sábado, 9 de novembro de 2019

Fanny

Essas garotas tocavam muito!


Fanny foi uma banda de Rock americana, ativa no início dos anos 70. Eles foram um dos primeiros grupos de rock femininos a obter sucesso comercial e crítico, incluindo dois singles top 40 da Billboard Hot 100 .
O grupo foi fundado pelo guitarrista June Millington e sua irmã, baixista Jean, que tocavam juntos desde que se mudaram das Filipinas para a Califórnia no início dos anos 1960. Depois de tocar em várias variações da banda, eles atraíram o interesse do produtor Richard Perry, que as contratou para a Reprise Records em 1969 como Fanny. A banda gravou quatro álbuns juntos antes de June Millington deixar o grupo, levando à divisão original da formação. Após um álbum final, Fanny se separou em 1975. As irmãs Millington continuam a tocar juntos desde a separação, e com uma ex-baterista, Brie Howard Darling, formou o grupo spin-off Fanny Walked the Earth em 2018.
O grupo continuou a atrair elogios da crítica por rejeitar os estilos típicos de garotas e as expectativas das mulheres na indústria do Rock em geral, e enfatizar suas habilidades musicais. Grupos posteriores, como The Bangles e The Runaways citaram Fanny como uma influência fundamental.
As irmãs June e Jean Millington se mudaram com a família das Filipinas para Sacramento, Califórnia, em 1961. Eles começaram a tocar juntos em ukuleles quando descobriram que isso os ajudava a ganhar amigos. No ensino médio, eles formaram uma banda feminina chamada Svelts com June na guitarra, Jean no baixo, Addie Lee na guitarra e Brie Brandt na bateria. Brandt saiu para se casar e mais tarde foi substituído por Alice de Buhr. Quando os Svelts se dissolveram, De Buhr e Lee formaram outro grupo exclusivamente feminino, chamado Wild Honey. As irmãs Millington mais tarde se juntaram a essa banda, que tocou covers da Motown e acabou se mudando para Los Angeles.



Frustrado com a falta de sucesso ou respeito na cena do rock dominada por homens, Wild Honey decidiu se separar após uma última aparição em microfone aberto no Troubadour Club em Los Angeles em 1969. Eles foram vistos nesse show pela secretária do produtor Richard Perry, que estava procurando uma banda de Rrock feminina para mentor. Perry convenceu a Warner Bros. Records a assinar com a banda, ainda conhecida como Wild Honey, para a Reprise Records. O grupo venceu o contrato sem que a gravadora os ouvisse tocar, por ser um ato de novidade, apesar de seu genuíno talento musical. Antes de gravar seu primeiro álbum, a banda recrutou o tecladista Nickey Barclay.
A banda foi renomeada para Fanny, não com conotação sexual, mas para denotar um espírito feminino. A formação inicial consistia em June Millington na guitarra, Jean Millington no baixo, de Buhr na bateria, Barclay nos teclados e Brandt nos vocais principais e percussão. Perry demitiu Brandt porque queria que o grupo fosse uma banda independente de quatro integrantes como os Beatles. Os Millingtons e Barclay assumiram todos os papéis vocais principais em músicas alternadas, enquanto De Buhr cantou ocasionalmente em álbuns posteriores. 


Perry produziu os três primeiros álbuns da banda, começando com Fanny em 1970. Por causa da conexão com a Perry e a Reprise Records, Barclay foi convidado a fazer uma turnê com Joe Cocker como cantor de apoio e, consequentemente, apareceu no álbum Mad Dogs and Englishmen. O álbum seguinte, Charity Ball, foi lançado no ano seguinte, e sua faixa-título alcançou a posição # 40 na Billboard Hot 100. Os membros de Fanny também trabalharam como músicos de sessão e tocaram no álbum de Barbra Streisand, em 1971, Barbra Joan Streisand, depois que Streisand quis gravar com uma pequena banda. O grupo continuou a atrair fãs conhecidos; David Bowie enviou ao grupo uma carta admirando seu trabalho e convidou a banda para uma festa pós-show, onde ele mostrou a eles técnicas de mímica. Com a jovem engenheira Leslie Ann Jones como gerente de estrada e mixadora de som ao vivo, Fanny fez uma turnê mundial, abrindo para Slade, Jethro Tull e Humble Pie, ganhando popularidade no Reino Unido. Um artigo de 1971 na Sounds observou que o grupo "parece que eles são o grupo de apoio a todos atualmente". O grupo fez várias aparições ao vivo na televisão durante as turnês, incluindo The Sonny e Cher Show, American Bandstand, The Old Gray Whistle Test e Beat-Club.


O terceiro álbum do grupo, Fanny Hill (1972), apresentou o engenheiro dos Beatles, Geoff Emerick, além da produção de Perry. Ele incluiu uma capa de "Hey Bulldog" e "Ain't That Peculiar", de Marvin Gaye. Este último contou com o saxofonista regular dos Rolling Stones, Bobby Keys, e foi lançado como single, alcançando o 85º lugar na Billboard Hot 100. O companheiro de banda dos companheiros, Jim Price, também tocou metais no álbum. A Rolling Stone escreveu uma excelente crítica ao álbum, elogiando as habilidades musicais do grupo e, em particular, a capacidade de June Millington de tocar guitarra chumbo e rítmica. 
Seu quarto álbum, Mother's Pride (1973), foi produzido por Todd Rundgren. Quando o Orgulho da Mãe foi lançado, June Millington estava se sentindo constrangida pelo formato do grupo. A gravadora queria que ela usasse certas roupas de grife e adotasse uma imagem de Hard Rock, à qual ela resistiu. Ela decidiu deixar o grupo, dizendo mais tarde "Eu precisava descobrir quem eu era" e colidia regularmente com Barclay, que tinha uma personalidade diferente para ela. June mudou-se para Woodstock para estudar budismo, mas insistiu que o grupo continuasse sem ela.
de Buhr também deixou a banda, com Brandt retornando à bateria. Patti Quatro (irmã de Suzi Quatro) substituiu June no violão. Esta formação assinou com a Casablanca Records e lançou o último álbum da Fanny, Rock and Roll Survivors, em 1974. O primeiro single, "I've Had It" alcançou a posição # 79 na Billboard Hot 100. Brandt deixou o banda logo após a conclusão do álbum, quando ela se casou com o compositor James Newton Howard, e foi brevemente substituída por Cam Davis. Barclay deixou o grupo no final de 1974, pensando que não funcionaria sem June Millington. O segundo single, "Butter Boy", foi escrito por Jean Millington sobre Bowie, e se tornou seu maior sucesso, alcançando o 29º lugar na Billboard Hot 100 em abril de 1975. Quando foi lançado, o grupo se separou.



Após o rompimento, em 1975, as irmãs Millington montaram uma nova formação de Fanny para uma pequena turnê, embora nenhum material antigo de Fanny tenha sido reproduzido. Esse grupo acabou se transformando em uma nova banda feminina chamada LA All-Stars, que gerou algum interesse pelas gravadoras, mas com a estipulação de que a banda fez turnê como Fanny e tocou apenas músicas antigas da banda, às quais June Millington se opôs.
June Millington lançou posteriormente três álbuns solo nos anos 80 e teve uma carreira como produtor de artistas como Holly Near, Cris Williamson e Bitch and Animal. Ela opera o Institute for Musical Arts, uma organização sem fins lucrativos que apóia meninas e mulheres na música. Jean Millington foi casado com o guitarrista de Bowie Earl Slick por um tempo e depois se tornou um herbalista. Os Millingtons continuaram a gravar juntos depois de Fanny, mais recentemente no álbum de 2011 Play Like a Girl, pela gravadora de junho Fabulous Records.  Nickey Barclay lançou um álbum solo intitulado Diamond in a Junkyard em 1976 e depois se retirou da indústria da música. Mais tarde, de Buhr trabalhou no marketing de várias grandes gravadoras e promoveu o The Go-Go's, que citou a Fanny como influência. Ela colaborou com o Real Gone Music em um programa de reedição dos álbuns do grupo.
Patti Quatro continuou a trabalhar como música de sessão para sua irmã Suzi e participou da reedição de material da banda mais antiga das quatro irmãs, o Pleasure Seekers. Brie Brandt, mais tarde conhecida como Brie Howard-Darling e atualmente Brie Darling, teve uma carreira ativa pós-Fanny, em turnê e gravando com a Electric Light Orchestra em um novo recorde mundial em 1976. [29] Ela liderou as bandas americanas. Girls, que lançou um álbum em 1986, [30] e Boxing Gandhis, que lançou quatro álbuns desde meados da década de 1990. Ela também atuou em filmes como o Android de 1982 e é mãe da Playboy Playmate Brandi Brandt.
Em 2002, a Rhino Records lançou o conjunto de caixas de 4 CDs de edição limitada First Time in a Long Time, que coletava os quatro primeiros álbuns de estúdio de Fanny, juntamente com gravações ao vivo, outtakes e itens promocionais. Um concerto de reunião com as irmãs Millington e de Buhr (Barclay se recusou a aparecer por motivos de saúde) foi realizado no Berklee College of Music em 20 de abril de 2007, onde os membros da banda receberam o prêmio Rockrgrl Women of Valor por suas realizações. Os quatro primeiros álbuns originais da Fanny estão disponíveis nos discos Real Gone, com notas de apresentação atualizadas, fotos e novas mixagens.
Em 2016, Brie Howard participou de uma apresentação ao vivo pelas irmãs Millington. Isso inspirou a formação de uma nova banda chamada Fanny Walked the Earth. Um álbum também intitulado Fanny Walked the Earth foi lançado em março de 2018. O álbum marca a primeira vez em que junho, Jean e Brie gravam ao mesmo tempo em quase 50 anos.



Embora Fanny não tenha sido a primeira banda feminina a assinar com uma grande gravadora (depois de Goldie & the Gingerbreads e Pleasure Seekers), elas foram as primeiras a lançar um álbum em uma gravadora principal e uma das primeiras a alcançar top 40 de sucesso na Billboard Hot 100. A música de Fanny foi influenciada pelos Beatles e os Funk Brothers, o coletivo de músicos de estúdio da Motown.
A banda resistiu às sugestões da gravadora de se vestir com um estilo típico de girl group, ou enfatizar qualquer apelo sexual, e ensaiava regularmente, querendo adquirir uma reputação baseada em seu talento musical. Jean Millington disse mais tarde que Fanny tinha que ter uma forte presença ao vivo para superar as percepções da platéia de que as mulheres não podiam tocar bem rock. June acrescentou: "Sabíamos que tínhamos que provar que podíamos tocar e tocar ao vivo. Caso contrário, ninguém acreditaria". O grupo teve mais sucesso no Reino Unido e na Europa do que nos EUA, onde o público apreciou sua música e respeitou seu trabalho. De Buhr ficou desapontado ao descobrir que alguns executivos da gravadora simplesmente tratavam Fanny como um artifício e não deveriam ser levados a sério. O promotor Bill Graham relutou em conceder ao grupo uma vaga de destaque nos locais, por medo de que o grupo se separasse quando os membros se casassem e tivessem filhos, embora o grupo tenha enfatizado que isso se devia a pragmática dos negócios e não ao chauvinismo. Durante as turnês, as fãs perguntavam ao grupo como formar uma banda. Mais tarde, bandas femininas como The Runaways e The Bangles citaram Fanny como uma influência fundamental. 


Uma revisão retrospectiva da carreira do grupo em Rebeat sublinhou que Fanny era simplesmente uma boa banda, independentemente do sexo. June Millington foi elogiada por suas habilidades com a guitarra e foi descrita pelo Guitar Player como a guitarrista mais quente da indústria da música. Durante seu tempo em Fanny, ela inicialmente favoreceu o amplificador Gibson ES-355 e Fender Twin Reverb, antes de adquirir uma guitarra Gibson Les Paul Junior e amplificadores Traynor. Ela usou o Les Paul principalmente para tocar violão. O instrumento principal de Jean Millington em Fanny era um Fender Precision Bass de 1963, que ainda estava em sua posse.

Formação original
     Jean Millington: baixo , vocais
     June Millington : guitarra , vocais
     Nickey Barclay : teclados , vocais
     Alice de Buhr: bateria , voz

Membros posteriores
     Patti Quatro: guitarra, vocais
     Brie Howard : bateria, voz
     Cam Davis: bateria

Discografia

Fanny (1970)




Charity Ball (1971)




Fanny Hill (1972)



Mother's Pride (1973)




Rock and Roll Survivors (1974)



Fanny Live (2001; recorded 1972)




Fanny Walked the Earth (2018)




Fanny: Summer Song Live 1972



Fanny: Ain't that peculiar Live 1972.11.25




Fanny: You're The One On BBC Old Grey Whistle Test




Fanny: You're The One 1971

  

Fanny: Borrowed Time

  

Fanny: Charity Ball 1971



Fanny: Classic Rock's Greatest All Female Band 1970-73



June and Jean Millington, Los Angeles 2013






Nenhum comentário:

Postar um comentário