sábado, 23 de novembro de 2019

Grand Slam

Grand Slam ... saudades de Phil


Desta vez o Planet Caravan decidiu falar de um disco, mas não de um disco qualquer.
Todos já conhecem a história de Philip Lynott, mais em sua banda legendária, o Thin Lizzy, e menos em sua carreira solo quando criou a banda Grand Slam.
Para quem conhece essas duas faces da carreira desse Grande Músico sabe que em ambas ele deixou a sua “marca registrada”, em ambos os casos ele nos deixou um legado musical de altíssima qualidade.
Reentemente o Thin Lizzy voltou aos palcos, com Scott Gorham avante nesse projeto, porém isso durou pouco tempo devido problemas legais sobre Direitos Autorais, e a banda acabou adotando o nome de “Black Star Riders”, o que resultou numa guinada nos objetivos da banda de só tocar músicas do Lizzy, se transformando em mais uma banda de Rock, excelente por sinal, em que acabaram por criar músicas próprias e tocando-as por entre outra dos Lizzy.
Mas eis que ressurge no cenário o grande guitarrista Laurence Archer, que era o guitarrista original do Grand Slam em 1983 e decide fazer mais que um tributo ao seu grande amigo.


De volta aos dias de Thin Lizzy, Laurence Archer escreveu e se apresentou com Phil Lynott como Grand Slam. Infelizmente, o Grand Slam foi interrompido no auge, com a morte prematura de Phil Lynott deixando um buraco no tecido do rock até hoje. Laurence passou a fazer seu nome tocando com UFO, mas sempre nutria um plano de longo prazo para reconstruir a máquina dos Grand Slam. E aqui está - preparado e pronto.

Phil Lynott e Laurence Archer em 1983

O álbum de estreia, "Hit The Ground", já está recebendo elogios da crítica em geral - incluindo o single "19" sendo listado na Planet Rock, Reino Unido. A banda também lançou um vídeo para a faixa do álbum "Hit the Ground".


A nova banda (Laurence ao lado de Mike Dyer, Benjy Reid e Dave Boyce) homenageia as tradições da história da banda enquanto também olha para o futuro - as faixas clássicas co-escritas por Lynott e Archer estão ao lado de um conjunto de novas músicas que incorporam o mesmo caráter de liberdade, positividade e adrenalina que ocorreram nos Grand Slam em 1984. 


Como esses fãs ouvirão Lynott co-escrever ao lado de material novinho em folha de uma banda muito especial mergulhada na história do rock.


 


Phil Lynott

Philip Parris "Phil" Lynott, natural de West Bromwich, nascido a 20 de agosto de 1949, morto em Salisbury a 4 de janeiro de 1986, foi um músico irlandês, célebre por ser o vocalista, baixista e principal compositor da banda de rock Thin Lizzy. 


Como líder da banda, o baixo e os vocais de Lynott foram um elemento crucial no sucesso comercial de diversos dos seus sucessos, como "Whiskey in the Jar", "The Boys Are Back in Town", "Jailbreak" e "Waiting for an Alibi". Lynott também teve uma carreira solo, publicou dois livros de poesia, e, após o fim dos Thin Lizzy, formou a banda Grand Slam, da qual foi líder até ao seu fim, em 1983. No período que antecedeu sua morte, teve um grande sucesso no Reino Unido juntamente com Gary Moore, primeiro com a canção "Out in the Fields", e em seguida com "Nineteen".
Phil Lynott morreu aos 36 anos, vítima de insuficiência cardíaca e pneumonia devido a uma septicemia eventualmente potencializada pelo uso de drogas e álcool.

Grand Slam

O nascimento do Grand Slam remonta à banda solo que Lynott formou em julho/agosto de 1983 para uma turnê pela Escandinávia. Esta formação contou com o tecladista da banda Magnum, Mark Stanway, os membros do Thin Lizzy, Brian Downey (bateria) e John Sykes (guitarra), além do guitarrista Doish Nagle (ex-The Bogey Boys). Quando o Thin Lizzy terminou sua turnê de despedida em setembro de 1983, Lynott continuou trabalhando com essa configuração como um projeto de banda que acabou se tornando conhecido como Grand Slam. Sykes saiu do projeto após uma oferta para se juntar ao Whitesnake e foi substituído pelo ex-guitarrista do Stampede Laurence Archer, que já havia sido abordado por Lynott. Antes dos primeiros shows da banda, Downey foi substituído por Robbie Brennan. 


O nome Grand Slam foi escolhido depois que vários outros nomes de bandas foram considerados, incluindo Reactor Factor, Catastrophe, Hell Bent On Havoc, Slam Anthem and Slam, que era o nome de uma música que Lynott tinha em mente. Lynott ganhou o apelido de Sergeant Rock nos ensaios nos estúdios da E'EE em Londres, devido ao seu rigor e dedicação quase dominadores e dedicação aos ensaios. 


Com a formação de Lynott, Stanway, Archer, Nagle e Brennan, o Grand Slam fez seu primeiro show em Waterford, Irlanda, em 26 de abril de 1984. O set ao vivo da banda continha uma mistura de novas músicas, escritas por várias combinações de Lynott, Stanway e Archer, além de músicas da carreira solo de Lynott, além de músicas selecionadas do Thin Lizzy. Lynott estava ansioso para evitar qualquer tag 'segunda classe Thin Lizzy', e estava convencido de que eles deveriam tocar apenas três músicas de Lizzy ao vivo ("Cold Sweat", de seu álbum de 1983, Thunder and Lightning, "Sarah", do álbum de 1979 de Lizzy. Black Rose: A Rock Legend e o favorito da multidão, "Whisky In the Jar", que pode ser encontrado no Grand Slam: Live 1984).
O Grand Slam excursionou extensivamente no Reino Unido e na Irlanda ao longo de 1984, com shows recebidos favoravelmente pelo público e pela mídia. A banda também apareceu em festivais de alto nível, como Crystal Palace (como convidados especiais do Status Quo), Nostell Priory (como convidados especiais de Marillion) e o festival Kerrang Weekender em Great Yarmouth, o último programa transmitido pela BBC Radio One.
Apesar de os shows serem bem recebidos pelo público e a banda ter construído um grande número de seguidores, o Grand Slam não conseguiu um contrato de gravação (em grande parte devido à reputação de Lynott como usuário de drogas durante seus últimos dias no Thin Lizzy). O Grand Slam original tocou seu último show no Walthamstow Standard, Londres, em 7 de dezembro de 1984 e dobrou pouco depois. 


Phil Lynott morreu em 4 de janeiro de 1986 de insuficiência hepática, cardíaca e renal, devido a anos de abuso de drogas e excesso de álcool.
Várias músicas originais do catálogo do Grand Slam ressurgiram nos lançamentos do Thin Lizzy, incluindo "Nineteen" (também lançado como single final de Phil Lynott em 1985), "Sisters of Mercy" e "Dedication". Este último tornou-se objeto de controvérsia sobre sua inclusão como faixa-título da compilação Dedication: The Very Best of Thin Lizzy em 1991. Originalmente gravada como demo do Grand Slam por seus autores, Laurence Archer e Phil Lynott, a administração de Thin Lizzy havia os membros Scott Gorham e Brian Downey fazem overdub de faixas de guitarra e bateria, respectivamente, e na tentativa de passar a música enquanto uma composição solo de Lynott corta Archer sem créditos. Mais tarde, o guitarrista se estabeleceu fora dos tribunais por uma parte da publicação. A música do Grand Slam "Military Man" também foi gravada por Lynott e Gary Moore no álbum de Moore de 1985, Run For Cover
Em 2002 e 2003, o tecladista Mark Stanway produziu vários lançamentos de material ao vivo, estúdio e demo do Grand Slam, ainda não lançado, compilado a partir de seu arquivo pessoal.
O guitarrista Laurence Archer gravou um álbum solo, intitulado LA, em 1986, e gravou e fez turnês com vários atos, incluindo Brian Spence, Rhode Island Red (com o baterista Manolo Antonana), UFO e Medicine Head antes de se aposentar do negócio da música em 1994.


Hit The Ground


Faixas

01. Gone Are The Days (4:33)
02. 19 (3:44)
03. Hit The Ground (4:15)
04. Military Man (5:36)
05. Crazy (3:46)
06. Dedication (4:36)
07. Long Road (5:29)
08. Sisters of Mercy (7:15)
09. Crime Rate (5:22)
10. Grand Slam (4:53)

Banda

Laurence Archer - Guitar
Mike Dyer - Vocals
Dave Boyce - Bass
Benjy Reid - Drums



Grand Slam - Gone Are The Days (Official Music Video)



Grand Salm - Dedication Live 1983



Phil Lynott's Grand Slam - Nineteen



Philip Lynott's Grand Slam - Live at Nostell Priory Festival 27 August 1984










Nenhum comentário:

Postar um comentário