domingo, 3 de dezembro de 2023

Dica do Planet - Programa no Mundo do Rock

CAIN


Cain é uma banda de hard rock de St. Paul, Minnesota, EUA, formada em 1969.


Durante meados dos anos 60, as bandas tinham nomes estranhos. Esse foi o caso de algumas bandas de Twin Cities - The Grasshoppers e The Bananas. Os Grasshoppers tiveram uma boa temporada de 5 anos e se separaram em 1968. Jiggs Lee decidiu tentar um adiamento do recrutamento na faculdade. Em 1969, os Bananas estavam tentando realinhar a "coisa da imagem" fazendo algumas mudanças. Jim Offerman e Joe Soucheray (que, hoje, é um profissional de transmissão, autor e colunista altamente pago) foram substituídos por Jiggs Lee nos vocais e pelo ex-baterista do Crow, Mike Mlazgar. Com Dave Elmeer no baixo, Lloyd Forsberg na guitarra e Al Dworsky nos teclados, os Bananas continuaram a cumprir os contratos existentes com a intenção de fazer uma mudança. Como nomear a banda? Lloyd disse "Cain". Ninguém teve objeções, então tudo começou.
Depois de vários encontros em clubes para adolescentes e bailes escolares, Cain começou a ampliar sua base. Shows universitários onde o público era mais politicamente ativo (afinal - foi no início dos anos 70) começaram a conquistar uma reputação "mais pesada" para a banda.


Cain sempre pareceu ter muita dificuldade em manter bateristas e tecladistas. Quando a banda entrou na cena de Chicago, Mike Mlazgar foi substituído por Tom Osfar. Cain aprendeu sobre as longas horas de trabalho de uma banda da Rush Street - 6 horas por noite e 7 no sábado, durante duas semanas seguidas.
Durante esse período, Al Dworsky saiu para morar em um Kibutz em Israel e foi substituído por Fane Opperman por um curto período. Jerry Magee ocupou essas funções em seguida. Após a passagem de Jerry, a posição do teclado foi ocupada por Chas Carlson. Chas foi o autor de "Katy", e não demorou muito para que outros membros do Cain começassem a escrever algum material original.
Cain deixaria Minneapolis-St. Paul a cada 4-6 semanas para passar longas noites no The Rush Up, The Corporation, Beginnings e Night Gallery (21h - 5h) em Illinois e The Stone Toad e Humpin' Hannah's em Milwaukee. Isso levou a encontros no Merlin's em Carbondale, IL. e outros locais fora do estado.
Ao longo do caminho, Cain trabalhou em clubes com bandas igualmente esperançosas como Cheap Trick, Styx e Kansas.


Fleetwood Mac, Iron Butterfly, Spencer Davis, Todd Rundgren, Mott the Hoople e outros assombravam os clubes após os shows em busca de um palco aberto para pular.
Tom Osfar saiu para se juntar à Tufano & Giamarese em Chicago. "Ozzie" foi substituído por Kevin DeRemer da Everett James Band. Depois de todas as mudanças, Dave, Lloyd, Kevin e Jiggs decidiram fazer isso como um quarteto.
Finalmente, o núcleo que entrou no estúdio estava pronto.
O primeiro álbum de Cain - "A Pound of Flesh" originalmente pretendia ter um tema muito etéreo com uma referência a "O Mercador de Veneza" de William Shakespeare. A capa resultante foi ideia do departamento de marketing da ASI Records descontrolado.


As turnês para divulgar o LP levaram Cain ao Texas, Michigan, Indiana e Kentucky, além das passagens habituais por Minnesota, Wisconsin, Iowa e Illinois.
O segundo álbum ASI de Cain, "Stinger", foi escrito durante viagens e pausas raras da turnê. Cumpriu o contrato de 2 álbuns com a ASI e a gestão de Cain estava livre para buscar outras oportunidades de gravadora.
Cain começou a trabalhar em um terceiro LP em 1978. Antes estava apenas pela metade, cansado de promessas não cumpridas e diante do mercado diluído como resultado de "Disco", Dave e Jiggs partiram para "arejar". Lloyd e Kevin continuaram a jogar como Cain por mais um ano, até que isso também acabou.


Hoje, Dave é anestesista em Minneapolis, Jiggs trabalha como designer de sistemas de som comercial nas cidades gêmeas, Lloyd está "em algum lugar na Carolina do Norte" e Kevin é casado com Melissa Manchester e mora em Los Angeles.

Line-up
     Jiggs Lee - Vocais, Percussions
     Lloyd Forsberg - Guitarra
     Kevin DeRemer - Bateria
     Dave Elmeer - Guitarra, Baixo, Teclas

Ex-membros
     Al Dworsky - Teclas
     Mike Mlazgar - Bateria
     Tom Osfar - Bateria
     Jerry Magee - Teclas
     Chas Carlson - Teclas
     Fane Opperman - Teclas

Discografia
     A Pound of Flesh - 1975
     Stinger - 1977



Cain - A Pound Of Flesh - 1975


Cain - Stinger - 1977


Nenhum comentário:

Postar um comentário