domingo, 10 de dezembro de 2023

Dica do Planet - Programa No Mundo do Rock

STONE THE CROW


Stone the Crows foi uma banda formada em Glasgow em 1969. O nome da banda é uma gíria escocesa que significa "para o inferno com isso". Em 1973, a banda foi dissolvida.
A banda foi formada depois que Maggie Bell foi apresentada a Les Harvey por seu irmão mais velho, Alex Harvey. Depois de tocarem juntos no Kinning Park Ramblers, sua próxima banda, Power, foi renomeada como Stone the Crows (após uma exclamação de surpresa ou choque em inglês britânico/australiano) pelo empresário do Led Zeppelin, Peter Grant. A banda foi co-gerenciada por Grant e Mark London. London foi associada a Lulu como co-autora de sua canção principal, " To Sir With Love " e também foi casada com a empresária de Lulu, Marion Massey . Londres também administrou a banda antecessora Cartoone, na qual Peter Grant tinha interesse financeiro e contava com Les Harvey na guitarra.


Os dois primeiros álbuns da banda foram gravados com a formação original e os vocais de Bell foram descritos como semelhantes aos de Janis Joplin.

Segunda formação e morte no palco de Les Harvey

O guitarrista e co-fundador Les Harvey foi eletrocutado no palco na frente de uma plateia ao vivo no Top Rank Suite de Swansea em maio de 1972. Os fios do equipamento do grupo foram supostamente danificados pelo público e embora a equipe da estrada tenha tentado reparar os danos, eles negligenciaram um fio terra solto. Harvey recebeu uma descarga elétrica ao pegar um microfone enquanto seus dedos tocavam as cordas de metal de seu violão. 


Seu corpo teria voado no ar e parado com sua guitarra em contato com o pedestal do microfone. Os companheiros de banda que tentaram resgatá-lo supostamente ficaram chocados e só quando alguém chutou sua guitarra para longe é que a equipe médica conseguiu prestar ajuda. Ele foi declarado morto ao chegar ao hospital.


Jimmy McCulloch posteriormente substituiria o compositor principal Harvey como guitarrista principal, após a morte de Harvey. Após a morte de Harvey, a banda reconsiderou sua direção.


Pós-separação

Stone the Crows finalmente se separou em junho de 1973, e Peter Grant continuou a administrar a carreira de Maggie Bell. Guiado por Grant, Bell posteriormente gravou dois álbuns solo, Queen of the Night (1974) e Suicide Sal (1975) e um álbum com a banda administrada por Grant Midnight Flyer (1981). Bell também é conhecida por seu trabalho de sessão no álbum Every Picture Tells a Story (1971) de Rod Stewart, em particular por seu co-vocal principal com Stewart na faixa-título do álbum (creditado como "abrasivos vocais"). Jimmy McCulloch juntou-se ao grupo Wings de Paul McCartney, em Nashville, Tennessee, em 1974.


Formação original
     Maggie Bell - vocais
     Leslie Harvey - guitarra
     Colin Allen - bateria
     James Dewar - baixo
     John McGinnis - teclado


Discografia

Stone The Crows - 1969


Ode To John Law - 1970    


Teenage Licks - 1971
  


Continuous Performance - 1972
  




Stone The Crows - Friend



Stone The Crows – Danger Zone



Stone The Crows – Blind Man



Stone The Crows - Penicillin Blues



Stone The Crows - Danger Zone - 2nd version (1970)



Les Harvey: Sunset Cowboy



2 comentários:

  1. Muito boa essa banda, não conhecia. Valeu!!

    ResponderExcluir
  2. Realmente eles eram demais ... sonoridade, harmonia e qualidade dos instrumentais e da voz. Grande banda. Obrigado pela força brother.

    ResponderExcluir