentemente
do sexo. June Millington foi elogiada por suas habilidades com a guitarra e foi
descrita pelo Guitar Player como a guitarrista mais quente da indústria da
música. Durante seu tempo em Fanny, ela inicialmente favoreceu o amplificador
Gibson ES-355 e Fender Twin Reverb, antes de adquirir uma guitarra Gibson Les
Paul Junior e amplificadores Traynor. Ela usou o Les Paul principalmente para
tocar violão. O instrumento principal de Jean Millington em Fanny era um Fender
Precision Bass de 1963, que ainda estava em sua posse.
Formação original
Jean Millington: baixo , vocais June Millington : guitarra , vocais
Nickey Barclay : teclados , vocais
Alice de Buhr: bateria , voz
Membros posteriores
Patti Quatro: guitarra, vocais Brie Howard : bateria, voz
Cam Davis: bateria
Discografia
Fanny (1970)
Charity Ball (1971)
Fanny Hill (1972)
Mother's Pride (1973)
Rock and Roll Survivors (1974)
Fanny Live (2001; recorded 1972)
Fanny Walked the Earth (2018)
Fanny: Summer Song Live 1972
Fanny: Ain't that peculiar Live 1972.11.25
Fanny: You're The One On BBC Old Grey
Whistle Test
Fanny: You're The One 1971
Fanny: Borrowed Time
Fanny: Charity Ball 1971
Fanny: Classic Rock's Greatest All Female Band 1970-73
June and Jean Millington, Los Angeles 2013
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