sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Special Edition - 8. Lynyrd Skynyrd


LYNYRD SKYNYRD : Southern By The Grace Of God Tribute Tour 1987



HISTÓRIA
O Lynyrd Skynyrd é uma banda de southern rock estadunidense. Tornou-se conhecida no sul dos Estados Unidos em 1973, ganhando maior notoriedade internacional principalmente após a morte de diversos integrantes e do principal compositor Ronnie Van Zant em um acidente aéreo ocorrido em 1977 próximo a Gillsburg, Mississipi.
A banda retornou em 1987, tendo como líder Johnny Van Zant,e continua a gravar e a se apresentar até hoje. O grupo foi incluído no Hall da Fama do Rock and Roll em 13 de março de 2006. A banda ao longo de sua carreira ja vendeu mais de 50 milhões de discos.

A formação original e clássica da banda.

Em outubro de 1977 o Lynyrd Skynyrd se encontrava num ponto alto de sua carreira. A revigoração do grupo com a entrada de Steve Gaines, uma série de shows antológicos - fase bem representada pelo concerto em Knebworth no ano anterior - e a ótima receptividade ao álbum "Street Survivors" reforçavam o excelente período pela qual passava a banda.
Decidem trocar o ônibus utilizado nas turnês por um pequeno avião modelo Convair 240 manufaturado em 1947. O avião, apelidado de "Free Bird", facilitaria as viagens daquela que prometia ser uma movimentada turnê e que em breve teria inicio.
No dia 20 de outubro, a banda tinha como compromisso um show no Lousiana State University, Baton Rouge, Luisiana. O Convair, com 26 pessoas - a banda, sua equipe e dois tripulantes - levantou vôo de Greenville, Carolina do Sul, no final da tarde. Por volta das 18h42 o avião apresentou problemas e começou a perder altitude. Um dos motores parou durante o vôo, e os pilotos tentaram transferir o combustivel restante para o outro motor, sem efeito. Ou antes, o procedimento teve um resultado: esgotou de forma mais rápida o combustível que restava, parando o segundo motor. O avião começou a cair rapidamente. O piloto ainda tentou desviar para um aeroporto próximo, mas as asas começaram a colidir contra as árvores mais altas.

O fantástico "One More From The Road" que lançou a carreira do Lynyrd.

Quando perceberam que o avião estava caindo, Van Zant agarrou um travesseiro de veludo vermelho e deu um aperto de mão em Artimus Pyle, segundo este contou (o baterista foi um dos poucos sobreviventes que não perdeu a consciência). "Ele olhou para mim e sorriu, como apenas ele conseguia sorrir, falando para não me preocupar, com seus olhos castanhos dizendo 'Bem, é hora de ir, parceiro'. Dois minutos depois ele estava morto com um ferimento na cabeça".

Ronnie Van Zant

O avião caiu em uma densa floresta, em uma área pantanosa próxima a Gillsburg, McComb, Mississipi. Na colisão, o avião partiu-se no meio. O guitarrista Steve Gaines, o roadie manager Dean Kilpatrick, o piloto Walter MacCreary e o co-piloto William Gray morreram na hora. Ronnie foi arremessado contra a fuselagem do avião sofrendo traumatismo craniano. Também faleceu instantaneamente. De acordo com relatos de Pyle e do tecladista Billy Powell, Cassie Gaines sofreu um profundo ferimento na garganta e sangrou até a morte em seus braços.

Steve Gaines

"Após o acidente, o empresário da banda alugou dois aviões e nos levou ao local em McComb. Eu continuava não acreditando. Eu não acreditei quando voltei para casa, continuei não acreditando após o funeral e por um longo tempo depois", disse Judy Van Zant Jenness, viúva de Ronnie.

Cassie Gaines

Como geralmente acontece nesses casos, a tragédia resultou em maior exposição do Skynyrd e na venda de milhares de discos. Alguns dias após o acidente, Teresa Gaines, viúva de Steve, pediu a MCA que substituísse a capa de "Street Survivors" - que apresentava chamas ao fundo, as quais envolviam especialmente a imagem de Steve, certamente algo que assumiu um novo e triste simbolismo após o acidente.
Os corpos de Steve Gaines e de sua irmã Cassie Gaines foram cremados e as cinzas sepultadas no cemitério Jacksonville Memory Garden. Ronnie foi sepultado no mesmo cemitério, juntamente com seu chapéu Texas Hi-Roller negro e sua vara de pescar favorita. Cento e cinquenta amigos e familiares participaram do serviço fúnebre, marcado pela mensagem do ministro David Evans, de que Ronnie Van Zant, o carismático e visionário vocalista do Lynyrd Skynyrd não estava morto; ele vivia em espírito no céu e terra, através de sua música.


TRIBUTE TOUR 1987
O Lynyrd Skynyrd Tribute Tour foi uma turnê realizada para homenagear os membros originais que morreram na queda do avião. A turnê começou no outono de 1987, em homenagem ao aniversário de 10 anos da queda do avião. Alguns dos membros sobreviventes reuniram-se para a turnê. Os membros originais Gary Rossington, Billy Powell e Leon Wilkeson se juntaram a Ed King (membro original que tinha deixado a banda em 1975), Pyle Artimus (baterista no momento da queda do avião), Randall Hall e Johnny Van Zant

Allen Collins

Rossington, que formou a banda original com o vocalista Ronnie Van Zant foi inicialmente relutante em fazer o passeio. Ele estava, nas palavras de sua esposa Dale Krantz-Rossington, ainda com muitos sentimentos sobre os eventos anteriores e sobre o aniversário da queda do avião. Posteriormente, Rossington decidiu que se a turnê era para ser feita corretamente a fim de homenagear seus amigos falecidos, que ele deveria ser envolvido nessa turnê. Ironicamente, Rossington é o único membro remanescente original ainda em turnê com a banda hoje.

Capa original do Street Survivors.

A capa que substituiu a original.

O guitarrista original e membro fundador, Allen Collins, não foi capaz de tocar na turnê em virtude de ter ficado paralítico em razão de um acidente de carro em 1986. Collins atuou como diretor musical da turnê, escolhendo setlists e fazendo aparições no palco. Ele escolheu o ex-companheiro de banda Randall Hall (que havia tocado com Collins na Collins Allen Band) para tomar o seu lugar.

Leon Wilkeson

O irmão mais novo de Ronnie Van Zant, Johnny, foi escolhido para assumir o papel de vocalista. Outros candidatos foram considerados, incluindo Paul Rodgers (do Free e Bad Company). Ronnie tinha sido um grande fã de Paul Rodgers e até mesmo possuía um barco chamado "Bad Company" em um ponto. Em última análise, porém, Johnny foi considerado o substituto ideal para seu irmão.

Billy Powell

A primeira parte da turnê foi um enorme sucesso. Movido pela lealdade e reação dos fãs, a banda optou por adicionar uma segunda parte (que correu com o verão de 1988). A banda tocou de forma muito inspirada uma seleção de músicas clássicas do Lynyrd, terminando os shows com uma Free Bird instrumental absolutamente avassaladora.

FREE BIRD
É um single da banda americana de Southern Rock Lynyrd Skynyrd. Foi destaque no álbum de estréia e foi incluída em álbuns subsequentes lançados pela banda.
Lançada como single em novembro de 1974, "Free Bird" se tornou o segundo hit da banda a chegar ao Top 40 na Billboard Hot 100 no início de 1975, onde atingiu o 19º lugar. Uma versão ao vivo da canção também alcançou a Billboard Hot 100 chart, em 1977, atingindo o 38° lugar.
Ela é usada como música que encerra as performances ao vivo da banda e é sua maior canção, muitas vezes ultrapassando os 14 minutos de duração quando tocada ao vivo.
O solo desta música foi feito pelo então guitarrista do Lynyrd Skynyrd, Allen Collins, e é considerado um dos solos mais "destruidores" de todos os tempos, sendo considerado o 3º maior solo de guitarra da história, segundo a revista Rolling Stone.
Freebird surgiu de uma bela seqüencia de acordes bolada por Allen. Ronnie acrescentou melodia e letras. "Ele escreveu a letra toda em três ou quatro minutos" - Gary. Durante as primeiras apresentações, Ronnie pedia a Allen e Gary que estendessem mais os solos da música. "Não está longo o bastante. Façam mais longo!" dizia Ronnie.
Uma das primeiras performances públicas da música em sua versão final foi durante a festa de casamento de Allen Collins. Este fez o overdub de um segundo solo, na versão de estúdio, criando o famoso duelo de guitarras que coroa a música. Ao vivo, as três guitarras - Gary no slide, Ed e mais tarde Steve na base e solos e Allen nos solo principal - reproduziam fiel e furiosamente a canção, geralmente pontuada com um eletrizante rave-up (técnica bolada pelos Yardbirds) e uma seção ritmica que remetia ao "bolero" (bastante similar a do final de "Beck's Bolero")
Em "Freebird", Gary Rossington afinou a segunda corda de sua guitarra em Sol, igualando com a terceira corda. Ele disse que fez isso para encorpar mais o som do slide. Para este efeito foi utilizada uma chave de fenda. A guitarra usada foi uma Gibson Les Paul/SG '61. Outro truque foi usar cordas mais grossas (0.17 gauge G) no lugar da terceira e segunda cordas. "Lembro que eu queria algo um pouco diferente do mesmo velho som de guitarra slide, então eu fiz com esse tipo de invenção", disse.
Ao vivo ele usava um vidro de Coricidin (como antes fizera sua confessa influência, Duanne Allman) como slide.
A música, sempre citada como uma homenagem a Duanne Allman, do Allman Brothers, é uma das mais executadas nas rádios americanas. Já teria sido tocada segundo estimativas da BMI pelo menos 2 milhões de vezes desde seu lançamento.
Pesquisa da revista Guitar World (edição de setembro de 1998) junto aos leitores considerou que "Freebird" apresenta o terceiro melhor solo de guitarra de todos os tempos. Em primeiro, deu Led Zeppelin com "Stairway to Heaven".

A formação atual do Lynyrd Skynyrd

Na turnê de tributo, ao anunciar que iriam tocar essa música, Johhny Van Zant presta uma homenagem extremamente tocante, quando coloca o chapéu que seu irmão sempre usava em cima do microfone, e sai do palco para que ela seja tocada apenas instrumentalmente, meio que querendo dizer que aquela música “só o irmão que cantava”. Porém, a platéia acompanha a música inteira, o que torna esse momento muito especial, e muito tocante.
Abaixo coloco a versão de vídeo dessa música nessa turnê, onde poderemos ver o chapéu sendo colocado no microfone, porém não iremos observar o público cantando a música, pois no vídeo, na hora que entra o canto, no clipe é introduzido partes da música de uma outra turnê com os músicos origianis. 
Só iremos realmente perceber isso quando ouvirmos a segunda versão que coloco abaixo, que é a parte que veio no CD, onde poderemos apreciar a música sendo cantada pelo público.
Esses momentos fazem do Rock algo especial, e que só ele pode oferecer a nós.

Longa Vida a Ronnie Van Zant !
Longa Vida a Steve Gaines !
Longa Vida a Cassie Gaines !
Longa Vida a Dean Kilpatrick !
Longa Vida a Allen Collins !
Longa Vida a Leon Wilkeson !
Longa Vida a Billy Powell !
Longa Vida a o Lynyrd Skynyrd !
Longa Vida ao Rock And Roll !

LYNYRD SKYNYRD : Free Bird Live At Southern By The Grace Of God Tribute Tour 1987 CD Edition


LYNYRD SKYNYRD : Free Bird Live At Southern By The Grace Of God Tribute Tour 1987 Video





Nenhum comentário:

Postar um comentário