sábado, 16 de novembro de 2019

Larry Miller

Um grande guitarrista de muito feeling


Laurence Bond " Larry " Miller é um guitarrista americano de rock e avant garde, com sede em Ann Arbor, Michigan, Estados Unidos, que já foi membro de bandas de Detroit/Ann Arbor como Destroy All Monsters, Sproton Layer, M3, Nonfiction, The Empty Set e Larynx Zillion’s Novelty Shop.
Destroy All Monsters, em particular, ainda continua cultuada por uma grande parte da cena do rock proto-punk, punk e pós-punk de Detroit, apresentando bandas como MC5, Stooges e Up. "De todas essas bandas, na época", Laurence disse a um jornal local, "acho que tinha mais respeito pelo The Five" - ​​referindo-se ao MC5. No final dos anos 80, ele desfrutou de um sucesso comercial renovado com seu single Southpaws Unite!, uma marcha incomum de estilo militar de John Philip Sousa cruzou-se com uma sensibilidade punk de vanguarda através da mais recente tecnologia Techno Pop da época.


Laurence toca violão canhoto, "de cabeça para baixo" - ou seja, ele pega um violão para canhoto e simplesmente vira para o outro lado, sem reverter a ordem das cordas, da maneira como era feita por Jimi Hendrix. Esse estilo, "se você quiser chamá-lo de estilo", Laurence disse certa vez a um repórter local, surgiu mais por necessidade do que por uma tentativa de imitar Hendrix. "Comecei como baterista e não tinha guitarra", explicou Laurence, "então sempre que eu pegava uma para brincar, era sempre um instrumento destro e, como não era meu, não consegui tirar as cordas e colocá-las ao contrário, tive que tocar como estava". Desde que Laurence começou sua carreira como músico profissional - como baterista, como ele mencionou - aos 16 anos, ele teve bastante tempo e energia para aprender um novo instrumento. De fato, Laurence fez inúmeras gravações onde toca ele mesmo todos os instrumentos, incluindo instrumentos de sopro, teclados e vários instrumentos de cordas, como Todd Rundgren e Paul McCartney.


Laurence, que às vezes também era conhecido como Larry, vem de uma família interessante. Todos os membros de sua família eram músicos ou cientistas. Ele é o irmão mais novo de Roger Miller, membro fundador e atual da Missão da Birmânia, com sede em Boston, irmão gêmeo de Benjamin (Ben) Miller, também ex-membro de Destroy All Monsters. Os pais de Laurence eram cientistas e professores da Universidade de Michigan. Seu pai era bem conhecido no campo da paleo-ictiologia. Ele também tem um irmão que é um respeitado professor e glaciologista, e uma irmã (agora falecida) que também era cientista e professora.


Laurence cresceu em Ann Arbor, frequentou escolas públicas e se formou na Pioneer High School. Ele foi para a faculdade na Boston School of Contemporary Music, terminando na Thomas Jefferson State College antes de se aposentar completamente da cena acadêmica.
Laurence colaborou com seu irmão Roger Miller de tempos em tempos, particularmente no projeto M3, nomeado para os três irmãos Miller, mas ele colaborou com seu irmão gêmeo Ben de maneira mais consistente ao longo dos anos, principalmente nos anos 80 e no início dos anos 90. Como Ben é o destro e Laurence o canhoto e eles colaboraram principalmente como um trio de poder ao adicionar um baterista, a equipe teve uma presença visual no palco bastante poderosa - o violão e o baixo apontando para fora, longe da posição central baterista. Em Nonfiction, por exemplo, Laurence e Ben normalmente trocavam baixo e violão, cada um preferindo tocar violão em suas próprias composições. Quando Nonfiction se dobrou, Laurence formou The Empty Set e, mais tarde, nos anos 90, criou a Novellty Shop, da Larynx Zillion.


Em 1999, Laurence se reinventou como artista de crianças. Durante esse período, ele produziu sete CDs infantis. O Sr. Laurence tocou ao vivo, juntamente com as faixas de acompanhamento originais, The Play Money Band, retiradas de suas gravações. O material foi oficialmente classificado como CG, com orientação fortemente orientada para os pais, de 2 a 200 anos. Dez anos depois, a princesa Melinda se juntou ao grupo no teclado e nos vocais. O nome foi expandido para The Mister Laurence Experience. Pouco tempo depois, Melinda criou um terceiro membro para o grupo, sua criação mecânica animatrônica - OSO, o Urso Baterista. Desde então, os três gravaram dois CDs originais e produziram cinco videoclipes premiados com um orçamento de cordas de sapato, além de um programa de variedades para crianças da televisão comunitária. Continuando a tradição de tocar junto com uma trilha sonora esquelética, a banda apresenta sua marca de música infantil peculiar até os dias de hoje, em todo o estado do Michigan. 


O ultimo álbum dele, chamado “The Sinner And The Saint” foi muito esperado por seu fãs, Larry estava gravando este álbum quando teve um Acidente vascular cerebral há 4 anos, e somente este ano, após se recuperar do duro golpe, é que ele conseguiu terminar o álbum.
Apesar de sua “volta”, ele ainda não tem condições de se apresentar ao vivo, uma pena.

Albuns


Right Chaps! (1983)


Larryocaster ‎(1997)


Man On A Mission ‎(1999)


Live 'N' Loud ‎(2001)


Fearless ‎(2005)



Outlaw Blues ‎(2008)



Unfinished Business ‎(2010)



On The Edge ‎(2012)



Live & Outlawed ‎(2013)



Soldier Of The Line ‎(2014)



The Sinner And The Saint (2019)



Músicos Atuais

     Larry Miller – Vocals, Guitars, Mandolin
     Neil Sadler – Bass, Keyboards
     Graham Walker – Drums


Larry Miller: Women And The Blues



Larry Miller: I Want My Life Back



Larry Miller: Shame on you



Larry Miller: Blues Man



Larry Miller: Shadow Play



Larry Miller: Still Ain't Done With The Blues, Carlisle (UK) 2012







Nenhum comentário:

Postar um comentário