terça-feira, 28 de dezembro de 2021

Pink Floyd - Echoes



"Echoes" é uma canção da banda de rock inglesa Pink Floyd , e a sexta e última faixa de seu álbum de 1971, Meddle . Tem 23 minutos e meio de duração e ocupa todo o segundo lado do LP original. A faixa foi composta combinando uma variedade de diferentes temas musicais e ideias, incluindo passagens instrumentais e efeitos de estúdio, resultando em uma peça lateral longa. A música foi escrita pelo grupo, enquanto as letras de Roger Waters abordavam temas de comunicação humana e empatia, aos quais ele retornou em trabalhos posteriores.
A música foi tocada ao vivo regularmente pelo Pink Floyd de 1971 a 1975, incluindo uma atuação no filme Live at Pompeii (1972). Foi usado para os shows de abertura em 1987 A Momentary Lapse of Reason Tour, mas caiu nas apresentações subsequentes. David Gilmour reviveu "Echoes" para seu On an Island Tour de 2006 , que apresentava Richard Wright , mas retirou a peça após a morte de Wright em 2008. A gravação de estúdio foi usada no filme Crystal Voyager (1973), enquanto uma versão editada está incluída no álbum de maiores sucessos Echoes: The Best of Pink Floyd (2001).


"Echoes" foi considerada pelos críticos como uma canção importante que faz a transição entre o material experimental inicial do Pink Floy d como uma banda cult , e o sucesso posterior do mainstream. Diversas publicações a destacaram como uma das melhores canções do grupo. O grupo tem visões mistas da faixa, mas era uma das favoritas de Wright.


1. Estrutura

"Echoes" começa com um "ping" que foi criado como resultado de um experimento bem no início das sessões Meddle , produzido pela amplificação de um piano de cauda tocado por Richard Wright e enviando o sinal por um alto - falante Leslie e uma unidade Binson Echorec . Após vários "pings", uma guitarra slide tocada por David Gilmour gradualmente se juntou. Os versos são cantados em harmonia por Gilmour e Wright, e acompanhados por um riff tocado por Gilmour e o baixista Roger Waters em uníssono. Isso é seguido por um solo de guitarra de Gilmour, tocado em uma Fender Stratocaster através de uma caixa de efeitos Fuzz Face , antes de repetir o riff anterior. Isso leva a uma jam influenciada pelo funk .
A seção do meio da música apresenta Waters usando um slide e um Binson Echorec . Gilmour toca um barulho estridente de alta frequência, que foi criado conectando um pedal wah-wah de trás para frente. O baterista Nick Mason mais tarde esclareceu que foi um acidente, e sua experiência em trabalhar com Ron Geesin os ensinou a abraçar experimentos e tentar qualquer coisa se funcionasse em uma música. Isso é seguido por uma repetição dos "pings" de piano de abertura e um solo de órgão Farfisa de Wright, com um apoio influenciado por " Good Vibrations " dos Beach Boys (1967).


Seguindo um terceiro verso final, o final da peça apresenta um segmento de som de coral tocando um tom de Shepard . Isso foi criado colocando dois gravadores em cantos opostos de uma sala; as fitas dos acordes principais da música eram então inseridas em um gravador e reproduzidas ao mesmo tempo em que eram gravadas. O outro gravador também foi configurado para tocar o que estava sendo gravado; isso criou um atraso entre as duas gravações, influenciando a estrutura dos acordes.


2. Composição

"Echoes" começou como uma coleção de experimentos musicais separados, alguns dos quais remanescentes de sessões anteriores. O grupo então organizou as peças para fazer uma peça coerente originalmente referida como "Nada, Partes 1-24". Algumas peças apresentavam membros da banda tocando uma gravação sem nenhuma ideia do que o resto do grupo tinha ou iria tocar, enquanto outras simplesmente tinham notas vagas como "primeiros dois minutos românticos, próximos dois up-tempo". Nem todas as peças foram usadas para a faixa finalizada, e as saídas incluíam dizer uma frase ao contrário, para que soasse correto, mas estranho quando a fita fosse invertida. As fitas subsequentes do trabalho em andamento foram rotuladas "O Filho do Nada" e "O Retorno do Filho do Nada"; o último título foi eventualmente usado para apresentar o trabalho ainda não lançado durante suas primeiras apresentações ao vivo no início de 1971.
Wright disse que compôs a introdução do piano e a progressão dos acordes principais da música, e que Waters escreveu as letras. Durante o desenvolvimento inicial, o primeiro verso da música ainda não tinha sido finalizado e referia-se ao encontro de dois corpos celestes. Para a letra final, Waters se inspirou em seu tempo em Londres no meio ao final dos anos 1960, sentindo uma sensação de desconexão e procurando o potencial para os humanos se conectarem uns com os outros. Uma observação em particular estava olhando de seu apartamento na Goldhawk Roade assistindo a uma procissão de passageiros passar, o que levou a "Estranhos passando na rua". "Echoes" estabeleceu uma tendência com Waters de escrever palavras enfáticas e explorar o tema da comunicação, que seria um tema-chave de O Lado Escuro da Lua (1973) e posteriormente o trabalho solo.


O Pink Floyd ensaiou a peça completa antes de enviar uma versão final para a fita. A gravação em estúdio foi dividida entre Abbey Road Studios, Morgan Studios e AIR Studios em Londres; os dois últimos foram usados porque tinham um gravador de 16 canais, o que tornava a montagem dos componentes individuais das músicas mais fácil. As faixas básicas de apoio foram gravadas entre 3 e 19 de março no Abbey Road, com os overdubs adicionais gravados no AIR de 30 de março a 1 ° de maio, com trabalho adicional no Morgan. O Pink Floyd foi apresentado em um episódio do programa 24 horas da BBC1 discutindo gravações piratas, que os mostrava ensaiando "Echoes" em Abbey Road.
"Echoes" apresenta um riff instrumental proeminente que é idêntico ao tema principal em Andrew Lloyd Webber é 1986 musical O Fantasma da Ópera. Waters considerou entrar com uma ação legal contra Lloyd Webber por plágio, mas se recusou a fazê-lo. Em vez disso, ele criticou Lloyd Webber em "It's a Miracle" em seu álbum solo de 1992 Amused to Death .


3. Performances ao vivo

Pink Floyd realizada pela primeira vez "Echoes" em Norwich Lads Clube em 22 de abril de 1971, e foi uma parte regular da banda de configurar para o concerto no Knebworth Parque em 5 de Julho de 1975. Foi originalmente anunciada pelo título provisório, "Return of the Son of Nothing" e não formalmente identificada como "Echoes" até a turnê do grupo no Japão, começando em 6 de agosto de 1971. Ocasionalmente, Waters apresentava a música com títulos bobos, como como "Olhando através dos nós na perna de madeira da vovó", "We Won The Double" (uma referência à dobradinha do Arsenal FC na Copa da Inglaterra de 1970-71 ),e "Março dos Dambusters".
A canção foi tocada em um concerto da BBC Radio 1 em 30 de setembro de 1971 e transmitida em 12 de outubro. Pouco depois, o Pink Floyd filmou uma performance ao vivo no Anfiteatro de Pompéia sem público para Live at Pompeii , onde foi dividido em duas metades para abrir e fechar o filme. "Echoes" foi uma das quatro peças que o Pink Floyd tocou em colaboração com um balé coreografado por Roland Petit no final de 1972 e no início de 1973. A faixa apresentava uma peça de balé solo para Rudy Bryans do Ballets de Marseille. Para os shows do grupo em 1973 em Earl's Court, a performance de "Echoes" contou com grandes quantidades de gelo seco sendo derramado no palco durante a seção intermediária, e chamas saindo de um caldeirão na parte de trás do palco.


Do final de 1974 ao concerto de Knebworth, "Echoes" foi apresentada como um encore. Essas apresentações apresentavam backing vocals de Venetta Fields e Carlena Williams e solos de saxofone de Dick Parry em vez dos solos de guitarra em apresentações anteriores. "Echoes" foi tocada nos onze primeiros shows da turnê A Momentary Lapse of Reason de 1987 , em uma versão ligeiramente reorganizada reduzida para 17 minutos. No entanto, Gilmour ficou desconfortável em cantar a letra "hippie", e os músicos em turnê acharam difícil replicar o som do estúdio original, então ele foi substituído por " Shine On You Crazy Diamond ".
Gilmour ressuscitou a música em sua turnê On an Island Tour de 2006 como o número de encerramento do set principal, com Wright se apresentando em sua banda. Wright disse que ainda gostava de tocar a música ao vivo e ficou surpreso com a resposta do público ao "ping" de abertura durante a turnê. Essas performances aparecem no filme Remember That Night de Gilmour e no álbum / filme Live in Gdańsk . [34] Uma versão acústica especial, apresentando apenas Gilmour e Wright e filmada ao vivo em Abbey Road, apresentada como uma faixa oculta em Remember That Night . Gilmour disse à Rolling Stoneem 2016, ao retornar a Pompéia para fazer um show solo que ele teria adorado fazer "Echoes", mas sentiu que não poderia fazer isso sem Wright, que morreu em 2008 - "Há algo que é especificamente tão individual na maneira como Rick e Eu jogo nisso, que você não pode fazer alguém aprender e fazer assim. " Da mesma forma, Mason não tocou "Echoes" ao vivo com Saucerful of Secrets de Nick Mason, pois ele sente que a faixa é fortemente identificada com Wright, embora a próxima turnê de 2022 do grupo seja chamada de "The Echoes Tour".


4. Lançamento

"Echoes" ocupou todo o segundo lado do álbum Meddle , lançado em 30 de outubro de 1971. Mason disse mais tarde que isso pode ter acontecido porque o grupo queria colocar material mais adequado para rádio no lado um. Uma versão editada da canção apareceu na compilação Echoes: The Best of Pink Floyd de 2001 , e como parte de um sampler promocional de 8 faixas.
A performance ao vivo em Pompeii foi lançada nos cinemas em setembro de 1972. Foi lançada pela primeira vez em vídeo em 1983, depois em DVD em 2003. Várias peças em andamento e performances ao vivo foram lançadas no box set de 2016 The Early Anos 1965-1972 .


5. Recepção

Em uma crítica ao álbum Meddle , Jean-Charles Costa da Rolling Stone deu a "Echoes" uma crítica positiva. Costa descreveu "Echoes" como "uma extravagância aural do Pink Floyd de 23 minutos que ocupa todo o lado dois, recaptura, dentro de uma nova estrutura musical, alguns dos velhos temas e linhas melódicas de álbuns anteriores", adicionando "Todos os isso mais um segmento funky de órgão-baixo-bateria e um impressionante solo de Gilmour somam-se a uma apresentação eletrônica bem estendida. "
A NME cobriu a data de abertura do Pink Floyd em sua turnê de 1972 no Reino Unido no Brighton Dome , e chamou "Echoes" um destaque do set, dizendo que foi "magistral". Revendo o concerto de Knebworth em 1975, Sounds disse que, apesar de uma performance mista no set principal, "Echoes" foi "bastante soberbo" e "tocou perfeitamente". A Rolling Stone disse que a performance ao vivo de Gilmour da peça em Gdańsk no final da On An Island Tour em 2006 foi "de cair o queixo". O guitarrista em turnê Phil Manzanera disse que "aquela versão de" Echoes "era a mais longa e a melhor. A vida é engraçada. É cósmica.
O autor Ed Macan chamou "Echoes" de "obra-prima" do Pink Floy d e uma ponte importante entre o grupo como uma banda cult e o sucesso mais tarde mainstream. Andy Cush disse que a faixa é uma transição entre o material experimental do grupo e o sucesso comercial posterior, enfatizando que é "ambiciosa além de qualquer coisa que o Pink Floy d tenha tentado antes, selvagem além de qualquer coisa que eles tenham tentado depois". Em 2008, a revista Uncut classificou "Echoes" em 30º lugar em uma lista das 30 melhores canções do Pink Floyd, enquanto em 2011, os leitores da Rolling Stone a nomearam como a quinta melhor canção do Pink Floyd. O site agregado Acclaimed Musiclista "Echoes" como a 78ª música mais aclamada de 1971.


Os membros do Pink Floyd têm opiniões mistas sobre a faixa. Wright disse que a peça foi "um destaque" e "uma das melhores faixas que o Floyd já fez". Waters e Gilmour disseram que foi um antegozo do que está por vir em O Lado Escuro da Lua , enquanto Mason disse que foi "um pouco longo demais".


6. Filme

O filme de 1973 de George Greenough , Crystal Voyager, conclui com um segmento de 23 minutos no qual a versão completa de "Echoes" acompanha uma montagem de imagens tiradas por Greenough com uma câmera montada em suas costas enquanto surfava em sua prancha. O grupo permitiu que Greenough e o diretor David Elfick usassem a música em seu filme em troca do uso das filmagens de Greenough como pano de fundo visual quando executaram "Echoes" no show. No início dos anos 1990, essa filmagem foi planejada para ser usada em um anúncio de limpador de banheiro, mas não obteve autorização da banda.
Semelhante ao efeito Lado Escuro do Arco-íris , os fãs sugeriram que "Echoes" coincidentemente sincroniza com o filme 2001 de Stanley Kubrick de 1968 : Uma Odisséia no Espaço , quando reproduzido simultaneamente com o segmento final de 23 minutos intitulado "Júpiter e Além do Infinito" . Kubrick mais tarde apresentaria cópias da trilha sonora de 2001 e Atom Heart Mother do Pink Floyd (1970) como adereços na cena da loja de discos em A Clockwork Orange (1971).


7. Versões de capa

Alien Sex Fiend fez o cover de um álbum tributo ao Pink Floyd, A Saucerful of Pink , lançado em julho de 1995. O músico britânico Ewan Cunningham fez um cover de "Echoes" em 2017 e carregou um vídeo no YouTube que o apresentava tocando todas as partes sozinho . Esta capa foi fortemente baseada na versão Live at Pompeii e recebeu elogios de Mason, que disse com humor: "Parece que estamos todos sem emprego!".
O duo de guitarra acústica Rodrigo y Gabriela coberto "Echoes" em seu álbum de 2019 Mettavolution , uma das sete faixas que ganhou o álbum de um prêmio para Melhor Contemporary Instrumental Album nos 62nd Grammy Awards em 2020. Ao rever esta versão da tampa, A Rolling Stone escreveu que "como o original, a música é sua própria jornada e é linda".


8. Pessoal

De acordo com Jean-Michel Guesdon e Phillipe Margotin:

David Gilmour - voz, guitarra elétrica
Richard Wright - voz, órgão Hammond , piano , órgão Farfisa
Roger Waters - baixo
Nick Mason - bateria, percussão




Pink Floyd - Echoes



Pink Floyd – Echoes Live Pompeii



David Gilmour - Echoes Live In Gdańsk



David Gilmour - Echoes Acoustic Version



Echoes & Phantom of the Opera - Comparison






2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Esta foi a primeira música que ouvi do Pink Floyd.
    Mais tarde, em uma tarde de sábado de 1974, um trecho do filme Live at Pompei foi exibido no programa Sábado Som apresentado pelo Nelson Motta.

    ResponderExcluir