O Dust foi formado em Nova Yorque no final de 1969 por três garotos que gostavam de Cream, The Who e outras bandas inglesas. Nova Yorque não era uma cidade com tanta tradição no rock como eram Los Angeles, San Francisco, Detroit, etc, mesmo contando com bandas seminais como o Velvet Underground e Vanilla Fudge. Esses garotos eram Richie Wise (18 anos, guitarrista e vocalista), Kenny Aaroson (20 anos, baixista) e Marc Bell (16 anos, baterista). Kenny Kerner, empresário, também era considerado um membro do grupo e era responsável pelas letras e produção.
Segundo o guitarrista e vocalista do Dust, Richie Wise, sustenta até hoje que o trio foi a primeira banda de Heavy Metal dos Estados Unidos. “Não conheço nenhuma banda que era mais alta e rápida que nós naquela época. Lester Bangs, que criou a expressão Heavy Metal nos conhecia e fomos um dos grupos a que ele se referia. Acredito que nossas músicas eram um prenúncio do que viria. No palco, mais ainda”, disse o atual produtor ao Songfacts.
O guitarrista Richie Wise falou ao Classic Rock Revisited sobre o status de cult que o Dust adquiriu com o passar dos anos. “Penso mais nisso agora que antes. Ouvia os discos a cada dois, três anos. Dependia do meu humor e como estava minha vida. Às vezes gostava mais, às vezes menos. No momento escuto de um modo diferente. Nunca gostei de viver no passado, mas a música que escuto vem de lá. Não vejo como algo velho”.
Para dar força ao argumento, o músico e produtor citou o caso da música clássica. “Tenho uma amiga que toca em uma filarmônica. Eles executam músicas de séculos atrás. Mas não enxergam aquilo como algo velho, e sim como clássico. A minha música clássica começa com os Beatles. As pessoas descobrem isso em diferentes eras”.
Prestes a ter seus dois discos relançados, o Dust poderia ter ido mais longe, na visão do guitarrista e vocalista Richie Wise. “Hoje, refletindo, deveríamos ter ficado juntos. Alcançaríamos muito mais. Chegamos a tocar com grandes bandas como Alice Cooper, Uriah Heep, King Crimson, Cactus e Fleetwood Mac. Chegávamos a vender mais que elas. Poderíamos ter nos tornado o que muitos dizem que merecíamos”, declarou o músico ao jornalista Martin Popoff.
Após o fim da banda, o baterista Marc Bell sob o pseudônimo de Marky Ramone, foi tocar nos Ramones. Kenny Aaronson fez parte de algumas bandas, entre elas, Stories e Blue Öyster Cult. Richie Wise e Kenny Kerner produziram o Kiss. Kenny Kerner participou do Dust escrevendo as letras do grupo e como seu produtor.
Discografia
- Dust (1971)
- Hard Attack (1972)
Fontes
Consultoria do Rock – Fernando Bueno
http://consultoriadorock.com/2013/11/01/dust-dust-1971/
Wikipedia
http://en.wikipedia.org/wiki/Dust_(band)
DUST : Love Me Hard
DUST : Suicide
DUST : Ivory
DUST : Pull Away / So Many Times
DUST : Dust Full Album
O Dust foi mais uma das grandes bandas de Rock que não tiveram grande sucesso comercial, uma pena, pois a qualidade deles era de excelente qualidade. Mas mesmo assim está eternizada na galeria das Grandes Bandas de Rock da História.
Longa Vida ao Dust !
Longa Vida ao Rock And Roll !
Nenhum comentário:
Postar um comentário