domingo, 17 de dezembro de 2023

Dica do Planet - Programa No Mundo do Rock

FRUMPY


Frumpy foi uma banda alemã de rock progressivo/krautrock com sede em Hamburgo, que atuou entre 1970-1972 e 1990-1995. Formado após a separação dos roqueiros folk City Preachers, Frumpy lançou quatro álbuns em 1970-1973 e alcançou considerável sucesso comercial. A imprensa alemã os saudou como a melhor banda de rock alemã de seu tempo e sua vocalista Inga Rumpf como o "maior talento vocal individual" da cena rock alemã contemporânea. Eles se separaram em 1972, embora os vários membros tenham trabalhado juntos em vários momentos nas duas décadas seguintes e se reuniram novamente em 1989, produzindo mais três álbuns em cinco anos, após os quais se separaram mais uma vez.

Formação

Todos os membros da banda se conheceram como artistas da primeira banda de folk rock alemã City Preachers, formada pelo irlandês John O'Brien-Docker em Hamburgo em 1965. Em 1968, a banda se separou, com O 'Brien-Docker e vários outros membros se separando. A cantora Inga Rumpf, uma vocalista distinta e "não feminina", muitas vezes comparada favoravelmente com Janis Joplin, continuou a usar o nome da banda com uma formação que incluía o baterista Udo Lindenberg, a cantora Dagmar Krause, o organista francês Jean-Jacques Kravetz e o baixista Karl- Heinz Schott. Na primavera de 1969, Lindenberg saiu para seguir carreira solo e foi substituído por Carsten Bohn, que em novembro daquele ano ficou desapontado com Krause e pediu que a banda fosse para uma nova direção criativa, "uma fusão de rock, blues, clássico, folk e psicodélico."


Reformando-se em março de 1970 como Frumpy (uma brincadeira com o sobrenome de Rumpf inspirada ao ver a palavra "frumpy" em um catálogo de discos da CBS), a nova formação de Rumpf, Bohn, Kravetz e Schott estreou no Essen International Pop & Blues Festival em abril. 1970, onde duas de suas canções "Duty" e "Floating" foram gravadas e lançadas na coletânea ao vivo Pop & Blues Festival '70. Seguiram-se mais datas de turnê na França, Alemanha e Holanda, uma aparição no Kiel Progressive Pop Festival em julho de 1970, e no Open Air Love & Peace Festival em Fehmarn, 6 de setembro de 1970.


Gravações

Eles gravaram seu álbum de estreia All Will Be Changed em agosto de 1970. Para promover o álbum, a banda embarcou em uma turnê alemã de cinquenta noites com Spooky Tooth , além de tocar em slots de apoio com Yes , Humble Pie e Renaissance . O álbum recebeu aclamação da crítica e sucesso comercial.


Inicialmente a banda tocou sem guitarrista, o que era incomum no gênero rock, em vez disso fazendo grande uso das "excursões de órgão espacial" de Kravetz e seu poderoso Leslie Rotating Speaker System, um dispositivo de modificação de som e modulação de frequência. Rumpf disse: "No começo éramos bastante felizes como um quarteto. Toquei e compus exclusivamente em um violão. Só mais tarde começamos a escrever músicas que exigiam um violão. "Em 1971, pouco antes de a banda começar a gravar seu segundo álbum, chamado simplesmente de 2, eles recrutaram o ex-guitarrista do Sphinx Tush, Rainer Baumann para a formação. O álbum, "rock progressivo mais pesado e maduro com tons clássicos no trabalho de órgão (ocasionalmente mellotron) de Kravetz", repetiu o sucesso do primeiro e deu à banda um single de sucesso com "How the Gipsy Was Born", que se tornaria sua "melodia exclusiva". A revista de música alemã Musikexpress apelidou Frumpy como a melhor banda de rock alemã do ano, enquanto Inga Rumpf, descrita como "esfumaçada", "demoníaca" e "rugida", foi declarada pelo jornal nacional Frankfurter Allgemeine Zeitung ser o "maior talento vocal individual" da cena rock alemã até agora.


Devido a "diferenças musicais" Kravetz deixou a banda no início de 1972 para trabalhar com Lindenberg e sua Orquestra Das Panik e também para gravar um álbum solo, Kravetz (1972), que contou com a participação de Rumpf e Lindenberg. Ele foi substituído em Frumpy por Erwin Kania, que já havia tocado no Murphy Blend, e Kania aparece em várias faixas do terceiro álbum de Frumpy, By The Way, sendo expulso no meio da gravação em março de 1972, quando Kravetz voltou à banda. Baumann expressou o desejo de estabelecer uma carreira solo também, e a banda fez um "concerto de despedida" em 26 de junho de 1972 com Thomas (Carola) Kretschmer na guitarra. Musikexpress publicou um obituário da banda em agosto de 1972. O obituário terminava com: "Pedimos que você se abstenha de mensagens de condolências, já que em breve terá notícias de Inga, Karl-Heinz e Jean -Jacques com outro nome."


Um álbum duplo ao vivo, Live, foi lançado postumamente em 1973.

Pós-Frumpy

Pouco depois da separação do Frumpy, Rumpf, Kravetz e Schott recrutaram o guitarrista Frank Diez e o baterista Curt Cress, ambos ex-integrantes do grupo de jazz fusion Emergency, de Munique, para formar um "supergrupo" chamado Atlantis. Atlantis, que foi descrito como "Frumpy reembalado com um estilo de hard rock mais comercial", gravou seu primeiro álbum Atlantis em 1972, que foi lançado no início de 1973. Rumpf foi eleita a 'Melhor Cantora de Rock Feminina de 1973' pelos leitores do Musikexpress. Diez e Cress foram substituídos por George Meier e Lindenberg na turnê subsequente, que foram substituídos por Dieter Bornschlegel e Ringo Funk quando a turnê terminou. 


Eles então lançaram It's Getting Better (1973), que teve uma forte influência Afrobeat , e fez com que Die Zeit aclamasse Rumpf como um "superstar", após o que no início de 1974 Kravetz deixou a banda para se juntar a Randy Pie. Schnelle foi substituído novamente por Adrian Askew e Bornschlegel por Alex Conti do Curly Curve. O terceiro álbum Ooh Baby (1974) foi escrito principalmente por Askew e Conti e voltou-se para o som P-funk, e a banda fez uma turnê pelos EUA como banda de abertura para Aerosmith e Lynyrd Skynyrd . Após mais mudanças na formação, mais dois álbuns foram lançados, Get On Board (1975) e Live (1975), mas, apesar de alcançar sucesso comercial na Alemanha, o grupo se desfez em janeiro de 1976. Em 23 de fevereiro. Em 1983, os membros fundadores fizeram um concerto de reunião único em Hamburgo.

Reunião

Em 1989, Rumpf, Bohn e Kravetz reformaram o Frumpy e lançaram dois álbuns, Now! (1990) e News (1991). Em 1992, os membros seguiram direções diferentes e o grupo se desfez novamente em 1995.


Discografia

     All Will Be Changed (1970)
     Frumpy 2 (1971)
     By the Way (1972)
     Live (1973)
     Now! (1990)
     News (1991)
     Live NinetyFive (1995)





Frumpy - Indian Rope Man



Frumpy - How The Gipsy Was Born Live 1971



Frumpy - Take Care Of Illusion (1971)



Frumpy - Going To The Country (1972)



Frumpy - Life Without Pain (1971)



Inga Rumpf & Friends - Live Rockpalast 2006









Nenhum comentário:

Postar um comentário