domingo, 12 de julho de 2020

ROCK - Suas Histórias & Suas Magias - Capítulo 6

Capítulo 6
A Sociedade nos Anos 40


1. Visão Geral da Década de 40

Nesta época, os conflitos armados que assolaram a década anterior chegam ao apogeu, com o holocausto, e declínio. Um ataque realizado pelo Japão em Pearl Harbor marca a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial. Os estadunidenses explodem bombas atômicas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, e precipitando o fim da guerra. Hitler comete suicídio e Mussolini é fuzilado. Ocorrem também os julgamentos de Nuremberg onde foram julgados 24 criminosos de guerra aliados a Hitler, dos quais 13 foram condenados à morte na forca, três foram absolvidos e os demais condenados a outras penas. Teve início também a Guerra Fria, onde aumentaram as tensões diplomáticas entre os Estados Unidos e a União Soviética.
Nesta década, foi criado o primeiro computador, o ENIAC, assim como também o primeiro helicóptero de carga e o primeiro transístor. Foram também estabelecidos a ONU, a OTAN, o FMI e o Banco Mundial. Tem início o Plano Marshall, de recuperação econômica da Europa pós-guerra, como um dos principais objetivos de deter o avanço do comunismo pela Europa.
A moda feminina dessa década, é considerada uma das mais lindas e sensuais do século XX, visto que o cinema hollywoodiano mostrava beldades como Rita Hayworth, Ingrid Bergman, Ava Gardner, dentre outras, o que ajudou a construir essa concepção coletiva. Foi também nos anos 40 que Marilyn Monroe surgiu nas telonas de cinemas.
O estilo de música mais popular durante a década de 1940 foi o Swing, que prevaleceu durante a Segunda Guerra Mundial. Um exemplo de música do gênero é "In the Mood" de Glenn Miller. Nos últimos períodos da década de 1940, menos Swing era proeminente e crooners como Frank Sinatra, juntamente com gêneros como o bebop eram o gênero predominante. Um exemplo de canção da época é (I Love You) For Sentimental Reasons, de Deek Watson & His Brown Dots.


2. Fatos marcantes
  
Ford Super DeLuxe Coupé de 1941

A Alemanha invade a Dinamarca, Noruega, Bélgica, Holanda, Luxemburgo e a França, entre 1940 e 1941. A Alemanha perde a Batalha da Grã-Bretanha.
A Alemanha ataca a União Soviética em 22 de junho de 1941. Os Estados Unidos entram na Segunda Guerra Mundial após o ataque a Pearl Harbor em 7 de dezembro de 1941. O Japão, Alemanha e a Itália perdem as batalhas de Stalingrado, a Primeira de El Alamein, Segunda de El Alamein e de Midway. As forças aliadas invadem as praias de Normandia, na França em 6 de junho de 1944, dia que recebe o nome de Dia D. Acontece a Conferência de Ialta em fevereiro de 1945, em que os chefes de Estado dos Estados Unidos (Franklin D. Roosevelt), da União Soviética (Josef Stalin) e o primeiro-ministro do Reino Unido (Winston Churchill) discutem sobre a reorganização da Europa após a Guerra. A Alemanha rende-se em 7 de maio de 1945.
Criada a Carta das Nações Unidas em 26 de junho de 1945 e efetivamente em 24 de outubro de 1945.
  
Carta das Nações Unidas - 1945

Os Bombardeamentos de Hiroshima e Nagasaki em 6 de agosto e 9 de agosto de 1945 levam a rendição do Japão em 15 de agosto.
A Segunda Guerra Mundial termina oficialmente em 2 de setembro de 1945.
Criação do Estado de Israel em 14 de maio de 1948.
Criada a Organização do Tratado do Atlântico Norte em 4 de abril de 1949.


3. Líderes mundiais

- Papa Pio XII
- Adolf Hitler (1889 – 1945), líder da Alemanha nazista
- Franklin Roosevelt (1882 – 1945), presidente dos Estados Unidos
- John Curtin (1885 - 1945), primeiro ministro da Austrália
- William Lyon Mackenzie King (1874- 1954), primeiro ministro do Canadá
- Charles de Gaulle (1890 – 1970), presidente da França
- Josef Stalin (1879 – 1953), líder da URSS
- Getúlio Vargas (1882 – 1954), presidente do Brasil
- Eurico Gaspar Dutra (1883 - 1974), presidente do Brasil
- Juan Perón (1895 - 1974), presidente da Argentina
- Hirohito (1901 – 1989), Imperador do Japão
- Chiang Kai-Shek (1887 - 1975), Presidente da China
- Jawaharlal Nehru (1889 - 1964), primeiro-ministro da Índia
- Winston Churchill (1874 – 1965), primeiro-ministro do Reino Unido
- Oliveira Salazar (1889 – 1970), primeiro-ministro de Portugal
- Francisco Franco (1892 - 1975), ditador da Espanha
- Benito Mussolini (1883 - 1945), primeiro-ministro da Itália
- Mao Tsé-tung (1893 - 1976), líder popular da China


4. A Moda e a Guerra (Claudia Garcia)

Em 1940, a Segunda Guerra Mundial já havia começado na Europa. A cidade de Paris, ocupada pelos alemães em junho do mesmo ano, já não contava com todos os grandes nomes da alta-costura e suas maisons. Muitos estilistas se mudaram, fecharam suas casas ou mesmo as levaram para outros países.

Vestidos dos Anos 40

A Alemanha ainda tentou destruir a indústria francesa de costura, levando as maisons parisienses para Berlim e Viena, mas não teve êxito. O estilista francês Lucien Lelong, então presidente da câmara sindical, teve um papel importante nesse período ao preparar um relatório defendendo a permanência das maisons no país. Durante a guerra, 92 ateliês continuaram abertos em Paris.
Apesar das regras de racionamento, impostas pelo governo, que também limitava a quantidade de tecidos que se podia comprar e utilizar na fabricação das roupas, a moda sobreviveu à guerra.
A silhueta do final dos anos 30, em estilo militar, perdurou até o final dos conflitos. A mulher francesa era magra e as suas roupas e sapatos ficaram mais pesados e sérios.
A escassez de tecidos fez com que as mulheres tivessem de reformar suas roupas e utilizar materiais alternativos na época, como a viscose, o raiom e as fibras sintéticas. Mesmo depois da guerra, essas habilidades continuaram sendo muito importantes para a consumidora média que queria estar na moda, mas não tinha recursos para isso.
  
A moda nos anos 40

Na Grã-Bretanha, o "Fashion Group of Great Britain", comandado por Molyneux, criou 32 peças de vestuário para serem produzidas em massa. A intenção era criar roupas mais atraentes, apesar das restrições.
O corte era reto e masculino, ainda em estilo militar. As jaquetas e abrigos tinham ombros acolchoados angulosos e cinturões. Os tecidos eram pesados e resistentes, como o "tweed", muito usado na época.
As saias eram mais curtas, com pregas finas ou franzidas. As calças compridas se tornaram práticas e os vestidos, que imitavam uma saia com casaco, eram populares.
O náilon e a seda estavam em falta, fazendo com que as meias finas desaparecessem do mercado. Elas foram trocadas pelas meias soquetes ou pelas pernas nuas, muitas vezes com uma pintura falsa na parte de trás, imitando as costuras.
Os cabelos das mulheres estavam mais longos que os dos anos 30. Com a dificuldade em encontrar cabeleireiros, os grampos eram usados para prendê-los e formar cachos. Os lenços também foram muitos usados nessa época.
A maquilagem era improvisada com elementos caseiros. Alguns fabricantes apenas recarregavam as embalagens de batom, já que o metal estava sendo utilizado na indústria bélica.
  
Moda nos anos 40

A simplicidade a que a mulher estava submetida talvez tenha despertado seu interesse pelos chapéus, que eram muito criativos. Nesse período surgiram muitos modelos e adornos. Alguns eram grandes, com flores e véus; e outros, menores, de feltro, em estilo militar.
Durante a guerra, a alta-costura ficou restrita às mulheres dos comandantes alemães, dos embaixadores em exercício e àquelas que de alguma forma podiam frequentar os salões das grandes maisons.
  
Moda dos Anos 40

Alguns estilistas abriram novos ateliês em Paris durante a guerra, como Jacques Fath (1912-1954) - que se tornaria muito popular nos Estados Unidos após a guerra -, Nina Ricci (1883-1970) e Marcel Rochas (1902-1955), um dos primeiros a colocar bolsos em saias. Alix Grès (1903-1993) chegou a ter seu ateliê fechado logo após a inauguração, em 1941, pelos alemães, por ter apresentado vestidos nas cores da bandeira francesa. Sua marca era a habilidade em drapear o jérsei de seda, com acabamento primoroso.
Outro estilista importante foi o inglês Charles James (1906-1978), que, no período de 1940 a 1947, em Nova York, criou seus mais belos modelos. Chegou a antecipar, em alguns, o que viria a ser o "New Look", de Christian Dior.
  
Alta Moda dos anos 40

Durante a guerra, o chamado "ready-to-wear" (pronto para usar), que é a forma de produzir roupas de qualidade em grande escala, realmente se desenvolveu. Através dos catálogos de venda por correspondência com os últimos modelos, os pedidos podiam ser feitos de qualquer lugar e entregues em 24 horas pelos fabricantes.
Sem dúvida, o isolamento de Paris fez com que os americanos se sentissem mais livres para inventar sua própria moda. Nesse contexto, foram criados os conjuntos, cujas peças podiam ser combinadas entre si, permitindo que as mulheres pudessem misturar as peças e criar novos modelos.
A partir daí um grupo de mulheres lançou os fundamentos do "sportswear' americano. Com isso, o "ready-to-wear", depois chamado de "prêt-à-porter" pelos franceses, que até então havia sido uma espécie de estepe para tempos difíceis, se transformou numa forma prática, moderna e elegante de se vestir.
Com a falta de materiais em quase todos os setores e em todos os países envolvidos nos conflitos, novos materiais foram desenvolvidos e utilizados para a produção de objetos e móveis, como os potes flexíveis e duráveis, de polietileno, que ficaram conhecidos como Tupperware.
  
Vestidos e Chapéus anos 40

Com a libertação de Paris, em 1944, a alegria invadiu as ruas, assim como os ritmos do jazz e as meias de náilon americanas, trazidas pelos soldados, que levaram de volta para suas mulheres o perfume Chanel nº 5.
Em 1945, foi criada uma exposição de moda, com a intenção de angariar fundos e confirmar a força e o talento da costura parisiense. Como não havia material suficiente para a produção de modelos luxuosos, a solução foi vestir pequenas bonecas, moldadas com fio de ferro e cabeças de gesso, com trajes criados por todos os grandes nomes da alta-costura francesa.
  
Vestidos dos anos 40

Importantes artistas, como Christian Bérard e Jean Cocteau participaram da produção da exposição, composta por 13 cenários e 237 bonecas, devidamente vestidas, da roupa esporte ao vestido de baile, com todos os acessórios, lingeries, chapéus, peles e sapatos, tudo feito manualmente, idênticos, em acabamento e luxo, aos de tamanho natural.
No dia 27 de março de 1945, "Le Théatre de la Mode" (O Teatro da Moda) encantou seus convidados em Paris. Mais de 200 mil franceses visitaram a exposição, que seguiu para vários países, como Espanha, Inglaterra, Áustria e Estados Unidos, sempre com muito sucesso.
No pós-guerra, o curso natural da moda seria a simplicidade e a praticidade, características da moda lançada por Chanel anteriormente. Entretanto, o francês Christian Dior, em sua primeira coleção, apresentada em 1947, surpreendeu a todos com suas saias rodadas e compridas, cintura fina, ombros e seios naturais, luvas e sapatos de saltos altos.
O sucesso imediato do seu "New Look", como a coleção ficou conhecida, indica que as mulheres ansiavam pela volta do luxo e da sofisticação perdidos.
Dior estava imortalizado com o seu "New Look" jovem e alegre. Era a visão da mulher extremamente feminina, que iria ser o padrão dos anos 50.


5. Cronologia dos Fatos da Década


a) 1940  
Paris é ocupada pelos alemães no dia 14 de junho
  
Hitler em Paris

No dia 10 de julho, o marechal Pétain assume o novo governo fascista e autoritário da França na cidade de Vichy
Em 27 de setembro, a Alemanha e a Itália aliam-se ao Japão, mudando os rumos da guerra na Europa
Franklin Roosevelt é reeleito, em 5 de novembro, presidente dos Estados Unidos, pela terceira vez consecutiva
Nesse ano estreia o último filme de Charles Chaplin, "O Grande Ditador", que faz uma crítica ao fascismo

b) 1941

Franklin Roosevelt assina a declaração de guerra contra o Japão

O presidente dos Estados Unidos Franklin Roosevelt assina a declaração de guerra contra o Japão em resposta aos ataques a base de Pearl Harbor.


Discurso de Roosevelt declarando guerra ao Japão



Em 19 de abril, estreia em Nova York a peça "Mãe Coragem e Seus Filhos", de Bertolt Brecht
  
Orson Welles em Cidadão Kane

O Brasil institui a Justiça do Trabalho no dia 1º de maio
No mês de maio, estreia o filme "Cidadão Kane", criado e estrelado por Orson Welles
No dia 30 de junho, a Alemanha invade a URSS
Os Estados Unidos entram em guerra contra o Eixo fascista, após cerca de 360 caças japoneses terem destruído a base militar norte-americana de Pearl Harbor, deixando milhares de mortos e feridos, no dia 7 de dezembro

c) 1942
O Brasil declara guerra aos países do Eixo - Alemanha, Itália e Japão -, no dia 22 de agosto
Em 21 de setembro, a Comissão de Informações Interaliados informa que os nazistas já executaram 207.373 pessoas na Europa ocupada.
Nesse ano a Coca-Cola chega ao Brasil, junto com uma avalanche de produtos americanos e notícias de Hollywood.
  
Coca Cola no Brasil

d) 1943
O presidente Getúlio Vargas anuncia, no dia 1º de maio, a criação da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), decreto que reúne toda a legislação trabalhista criada em seu governo
Nessa época, o artista Joseph Cornell, inspirado em Max Ernst, cria um surrealismo único ao reunir objetos cotidianos em caixas
Reprodução do cartaz do filme Casablanca. Estreia o filme "Casablanca", clássico do cinema, com Humphrey Bogart e Ingrid Bergman.
  
Cartaz do filme Casablanca

Em 6 de dezembro, os dirigentes das três maiores potências aliadas anunciam que chegaram a um acordo sobre a estratégia militar conjunta para derrotar a Alemanha
O filósofo existencialista francês Jean-Paul Sartre publica "O Ser e o Nada"


Casablanca - Play it again, Sam Scene



e) 1944
É inaugurado, em 12 de fevereiro, o Cassino Quitandinha, em Petrópolis (RJ), com um grande show para duas mil pessoas. No Brasil, era o tempo dos cassinos, dos shows e das vedetes
O cantor Yves Montand estreia em Paris, no dia 3 de março.
Em 9 de abril, o general Charles de Gaulle é nomeado comandante-chefe das forças da França livre.
Estreia em Paris, em 27 de maio, a peça "Entre Quatro Paredes", do filósofo Jean-Paul Sartre
No dia 6 de junho, começa ao amanhecer, a esperada invasão da Europa pelos aliados, conhecida como Dia D
A cidade de Paris é libertada pelos franceses, no dia 25 de agosto
É eleito, pela quarta vez consecutiva, Franklin Roosevelt, como presidente dos Estados Unidos

f) 1945
  
Jornal do Exército Americano anunciando a morte de Adolf Hitler

No dia 27 de janeiro, soldados soviéticos entram no campo de concentração de Auschwitz, cidade industrial da Polônia, e libertam os cinco mil prisioneiros, a maioria judeus
Em 27 de março, 237 bonecas, devidamente vestidas pelos maiores nomes da moda parisiense, são apresentadas no Museu de Artes Decorativas, em Paris. O espetáculo reafirmava a existência da beleza da alta-costura francesa
Morre, no dia 12 de abril, o presidente dos Estados Unidos, Franklin Roosevelt. O vice Harry Truman assume a presidência
Benito Mussolini, é assassinado por membros da Resistência italiana em 28 de abril
Adolf Hitler, o dirigente máximo da Alemanha, suicida-se no dia 30 de abril
No dia 7 de maio, a Alemanha rende-se incondicionalmente
Em 26 de junho, representantes de 50 países assinam a Carta das Nações Unidas, formalizando a criação de um órgão internacional para garantir a paz mundial e incentivar a cooperação entre os países-membros
Em junho e julho acontecem os ataques suicidas (Kamikazes) no Oceano Pacifico, perto da ilha de Okinawa, com a tentativa dos japoneses de afundar as embarcações dos navios americanos.
  
ENIAC - O primeiro computador digital eletrônico produzido em
grande escala ((Foto pertencente ao Exército dos Estados Unidos)

Em agosto, aviões norte-americanos lançam duas bombas atômicas nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, que ficaram arrasadas.
No dia 2 de setembro, a guerra do pacífico termina oficialmente com a rendição incondicional do Japão
O presidente do Brasil, Getúlio Vargas, é deposto por tropas do Exército, em 30 de outubro e, em dezembro, o general Eurico Gaspar Dutra assume seu lugar
Rossellini filma "Roma, Cidade Aberta" e dá início ao neorrealismo italiano


Roma Cidade Aberta – Rosselini



g) 1946
No dia 14 de fevereiro, a IBM lança uma avançada máquina de calcular, chamada de Eniac (Computador e Integrador Numérico Eletrônico)
É promulgada, em 10 de setembro, a nova Constituição brasileira, substituindo a autoritária Carta de 1937, imposta por Getúlio Vargas para instituir o regime do Estado Novo
  
Rita Hayworth no filme Gilda - 1946

Em setembro, acontece, na Riviera Francesa, o primeiro Festival de Cinema de Cannes
No dia 2 de outubro, cientistas reunidos num simpósio na Universidade de Buffalo, nos Estados Unidos, alertam para a possibilidade de o cigarro provocar câncer de pulmão
Em 19 de outubro, as saias longas voltam aos Estados Unidos depois da revogação da proibição do uso excessivo de tecidos, imposta pelo governo durante da guerra
No Brasil, as publicações literárias de maior destaque do período são "Seara Vermelha", sétimo livro de Jorge Amado, e "O Lustre", segundo romance de Clarice Lispector
É declarada, oficialmente pelo presidente Truman, dos Estados Unidos, o fim da Segunda Guerra Mundial, em 31 de dezembro


Harry Truman anuncia a vitória na Europa



h) 1947
Em 12 de fevereiro, Christian Dior apresenta, em sua primeira coleção, o que viria a ser chamado de "New Look". Cintura e seios marcados e uma ampla saia rodada, um estilo que viria se tornar o uniforme dos anos 1950


Fashion Means Business – World Fashion Christian Dior 1947



Em 5 de junho, o secretário de Estado dos Estados Unidos, George Marshall, anuncia um ambicioso plano para a recuperação econômica da Europa.
O Masp (Museu de Arte Moderna de São Paulo) é inaugurado, em 12 de outubro, na sede dos "Diários Associados", no centro de São Paulo
No dia 14 de outubro, Chuck Yeager torna-se o primeiro homem a ultrapassar a velocidade do som, com o avião a jato Bell X-1
  
Bell X-1

Estreia em Nova York, no dia 4 de dezembro, a peça "Um Bonde Chamado Desejo", de Tennessee Williams, com Marlon Brando

i) 1948
Em 30 de janeiro, Gandhi, líder espiritual da independência da Índia, é assassinado por um extremista hindu
É criado, em 14 de maio, o Estado de Israel
Reprodução do frasco do perfume "l'Air du Temps"
Em 10 de dezembro, a ONU (Organização das Nações Unidas) aprova a Declaração dos Direitos Humanos, documento que define as liberdades fundamentais
Nesse ano, T.S. Eliot, autor de "A Terra Desolada", de 1922, entre outras obras de poesias, teatro e ensaios, recebe o Nobel de Literatura
Em dezembro, o biólogo e zoólogo Alfred Kinsey, choca a sociedade norte-americana ao publicar "O Comportamento Sexual do Homem", ou "Relatório Kinsey"
Nina Ricci lança o seu "L'Air du Temps", perfume que viria se tornar um clássico
  
L'Air du Temps - Nina Ricci

j) 1949
Em 10 de janeiro, a norte-americana RCA-Victor divulga seu novo sistema de discos, vitrolas e vitrolas automáticas, um dia depois de a Columbia Records publicar detalhes sobre o novo disco de sete polegadas com microssulcos
Em 18 de março, os Estados Unidos e os países da Europa Ocidental revelam seus planos de formar uma aliança de defesa contra a URSS - a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte)
O primeiro avião a jato de linha comercial, o Havilland Comet, faz o seu voo inaugural na Inglaterra, em 27 de julho
  
De Havilland Comet

Reprodução da capa do disco "Super Hits" de Louis Armstrong ARCA anuncia, em 25 de agosto, a invenção do sistema de transmissão de televisão colorida
Em 1.º de outubro, multidões comemoram a proclamação da República Popular da China pelo líder comunista Mao Tse-Tung
Em 3 de novembro, o jazz do trompetista Louis Armstrong e sua banda encantam o público francês
Em dezembro, a cantora paulista Marlene vence o concurso para a escolha da rainha do rádio do Brasil


6. Cronologia da Música

a) 1940
Buscando uma alternativa ao ASCAP, um grupo de líderes da indústria de rádio forma a Broadcast Music Inc. (BMI) como a segunda organização de direitos autorais dos EUA. O IMC agora representa mais de 300.000 compositores e editores, com cerca de 4,5 milhões de composições.

b) 1941
O guitarrista Les Paul projeta e constrói uma das primeiras guitarras elétricas de corpo sólido (Adolph Rickenbacker havia comercializado uma guitarra de corpo sólido na década de 1930; Leo Fender também foi pioneiro no design de guitarra de corpo sólido). A guitarra Gibson Les Paul, introduzida em 1952, torna-se um dos modelos mais populares.
Sempre inovador, em 1947, Paul grava "Lover", com oito guitarras elétricas de várias faixas, todas tocadas por ele.


Les Paul - Lover 1948



Woody Guthrie se junta ao Almanac Singers, um grupo folclórico com uma paixão política decididamente esquerdista formada no ano anterior por Pete Seeger, Lee Hays e Milliard Lampell. Durante o ano seguinte, o grupo se apresentou com artistas como Leadbelly, Josh White, Burl Ives, Sis Cunningham e Bes Hawes.
Depois de gravar apenas dois álbuns - o "Songs for John Doe" e o "Talking Union" os membros do The Almanac Singers foram colocados na lista negra por suas associações e atividades políticas. Eles se separaram em 1942, mas já haviam aberto o caminho para gerações de cantores folclóricos. Mais tarde, Seeger e Hays formaram os Weavers, enquanto Lampell se tornou um compositor e romancista de sucesso. O prolífico Guthrie escreveu centenas de músicas entrincheiradas no tecido da América, incluindo "This Land Is Your Land", e fez inúmeras gravações, principalmente para Folkways e RCA.


The Almanac Singers - The Strange Death of John Doe



Woody Guthrie- This Land Is Your Land



c) 1942
O compositor Johnny Mercer funda a Capitol Records, com o produtor de filmes B.G. "Buddy" DeSylva e Glenn Wallichs, proprietário da loja de discos Music City, em Los Angeles.
O cantor Bing Crosby, que já é uma grande estrela, toca a música "White Christmas", de Irving Berlin, para o musical "Holiday Inn", no qual também co-estréia. A música ganha um Oscar e se torna um dos discos mais vendidos de todos os tempos.


Bing Crosby - White Christmas from Holiday Inn 1942



d) 1944
Aaron Copland estréia sua "Appalachian Spring", inspirada na música folclórica americana, escrita para a companhia de dança de Martha Graham. A obra ganha um prêmio Pulitzer e surge como uma peça popular de concerto por si só, tornando-se uma das composições clássicas do século XX mais conhecidas.
O promotor de jazz Norman Granz pede emprestado US $ 300 para fazer um concerto de jazz no Philharmonic Auditorium em Los Angeles. O concerto e suas muitas sequências dão destaque a jam sessions e colocam gravações de jazz ao vivo no mapa. Illinois Jacquet, Les Paul, J.J. Johnson, Nat King Cole e Red Callendar estão entre os músicos.


Jazz At The Philharmonic - Philharmonic Auditorium, Los Angeles 1944



As turnês e gravações nacionais subseqüentes até 1957 (muitas ainda disponíveis no Verve) serão fundamentais no desenvolvimento do bebop e darão ampla exposição a gigantes como Charlie Parker, Dizzy Gillespie, Lester Young, Benny Carter, Ben Webster e Oscar Peterson, entre outros.

e) 1947
Com um investimento de US $ 10.000 de seu dentista (Dr. Vahdi Sabit), Ahmet Ertegun funda a Atlantic Records com Herb Abramson, da National Records.





f) 1948
É inventado o registro LP de 33 1/3 RPM de 12 polegadas, apresentado ao público no ano seguinte pela Columbia.

g) 1949
A RCA-Victor desenvolve e lança o primeiro registro de 45 rpm ao público.
  
RCA Victor 45 rpm

Após passagens pelo pioneiro do bebop Charlie Parker, Miles Davis se une ao arranjador Gil Evans para criar o lendário álbum "The Birth of the Cool" (Blue Note), a primeira grande gravação do trompetista e precursora do movimento do jazz cool.


Miles Davis & Gil Evans 1959



Ao longo de sua carreira, Davis, curiosamente insaciável, mergulhou em um novo território, incluindo hard bop, jazz modal (sintetizado por seu álbum de 1959 na Colômbia "Kind of Blue"), fusão elétrica jazz-rock (começando com "In a Silent Way" de 1969 e culminando com "Bitches Brew", gravado no mesmo ano) e fusão jazz-funk (o brilhante álbum de 1972 "On the Corner"). Não apenas um assoprador de chifres impressionante, Davis se tornaria um líder de banda profundo cujos membros - de John Coltrane a Wayne Shorter - passariam a ser aplaudidos como resultado de sua tutela.
Hank Williams estréia no "Grand Ole Opry" tocando "Lovesick Blues" e é chamado de volta aos palcos por seis bis inéditos. "Lovesick Blues" permanece em primeiro lugar na parada de singles da Billboard por 16 semanas. Williams permaneceu com o Opry até 1952, quando foi demitido do elenco. Um ano depois, ele morreu aos 29 anos.


Hank Williams Sr - Lovesick Blues Performed At Grand Ole Opry 1949



7. Imagens, Músicas e Filmes da Década de 40


New York City in 1941



51 Amazing Vintage Photos from the 1940's



Top 30 Greatest Songs 1940-1949



Best 40 Movies of the 1940s



Top 10 Decade Defining Actors: 1940s



Snapshot: The Decades: 1940s




Até o próximo encontro!




3 comentários: