segunda-feira, 30 de março de 2020

O Rock é eterno

10 motivos que fazem o Rock and Roll ser o estilo musical mais adorado
Posted on 21.01.2019 by Alta Voltagem Rockwear
Por Erick Silva, jornalista


O bom e velho rock’n roll já está aí, há décadas, e, a cada nova estação, é anunciada a sua morte. Então, surgem novas bandas que dão um gás no estilo, e (voilà!) o estilo passa a virar moda novamente.
Mas, se você ainda não se rendeu a um dos ritmos musicais mais longevos do mundo, listaremos aqui dez motivos pelo qual este estilo tão inspirador, criativo a cativante que é o rock’n roll seja o mais ouvido e adorado pelo mundo!!
Vamos nessa?


1º) O rock é uma mistura de excelentes estilos
Pra quem acha que rock’n roll é apenas “barulho”, devido ao heavy metal, repense os seus conceitos. Nos primórdios (e, digo primórdios, mesmo, tipo Chuck Berry, Little Richards, Elvis Presley…), o rock surgiu de uma mistura temperadíssima entre blues, jazz e country.
Resultado: acelerando e eletrificando esses estilos, a cultura negra se juntou à cultura branca dos EUA, numa simbiose, até então, inédita, criando um petardo que dura até os dias de hoje.


2º) O rock é insolente, rebelde e contestador
Os conservadores (mesmo dentro do estilo) não podem reclamar, nesse aspecto, pois só o surgimento do rock (colocando em harmonia as culturas de negros e brancos em tempos de Apartheid) já era subversivo por si.
Mas, aí veio o punk na Inglaterra (numa época de muita recessão econômica naquele país) e mostrou que, com boas doses de rebeldia, o rock poderia ir mais longe.  Bandas como MC5, The Clash, Dead Kennedys, Bad Religion não se tornaram clássicas apenas pela tremenda qualidade musical, mas, por suas posturas altamente contestadoras.


3º) O rock permitiu o surgimento dos mega shows
Se hoje em dia, um público aí pelo mundo vai ao delírio com grandes shows em estádios, arenas, ao ar livre, e tudo mais, agradeçam ao rock, oras! Os primeiros grandes eventos de música ao ar livre tiveram grandes atrações do estilo: Monterey Pop Festival e Woodstock.
Pertence ao Led Zeppelin a alcunha de criador do termo “rock de arena”, com mega apresentações que entraram para a história, mostrando que um show de música podia ser algo grandioso. E, o que dizer dos maravilhosos shows conceituais do Pink Floyd?
Pois, é. Se atualmente, vamos ao delírio com esses shows grandiosos que vemos por aí, o rock’n roll é o culpado.


4º) Existe rock para todo tipo de gente
Há quem pense que o rock’n roll só se resume a gritarias e coisas do tipo. Mas, engane-se quem tem esse preconceito, pois, a diversidade de subgêneros dentro do estilo é imensa.
Gosta de algo mais introspectivo, poético e reflexivo? Escute um Jeff Buckley, um Radiohead ou um Joy Division, por exemplo.
A sua praia é algo mais agitado, pesado e sombrio? Vá de Slayer, Pantera, Rammstein, Sepultura, e por aí vai.
No entanto, você curte mesmo letras mais intrincadas, quase narradas, num tom mais clássico? Aproveite um Bob Dylan, então.
Não importa qual a sua personalidade. Com certo, existe um tipo de rock feito só para você.


5º) Muitos dos seus músicos são considerados os melhores do mundo
Este motivo, por sinal, é uma constatação até óbvia, visto que o estilo surgiu a partir de outro que possui uma qualidade musical estupenda: o jazz.
Caras como Neil Peart (baterista do Rush), Cliff Burton (saudoso baixista do Metallica) e Yngwie Malmsteen (virtuoso guitarrista) são considerados verdadeiros mestres em seus respectivos instrumentos.
É certo dizer que os melhores instrumentos do rock não são melhores por acaso, e sim, por fazer por merecer.


6º) As capas de alguns discos de rock são verdadeiras obras de arte
Evidentemente que esse tipo de avaliação se perdeu muito com o passar dos anos, principalmente, quando o vinil deixou de ser moda (atualmente, voltou a ser moda, para cair novamente…).
Mas, ainda é inegável que algumas capas de artistas do rock’n roll são emblemáticas para a cultura pop como um todo. “Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band” (Beatles), “London Calling” (The Clash) e “Nevermind” (Nirvana) são alguns poucos exemplos.


7º) Rock também é consciência social
Pode parecer clichê ou brega falar assim, mas, o rock, ao lado do rap, é o estilo que melhor tem expressado os sentimentos de revolta pelo mundo.
Do Pink Floyd ao Rage Against the Machine, passando pelos brasileiros dos Titãs e do Rappa (pelo menos, enquanto Marcelo Yuka fazia parte da banda), muitas de suas letras são um grito muito bem-vindo em meio a uma sociedade apática.


8º) E, rock também é diversão, porque ninguém é de ferro!
E, se o negócio é só diversão descompromissada, sem muita pretensão de reflexão sobre algo, existem bandas certeiras para você, como Kiss, Motorhead, e por aí vai.
É o tipo de música para se escutar no volume 10, sem pensar muito no dia de amanhã.



9º) O rock foi além da esfera musical
Não é difícil comprovar que o rock’n roll se transformou num verdadeiro estilo de vida. Não só através dos adereços ou vestimentas, mas, no modo de pensar e de agir de muitas pessoas.
Foi o rock quem uniu negros e brancos norte-americanos durante o Apartheid, quem denunciou muitas injustiças pelo mundo, quem provocou o status quo da sociedade vigente e por aí vai.
Sem contar que a influência do estilo pode ser encontrada tanto na literatura, quanto no cinema, mostrando a versatilidade que o estilo imprimiu (e imprime) às gerações que viram após os anos 50 do século passado.



10º) O rock continua a se renovar para futuras gerações
Mesmo surgido a mais de 60 anos, o rock’n roll não “parou no tempo”. Mesmo que, a cada ano, a sua “morte” seja anunciada, novas bandas vão surgindo e cativando um público bastante jovem, que tem a chance, inclusive, de conhecer coisas mais antigas.
Artistas como Jack White, Mastodon, Lamb of God, Arctic Monkeys, Royal Blood, Greta Van Fleet e tantos outros, cada um ao seu estilo, vão conquistando fãs no mundo todo, e comprovando aquela máxima da música do Rainbow (banda do saudoso Ronnie James Dio): “Long Live Rock’n Roll”!


Entre estes e muitos outros motivos, é impossivel não se apaixonar pelo Rock and Roll né?





Um comentário:

  1. Pondos os pés neste blog e como por os pés em terra de gigantes.
    É fantástico cara!

    ResponderExcluir