quinta-feira, 27 de março de 2014

Special Edition - 40. Frampton Comes Alive

FRAMPTON COMES ALIVE : O Primeiro Grande Sucesso de Disco ao Vivo do Rock


Frampton Comes Alive! É um álbum duplo gravado ao vivo pelo Guitarrista Inglês Peter Frampton lançado em 1976, e foi um dos álbuns ao vivo mais vendido nos Estados Unidos.  Depois de quatro álbuns solo, com pouco sucesso comercial, Frampton Comes Alive! Foi um tremendo sucesso para o artista. 
Lançado em 06 de janeiro de 1976, estreou nas paradas no lugar nº 191.  O álbum alcançou o número um na Billboard 200 na semana final em 10 abril de 1976, e ficou nesse lugar por mais de 10 semanas. Foi o álbum mais vendido de 1976, vendendo mais de 6 milhões de cópias nos EUA e se tornando um dos álbuns ao vivo mais vendido até aquela época, com vendas estimadas em 11 milhões de cópias em todo o mundo. 
Frampton Comes Alive! foi eleito o "Álbum do ano" em 1976 numa enuqeta com os leitores da Rolling Stone. Ele ficou na parada por 97 semanas e ainda era o número 14 na Parad de Sucessos da Billboard no final do ano de 1977. 


As canções mais conhecidas do álbum são "Show Me the Way","Baby, I Love Your Way"e"Do You Feel Like We Do", que foram lançadas como singles, e continuaram a receber muito apoio nas estações de rádio, sendo as mais tocadas. 


Em janeiro de 2001, foi relançado como sendo a “25th Anniversary Deluxe Edition”, contendo quatro faixas adicionais que não foram incluídos na versão original (embora um deles foi gravado em um estúdio de rádio, como parte de uma transmissão, e não faz parte do principal programa do concerto). A sequência de faixas também é significativamente diferente, para refletir com mais precisão o set list usado nos concertos originais.  Frampton produziu o álbum totalmente remixado e ampliado, e fez uma performance ao vivo de improviso com a banda original do álbum na Tower Records, em Los Angeles para ajudar a promover o lançamento.


O álbum foi gravado no verão e outono de 1975, em performance quse toda ela no Winterland  em São Francisco e no Long Island Arena em Commack, Nova Iorque, além de um concerto na Suny Plattsburgh Campus em Plattsburgh, New York.  As gravações no Winterland foram feitas em uma Fita Mestre num Gravador de 24 pistas. Os outros concertos foram gravados em uma Fita Master em um gravador de 16 pistas. Gravações de quatro shows diferentes foram utilizados para o álbum original.  As Fitas Master foram gravadas em 15 polegadas por segundo usando profissional Dolby "A" Noise Reduction.


O álbum ao vivo foi originalmente concebido para ter um único LP, mas, por sugestão da A&M Records, shows adicionais foram gravados e o álbum acabou sendo ampliado para dois LPs.  Sobre a apresentação especial no "Live in Detroit" Concert DVD, Frampton comentou que tiveram várias dificuldades na mixagem, após o cabo do microfone do bumbo ter sido puxado, ocasionando que o microfone ficasse num ânguilo de 90º em relação à peça da bateria, alterando a qualidade da captação do som da mesma. Durante os shows, Frampton usou uma Gibson Les Paul Especial feita sob encomaneda pela Gibson, onde tinha três captadores tipo  humbucking, em oposição aos dois usual.


O álbum duplo foi lançado nos EUA com um preço especial reduzido de 7,98 dólares, apenas US$ 1,00 a mais do que o padrão $ 6,98 da maioria dos álbuns simples, em 1976.  O álbum foi pressionado em "seqüência automática", com os lados um e quatro em um registro, seguido por lados dois e três do outro. Este arranjo foi concebido para tornar mais fácil ouvir por todo o álbum em sequência no modo de tocagem automática dos toca-discos. 


Três singles foram lançados do álbum: "Baby, I Love Your Way","Do You Feel Like We Do" e "Show Me the Way". O Talk Box, efeito da guitarra onde um tubo com o som damesma passa por um pedal e vai até a saída do microfone, tornou-se fortemente associada com Frampton, quando foi ouvido sobre os dois últimos singles.  A versão single da música "Do You Feel Like We Do" foi editada para 7:19 minutos, dos 14:15 minutos da versão do álbum.  Mas, mesmo tendo pouco mais de 7 minutos, ainda assim é maior que a maioria dos hits que sempre figuravam nos Top 40. Curiosamente, o lado B de "Do You Feel Like We Do", a instrumental "Penny for Your Thoughts" acústica, foi a canção mais curta no disco Frampton Comes Alive com apenas 1:23 minutos.



FAIXAS

Side one
     1."Introduction / Something's Happening" – 5:54
     2."Doobie Wah" (Frampton, John Headley-Down, Rick Wills) – 5:28
     3."Show Me the Way" – 4:42
     4."It's a Plain Shame" – 4:21

Side two
     1."All I Want to Be (Is by Your Side)" – 3:27
     2."Wind of Change" – 2:47
     3."Baby, I Love Your Way" – 4:43
     4."I Wanna Go to the Sun" – 7:02

Side three
     1."Penny for Your Thoughts" – 1:23
     2."(I'll Give You) Money" – 5:39
     3."Shine On" – 3:35
     4."Jumpin' Jack Flash" (Mick Jagger, Keith Richards) – 7:45

Side four
     1."Lines on My Face" – 7:06
     2."Do You Feel Like We Do" (Frampton, Mick Gallagher, John Siomos, Rick Wills) – 14:15


25th Anniversary Deluxe Edition

Disc one
     1."Introduction/Something's Happening" – 5:56 Originally titled "Baby (Somethin's Happening)" on    
          Frampton's 1974 album Somethin's Happening
     2."Doobie Wah" (Frampton, Rick Wills, John Headley-Down) – 5:43
     3."Lines on My Face" – 6:59
     4."Show Me the Way" – 4:32
     5."It's a Plain Shame" – 4:03
     6."Wind of Change" – 2:57
     7."Just the Time of Year" – 4:21 Available only on the 25th Anniversary Deluxe Edition
     8."Penny for Your Thoughts" – 1:34
     9."All I Want to Be (Is By Your Side)" – 3:08
     10."Baby, I Love Your Way" – 4:41
     11."I Want to Go to the Sun" – 7:15

Disc two
     1."Nowhere's Too Far (For My Baby)" – 4:49 Available only on the 25th Anniversary Deluxe Edition
     2."(I'll Give You) Money" – 5:46
     3."Do You Feel Like We Do" (Frampton, Mick Gallagher, John Siomos, Wills) – 13:46 SUNY-
          Plattsburgh, Plattsburgh, NY, 22 November 1975
     4."Shine On" – 3:29
     5."White Sugar" – 4:43 Available only on the 25th Anniversary Deluxe Edition
     6."Jumpin' Jack Flash" (Mick Jagger, Keith Richards) – 7:40
     7."Day's Dawning/Closing" – 3:34 Available only on the 25th Anniversary Deluxe Edition


MÚSICOS
     Peter Frampton – lead vocals, lead guitar, talkbox
     Bob Mayo – rhythm guitar, piano, Fender Rhodes electric piano, Hammond organ, vocals
     Stanley Sheldon – bass guitar, vocals
     John Siomos – drums 



PETER FRAMPTON : Frampton Comes Alive ! Full Álbum


PETER FRAMPTON : Do You Feel I Like We Do Live At Midnight Special 1975


PETER FRAMPTON : Show Me The Way Live 1976


PETER FRAMPTON : Baby IO Love Your Way Live 1976


PETER FRAMPTON : Penny For Your Thoughts Live 2007


PETER FRAMPTON : Doobie Wah Live 1976


PETER FRAMPTON : Jumping Jack Flash Live Capitol Theater 1976



O álbum "Peter Frampton Comes Alive" foi um marco importantíssimo no Rock, por ser um álbum ao vivo e duplo, muito fora dos costumes da época, e acabou abrindo as portas para os demais que viriam ainda naquela década. Por isso merece todo nosso respeito, e sempre será lembrado como um dos maiores discos de toda história do Rock.
Longa Vida a Peter Frampton e seu "Frampton Comes Alive" !
Longa Vida ao Rock And Roll !



Nenhum comentário:

Postar um comentário