domingo, 5 de julho de 2020

ROCK - Suas Histórias & Suas Magias - Capítulo 5

Capítulo 5
A Sociedade nos Anos 30


Como eu havia dito no início das postagens, a história do Rock se mistura com a história da sociedade e vice e versa, muitas vezes é difícil saber quem influenciou quem.
Portanto, antes de nós falarmos propriamente do início do Rock And Roll, nós vamos fazer um breve apanhado da sociedade, especialmente a norte americana, nas décadas que antecederam o início de sua empolgante história.
Embarquemos todos nesta viagem pela história.


1. Visão Geral da Década de 30

Entre 1936-1939 nos EUA, Franklin Roosevelt dá início ao New Deal, o plano de recuperação econômica após a quebra da bolsa de Nova York, em 1929. Por isso, muitos que foram contemporâneos a esse período, a denominaram a pior década do século XX, já que começou com a Grande Depressão e terminou com a guerra.
Os anos 30 descobriram o esporte, a vida ao ar livre e os banhos de sol. Os mais abastados procuravam lugares à beira-mar para passar períodos de férias. Seguindo as exigências das atividades esportivas, os saiotes de praia diminuíram, as cavas aumentaram e os decotes chegaram até a cintura, assim como alguns modelos de vestidos de noite.
A mulher dessa época devia ser magra, bronzeada, o modelo de beleza da atriz Greta Garbo. Seu visual sofisticado, com sobrancelhas e pálpebras marcadas com lápis e pó de arroz bem claro, foi também muito imitado pelas mulheres.
Aliás, o cinema foi o grande referencial de disseminação dos novos costumes. Hollywood, através de suas estrelas, como Marlene Dietrich, e de estilistas, como Edith Head e Gilbert Adrian, influenciaram milhares de pessoas.


Greta Garbo

Alguns modelos novos de roupas surgiram com a popularização da prática de desportos, como os calções, que surgiu a partir do uso da bicicleta.
O ritmo musical Swing começa a se tornar popular (a partir de 1935 em diante). Substituindo gradualmente o Jazz que tinha sido popular durante a década anterior. O mundo entrou na "Era do Swing". As canções das Big Bands se tornaram o tipo de música mais popular dos Estados Unidos. Um exemplo de música da época é Sing Sing Sing, uma canção de 1936 escrita por Louis Prima.


Louis Prima - Sing Sing Sing



Os movimentos totalitários começam a eclodir também em outros países europeus, com Mussolini na Itália, Salazar em Portugal, Francisco Franco na Espanha e Stálin na União Soviética, além de Hitler na Alemanha.
Na Etiópia era coroado como Imperador Ras Tafari, Rei dos Reis, Senhor dos Senhores e Leão de Judá, que agora adotara o Nome de Haile Selassie (Poder da Trindade). Cuja elevação à condição de imperador havia sido profetizada por Marcus Garvey e é até hoje tida como religião ou filosofia de vida. Fora Selassie quem pronunciara as palavras contidas na música War, de Bob Marley. Traduzido: "Até que a filosofia que sustenta uma raça superior e outra inferior, seja finalmente e permanentemente desacreditada e abandonada haverá guerra, eu digo guerra. Até que não existam cidadãos de 1º e 2º classe de qualquer nação. Até que a cor da pele de um homem seja menos significante do que a cor dos seus olhos haverá guerra. Até que todos os direitos básicos sejam igualmente garantidos para todos, sem discriminação de raça, até esse dia o sonho de paz duradoura, da cidadania mundial e as regras da moralidade internacional, permanecerão como ilusões fugares para serem perseguidas, mas nunca alcançadas…", na mesma década a Etiópia foi invadida por Benito Mussolini, iniciando o processo de conquista para a formação do Panmediterranismo com Mussolini assim como se iniciaria o processo de conquista para formação do Pangermanismo no final da década, mas o processo acabou falhando por intervenção do Império Britânico nos governais leais ao Império Britânico, o de Haile Selassie é desse governo.


2. A Cultura

Logo no início da década, a atriz Greta Garbo faz sua estreia no cinema falado. Outra estreia marcou a década: estamos falando do filme King Kong, de 1933. Ele trouxe ao cinema o que havia de mais moderno em tecnologia para a época.
Em 1931, o cineasta Bruñel produz um dos grandes sucessos do cinema surrealista da década de 1930: A idade de ouro.
Publicação, em 1932, de uma das maiores obras de ficção científica da história da Literatura: Admirável mundo novo de Aldous Huxley.
Produção, em 1936, de outro grande sucesso do cinema: Tempos Modernos de Charles Chaplin.
Em 1937, Pablo Picasso faz seu protesto contra a Guerra Civil Espanhola, pintando a obra Guernica.


Pablo Picasso - Guernica

Em 1937, estreia nos cinemas o primeiro longa-metragem de animação em cores: Branca de Neve e os sete anões dos estúdios Disney.
No final da década, em 1939, foi lançado o grande clássico “O Mágico de Oz”, estrelando Judy Garland como sua protagonista.


3. A Música

A partir de 1930, nos Estados Unidos, a música popular passou a ser um fenômeno de proporções continentais. Os grandes programas de rádio eram ouvidos de costa-a-costa, facilitando o aparecimento de novos artistas e mitos da comunicação. As condições técnicas para gravação de discos e transmissões de longa distância vinham sendo aperfeiçoadas com muita velocidade desde o início do século XX, fazendo com que a qualidade do som também se tornasse um produto.
O estilo musical em ascensão, em meados dos anos 30 era o swing, estilo de jazz próprio para dançar, logo adotado pela mídia que precisava estimular a população (esmagada pela recessão desde o crack da bolsa em 29) a consumir e se divertir. Em 1934 o musical "A Alegre Divorciada", de Cole Porter, traz Fred Astaire e Ginger Rogers, num filme de muito sucesso.


A Alegre Divorciada - Fred & Ginger Dancing, Night and Day 1934



Gershwin plays I Got Rhythm 1931



A carreira de Porter vai de “vento em popa”. O seu estilo refinado coloca Porter ao nível de nomes como Irvinng Berlin, George Gershwin e Jerome Ken. Vários foram os sucessos de Porter neste período, destacando-se “New Yorkers”, “Anything Goes”, “Jubilee”, “Red Hot And Blue” e “Dubarry Was A Lady”, “Born To Dance” e “Rosalie”.


Ethel Merman - Red Hot And Blue - Cole Porter



4. Política nacional e internacional

Em 1932, estoura a Revolução Constitucionalista de 1932 no estado de São Paulo, movimento das oligarquias paulistas contra o governo Vargas.
Em 1933, na Alemanha, Hitler cria o 3º Reich e começa a perseguir e prender os opositores políticos. O líder nazista ganha amplos poderes na Alemanha ao tornar-se Chanceler.
No Brasil, em 1934, é promulgada uma nova Constituição.
Em 1936, é formado por Alemanha, Itália e Japão o Eixo Roma-Berlim-Tóquio.
Em 1937, no Brasil, ocorre o Golpe do Estado Novo dado por Getúlio Vargas.
Em 1937, o presidente Getúlio Vargas dá início ao Estado Novo, caracterizado pela centralização de poder, autoritarismo e perseguição aos opositores.
Em 1938, ocorre a Intentona Integralista, no Rio de Janeiro, para tentar derrubar o governo Vargas. Porém, o movimento é derrotado.
Em 1938, de forma pacífica, a Alemanha anexa a Áustria.
Em 1939, é assinado o Pacto de Não Agressão entre Alemanha e União Soviética.

Hitler na Áustria em 1938


5. Ciências e Tecnologia

Em 1931 é construído o primeiro microscópio eletrônico. O invento foi um grande passo para o desenvolvimento da Microbiologia.
Em 1936, na Alemanha, é fabricado o primeiro automóvel Volkswagen.
  
  


Em 1937, foi construída, pelo engenheiro norte-americano Grote Reber, a primeira antena de radiotelescópio.
Em 1937, é descoberto o fator RH pelos biólogos Karl Landsteiner e Alexander Wiener.
Em 1938, é descoberta a fissão nuclear pelos pesquisadores Otto Hahn e Fritz Strassmann.


6. Guerras e conflitos

Em 1932, tem início a Guerra do Chaco entre Bolívia e Paraguai. O conflito militar terminou somente em 1935.
Em 1936 tem início a Guerra Civil Espanhola. O conflito terminou somente em 1939, com a vitória dos fascistas liderados por Francisco Franco.
Em 1939, a Alemanha invade a Polônia dando início a Segunda Guerra Mundial. Reino Unido e França declaram guerra à Alemanha.
Em 1939, a Alemanha invade a Tchecoslováquia.


7. Economia

Os anos 30 começaram com os reflexos da Grande Depressão, ou a Crise de 1929. Os efeitos da crise duraram por toda década, terminando apenas com a Segunda Guerra Mundial.
Sendo assim, visando diminuir seus efeitos, em 1933 o presidente norte-americano Roosevelt lança o New Deal. O plano tinha como objetivo recuperar a economia estadunidense.


8. Moda

A moda dos anos 30 começa com os reflexos da crise mundial de 1929. Na época, muitas empresas faliram e pessoas ficaram pobres. Deste modo, na década mulheres e homens tinham um visual mais sóbrio, porém sofisticado.
Na moda feminina dos anos 30, os cabelos penteados em onda eram tendência. Além disso, eram usadas saias longas, com vestidos igualmente longos. Nos vestidos, os decotes nas costas marcaram a época.
As curvas femininas também foram valorizadas. Além disso, a altura era supervalorizada. E para isso, a cabeça precisava parecer pequena, por isso os cabelos penteados junto à cabeça.
  
A moda com os chapéus Fedora

Já na moda masculina dos anos 30, os ombros dos paletós eram largos e quadrados. Assim como as calças eram retas ou largas. Uma mudança marcante foi a ausência da camiseta por baixo do terno, que era “roupa de baixo” da época.
  

Aconteceu naquela noite


A mudança se deu após a cena do filme “Aconteceu Naquela Noite”, onde o personagem tira a camisa e não há uma camiseta por baixo. Os chapéus também marcaram a era, com o famoso modelo fedora, caído sobre os olhos.

A moda dos anos 30

A moda dos anos 30 foi influenciada pelas grandes musas do cinema de Hollywood. Nomes como Katharine Hepburn, Greta Garbo e Marlene Dietrich eram sinônimo de beleza e eram copiadas por diversas mulheres.

Katharine Hepburn

Foi ainda nesta década que grandes nomes surgiram na moda, como Madame Grès, Coco Chanel e Jeanne Lanvin.


9. Cronologia da Música

a) 1931
A Electric and Musical Industries Ltd. (EMI) é formada a partir de uma fusão da UK Columbia Graphophone Co. e da Gramophone Co./HMV. Seria a maior gravadora do mundo pelos próximos 50 anos.

EMI Logo

Em novembro do mesmo ano, a empresa abre o EMI Studios em Abbey Road, em Londres, sob a supervisão do então presidente da EMI, Sir Louis Sterling. Na época, é o maior estúdio de gravação do mundo e mais tarde o local de quase todas as gravações dos Beatles.
  
Estúdios EMI Abbey Road

Em 1955, a EMI adquiriu a Capitol Records, com sede em Los Angeles, estabelecendo uma presença nos EUA. Em outubro de 1979, a Thorn Electrical Industries Ltd. fundiu-se com a EMI Ltd. para formar a Thorn EMI. Em 1996, as duas empresas se fundiram e a EMI opera agora como uma empresa de capital aberto autônoma. Desde 1992, é a controladora da Virgin Records.

b) 1933
Um ano depois que John Hammond a descobriu tocando em clubes do Harlem, Billie Holiday faz sua primeira gravação, cantando "Your Mother's Son In Law" com o clarinetista / líder da banda Benny Goodman. Um ano depois, em 23 de novembro, "Lady Day" faria sua estréia auspiciosa no Harlem's Apollo Theatre e se tornaria a mais famosa - e provavelmente a mais trágica - de todos os cantores de jazz. Holiday gravaria músicas clássicas como a música anti-linchamento de Abel Meeropol "Strange Fruit" (1939), seu número de assinatura "God Bless the Child" (1941) e seu maior sucesso "Lover Man" (1944).

Billie Holiday

c) 1935
O código da corrida na música popular é quebrado quando Benny Goodman convida o pianista afro-americano Teddy Wilson para se juntar ao seu trio, que também inclui o baterista Gene Krupa. A primeira banda integrada se expandiu para um quarteto no ano seguinte, quando o vibrafonista negro Lionel Hampton assinou contrato com o King of Swing. O quarteto, assim como a big band de Goodman, faria história em 1938 em sua aparição triunfante no Carnegie Hall - legitimando a forma de arte do jazz em um ambiente formal fora de um clube ou salão de baile.


Benny Goodman Quartet

d) 1936-1937
O cantor de blues Robert Johnson supostamente vende sua alma ao diabo na encruzilhada e grava as 41 faixas que o tornarão imortal. Morto em 1938 e esquecido por décadas, ele é homenageado 30 anos depois como "Rei do Delta Blues" e suas músicas, como "Love in Vain" e "Crossroads", inspiram Eric Clapton e a maioria dos guitarristas do Reino Unido.

e) 1938
Os irmãos Monroe, Bill e Charlie, se separam para formar duas bandas separadas. Bill Monroe forma a primeira edição dos Blue Grass Boys e se tornaria membro do Grand Ole Opry em 1939. Um ano depois, o grupo começa a gravar para a RCA Victor. Monroe, introduzido no Hall da Fama da Música Country em 1970, ficaria conhecido como "O Pai da Música Bluegrass".

f) 1939
Foi um ano nobre na era do swing. Os líderes da banda eram as superestrelas: Harry James, Artie Shaw, Benny Goodman e Tommy Dorsey eram as grandes armas, mas um vocalista pouco conhecido chamado Frank Sinatra logo conquistaria o mundo pela tempestade.
John Cage compõe sua influente "Imaginary Landscape No. 1", música eletroacústica, usando tons de teste de gravações tocadas em toca-discos de velocidade variável. Esta peça influente é um dos precursores da música eletrônica.


John Cage - Imaginary Landscape No. 1 (1939)



10. Imagens, Músicas e Filmes da Década de 30


New York in the mid 1930's in Color!



Amazing Vintage Photos from the 1930's



Amazing Vintage Photos from the 1930's Volume 2



Top 20 Greatest Songs 1930-1939



The Top 10 Best Movies of the 1930s



Top 10 Decade Defining Actors: 1930s



...E O Vento Levou - Trailer | Cinemark




Até o próximo encontro!





Um comentário: